Jump to content
Forum Cinema em Cena

Fim da Meia-Entrada nos Feriados e Fds


Dook
 Share

Recommended Posts

  • Replies 154
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Meia entrada é pura demagogia. Mais uma daquelas medidas que prometem

democratizar alguma coisa mas que acaba tendo justamente o efeito

contrário. A verdade é que benefícios sempre são dados às expensas de

outras pessoas. A meia entrada permite que estudantes de classe média e

alta paguem menos para ir ao cinema e shows e impede que as classes C e

D também tenham acesso a esses eventos, uma vez que 15 reais por um

ingresso de cinema é um preço proibitivo para essas pessoas. O comércio

de carteiras de estudantes falsificadas é apenas um reflexo dessa

distorção.

 

 

 

 

Ao que parece muita gente aqui enxerga os exibidores apenas como um

bando de ganaciosos que querem extorquir o público. De fato o objetivo

de todo empresário é maximizar seus lucros, e não há nada errado com

isso. O erro da análise está em desconsiderar que agentes econômicos

são entes racionas. A questão é que o lucro máximo é resultado de um

equílíbrio

delicado entre o número de consumidores e o preço das entradas. Não faz

sentido o empresário colocar um preço exorbitante pela entrada se

ninguém está disposto a pagar por ela, da mesma forma que não faz

sentido colocar um preço acessível a todos mas que mal paga os custos

da exibição. Uma boa maneira de tentar estimar os custos reais de um

ingresso de cinema é tomar por base as salas não comerciais. Aqui em

BH, no Belas Artes, a inteira é apenas um pouco mais barata que num

multiplex de shopping.

 

 

 

O fim da meia entrada praticamente obrigaria as redes de cinema a

reestruturar sua tabela de preços e, considerando uma concorrência

livre, é bem provável que o consumidor na média fosse beneficiado,

embora os estudantes certamente terão que pagar mais caro para ir ao

cinema.

 

 

 

Também não concordo com a opção de controle de preços. A capacidade de

previsão econômica do estado é bastante limitada. Não acredito que

burocratas tenham condições de determinar o preço justo de uma sessão

de cinema ou um show. No final das contas acho melhor deixar a cargo do

consumidor decidir se está sendo ou não lesado pelo preço do ingresso.

Um exemplo de como o controle de preços não funciona é o congelamento

dos preços na década de 80 que teve como consequência a escassez

generalizada de produtos. Um outro exemplo mais recente é a proibição

pela Anatel da cobrança de pontos extras pelas operadoras de TV paga. A

consequência é que a oferta de ponto extra sumiu mesmo para aqueles

consumidores dispostos a pagar por eles.

 

 

 

Sobre alguns pontos levantados pelo Dook. Não vejo como certas

parcerias entre empresas e redes de cinema podem ser usadas como prova para se

determinar que o preço dos ingressos não é afetado pela meia entrada.

São apenas acordos bilaterias dos quais as duas empresas esperam tirar

alguma vantagem. Nós não sabemos os termos desses acordos. Além do mais trata-se apenas de uma parcela ínfima do público.

 

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

Também não concordo com a opção de controle de preços. A capacidade de

previsão econômica do estado é bastante limitada. Não acredito que

burocratas tenham condições de determinar o preço justo de uma sessão

de cinema ou um show. No final das contas acho melhor deixar a cargo do

consumidor decidir se está sendo ou não lesado pelo preço do ingresso.

Um exemplo de como o controle de preços não funciona é o congelamento

dos preços na década de 80 que teve como consequência a escassez

generalizada de produtos. Um outro exemplo mais recente é a proibição

pela Anatel da cobrança de pontos extras pelas operadoras de TV paga. A

consequência é que a oferta de ponto extra sumiu mesmo para aqueles

consumidores dispostos a pagar por eles.

 

 

 

Como sempre, as opiniões do Moon são fabulosamente bem desenvolvidas e argumentadas (pra mim o Pablito de Troféu Ponto Final deveria ser dele e acho um absurdo ele não estar na lista 05). Concordo com tudo o que não copiei nessa mensagem que ele disse e o levantamento dessa problemática que ele coloca é também muito razoável e eu tinha pensado de forma superficial sem de fato discutir as consequências.

Pra você, somente a suspensão da meia entrada seria uma medida satisfatória o suficiente, Moon? E quanto a rigidez dos preços? (não há dúvidas de que eles não cairiam o tanto quanto o potencial, fato)

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu ia quotar, mas seriam tantos quotes que eu desisti.

Nunca concordei tão 100% sem restrições com o Dook em toda minha vida "forum-CeC-ídica".

 

Mas algumas coisas é preciso falar.

 

Sabe quem também faz par com a Bomboniere, Dook?

 

Pior é pagar esse preço no ingresso e ainda ter propaganda. Ao menos no UCI em Ribeirão ainda tem

 

Aqui também tem as propagandinhas, SEMPRE.

 

Sobre o direito da meia entrada extendido ou restringido, dependendo da renda do estudante. Isso daria tão certo quanto o sistema de cotas para estudantes de escola pública...

Mas sobre isso eu não devia falar.. porque sei que você é a favor do sistema de cotas. E eu não. Logo... para preservar nossa relação... melhor não extender muito o assunto. 06
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

 

 

 

Já fui sim Dook, já usufruí da carteirinha de UNE, mas a

falta de controle, como disseram aí, qualquer cursinho de inglês da direito á carteirinha

é absurdo. Sem contar o número exorbitante de pessoas que fraudam as carteirinhas,

muita gente paga meia sem ter direito.

 

 

Veras, encurralar empresários, que papo é esse? O post do Moon foi perfeito. É

óbvio que ele tem que ganhar, vocês só vêem os empresários como vilões da

história, mas se esquecem, como o Nacka bem apontou, os gastos com aluguel,

impostos, funcionários e tudo mais.

 

 

 

 

Não só os empresários, tem os produtores de shows, os próprios

artistas, enfim, esse bolo do desconto dado aos estudantes recaí sobre muita

gente.

 

 

Negar que a meia entrada não tenha um impacto sobre o preço final do ingresso é

não querer ver o óbvio. Não importa se a meia-entrada na verdade é inteira ou

se o não-estudante não paga a outra metade, de qualquer forma quem não tem carteirinha

acaba prejudicado sempre, pagando preços altíssimos. E disso ninguém reclama

 

O Governo simplesmente vira e fala para os donos de cinemas e casas de shows,

agora vocês tem que cobrar meia-entrada dos estudantes, é aí, como fica, quem

paga a conta?

Outra, o Governo sibsidiar e meia-entrada, cortanto impostos por exemplo..

 

Isso aqui não é uma guerra entre estudantes e não estudantes, o direito que os

estudantes têm á cultura é importante, mas vocês não avaliam as conseqüências

que isso tem sobre a outra metade da população que paga o ingresso cheio.



 

 

 

 

 

 

Big One2008-11-01 16:45:45

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Totalmente compreensível. Mas... será mesmo a extinção da meia-entrada ou então a suspensão nos fim-de-semanas e feriados (que é em teoria o período que o estudante poderia usufruir da vantagem adquirida) a solução mais adequada? Isso não é uma guerra (e nem pode... se ficarmos nessa... nos foderemos todos) entre não estudantes e estudantes, fato. Então que procuremos uma solução que facilite a todos... empresários inclusive. E o caminho ao meu ver mais adequado é uma regulamentação correta para as carteirinhas que coiba a farra da distribuição e principalmente a falsificação.

 

O projeto do Azeredo é estúpido... mas abre uma discussão que já deveria estar acontecendo... isso já valeu.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra mim isso é desculpinha de João Sem Braço, posso até concordar que os inteiros pagam uma parte dos meios, mas daí à achar que com isso o preço dos ingressos vai cair... são outros 500 e sinceramente, não acredito...

Empresário tem todo direito de ganhar, mas a forma deles ganharem dinheiro é coisa de porco...

Como no caso dos DVD's, jogam a qualidade la embaixo, colocam 8 DVD's dentro de duas caixinhas, uma embalagem de papelão e o preço? pode até ter caido, mas o lançamento, continua com o mesmo preço...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

As carteiras falsificadas são os maiores vilões de história toda. Não sei exatamente o quanto isso vem impactando para decidirem aumentarem tanto os preços das entradas, como está hoje. Mas o fato é que perderam completamente o controle nas emissões de carteiras, para estudantes pagarem meia-entrada. Antes, você tinha que fazer uma requisição, se não me engano para UNE-UBES... E essas carteiras eram relativamente caras. Mas o fato é que havia um CONTROLE nessas emissões.

 

Hoje é ridículo, qualquer um que conseguir "comprovar" que está estudando consegue pagar meia-entrada. Eu já ouvi de pessoas que editam no Paint o nome no Boleto da mensalidade de pagamento da  Faculdade, de outra pessoa, só para conseguir pagar meia-entrada... Sem falar das carteiras caseiras, bastando scanner e plastificação para fazer uma... Do jeito que está, é claro que alguma medida deveria ser tomada, mas não com uma lei como essa. O ideal seria criar órgãos para fiscalizar de forma rígida, e muito bem controlada, a emissão de carteiras.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aqui na minha cidade o UCI está fazendo todas as segundas o "dia do estudante" em que universitários pagam apenas R$2,00 e todas as sessões lotam. Não acredito muito nesse papo de que estudante só tem o fim de semana livre, até parece que adolescente passa o dia inteiro apenas estudando.06

 

E os estudantes tem seu direito (eu ainda sou estudante e pago meia), mas e o resto como fica? Acho que deve haver uma forma que possa beneficiar um lado sem fuder com o outro.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Como

sempre, as opiniões do Moon são fabulosamente bem desenvolvidas e

argumentadas (pra mim o Pablito de Troféu Ponto Final deveria ser dele

e acho um absurdo ele não estar na lista 05).

Concordo com tudo o que não copiei nessa mensagem que ele disse e o

levantamento dessa problemática que ele coloca é também muito razoável

e eu tinha pensado de forma superficial sem de fato discutir as

consequências.

Pra você, somente a suspensão da meia entrada seria

uma medida satisfatória o suficiente, Moon? E quanto a rigidez dos

preços? (não há dúvidas de que eles não cairiam o tanto quanto o

potencial, fato)[/Quote']

 

Sou só um palpiteiro. Não levem muito a sério o que eu digo06. Mas obrigado pelo elogio.

 

Acho que a queda dos preços para patamares realmente acessíveis à maior parte da população só ocorrerá com o combate à pirataria e, obviamente, a diminuição dos custos dos exibidores.

 

A pirataria é, de certa forma, causa e consequência das entradas caras. Causa porque faz uma concorrência desleal com os cinemas que, para compensar a fatia de público perdida, são obrigados a aumentar seus preços. Consequência porque a pirataria ganhou força justamente porque antes os ingressos já eram pouco acessíveis, isos em grande parte devido à meia entrada. O que acontece é então um ciclo destrutivo no qual a pirataria cresce colocando cada vez mais pressão sobre o preço dos ingressos.

 

A parte de diminuição dos custos poderia ser resolvida em parte por uma gestão mais eficiente dos cinemas. No entanto não há motivo para crer que a maioria das redes de cinema não são bem geridas. Portanto a saída seria uma diminuição dos impostos. Como isso seria feito é uma discussão mais complicada.

 

O governo atualmente dá subsídios para a produção cinematográfica nacional. Eu, particularmente, sou contra isso por achar que o governo não deve forçar o contribuinte a financiar filmes que ele não quer ver. Por outro lado se o dinheiro que  é gasto para produzir "A Casa da Mãe Joana" não faz falta nos cofres públicos então é de se imaginar que se esse mesmo dinheiro fosse "dado" aos exibidores na forma de isenção de impostos também não faria falta.

 

Acho que o incentivo ao cinema no Brasil deveria focar na exibição e não na produção. O que acontece hoje em dia é que a maioria dos filmes produzidos com dinheiro público não da retorno quase nenhum e não é assistido por quase ninguém. Se, como eu sugeri anteriormente, esse dinheiro fosse dado na forma de isenção de impostos para os exibidores a queda nos preços das entradas certamente causaria um aumento do público de cinema no Brasil e isso  serviria como fomento à produção de filmes nacionais, uma vez que cinema se tornaria um negócio atraente para investidores privados. Como vantagem o contribuinte seria desonerado.

 

Muita gente aqui pode argumentar que mesmo com redução de impostos os donos de cinema não teriam motivos para reduzir o preço das entradas, mas esse raciocínio é enganoso. Os preços não caem quando os empresários acordam de bom humor, eles caem por demanda do mercado. Se os custos da exibição caem, não vai demorar para que os empresários do setor percebam que podem compensar facilmente uma redução da margem de lucro por ingresso com um aumento no número de ingressos vendidos.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Com a carteirinha' date=' elevaram-se os preços, shows no Brasil são os mais caros do mundo! E se acabarem com a meia-entrada, duvido que baixem os valores...smiley13[/quote']

Pela lógica eu acho que os preços baixariam sim.

Sem a meia-entrada o numero de estudantes diminuiria consideravelmente no fim de semana, enquanto o numero de pagantes normais permaneceria inalterado. Com menos público, o que fariam pra reverter essa situação? Preços ou promoções para atrair os pagantes de inteira de volta para o cinema/show.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, acho que algumas coisas aqui precisam ser saneadas...

1) Ninguém aqui está vendo o empresariado como vilão da história. Não acredito em maniqueísmo aqui, acredito em se aproveitar da situação para levar vantagem.

 

2) Carteiras falsificadas: aí sim está um dos grandes vilões e ninguém aqui que aprova a medida do Azeredo, exceto o Big, citou as ditas cujas como um problema sério a ser sanado. Pq não fiscalizar as falsas carteiras ao invés de prejudicar aqueles estudantes que realmente fazem jus ao benefício?

 

3) O discurso do Moon é bem interessante... na teoria. Se a meia entrada é demagogia, se benefícios a uma determinada parcela da população são bancados às expensas de outrem, pq nós, que bancamos esses benefícios, não nos mobilizamos para extinguir as benesses concedidas aos IDOSOS para gratuidade no transporte coletivo, meia entrada no cinema, entre outras? Ah, já sei... idoso é intocável, o estudante é delinquente então em nome da correção política, vamos acabar com um direito aquirido de UM grupo apenas e manter o outro com todas as suas prerrogativas...

 

4) Ainda no discurso do Moon lemos "não faz sentido o empresário colocar um preço exorbitante pela entrada se ninguém está disposto a pagar por ela". De fato não faz sentido. Porém o que vejo é exatamente o oposto. Todos reclamam do preço de $18,00 no cinema (e eu não sou exceção), mas estamos em esmagadora maioria pagando este preço com sorriso colgate no rosto. Ou alguém aqui parou de ir ao cinema por causa disso? Ou seja, os cinemas possuem um público cativo EXPRESSIVO que está disposto a pagar o preço que for. Os cinemas CONTINUAM LOTADOS mesmo com o ingresso a $18,00 a inteira. Esta é uma das razões pelas quais eu DUVIDO que a extinção de meia entrada force uma readequação dos preços.

 

5) Li também: "a meia entrada permite que estudantes de classe média e alta paguem menos para ir ao cinema e shows e impede que as classes C e D também tenham acesso a esses eventos, uma vez que 15 reais por um ingresso de cinema é um preço proibitivo para essas pessoas". As classes C e D só teriam acesso a esses eventos se o preço dos mesmos diminuísse a um patamar tão baixo que chegaríamos naquela situação onde o empresário colocaria um preço que não cobraria os custos que tem. Sinceramente, não é meia entrada que impede esse acesso. Poder-se-ia dizer que é apenas um agravante, mas não O problema. Sem mencionar que as classes C e D, em sua esmagadora maioria, não estão condicionadas culturalmente e frequentar eventos como cinema e teatro.

 

6) Outro ponto: "o fim da meia entrada praticamente obrigaria as redes de cinema a reestruturar sua tabela de preços e, considerando uma concorrência livre, é bem provável que o consumidor na média fosse beneficiado." Eu acreditaria nisso se os cinemas estivessem experimentando queda de público. O que se vê é o oposto, com os cinemas lotados. Todo mundo paga o preço que é cobrado. Tem muito estudante aí? Com certeza. Mas tem muita gente que não mais estuda e paga inteira e encara fila de cinema para pagar $18,00. No mais, vejo a "obrigação" do comentário do Moon algo para lá de ingênuo sinceramente. Só para uma comparação bem idiota, falou-se muito de que a crise vivenciada atualmente impactaria no preço dos imóveis num mercado extremamente aquecido que superestima o bem vendendo-o por preços exorbitantes. Eu particularmente esperei com avidez uma retração do mercado para que os preços voltassem ao seu patamar justo. E o que descubro? Que já injetaram dinheiro nas construtoras para manter o mercado aquecido e não ser atingido pela crise. Isto significa que aquele kitnet de 50m2 no centro de Campinas continuará custando $120.000,00. Bottom line: se o mercado está aquecido e as pessoas pagam o preço que esse mercado cobra, não há qualquer elemento que possibilite sequer a cogitação de diminuição de preço num quadro como esse pintado pelo Moon. E se o mercado está aquecido e corre o risco de sofrer uma retração, o mercado dá um jeito de manter os preços e o público cativo expressivo que paga por eles.

 

7) E ainda: "não vejo como certas parcerias entre empresas e redes de cinema podem ser usadas como prova para se determinar que o preço dos ingressos não é afetado pela meia entrada. São apenas acordos bilaterias dos quais as duas empresas esperam tirar alguma vantagem. Nós não sabemos os termos desses acordos. Além do mais trata-se apenas de uma parcela ínfima do público." Bem, na verdade é mais um argumento do que uma "prova", assim considerada. No mais, é claro que ambas as empresas tiram vantagem: o cinema faz propaganda do cartão, fazendo o consumidor adquirí-lo com a vantagem de pagar meia no cinema em uma época de preços exorbitantes. Quem não gostaria de uma boca rica assim? E o banco, por sua vez, tem mais um elemento de sedução para influenciar seus clientes a adquirem seu cartão. E sinceramente não vejo essa parcela do público como "ínfima". O Itaú é apenas o SEGUNDO MAIOR BANCO do Estado de SP em número de clientes. Perde apenas para o Bradesco. Será que os proprietários do Itaucard correspondem a tão "ínfima" parcela do público em geral de cinema? Don't think so. No mais, acho que o Moon tem razão quanto a esses acordos não refletirem que o preço atual existe por causa da meia entrada. Na verdade esses acordos refletem, pelo menos numa análise superficial, que a meia entrada custeia todos os gastos que essas empresas tem. O que nos leva a tentar um outro approach em relação ao assunto: vamos nos mobilizar para acabar com a inteira.

 

06
Dr. Calvin2008-11-03 09:19:12
Link to comment
Share on other sites

 

3) O discurso do Moon é bem interessante... na teoria. Se a meia entrada é demagogia' date=' se benefícios a uma determinada parcela da população são bancados às expensas de outrem, pq nós, que bancamos esses benefícios, não nos mobilizamos para extinguir as benesses concedidas aos IDOSOS para gratuidade no transporte coletivo, meia entrada no cinema, entre outras? Ah, já sei... idoso é intocável, o estudante é delinquente então em nome da correção política, vamos acabar com um direito aquirido de UM grupo apenas e manter o outro com todas as suas prerrogativas...

 
[/quote']

 

Calvin isso aí é de uma miopia atroz. Idoso não é intocável. Idoso é... idoso. Ralou a vida inteira, não raro sofreu humilhações, essas "benesses" são direitos adquiridos. Não se trata de chamar os estudantes de delinquentes e muito menos correção política. Eu já falei lá atrás, a quantidade de estudantes que fazem valer o direito da meia entrada é MUITO maior do que os idosos que teriam direito ao mesmo benefício.

 

Já vi idoso pagar a passagem de ônibus quando tinha direito à gratuidade, muitos pagam ou por não saberem (acontece) ou até porque se sentem diminuídos por usarem a gratuidade (acontece mais ainda), já vi muitos olharem atravessado os idosos que se utilizam desses direitos. O que dizer de alguém que senta nos lugares reservados nos ônibus e deixa, na maior cara de pau, não só os idosos mas também gestantes irem em pé? Pegue um ônibus no horário de saída das escolas e você entenderá...

 

Essa lei é idiota porque porque pretende retirar um benefício adquirido justo nas ocasiões onde ele é mais útil. Estudante, na maioria das vezes, não vai ao cinema na semana porque estuda. Simples assim.

 

 
Link to comment
Share on other sites

Com a carteirinha' date=' elevaram-se os preços, shows no Brasil são os mais caros do mundo! E se acabarem com a meia-entrada, duvido que baixem os valores...smiley13[/quote']
Pela lógica eu acho que os preços baixariam sim.
Sem a meia-entrada o numero de estudantes diminuiria consideravelmente no fim de semana, enquanto o numero de pagantes normais permaneceria inalterado. Com menos público, o que fariam pra reverter essa situação? Preços ou promoções para atrair os pagantes de inteira de volta para o cinema/show.

 

Equação simples, né?

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

A bagunça começou depois da medida provisória N ° 2.208 de 2001.

 

 

Dispõe sobre a comprovação da qualidade de estudante e de menor de dezoito anos nas situações que especifica.

 

O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo do Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

Art. 1º A qualificação da situação jurídica de estudante, para efeito de obtenção de eventuais descontos concedidos sobre o valor efetivamente cobrado para o ingresso em estabelecimentos de diversão e eventos culturais, esportivos e de lazer, será feita pela exibição de documento de identificação estudantil expedido pelos correspondentes estabelecimentos de ensino ou pela associação ou agremiação estudantil a que pertença, inclusive pelos que já sejam utilizados, vedada a exclusividade de qualquer deles.

 

Parágrafo único O disposto no caput deste artigo aplica-se nas hipóteses em que sejam oferecidos descontos a estudantes pelos transportes coletivos públicos locais, acompanhada do comprovante de matrícula ou de freqüência escolar fornecida pelo seu estabelecimento de ensino.

 

Art. 2º A qualificação da situação de menoridade não superior a dezoito anos, para efeito da obtenção de eventuais descontos sobre o valor efetivamente cobrado para o ingresso em estabelecimentos de diversão e eventos culturais, esportivos e de lazer, será feita pela exibição de documento de identidade expedido pelo órgão público competente.

 

Art. 3º Esta Medida Provisória entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 17 de agosto de 2001; 180º da Independência e 113º da República.

 

Porque não voltar como era antes, com UNE-UBES emitindo as carteiras, e além disso [se for o caso] criar também outro órgão para fiscalizar a própria UNE e UBES? Não importa se é feriado ou final de semana, os estudantes devem sim continuar tendo esse benefício com a meia-entrada. Que foi conquistado há tanto tempo (desde a década de 40).

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Calvin isso aí é de uma miopia atroz. Idoso não é intocável. Idoso é... idoso. Ralou a vida inteira, não raro sofreu humilhações, essas "benesses" são direitos adquiridos. Não se trata de chamar os estudantes de delinquentes e muito menos correção política. Eu já falei lá atrás, a quantidade de estudantes que fazem valer o direito da meia entrada é MUITO maior do que os idosos que teriam direito ao mesmo benefício.

 

Já vi idoso pagar a passagem de ônibus quando tinha direito à gratuidade, muitos pagam ou por não saberem (acontece) ou até porque se sentem diminuídos por usarem a gratuidade (acontece mais ainda), já vi muitos olharem atravessado os idosos que se utilizam desses direitos. O que dizer de alguém que senta nos lugares reservados nos ônibus e deixa, na maior cara de pau, não só os idosos mas também gestantes irem em pé? Pegue um ônibus no horário de saída das escolas e você entenderá...
[/quote']

 

Bom, a questão do idoso foi só pra polemizar mesmo, se bem que quando se fala em meia entrada a palavra ESTUDANTE vem logo em caixa alta e se esquece que ela também beneficia o idoso.

 

Sem querer adentrar o mérito, resultando em puro off topic, refresco a memória de todos os presentes com o artigo 5º da Constituição, caput, que diz o seguinte:

 

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

 

Portanto, eu, você, o Pablo, o idoso, o estudante, a gestante, somos todos iguais. Resgatar o argumento de que o idoso ralou a vida inteira, sofreu humilhações, recebe uma merreca de aposentadoria, não pode servir de pretexto para colocá-lo num pedestal em detrimento dos estudantes que, como futuro da nação, precisam ser integrados ao corpo cidadão e a meia entrada é apenas UMA das muitas alternativas de formação de um cidadão consciente e com bagagem cultural.

 

O ponto é: é perfeitamente plausível abordar que o estudante pode pagar mais caro em eventos culturais, mas falar que o idoso pode correr esse risco (e deve corrê-lo, afinal, estamos em um sistema capitalista onde o lucro é perseguido e, como o Moon bem afirmou, não há nada de errado com isso), o tempo fecha.

 

E pra sua info, eu ando SÓ de ônibus. Posso falar com propriedade sobre esse quadro que você está expondo...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Você está colocando-o em um pedestal Nacka. É disso que estou falando. Nunca neguei que o idoso é marginalizado em nossa sociedade. A questão de andar de ônibus nada mais é do que ratificar o que você disse sobre a condição do idoso hoje. Dr. Calvin2008-11-03 12:07:43

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

6) Outro ponto: "o fim da meia entrada praticamente obrigaria as redes de cinema a reestruturar sua tabela de preços e' date=' considerando uma concorrência livre, é bem provável que o consumidor na média fosse beneficiado." Eu acreditaria nisso se os cinemas estivessem experimentando queda de público. O que se vê é o oposto, com os cinemas lotados.

[/quote']

Eu não sei sobre numeros exatos, ou como é na sua cidade, mas onde eu moro já fecharam um complexo de 5 salas esses ano e outro de 2 salas tbm está perigando por falta de público. As sessões que frequento variam entre 10 pessoas (durante a semana) e 50-60 pessoas (fins-de-semana), em salas que comportam 200. Só mesmo nas férias costuma lotar.

Se vc der uma olhada no tópico de bilheterias verá que as médias por sala estão em geral bem aquém da capacidade total da sala.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só se for aí... Sou de Campinas/SP e aqui os multiplexes vivem lotados... Andando mais 100km caio em São Paulo/SP e só vejo multiplexes lotados...

 

Quanto à bilheteria, há que se verificar outros fatores como quantidade dos filmes em cartaz (só num dos multiplexes aqui tem 15 salas; outro tem 10) e qualidade dos mesmos... Final de ano é meio ressaca. Eu, por exemplo, fui ao cinema em outubro apenas uma vez, para assistir Hellboy 2. Não fui mais por pura falta de filmes decentes que me chamam a atenção.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Com a carteirinha' date=' elevaram-se os preços, shows no Brasil são os mais caros do mundo! E se acabarem com a meia-entrada, duvido que baixem os valores...smiley13[/quote']
Pela lógica eu acho que os preços baixariam sim.
Sem a meia-entrada o numero de estudantes diminuiria consideravelmente no fim de semana, enquanto o numero de pagantes normais permaneceria inalterado. Com menos público, o que fariam pra reverter essa situação? Preços ou promoções para atrair os pagantes de inteira de volta para o cinema/show.

 

Equação simples, né?

 

 

 

Pela lógica, é óbvio que deveriam baixar os preços, mas pela lógica também o preço das entradas não deveriam ter aumentado 100% por causa da carteirinha...a questã é...será que agora eles baixariam?

 

Apenas quis discutir isso, mas se é pra receber sarcasmos como resposta, deixa quieto.

 

03

 

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...