Jump to content
Forum Cinema em Cena

Cinema Brasileiro: Agora Vai?


Neo.Rs
 Share

Recommended Posts

  • Members

Ximenes fala sobre susto durante as filmagens de A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água
(26/02/2009 - 16h58)

Da Redação www.cineclick.com.br

 

img_news_26022009mariana.jpg

Mariana Ximenes
A atriz Mariana Ximenes (A Mulher do meu Amigo) que tomou um susto durante o feriado de Carnaval ao lado de Paulo José (Juventude). Na sexta-feira (20/2), eles quase se afogaram na praia da Pedra do Sal, em Itapuã (BA), levados pela correnteza enquanto nadavam.

Mariana, que foi retirada da água por um dos seguranças da pousada onde está hospedada, falou a coluna da Patrícia Kogut, do jornal O Globo, sobre o acidente.

"Foi só um susto. Voltei ao trabalho no mesmo dia", disse.

Dirigido por Sérgio Machado (Cidade Baixa), A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água é baseado no romance homônimo de Jorge Amado. Além dos dois, também fazem parte do elenco Stênio Garcia e Othon Bastos.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

 "Se Eu Fosse Você 2" só perde para Titanic em arrecadação no Brasil

 

Se Eu Fosse Você - 2  bateu um novo recorde, no meio de sua décima-segunda semana em cartaz: atingiu 49 milhões de reais de bilheteria.

Assim, ultrapassou os 48,9 milhões de reais de Homem Aranha 3, exibido em 2007. O filme de Daniel Filho passa a ser o segundo de maior arrecadação na história do cinema no Brasil. Perde somente para Titanic (1998), que faturou 78 milhões de reais.
No item "público", Se Eu Fosse...  também segue derrubando velhos campeões. Atingiu ontem 5,9 milhões de espectadores. Entre os maiores públicos de filmes nacionais de todos os tempos passou a ser o sexto colocado.

Superou O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão, que em 1977 levou 5, 7 milhões de pessoas aos cinemas. À sua frente, ainda estão, segundo o ranking preparado pelo portal  Filme B: Dona Flor e Seus Doi Maridos (1978), O Ébrio (1946), Casinha Pequena (1963), Jeca Tatu (1960) e Dama do Lotação (1978).

 

 

Aff! Este filme é praticamente um fenonemo! oops.gif

 

Estranho que um filme com tema tão gasto, tão variação da mesma fórmula (muitíssimo em produções americanas), consiga esse feito, enqto OP como "Lavoura Arcaica" ...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Isso...vamos torrar mais dinheiro...

 

Paulínia anuncia incentivo de R$ 8 milhões para produções audiovisuais

EDUARDO TARDIN
De Paulínia *

A prefeitura municipal de Paulínia anunciou nesta sexta-feira (3) que destinará R$ 6 milhões para patrocinar dez projetos de longa metragem de ficção e R$ 2 milhões para projetos de documentários, telefilmes, novelas e mini-séries. O valor supera em 2,5 milhões de reais o total dos incentivos concedidos no ano passado, quando apenas longas de ficção e documentários concorriam às verbas de incentivo.

Na coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta no polo cinematográfico da cidade, a 126 km de São Paulo, o secretário de Cultura Emerson Pereira Alves também anunciou os valores dos prêmios que serão distribuidos aos vencedores do Festival de Cinema de Paulínia, de 9 a 16 de julho. O valor total de R$ 650 mil é o mesmo da primeira edição do festival.

Este ano, porém, a categoria de melhor roteiro terá apenas um premiado, sem segundo ou terceiro lugares. Também foi anunciada a criação de um festival de Televisão em Paulínia, ainda sem data definida.

O prefeito de Paulínia, José Pavan Junior (DEM), não compareceu ao evento como o previsto, por causa de "compromissos de última hora", segundo o secretário de cultura. Na ausência dele, Rubens Ewald Filho, curador do Festival de Cinema de Paulínia, abriu a entrevista dizendo que "Paulínia sofreu uma mudança, mas não parou".

Na sequência, o secretário de Cultura ainda brincou com os presentes, dizendo que uma das perdas do projeto este ano foi o acento agudo de "polo", por causa reforma ortográfica. Depois, disse que se trata de um projeto da cidade, e não de um governo. Foi na gestão de Edson Moura (PMDB), prefeito da cidade de 2001 a 2008, que teve início o projeto de transformar a cidade em polo cinematografico - antes, era mais conhecida por seu polo petroquímico.

Contrapartidas para a cidade
Este ano, os projetos selecionados deverão prever pelo menos 25% do tempo de filmagens em Paulínia, além da obrigatoriedade de investir 40% do valor do incentivo na própria cidade. Além disso, o edital do concurso estabelece uma série de contrapartidas obrigatórias, dentre as quais o número de profissionais residentes na cidade que trabalharão nas filmagens e o número de locações e atividades realizadas no município. As contrapartidas estão entre os critérios de avaliação para os projetos, que serão selecionados por uma comissão presidida pelo secretário de Cultura.

No evento, foi anunciada ainda a criação de um festival apenas para projetos de televisão, que ainda não tem data definida, e que não coincidirá com o de cinema. Alves disse na coletiva que a cidade pretende receber não apenas produções de filmes de ficção, mas também projetos para TV e filmes publicitários. Ele citou a importância das retransmissoras do interior e o crescimento do número de projetos independentes para TV como fatores que os motivam a seguir por este caminho.

No ano passado, a cidade financiou parte de produções como "O Contador de Histórias", de Luiz Villaça, "Salve Geral", de Sergio Rezende, "Cabeça a Prêmio", de Marco Ricca e "Jean Charles", de Henrique Goldman. Todos tem previsão de estreia ainda em 2009.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Paulínia segue investindo na indústria cinematográfica

 

img_news_06042009pauliniadentro.jpg

Em 2009, a ideia é investir em formação
de estudantes da comunidade
Nesta sexta-feira (3/4), em coletiva de imprensa, Emerson Alves, o novo Secretário de Cultura da cidade de Paulínia, localizada a 108 km da capital do Estado, divulgou a verba que será destinada em 2009 para projetos culturais. Desde 2003, a cidade - cuja economia é baseada em indústrias petroquímicas - vem se dedicando a desenvolver projetos em cinema por meio do projeto Polo Cinematográfico de Paulínia. A coletiva foi realizada no primeiro estúdio pronto do polo. Mais quatro estúdios estão em fase de construção: um com 1.200m2, um com 900m2 e dois com 600m2 cada.

A idéia da prefeitura é movimentar a economia tendo como base outra área que não a petroquímica. "A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) realizou um estudo na cidade para analisar quais segmentos gerariam mais empregos para a cidade", explica Alves. "O cinema foi uma das áreas apontadas como de maior retorno em menos tempo", continua. "Além do mais, investir em cultura é sempre gratificante".

De acordo com Rubens Ewald Filho, consultor e curador do projeto, a idéia é transformar Paulínia em uma área de grande movimento relacionado ao turismo cultural com a construção do Theatro Municipal de Paulínia - inaugurado em 2008 -, os estúdios (que receberão a visita de turistas) e o Museu da Imaginação, que ainda não foi inaugurado. Com atrações relacionadas ao cinema, rádio, televisão e mídias, o espaço tem projeto criado por Marcello Dantas, também criador do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Além de atrair turistas à cidade, o Polo Cinematográfico de Paulínia tem como ideia atrair produções cinematográficas e publicitárias à cidade com a construção de estúdios, disponibilidade de locações e cidades cenográficas. Esta é a ideia do edital da prefeitura, que, num total de R$ 8 milhões, destina R$ 6 milhões para projetos de cinema e R$ 2 milhões para telefilmes. Este ano, somente serão aceitos projetos de ficção no edital de cinema. Os documentários podem ser inscritos na área de telefilmes.

Os projetos selecionados em cinema deverão ter, no mínimo, 25% das filmagens rodadas em Paulínia, o que movimentará a economia local. O que já está ocorrendo, aliás. Em 2008, dez longas-metragens foram filmados em Paulínia e empresas locais já começam a surgir para suprir as necessidades das equipes, especializando em serviços como catering - responsáveis pela alimentação das equipes em sets de filmagem - e transporte. "Queremos que ocorra o desenvolvimento de um segmento econômico", explica o Secretário de Cultura. "Com o fortalecimento do projeto, as pessoas perceberão que investir aqui vale a pena por que aqui a cultura é levada a sério", continua.

Envolver a comunidade nesse projeto é o grande desafio em 2009, de acordo com Alves, não somente na criação de empresas, mas também com a formação de mão de obra. "Este ano, a base do projeto está na formação de profissionais", afirma. "Por isso, a escola Magia do Cinema sofreu reformulações para envolver a comunidade", continua. "Percebemos que há poucos profissionais na cidade qualificados para trabalhar nas produções cinematográficas, então buscamos o fortalecimento desta área reformulando a grade de aulas para envolver os moradores."

Por falar em envolver a comunidade, a Paulínia Stop Motion, escola de animação do projeto, tem envolvido alunos no ensino fundamental da rede municipal, que têm participado da criação de filmes em animação. De 5 a 10 anos, os alunos trabalham na criação de cenários; para de alunos de 11 a 15 anos, foi criada uma estrutura curricular para habilitar profissionais de formação inicial. A grade inclui módulos de animação, roteiro, design e produção executiva. Desta forma, eles aprendem técnicas de animação em stop motion, utilizando peças de montar Lego. Estes estúdios de animação também estão disponíveis para profissionais e também têm recursos para a produção de efeitos especiais cinematográficos. "Estas parcerias auxiliam na atração de produções, mesmo que não estejam envolvidas com os editais da prefeitura", explica Ivan Melo, diretor de Projetos Especiais do Polo Cinematográfico de Paulínia.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Filme brasileiro dirigido por Matheus Nachtergaele vence festival uruguaio

 

img_news_19042009AFestaDaMeninaMorta250.jpg

 

 

"A Festa da Menina Morta", estreia na direção de longa-metragem do ator Matheus Nachtergaele, ganhou o prêmio de Melhor Filme Latino-Americano no 27º Festival Internacional de Cinema do Uruguai.

A história de "A Festa da Menina Morta" gira em torno da religião. Santinho (Daniel de Oliveira) é um jovem que vive sem sua mãe (Cássia Kiss), que cometeu suicídio. Quando ele encontra os trapos de uma menina de sua cidade que havia desaparecido, é aclamado como santo pela população local, que celebra esse milagre com a tal da festa que dá nome ao longa.

 

 

Agora é conferir se Nachtergaele é tão estupendo atrás das câmeras como é à  frente delas.

By the way, amaioria das  críticas sobre esse filme são ótimas.

 

Dá-lhe!!! 101010
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Em sua segunda semana, comédia "Divã" chega ao topo das bilheterias no Brasil<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><?:NAMESPACE PREFIX = O />

 

Da Redação

Depois de estrear em segundo lugar na semana passada, a comédia "Divã" subiu ao topo do ranking dos filmes mais vistos no último final de semana no país, com um público de 162 mil pessoas. O número é 6% maior que o total do último fim de semana. Ao todo, 542 mil pessoas já assistiram à comédia estrelada por Lília Cabral, Cauã Reymond e José Mayer. As informações são do site Filme

 

Veja o ranking completo da semana:

1) Divã
2) Velozes e Furiosos 4
3) Monstros vs. Alienígenas
4) Presságio
5) Eu odeio dia dos namorados
6) Evocando os Espíritos
7) Anjos da Noite: A Rebelião
8) A Montanha Enfeitiçada
9) Eu te amo, cara
10) Ele não está tão a fim de você

 

Cinema nacional desbancando filme de ação americano com altas cenas de perseguições de carros e bonitões... afff! 101010

 
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Bem como 1 moderador teve a brilhante ideia de apagar o outro tópico k eu tinha aberto eu peço desde já a quem já me ajudou para voltar a dar as dicas outra vez sobre filmes brasileiros k já me tinham dado , porque entretanto ainda não tinha arranjado todos .

E pior k os meus post começaram do zero outra vez (agora k já tinha andado a ver o resto do fórum e ia postar a minha cara feia e dos meus cães )

Obrigado se me deixarem aqui as dicas outra vez
Link to comment
Share on other sites

  • Members

As vezes fazem isso pq tem muitos tópicos com assuntos semelhantes.

Daí fecham alguns p/ condensarem  o assunto num tópico só... faz sentido, não? think.gif

By the way, nos posts acima, aqui mesmo tu pode ler várias dicas  e ainda tem este outro tópico "Os 10 Melhores Filmes Brasileiros" aqui:

MariaShy2009-05-15 05:20:26
Link to comment
Share on other sites

 

 

Bem como 1 moderador teve a brilhante ideia de apagar o outro tópico k eu tinha aberto eu peço desde já a quem já me ajudou para voltar a dar as dicas outra vez sobre filmes brasileiros k já me tinham dado ' date=' porque entretanto ainda não tinha arranjado todos .

E pior k os meus post começaram do zero outra vez (agora k já tinha andado a ver o resto do fórum e ia postar a minha cara feia e dos meus cães )

Obrigado se me deixarem aqui as dicas outra vez
[/quote']

Brilhante idéia não. Regras do fórum que você aceitou e se comprometeu a seguir quando se cadastrou. Tá aqui ó:

 

O Cinema em Cena

- Fóruns - é dividido por seções. O usuário deve procurar sobre o

assunto desejado nas respectivas pastas sobre o tema ou mesmo na função

PESQUISAR evitando postar tópicos que já foram respondidos

anteriormente. Tópicos repetidos ou com conteúdo semelhante serão

apagados prevalecendo o mais antigo.

 

Tópicos/Mensagens postadas em áreas erradas serão automaticamente movidas para a área correta.

Vale dizer que flood ou posts como o que o senhor tem feito claramente só para aumentar o número de mensagens e que não acrescentam nada como "gostei" ou "não gostei" não contarão para o aumento do número de mensagens e, de quebra, você corre o risco não só de ter seu número de posts zerado (e seus "esforços" para postar no Geral serem inúteis) como também de ser advertido por flood.

Obrigado pela atenção. 01

 

 

Mr. Scofield2009-05-15 07:45:02

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Paola Oliveira aparece como professora em adaptação do livro do Ziraldo
(28/05/2009 - 11h52)

Da Redação www.cineclick.com.br

 

img_news_28052009pa.jpg

Paola Oliveira
Paola Oliveira (Entre Lençóis) será a protagonista da adaptação Uma Professora Muito Maluquinha, dirigida por César Rodrigues.

Ricardo Pereira, ator português conhecido no Brasil pelo seu papel em novelas na Globo, interpretará Rodolfo Valentino. "É um privilégio fazer cinema no Brasil, país que eu tanto amo e que não pretendo deixar tão cedo", falou o ator à coluna da Patrícia Kogut, do jornal O Globo no mês de março.

Uma Professora Muito Maluquinha é a adaptação do livro de Ziraldo, lançado em 1995 pela editora Melhoramentos, e conta a história de uma professora que tinha métodos e uma didática muito diferente do normal. O filme deve estrear em outubro deste ano.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...