Jump to content
Forum Cinema em Cena

Maysa - Minissérie globo - 05/01/09


Barbie
 Share

Recommended Posts

  • Members

As vezes qd tu estuda maneiras/trejeitos de um personagem real p/ interpretar um papel, tu acaba forçando uma mania destes.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Tipo, essa mania de inclinar demais a cabeça p/ falar/ cantar... aff!

As vezes é exagerado aqui. Ainda assim a atriz está estupenda!

 

Ontem ela aprontou com o Boscoli e ele a atingiu onde dói mais: chamou-a  de cafona, brega e gorda... aff!

Ah! Mulheres já mataram homens por bem menos que isso! giggle.gif

Eu não li os spoilers, mas acho que nessa fase  Maysa talvez queira modernizar seu estilo.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 58
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

11/01/2009 - 08h20

Maysa é a versão brasileira de Amy Winehouse

CARLOS CALADO
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Intensa, irreverente, contraditória, autodestrutiva, mas antes de tudo uma grande cantora. Assim era Maysa (1936-1977), nossa eterna diva da fossa e da dor de cotovelo, cuja história pessoal e, naturalmente, sua música, inspiraram a minissérie da Globo.

TV Globo

Larissa%20Maciel%20faz%20o%20papel-título%20em%20Maysa%20-%20Quando%20Fala%20o%20Coração

Larissa Maciel faz o papel-título em "Maysa - Quando Fala o Coração"

Dirigida por Jayme Monjardim, filho da cantora, "Maysa -Quando Fala o Coração" mostrou em seus primeiros capítulos um eficiente elenco, esmero na produção dos cenários e figurinos, além da bela fotografia de Affonso Beato, num padrão raro na TV brasileira.

A série revelou também a talentosa atriz gaúcha Larissa Maciel, que personifica a cantora de maneira bem convincente. Ainda que falte um pouco de intensidade em sua interpretação, justamente nas cenas em que dubla Maysa cantando, seus grandes e expressivos olhos verdes são capazes de hipnotizar o espectador.

Talvez a opção de Manoel Carlos, autor da série, por uma narrativa não-cronológica possa incomodar os espectadores acostumados ao formato mais convencional de grande parte das novelas e minisséries da emissora. Mas esse recurso permite equilibrar, por meio de flashbacks, as passagens mais pesadas e melodramáticas da história com outras mais descontraídas, incluindo os esperados números musicais.

Especialmente saborosa é a cena em que Maysa interpreta o samba-canção "Ouça" (de sua autoria), um de seus maiores sucessos. Com o rosto em primeiro plano, enquadrado pela tela de um aparelho de TV, a cantora mandou um irônico recado para o ex-marido, o milionário André Matarazzo. E que outra cantora teria, como a impulsiva Maysa, a coragem de tirar o sapato e atirá-lo sobre espectadores desrespeitosos, que insistiam em falar alto durante uma de suas apresentações?

Cafajeste

Já as aparições do jornalista e compositor Ronaldo Bôscoli (bem interpretado pelo ator Mateus Solano) garantiram os momentos mais leves e divertidos. "Pela bossa nova, eu namoraria até o Trio Iraquitã", dispara o autor da clássica "Lobo Bobo", no melhor estilo cafajeste, antes de lançar seu charme sobre a cantora.

Ironicamente, outra cena exibida na última quarta nos remeteu a um fenômeno cultural bem característico dos dias de hoje: a indústria que se alimenta da vida pessoal dos artistas e celebridades. Flagrada por um paparazzo ao se despir para um banho de cachoeira com um grupo de amigos, Maysa viu sua intimidade exposta na capa de um tabloide bem semelhante aos atuais.

Quem sabe, se conhecesse o trágico final de Maysa, a cantora inglesa Amy Winehouse, que parece ser tão intensa e autodestrutiva quanto a diva brasileira da fossa, tivesse um insight sobre o que a próxima noite de excessos pode lhe reservar.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aff! Não deve ser agradável ao Monjardim ler um veladamente “talentosa bebada”.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

 

Globo está arrependida de ter cortado "Maysa"

MIGUEL ARCANJO PRADO

A cúpula da Globo vê estupefata o sucesso da minissérie "Maysa - Quando Fala o Coração". O texto de Manoel Carlos, com direção do filho da cantora, Jayme Monjardim, tem mantido médias próximas aos 30 pontos desde a estreia. Maneco queria que a minissérie tivesse 16 capítulos, mas a direção da Globo mandou ele encurtar para nove capítulos. Agora, a emissora se arrepende.

Sonho antigo

Por conta do sucesso de "Maysa", a Globo alimenta o sonho de convencer os filhos de Elis Regina a autorizar uma minissérie sobre a cantora. Maysa e Elis, apesar de terem brigado bastante em vida, tiveram muitos pontos em comum, como Ronaldo Bôscoli, que foi marido das duas.

Eu veria! up.gif

 

By the way, se a série tivesse os tais 16 eppys, quem sabe ficaria mais claro o pq de Maysa ser assim, auto destrutiva.

Isso parece fazer parte de alguns artistas, como uma sina ou karma, sei lá, que morrem de overdose.

Alcool tb é uma droga poderosoa, só tem os efeitos mais lentos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu to gostando da Minissérie...pode falar mal da globo, mas não tem quem bate as minisséries,sempre foram boas e sempre serão, a escolha de Larissa Macielpara interpretar Maysa foi perfeita, ela se parece muito com a atriz, porém peca na interpretação, suas falas parecem que estão sendo lidas na hora...sem contar a dublagem gritante, isso afeta um pouco a historia...

 

Não sei porque mas gosto de atores estreantes em papeis principais...achei a mesma coisa no inicio da minisserie "A Casa das Sete Mulheres" com a iniciante Camila Morgado, depois de uns 3 capitulos ela se saiu perfeita....

E acho q o mesmo está acontecendo com a minissérie...estamos vendo o amadurecimento, pelo menos eu estou da atriz a cada capitulo.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mariashy, taí a razão por vc não estar compreendendo bem Maysa...

 

Para biógrafo, série mostra complexidade de Maysa de forma "rasteira"

 

DAYANNE MIKEVIS
da Folha Online

Autor da biografia "Maysa - Só Numa Multidão de Amores" (editora Globo, 432 págs., R$ 32), base da minissérie global sobre a cantora, o jornalista Lira Neto se surpreendeu com o resultado.

"O principal ponto é transformar os assombros e a complexidade de Maysa em algo tão rasteiro", comentou Neto sobre o que mais lhe incomoda em "Maysa - Quando Fala o Coração". A minissérie, que começou na última segunda-feira (5), termina na próxima sexta-feira (16). Dois outros biógrafos, que tiveram seus livros relançados, comentaram "Maysa" com a Folha Online.

Divulgação

Dramas%20de%20Maysa%20foram%20muito%20simplificados,%20diz%20autor%20que%20serviu%20de%20base%20para%20série

Dramas de Maysa foram muito simplificados, diz autor que serviu de base para série

"A angústia existencial dela é que não está sendo mostrada", disse o biógrafo, que não chegou a ver a minissérie antes da exibição pela TV Globo. O programa tem rendido bons índices de audiência.

Apesar das críticas, Neto não é contrário à adaptação e exalta a interpretação de Larissa Maciel. "Ela está muito bem preparada, vê-se que ela fez um bom laboratório."

"É muito bom que Maysa esteja sendo reconhecida. A minissérie coloca Maysa no lugar que lhe é de direito na cultura brasileira, mas há fatos que até deseducam o público", comentou o autor.

Neto se referiu a questões históricas, como a aparição surpresa de André Matarazzo, ex-marido da cantora, com uma nova namorada na cerimônia de entrega de um prêmio. Matarazzo nunca foi ao ato e na época não estava envolvido com a mulher que aparece na série, segundo Neto.

O biógrafo discorda do roteirista da série, Manoel Carlos, que inseriu elementos de ficção no trabalho. "A vida de Maysa por si só é tão espetacular que não necessitaria de nenhuma ficção. A história em si tende a ser simplificada para efeitos de adaptação, de roteiro, mas acho que passou um pouco da medida."

Mas quando o assunto é o diretor Jayme Monjardim, filho de Maysa, o biógrafo demonstra apenas gratidão. "Eu sou eternamente grato ao Jayme pelo acesso irrestrito de arquivo. Sem a ajuda dele, meu livro não seria o mesmo", disse Neto.

Reprodução

Larissa%20Maciel%20foi%20elogiada%20pelo%20jornalista%20Lira%20Neto;%20biógrafo%20escreveu%20o%20livro%20Maysa%20-%20Só%20Numa%20Multidão%20de%20Amores

Larissa Maciel foi elogiada pelo jornalista Lira Neto; biógrafo escreveu o livro "Maysa - Só Numa Multidão de Amores"

Revirando no túmulo

"Por exemplo, chega às raias do humor involuntário um Bôscoli com escrúpulos de fidelidade", afirmou Neto, que também disse ter sentido falta de Nara Leão, que na época era a namorada de Ronaldo Bôscoli.

Sobre Bôscoli, que depois se casou com a cantora Elis Regina, Neto ainda diz: "Acho que o Ronaldo Bôscoli agora está se revirando no túmulo".

"A segurança de Maysa nunca descambou para um certo deslumbre por seu próprio talento como às vezes aparece na minissérie", disse Neto, que exemplificou um trecho no qual a personagem pergunta: "Quem não conhece Maysa?".

O autor também comentou uma cena na qual Maysa tentou cometer suicídio após ser repreendida por um escândalo. Uma revista de celebridades da época havia publicado fotos dela nadando nua em uma cachoeira. "A Maysa colecionava essas revistas. Ela ria delas. Ela nunca ia tentar se matar por uma coisa dessas."

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esses fatos irreais acrescentados são completamente  descartáveis, não acrescentou nada a história de relevante.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

O autor também comentou uma cena na qual Maysa tentou cometer suicídio após ser repreendida por um escândalo. Uma revista de celebridades da época havia publicado fotos dela nadando nua em uma cachoeira. "A Maysa colecionava essas revistas. Ela ria delas. Ela nunca ia tentar se matar por uma coisa dessas."

Essa parte foi que questionei.

Na casa dos pais, enqto era repreendida pela foto nua na revista, ela não parecia dar importância alguma e depois tenta se matar... aff! think.gif

Ficou meio incoerente.

 

By the way, se a minissérie já foi resumida, então que os fatos reais fossem priorizados, oras!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também acho, Mariashy.

 

Outra parte que ficou super forçada e sem sentido na série:

 

"A segurança de Maysa nunca descambou para um certo deslumbre por seu próprio talento como às vezes aparece na minissérie", disse Neto, que exemplificou um trecho no qual a personagem pergunta: "Quem não conhece Maysa?".

 

Por essas e outras que não gosto do Manoel Carlos! Pra ele tudo tem que ser em tons pastel...
Ursa2009-01-13 14:22:53
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não sei nada sobre a vida da Maysa, mas pelo q a minissérie passa, pode perceber q ela tem sérias crises de personalidade e humor....isso fica evidente, se a verdadeira Maysa era assim o papel está sendo desempenhado perfeitamente.

Uma coisa tambem é que a minissérie passa é que ela não ligava para o filho.

 

Uma frase bem legal dela foi no episodio em q a mesma descobre q o ex estva prestes a se casar...ela dá um fora nela mesma...mais ou menos assim:

- Tá pensando o que, jogou no lixo e não quer que ninguem pegue?

 

Achei bem interessante ela batendo de frente com ela mesma...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É. Talvez o mesmo que atraísse na personalidade de Maysa tb afugentasse as pessoas... Boscoli que o diga.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Ontem foi lindo o capítulo.

A atriz arrebentou na cena de homenagem feita  ao ex marido!

Masssss... embora ela dublasse com “catigoria” podia-se perceber o vinilzão por trás... aff!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Agora com o BBB, os bons de cama que dormem cedo vão pastar p/ continuar a ver a série... aff!<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

São apenas 9 eppys.

A Globo poderia deixar a minissérie após a novela até o término da série, caramba!

 

Tathy tem um site da série com os eppys dia a dia e até vídeo de cada um deles.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Morrrrrréu (como diria o tiririca) giggle.gif<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Isso faz pensar que ela sempre gostou do marido.

Só se separou p/ teve que fazer uma escolha entre a carreira e a vida de esposa e mãe.

Ficou com a primeira.

 

Talvez agora ela assuma o filho.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assumir o filho que nada, a Maysa apesar de boa cantora e uma devoradora de Homens não foi uma boa mãe para o Jayme. Nem mesmo com a morte precoce do André que acredito eu fez mais pelo filho no pouco tempo que eles ficaram juntos.

 

Ela achava que ele tinha que passa pelo reformatório como aconteceu com a cantora, mas criou foi um vacuo imenso na relação dos 2.

E uma pena que acaba hoje a miniserie. Pois ela casou com o espanhol Miguel (Corno) e conheceu o ator Carlos Alberto ou seja tinha muita história ser mostrada.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

A história de sua vida daria um Maysa II.

Assim ficou como algo inacabado.

Quem sabe daria p/ perceber o pq dela afastar todos so homens de sua vida, inclusive André, a quem sempre jurou amar.

 

Ruim de ver aquelas cenas do menino dormindo em cadeiras de bares.

 Tirar o filho de perto dos avós p/ abandonálo ?.

Estranho ela tratar o filho assim, pq ela foi uma filha  muito amada e mimada pelos pais.

 

Aff! Como  ela curtia um cafa !oops.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, como eu já tinha dito, no começo na minissérie, a atriz não estava bem no papel, como se tivesse voando nas falas...no decorrer ela criou um certo amadurecimento, nesse capítulos finais eu achei que ela deu um show de interpretação, claro q na hora de cantar não convecia ninguem com a dublagem, mas aí é querer demais...

Achei meio forçado o final o filho pedindo desculpas, como se soubesse q ela iria morrer, a atuação do Jayme adolescente, Putz...que sotaque era aquele hein...ela estava na espanha ou em alguma rocinha de minas...no minimo tinha que ser convicente..17 sei lá acho q aquela cena nem deve ter existido na realidade...

 

O final achei sem graça demais...carro batendo e as verdadeiras imagens dela finalizando....mas enfim embora tenha pecado no final, eu gostei...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Saco! A boa de cama aqui dormiu bem no último capítulo !!<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Discordo p/ caramba de ti qto a atriz.

Ela esteve maravilhosa e até o biógrafo, que conheceu Maysa pessoalmente, disse que se surpreendeu com a atuação dela.

 

Acho que esses recurso de  avançar no tempo  e voltar, funciona bem em filmes, mas em seriados, acho que atrapalha o ritmo, sei lá

 

Qto a dublagem... cara aquele som ruim das músicas, parecia estar a km da cena... será que era vinil ?... que som metálico, não dava p/ parecer que era ao vivo e não era culpa da atriz, não.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Saco! A boa de cama aqui dormiu bem no último capítulo !!

Discordo p/ caramba de ti qto a atriz.

Ela esteve maravilhosa e até o biógrafo' date=' que conheceu Maysa pessoalmente, disse que se surpreendeu com a atuação dela.

 

Acho que esses recurso de  avançar no tempo  e voltar, funciona bem em filmes, mas em seriados, acho que atrapalha o ritmo, sei lá

 

Qto a dublagem... cara aquele som ruim das músicas, parecia estar a km da cena... será que era vinil ?... que som metálico, não dava p/ parecer que era ao vivo e não era culpa da atriz, não.

[/quote']

Eu disse q nos primeiros capitulos ela estava voando, como se tivesse lendo, só dar uma olhadinha pra perceber isso...agora nessa ultima semana ela se deu bem, gostei da atuação dela...

Não que ela tenha sido ruim, mas houve um amadurecimento de cena pra cena...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Nossa' date=' achei lindo o último capítulo e morri de chorrar!

[/quote']

 

não gostei do desenrolar do ultimo capitulo, poxa pegara material de mais uma semana, e enfiaram tudo em um único capítulo, tudo acontecendo ao mesmo tempo...ficou forçado demais...

Ethan Hunt2009-01-17 21:50:39

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Aff! Como  ela curtia um cafa !oops.gif



Se a verdadeira Maysa fosse daquele jeito, desculpe, mas ela era muito desequilibrada, qualquer briguinha e ela já vinha com aquele apelo emocional, mentir, morrer...sei lá

Interessante q eu fui noivo de uma garota "quase" desse jeito da Maysa, ainda aguentei por um ano, não podia conversar com nenhuma garota, dizia q estava traindo, mentia mundo e fundos...até q ela encheu tanto meu saco q acabei traindo sem dó nem piedade....

Isso faz de mim um cafajeste? 17

Mesmo caso da Maysa, mulher desequilibrada não fica com ninguem...
Ela devia tentar se matar não pelos homens com quem ela se relacionou, e sim pelo filho que ela deixou sem amor em outro país.

E se bem que: quer acabar com a propria vida, não toma remedio, bebe e sai por aí trêbada, só um pouquinho de cianureto e foi-se...06
Ethan Hunt2009-01-18 00:21:12
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sei lá o que faz de alguém um cafa... aff! think.gif

Eu falava de Boscoli, que assumidamente dizia que  ficava com Maysa p/ conseguir que ela gravasse suas músicas. Usou-a e qd ela foi cobrar o preço (leia-se compromisso), ele a descartou com um

Cafona, Brega e gorda.

 

Então ele reaparece, ela deixa o marido esperando enqto transa com Boscoli... aff!

Na VEJA dessa semana Monjardin conta que sua vida será dividida em AM e DM, antes e depois de Maysa.
E que tirou o sobrenome Matarazzo pelas cobranças.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Fala ainda da reconciliação nos 2 últimos de toda mágoa pelo abandono,  mas que se lembra com carinho qd a mãe cantava p/ ele.

MariaShy2009-01-19 21:17:30
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hoje na Cultura, imperdível:

 

TV Cultura traz trejeitos e sucessos da Maysa real

A TV Cultura exibe nesta quinta-feira "Maysa Estúdios", embarcando na recente "onda Maysa" que tem um renascimento dois anos depois do aniversário de 30 anos de morte da cantora, com uma minissérie, o relançamento de livros e de CDs.

Divulgação

Maysa%20Monjardim

Maysa Monjardim

Ao contrário da minissérie global "Maysa - Quando Fala o Coração", que terminou na última sexta-feira (16), o programa da Cultura traz a Maysa Monjardim "de verdade" em um especial gravado em 1975, o último antes da morte da cantora, em 1977.

Produzido por Antônio Abujamra e Dorival Dellias, o programa tem pouco mais de 40 minutos e traz frases, a ousadia e muitas das poses e olhares que Larissa Maciel --atriz que interpretou Maysa na série de Monjardim-- tentou reproduzir.

Divulgação

TV%20Cultura%20apresenta%20o%20último%20programa%20com%20Maysa%20na%20televisão%20brasileira,%20feito%20em%201975

TV Cultura apresenta o último programa com Maysa na televisão brasileira, feito em 1975

No especial da Cultura, Maysa impressiona por aparecer sem máscaras. Ela mesmo, em um certo momento comenta "minha pele está um pouco machucada". Com razão, a pele e o cabelo maltratado de Maysa mostram um pouco dos problemas que os livros e a ficção tentaram retratar.

Maysa também profere algumas pérolas em uma entrevista muito bem editada, na qual parece que ela faz confidências ao telespectador. "Mamãe achava que eu era gente de bem", afirma ela em um momento, ao comentar no que tinha em seu quarto quando ainda morava com a família em um tom quase infantil.

Divulgação

Irreverência%20de%20Maysa%20e%20estilo%20marcam%20o%20especial%20produzido%20por%20Antônio%20Abujamra

Irreverência de Maysa e estilo marcam o especial produzido por Antônio Abujamra

"Eu achava que o que eu ia dizer era muito mais importante e eu acho ainda", afirma ela, ao comentar ter deixado a escola.

Além disso, o especial, que vai ao ar no dia em que se completam 32 anos da morte de Maysa, tem a vantagem de mostrar a cantora interpretando. "Ne Me Quitte Pas", que encerra o programa, é impressionante, mesmo para quem a ouviu na sempre na voz de Charles Aznavour.

"Meu Mundo Caiu", "Se Todos Fossem Iguais a Você", "Ouça", "Resposta", Chão de Estrelas" também fazem parte do repertório que traz um compacto do "mundo Maysa" em pouco mais de 40 minutos.

"Maysa Estúdios"
Quando: hoje, às 22h10
Onde: TV Cultura


Fonte: Folha Online, lá tb tem um vídeo com um trecho do programa.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...