Jump to content
Forum Cinema em Cena

Homem de Ferro


joao_spider
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Está certo.

 

Homem de Ferro não é "clássico do gênero" (vou escrever por extenso: "clássico do gênero de filmes de super-heróis/adaptações de histórias em quadrinhos"). Não é mesmo...

 

Renato:

 

É, sou fãzóide agora, não falta mais nada...

 

Mas tudo bem. Vou deixar essa discussão de lado.

O filme está aí, fazendo sua história. Está ótimo assim.

No fim das contas, este debate não leva a lugar algum, então se é superestimado ou não, para que discutir, certo?

 

Agora, ser comparado a keduardo e chamado de fãzóide faz qualquer um perder a vontade de debater...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Certo.

 

Afirmei que Homem de Ferro é um "clássico do gênero"' date=' ou seja, quando se falar em excelentes filmes de super-heróis, será preciso falar de Batman, Super-Homem, Homem-Aranha e...Homem de Ferro, entre outros...

 

Falei "clássico do gênero", mas entenderam "clássico do cinema", como se fosse um "Casablanca", "Tempos Modernos" ou algo assim.

Calma lá...[/quote']

 

A aplicação da palavra "clássico" foi tremendamente infeliz e deturpada. Irrelevante se veio acompanhado de "do gênero" ou "do cinema"...

 

Filmes clássicos são aqueles que sobrevivem ao maior de todos os seus avaliadores: o TEMPO.

 

Dr. Calvin' date=' Blade sempre foi um personagem de segundo (ou terceiro) escalão da Marvel. Não compare o personagem com o filme.

Sem o FILME Blade, não teríamos toda essa nova leva de filmes de super-heróis.[/quote']

 

Mas eu me referi ao filme mesmo. Que ele alavancou a produção de outros filmes não questiono. Mas ele alavancou por causa de seu sucesso ou por sua qualidade? Daí eu perguntar se alguém lembra do filme hoje 10 anos após o seu lançamento.

 

Você aliou a qualidade do filme Blade à avalanche de filmes que se seguiram e acabo de mostrar que isso pode não ser a verdade. E você fez o mesmo com Homem-de-Ferro. Já que o filme é "clássico do gênero", "filme do ano", então ele alavancou uma série de outros vindouros filmes da Marvel. Não é bem assim...

 

Depois de Batman & Robin' date=' o gênero estava desgastado e adaptar gibis era um assunto complicado para os estúdios na época.[/quote']

 

Aí é que você se engana. Batman & Robin é de 1997... Blade foi lançado no ano seguinte, em 1998. Blade já estava em plena produção quando o fracasso de Batman & Robin ocorreu. A derrocada da Warner só impediu o retorno do Batman e do Superman. Fosse assim, a própria produção de Blade teria sido paralisada.

 

Nesse espeque, a adaptação de gibis enquanto conceito nunca sofreu nenhum baque substancial com o fracasso de Batman & Robin, exceto para a própria Warner que colocou seus maiores na geladeira por anos a fio...  

 

Você ficou desesperado com os anúncios dos filmes da Marvel? Por quê?

 

Overdose de filmes de super-heróis me cheira a escala industrial... E escala industrial em cinema NUNCA é bom.

 

E por favor' date=' não me compare ao keduardo.[/quote']

 

Então pare de agir como ele.

 

Quem lê minhas opiniões aqui no fórum do CeC sabe que é uma comparação totalmente descabida.

 

Por isso mesmo a comparação. Seus posts aqui parecem terem saído de um hackeio de sua conta pelo próprio keduardo. Vi ele nos seus posts e não você.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cidra, não me leve a mal, mas o Dook Calvin está certo, rapaz. O filme é bom, mas clássico?? Só o tempo dirá.

 

Eu, como minha pouca experiência, digo que falta um algo mais ao filme. Não sei se uma direção mais elaborada, uns detalhes na fotografia... não sei mesmo, mas falta alguma coisa para que o filme seja alavancado a "clássico desde já", isso não me resta dúvida.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vendo que o filme estreou há pouco tempo mesmo " 2 semanas" e realmente impossível definir como um clássico pois a só realmente força do tempo vai determinar isto.Entretanto a continua um filme excelente que vai servir de  para base alguns vindouros longas de ficção e aventura e só esperar pra ver

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Boa noite pessoal,

 

 

 

Hoje eu consegui ver o filme. Fiquei impressionado, realmente o filme foi muito bom.

 

 

 

A interpretação de Robert Downey Jr foi muito boa, ele conseguiu incorporar a faceta prepotente e egoísta do Stark e depois conseguiu fazer com muita competência a transição, a mudança da personalidade dele sem deixar a sensação de que tínhamos dois personagens diferentes no mesmo filme.

 

 

 

Os efeitos especiais eu não gostaria de comentar, vi pelo cinema e gostaria de ver em DVD (pelo menos...), mas a principio achei que foi na medida certa, sem muito circo e tentativas de inovar o que não precisava.

 

 

 

O roteiro seguiu 98% das "HQs" e isso me agradou, o diretor se preocupou com os detalhes, principalmente na construção das armaduras e as cenas de ação foram muito impactantes, foram bem produzidas, eu fiquei "empurrado" com o decorrer das cenas de ação e acredito que eles poderiam ter deixado uma abertura para um segundo filme. Aquele final com ele anunciando que era o Homem de Ferro descaracterizou uma das funções publicas do Homem de Ferro. Espero que ninguém tenha acreditado e que eles lancem um segundo filme...

 

 

 

9,5/10

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
... Aquele final com ele anunciando que era o Homem de Ferro descaracterizou uma das funções publicas do Homem de Ferro. Espero que ninguém tenha acreditado e que eles lancem um segundo filme...

 

Pra mim (e acho que pra maioria) ficou óbvio que a reveleção de Stark no final do filme foi fruto de seu Ego super inflado que queria atrair para si todos os méritos do Homem de Ferro. Foi uma recaída em seu comportamento egocêntrico.

 

Mas a minha namorada teve uma outra impressão. Ela achou que o Stark disse que era o Homem de Ferro justamente porque a imprensa não acreditaria nele e seria a forma mais fácil de se livrar dessa suspeita.

 

Algo do tipo: "....há, você? O Homem de Ferro? Conta outra!"

 

Alguém mais teve essa impressão?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Falando em HQs...

 

13/05/2008 - 16h55

UOL Tablóide Critica: Homem de Ferro (o personagem, não o filme)

Editor do UOL Tablóide
Da Redação

Divulgação

Robert Downey Jr. não é a cara do Tony Stark das histórias em quadrinhos?

ico_verfotos.gifFOTOS DO FILME "HOMEM DE FERRO"

ico_ler.gifCRÍTICA: "HOMEM DE FERRO" (O FILME)

ico_assistir.gifTRAILER: "HOMEM DE FERRO"
Fui assistir a "Homem de Ferro", o filme de Jon Favreau estrelado por Robert Downey Jr. como o Homem de Ferro/ Tony Stark; Gwyneth Paltrow como a doce Pepper Potts; e Jeff Bridges como Obadiah Stane.

É um filme muito legal. Cheio de detalhes, alguns quase imperceptíveis - como um escudo do Capitão América que aparece no fundo de uma cena (mas visto pelo blog Newsrama).

Depois da exibição, me perguntaram: o filme é fiel ao personagem dos quadrinhos?

Ótima pergunta. Tão boa que engasguei. Ele seria fiel a qual dos seis Homens de Ferro dos quadrinhos?

Se você acha que o seu quarto é uma bagunça, espere para ver as histórias do Homem de Ferro!

Homem de Ferro 1

Reprodução

Homem de Ferro 1: Tony Stark não é a cara do ator Robert Downey Jr.? Repare no rosto!
O primeiro Homem de Ferro é Anthony Edward Stark, o Tony Stark, criado por Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby em "Tales of Suspense" nº 39 (março de 1963).

Trata-se de um homem ferido no peito durante uma guerra (Vietnã, 1963). Seu coração pode parar a qualquer momento. Aprisionado por vietnamitas e forçado a criar uma arma para eles, cria uma armadura que, ao mesmo tempo que mantém seu coração batendo, funciona como arma para que ele se fuja da prisão.

O Homem de Ferro também é membro-fundador e ex-líder dos Vingadores, grupo que também tem Capitão América e Thor entre seus integrantes, e cujo longa-metragem está previsto para 2011 - daí a presença do escudo do Capitão América no filme do Homem de Ferro e uma possível participação do Robert Downey Jr. como Tony Stark no filme do Hulk que estréia ainda este ano.

Muitos anos e bobagens se passaram desde então. Stark ficou paralítico e voltou a andar; foi subsituído por um módulo de vida artificial (espécie de andróide) em três ocasiões; morreu, assassinado pelo Adversário, e ressuscitou; morreu, assassinado por Kang, e ressuscitou; morreu, assassinado por Massacre e ressuscitou. Zzzzzzzzzzzzzzz...

Homem de Ferro 2

Reprodução

Homem de Ferro 2 em sua armadura de Máquina de Combate (e em uma pose patriótica)
O segundo Homem de Ferro é James Rupert Rhodes, amigão de Tony Stark - no filme, ele é interpretado por Terrence Howard.

Rhodes assume a armadura pela primeira vez durante uma das crises de alcoolismo de Tony Stark - repare que no filme ele bebe uma ou duas doses. Rhodes Acabou se firmando como Homem de Ferro, fazendo parte até dos Vingadores da Costa Oeste - foi um dos membros-fundadores do grupo. Depois, Rhodes assumiu outra armadura e identidade: Máquina de Combate.

Esse Homem de Ferro 2 é legal. Mas prepare-se para os próximos três...

Homem de Ferro 3

Reprodução

Homem de Ferro 3: ai, ai, ai, ai...
Em uma péssima saga dos Vingadores, grupo ao qual é muito ligado, o Homem de Ferro original, Anthony Edward Stark, foi dominado por um inimigo dos Vingadores, Kang (essa história foi recontada e na verdade não era Kang, mas Immortus; originalmente, entretanto, era Kang).

Para combater o violento e dominado Anthony Edward Stark, os Vingadores apelaram para um novo Homem de Ferro: Anthony Edward Stark. Na verdade, uma versão adolescente dele, que viajou no tempo.

A saga termina com Stark, o original, se sacrificando para derrotar Kang (Immortus, segundo a retcon - ato de "atualizar a história"). Teen Tony, como o Stark viajante do tempo ficou conhecido, assume a armadura. E toda vez que leio Teen Tony eu me lembro do Tigre Tony, daquele comercial de cereal matinal.

Homem de Ferro 4

Reprodução

Homem de Ferro 4: hein? Hã? Como?
Tigre Tony, ops, o Teen Tony (Homem de Ferro 3) morreu assassinado por Massacre, assim como muitos outros heróis da editora Marvel. Entretanto, na cronologia maluca da Marvel, todos os heróis que morreram no confronto com Massacre foram "recriados" em outro universo por Franklin Richards, filho do Senhor Fantástico e da Mulher Invisível (do Quarteto Fantástico).

Neste novo universo surge um novo Homem de Ferro: uma versão adulta de Anthony Edward Stark, mas diferente de suas versões anteriores. Um quarto Homem de Ferro. Zzzz zzzz zzzzzzz zzzzz...

Este universo criado por Franklin Richards foi mostrado durante os eventos da saga "Heróis Renascem". Não deu certo, e esse tal universo foi pro vinagre, com Franklin Richards (seria ele um deus?) ressuscitando todos os heróis no seu universo original.

Homem de Ferro 5

Reprodução

Homem de Ferro 5: zzzzzzzzzzzz
Na hora de recriar o Homem de Ferro, entretanto, Franklin Richards (acho que ele é um deus!) tomou o cuidado de fundir o Stark original (primeiro Homem de Ferro) com o Teen Tony (o terceiro Homem de Ferro). Surge uma nova criatura, com a soma das memórias dos outros dois:o quinto Homem de Ferro. Zzzz zzzzz zzzz...

Sim, eu também acho confuso.

E muito chato.

Homem de Ferro 6

Reprodução

Homem de Ferro 6: esse é mais fácil de entender quem é... Por enquanto!
A cronologia Marvel é uma zona, difícil de acompanhar para leitores tradicionais, que dirá os leitores que, porventura, sintam-se atraídos aos quadrinhos após assistirem os filmes. Para este e outros casos, a Marvel criou o universo conhecido como "Ultimate", onde seus personagens têm sido recriados aos poucos, sem pressa. As revistas são mais pensadas, editorialmente falando.

E o Homem de Ferro versão "Ultimate" foi criado como um dos protagonistas dos Supremos, a versão "Ultimate" dos Vingadores.

Trata-se de Anthony Edward Stark, um homem com um tumor inoperável no cérebro. Ele atua como Homem de Ferro, e sua identidade é pública: todo mundo sabe que Stark é o homem sob a armadura.

O Tony Stark versão "ultimate" é mulherengo, alcoólatra e divertido, bem parecido com o vivido por Robert Downey Jr. no filme "Homem de Ferro".

Comentário Tabloidal: Numa escala de 0 máscara do Homem de Ferro (medonho) a 5 máscaras do Homem de Ferro (excelente), temos:

Reprodução

Tony Stark, o Homem de Ferro, resolve tomar todas após descobrir que foi mal avaliado pelo Editor doo UOL Tablóide
Homem de Ferro 1: 5 máscaras do Homem de Ferro (excelente)
Homem de Ferro 2: 4 máscaras do Homem de Ferro (ótimo)
Homem de Ferro 3: 0 máscara do Homem de Ferro (medonho)
Homem de Ferro 4: 0 máscara do Homem de Ferro (medonho)
Homem de Ferro 5: -1 máscara do Homem de Ferro (constrangedor)
Homem de Ferro 6: 4 máscaras do Homem de Ferro (ótimo)

Média (todos os Homens de Ferro somados e divididos por seis): 2 máscaras do Homem de Ferro (meia-boca)

 

===============================

 

Lembrei pq deixei de ler quadrinhos... 06
Dr. Calvin2008-05-15 08:58:04
Link to comment
Share on other sites

 

 

Clássico ou não' date=' acho que é um filme que será sempre lembrado pela atuação do Robert Downey Jr, assim como Piratas do Caribe ficou marcado pela atuação do Johnny Deep.[/quote']

Sim, SEMPRE nos lembraremos de Robert Downey Jr.

Ele entrará na galeria ao lado de Judy Garland em The Wizard Of Oz, Bette Davis em All About Eve, Marcello Mastroianni em 8 ½, Malcolm McDowell em A Clockwork Orange, Jack Nicholson em The Shining, Marlon Brando e Al Pacino em The Godfather, Clint Eastwood em Il Buono, il Brutto, il Cattivo, Jimmy Stewart por Vertigo, It's a Wonderful Life ou Rear Window, Chaplin em Modern Times ou The Great Dictator,  por exemplo. Bem mais forte candidato (aliás, que candidato, vamos abrir logo uma grande exceção ao garoto 16), que Sigourney Weaver em Alien ou Harrison Ford em Indiana Jones, ou mesmo o próprio Deep por Piratas do Caribe (quem é esse perto dele?) por exemplo. 10

Mr. Scofield2008-05-15 10:40:37

Link to comment
Share on other sites

  • Members

joao_spider,

 

 

 

Está mais para uma "ilusão Ótica" do realmente o escudo do Capitão América, mas não seria surpresa alguma, a história do Homem de Ferro é bem flexível com a de outros personagens ou grupos de heróis, não seria surpresa alguma...

 

 

 

Inclusive gostaria de saber se a Fox vai liberar com tanta facilidade o Dr. Destino para um futuro filme...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sim, SEMPRE nos lembraremos de Robert Downey Jr.
Ele entrará na galeria ao lado de Judy Garland em The Wizard Of Oz, Bette Davis em All About Eve, Marcello Mastroianni em 8 ½, Malcolm McDowell em A Clockwork Orange, Jack Nicholson em The Shining, Marlon Brando e Al Pacino em The Godfather, Clint Eastwood em Il Buono, il Brutto, il Cattivo, Jimmy Stewart por Vertigo, It's a Wonderful Life ou Rear Window, Chaplin em Modern Times ou The Great Dictator,  por exemplo.
Bem mais forte candidato (aliás, que candidato, vamos abrir logo uma grande exceção ao garoto 16), que Sigourney Weaver em Alien ou Harrison Ford em Indiana Jones, ou mesmo o próprio Deep por Piratas do Caribe (quem é esse perto dele?) por exemplo. 10
[/quote']

 

Faltou mencionar Leonardo DiCaprio e Kate Winslet em Titanic...

 

ha ha ha ha ha ha ha
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Falando em HQs...

 

13/05/2008 - 16h55

UOL Tablóide Critica: Homem de Ferro (o personagem' date=' não o filme)...

===============================

 

Lembrei pq deixei de ler quadrinhos... 06

 
[/quote']

 

Foi exatamente isso que veio a minha cabeça quando eu estava na metade do artigo. 06 06 06 

 

Samba do crioulo doido digno da saga dos Clones do Homem-Aranha. Bem como essas "Crises" que extingüem um universo para "recriá-lo do zero" mas que ao invés de fazerem tudo direito, repetem novamente o samba do crioulo doido e esculhambam tudo de novo, até extinguirem o universo de novo... e recriá-lo de novo... num círculo vicioso ridículo. 07

 

Hoje em dia, no máximo, eu leio alguma mini-série completinha, isolada, independente de qualquer outro evento, e ainda baixada na net. Não gasto mais meu dinheiro com isso. 03

 

Que saudade da Patrulha Laser do Mickey 04
Alexander_Bell2008-05-15 14:13:12
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Clássico ou não' date=' acho que é um filme que será sempre lembrado pela atuação do Robert Downey Jr, assim como Piratas do Caribe ficou marcado pela atuação do Johnny Deep.[/quote']

 

e mulher-rato pela gostosa halle berry

 

 

 

Para o azar dela, sim. 06.gif

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...