Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Escritor Fantasma, de Roman Polanski


CACO/CAMPOS
 Share

Recommended Posts

Gostei muito. É o típico caso onde outra pessoa qualquer provavelmente teria feito uma bobagem mas nas mãos de um mestre como o Polanski sai entretenimento de primeira, um filme classudo e dirigido de maneira empolgada, onde claramente se ve a mão do realizador por trás de tudo e como o mesmo tá se divertindo a beça com aquilo. Tem uma atmosfera soberba presente do início ao fim, e como de costume o cara consegue instaurar tensão e mistério até nas cenas aparentemente mais simplistas (parte da balsa, passagens em hotéis ou até mesmo simples conversações), trazendo aquela angústia e aquele temor por antecipação que é um prazer de se sentir quando se assiste um filme do gênero. Isso em várias cenas, desde a chegada do protagonista a casa onde se passa boa parte da narrativa até o terço final, onde tudo se encerra com uma cena foda. São pouquissimos os que conseguem tal  eficiência hoje em dia, sem nunca comprometer o ritmo e o tom do filme.

 

Muita gente comentou a respeito do feeling Hitchcockiano do filme, mas a narrativa tem muito do próprio Polanski mesmo. Aqui o "fantasma" se vê cercado de personagens de moral duvidosa num ambiente onde nada é o que aparenta ser, o que dá espaço também pra diálogos ácidos cheios de humor negro em algumas partes. O Mcgregor foi um casting perfeito como o escritor (ele tá praticamente em todas as cenas do filme), dando inteligência pro personagem e servindo como um perfeito condutor da trama. É dos melhores trabalhos dele, sem dúvida. Outra que rouba o filme é a Olivia Williams (dêm mais papéis pra essa mulher!) e o Tom Wilkinson numa participação pequena. Mas o conjunto todo funciona bem. A Catrall derrapa em algumas cenas mas no geral até ela ta decente.

 

Concordo com o Vicking quando ele diz que os clichês são usados a favor da trama. São mesmo, inclusive a "revelação" final (quem se incomoda com plot twists do tipo capaz de se irritar...), coroada com uma cena fantástica de passagem de um bilhete. A trama é bem convencional, mas bem amarrada. Eu espero mesmo que esse não seje o último filme do Polanski, mas se for é um ótimo desfecho, não deve muito pros trabalhos mais significativos dele não (embora eu ainda preciso ver como reagirei a ele daqui um tempo).

 

E a trilha do Desplat hein ? Tenho os meus altos e baixos com relação aos trabalhos dele, mas aqui o cara se superou. Exatamente do tipo de trilha que gosto.
Beckin2010-06-07 18:14:47
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Um fator que eu gostei muito desse filme (que aliás também me fez gostar da refilmagem de Sleuth) foi como o Polanski casou aquele mistério britânico por excelência com elementos atuais, como a cena do GPS. Essa sequência em particular casou genialmente com o conceito de fantasma também. Você fica imaginando o tal predecessor (Michael McAra) seguindo o mesmo caminho até seu destino trágico. Há muito tempo não via um thriller com essa qualidade.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É sensacional, Polanskão mostrando que ainda se pode fazer um filme de estúdio (não, o filme não é quase nada autoral) classe A. E sim, tem um pingão de Hitchcock, principalmente na meia hora final (o gordo ficaria satisfeito em ver aquilo), mas como disseram por aí, o narigudo foi MUITO auto-referencial (fazendo não só a seus filmes, como a sua própria citação - uma vez que ele, tal qual o ex-prime, tá isolado em sua "ilha").

Vai ficar entre os melhores do ano, tranquilamente. Essa semana devo ver no cinema pela segunda vez.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Administrators

Que delícia de filme.faz tempo que um filme não me prendia na tela desse jeito..adorei cada fotograma..aquele clima de suspense permeia todo o filme e todos estão bem...Mccgregor participa de 99/9% das cenas do filme...até  escolha, mais do que acertada, de não colocar intro no filme..vc já cai nele direto...filmaço.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Achei maravilhoso, não é todo ano que temos dois mestres dando aulas de suspense de dar orgulho ao Hitchcock. Lembra O Inquilino pela forma como insistem em comparar o atual fantasma com seu predecessor, mas achei mais parecido com A Morte e a Donzela, pela forte atmosfera política que cerca o filme. Além de Hitchcock, claro (os toques cômicos do filme são a cara dele).

Espetacular como o Polanski utiliza o clima pesado do filme (o céu sempre cinza, várias tempestades, etc.) para compôr a atmosfera do filme, e o filme é todo cheio dessa "frieza" através da decoração clean da casa do Lang e da natureza misteriosa dos personagens. E esse negócio de manter-se sempre sob o ponto de vista do protagonista, sem jamais revelar seu nome é algo muito bem utilizado.

Além do final, há vários momentos muito fodas. Um deles é no início, quando o McGregor e a Williams caminham pela praia e o Polanski mantém a câmera grudada neles e bem atrás, no meio do quadro, o segurança os segue. Só ali a gente já fica desconfiado e o Polanski vai trabalhando na tensão até o final (quando uma pesquisa no google foi tão tensa como aqui?).

Ah, e aquele final é tão genial quanto o "Forget it, Jake. It's Chinatown.".Lumière2010-07-28 02:37:38
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, já faz umas boas semanas que eu vi, mas vamos lá: é um bom filme, que tem alguns momentos de primeira classe, o elenco está fantástico, e tal. Mas dá pra sentir em certos momentos, e o final é o exemplo máximo disso, como a estória em si é normalzinha, chegando a ser quase sem atrativos. Não estivesse nas mãos de um grande diretor, seria provavelmente um filminho de quinta. Acabou ficando algo bem bom, mas não chega a ser genial.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • Members
Acho que a minha opinião é mais parecida com a do Jack Ryan. Gostei do filme, acho que um termo que o Pablo empregou no filme é muito correto: naturalista. Trata-se de um thriller naturalista, não é um evento cinematográfico, é um filme bem cuidado, encenado, dirigido, lógico, correto. Ainda assim fiquei com aquela sensação de que a roupagem do filme é muito mais elegante do que a história em si. A narrativa demora para se desenvolver e quando acontece você se dá conta de que não há muito o que se revelar do que sugerido. E confesso que a reviravolta final amparada pela ótima sequência do bilhete e a cena final não me pegou até pq não gostei da maneira como esta personagem foi utilizada dentro do filme, entregaram o ouro lá pela metade do filme, ela chama muito a atenção para si. 7.5/10 Thiago Lucio2011-01-24 13:20:03
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...