Jump to content
Forum Cinema em Cena

Torso (Elliot Ness)

CACO/CAMPOS
 Share

Recommended Posts

Torso - 12/01/2006 10:19

torso01.jpgDavid Fincher demorou para voltar a dirigir, mas agora engatou de vez. Já comprometido com dois projetos, o cineasta fará um terceiro para a Paramount Pictures. É Torso, que pode ser considerado um spin-off de Os Intocáveis.

Baseado na graphic novell do fim dos anos 90 criada por Brian Michael Bendis e Marc Andreyko, o filme acompanhará o agente do tesouro Eliot Ness (vivido por Kevin Costner no longa de Brian de Palma) depois que ele pára de perseguir Al Capone e se muda para Cleveland, onde assume o cargo de oficial de segurança pública. Mas Ness se vê impelido a voltar a seu tempo de “Os Intocáveis” quando torsos começam a aparecer no rio da cidade. Ele decide formar uma equipe de ex-policiais e parte atrás do serial killer.

O roteiro está sendo escrito por Ehren Kruger (O Suspeito da Rua Arlington, A Chave Mestra), segundo o The Hollywood Reporter. Os direitos de adaptação foram comprados inicialmente por Todd McFarlane, o criador de Spawn, que trouxe para o projeto os produtores Don Murphy (Do Inferno) e Bill Mechanic (que trabalhou com Fincher em Clube da Luta).

Fincher está rodando Zodiac atualmente. Logo depois, ele filmará The Curious Case of Benjamin Button. Portanto, Torso só deve ser realizado em 2007.

Rumores sobre possível protagonista - 07/11/2008 17:25

jakegyllenhaal_01.jpg

mattdamon_01.jpg

Depois de um ano e meio sem notícias de Torso, surgiram boatos de que Jake Gyllenhaal (O Suspeito - foto à esquerda) e Matt Damon (O Ultimato Bourne - foto à direita) seriam os nomes mais fortes para o papel principal da produção, que será dirigida por David Fincher. O personagem em questão é Eliott Ness, o agente do tesouro que desiste de perseguir Al Capone e se muda para Cleveland, onde acaba se envolvendo no caso do primeiro assassino em série dos Estados Unidos.

O produtor do policial, Bill Mechanic, em uma entrevista ao site da MTV, não confirmou e nem negou os rumores. Quando questionado se algum dos atores iria mesmo protagonizar a produção  e sobre outros boatos que já surgiram em torno do longa, ele deu a seguinte resposta: "alguns desses rumores são verdadeiros, outros não. Mas ainda surgirão pessoas importantes".

Em contrapartida, Mechanic deu várias declarações sobre o roteiro, que não cansou de elogiar. Ele disse que é o melhor trabalho escrito por Ehren Kruger (O Suspeito da Rua Arlington, O Chamado). "Acredito que parte dessa grande atração que o projeto vem provocando é devido ao excelente e `oscarizável´roteiro de Kruger", declarou. Segundo ele, o filme é menos sobre o assassino e a investigação do que sobre o protagonista e a natureza de um héroi.

Por último, o produtor declarou que só falta a luz verde do estúdio. Caso aconteça, ele espera que o filme comece a ser rodado na primavera norte-americana, em 2009.

Veredicto final sobre produção acontecerá em breve - 10/12/2008 14:09

Em breve será dado um veredicto final sobre a produção de Ness, adaptação da graphic novel Torso. O projeto vem sendo noticiado desde 2006 e , até hoje, nada foi falado sobre o início das filmagens, mesmo com um diretor como David Fincher (O Curioso Caso de Benjamin Button, Zodíaco) envolvido e atores do primeiro time da nova geração de Hollywood como Matt Damon, Casey Affleck e Rachel McAdams interessados em estrelarem o longa.

Segundo o site Entertainment Weekly, os direitos da adaptação dos quadrinhos são da Paramount, só que em 15 de dezembro o acordo entre o estúdio e a obra irá expirar. Desta forma, até essa data a companhia terá que decidir se levará em frente o projeto ou se vai abrir mão de seus direitos.

Executivos da Warner Bros. comunicaram que o roteiro final de Ehren Kruger só foi recebido pelo estúdio recentemente e a decisão será realmente tomada até 15 de dezembro.

David Fincher promete adaptação inusitada da graphic novel Torso
Ness será reinterpretação total da história em quadrinhos
19/12/2008Érico Borgo

Desde janeiro de 2006 David Fincher está anunciado como o diretor de Torso, adaptação ao cinema da graphic novel escrita por Brian Michael Bendis (Demolidor) e ilustrada por Marc Andreyko. No final de outubro o produtor Bill Mechanic falou, em entrevista ao Omelete, que as filmagens podem começar já em março de 2009. Segundo Mechanic, o filme, intitulado Ness, será o próximo trabalho de Fincher.

Agora, o próprio cineasta falou sobre o projeto. À matriz da MTV, Fincher comentou o tom que pretende dar ao filme. "Eu amava quadrinhos quando era criança, mas isso acabou na pré-adolescência. Há tão pouco diálogo relacionado a narrativa nos filmes de HQs... talvez seja minha natureza cínica, mas eu sinto que essas pessoas falam é apenas para atestar o óbvio. Eu tenho muito mais interesse no que os personagens não falam - em como os rostos deles estão quando eles dizem alguma coisa. Gosto mais de como as pessoas ficam quando mentem do que da verdade", explicou. Parece que teremos um filme baseado em quadrinhos bastante diferente do habitual.

Ainda sobre a adaptação, Fincher informou que sua abordagem vai reinterpretar completamente a graphic novel. "Não quero desmerecer Brian Michael Bendis, que fez um trabalho incrível, mas vou reimaginar totalmente a obra. De um ponto de vista de estilo, ainda será o mundo que ele criou, mas no que se refere à história, não seguirei a linearidade do livro. Será mais como um Rashomon ou Cidadão Kane. É uma versão explodida da obra", completou, referindo-se aos clássicos de Akira Kurosawa e Orson Welles.

A trama é ambientada em Cleveland, entre 1935 e 1938, quando o famoso policial Elliot Ness, recém-saído do bem-sucedido caso que culminou com a vitória da lei sobre o mafioso Al Capone, lidera as investigações para capturar o primeiro assassino serial da história dos Estados Unidos.

Tomara que a idéia e o conceito de Fincher sai do papel e vira uma grande trama policial com tudo que tem direito, e aproveitar o prestigio do vindouro O Curioso Caso de Benjamin Button e dar o diretor a liberdade criativa que sempre foi a sua principal caracteristica e rodar finalmente este projeto.

Tva com medo que as tretas do Fincher com o estúdio atrapalhasse, mas fiquei mais tranqüilo com ele falando oficialmente. Vai ser o meu filme mais aguardado de 2010.

Agora:

Eu amava quadrinhos quando era criança, mas isso acabou na pré-adolescência. Há tão pouco diálogo relacionado a narrativa nos filmes de HQs... talvez seja minha natureza cínica, mas eu sinto que essas pessoas falam é apenas para atestar o óbvio. Eu tenho muito mais interesse no que os personagens não falam - em como os rostos deles estão quando eles dizem alguma coisa. Gosto mais de como as pessoas ficam quando mentem do que da verdade.

Viajou, hein? rsrs

• 1 month later...

Torso: Paramount deixa expirar direitos sobre o próximo filme de David Fincher

Estúdio quer renegociar com os autores da graphic novel

23/01/2009

Indicado ao Oscar de melhor diretor por O Curioso Caso de Benjamin Button, David Fincher tem entre seus futuros projetos Torso, adaptação ao cinema da graphic novel escrita por Brian Michael Bendis (Demolidor) e ilustrada por Marc Andreyko. A mesma Paramount que ousou bancar o último capricho de Fincher - afinal, Benjamin Button é um filme "de arte" de 2h40m que custou 150 milhões de dólares - será a responsável por Torso.

Será, se renovar a licença da HQ. O Hollywood Reporter informa que acabaram de vencer os direitos que a Paramount tinha sobre a obra desde janeiro de 2006. Como o contrato firmado na época dizia que, numa futura renovação, o estúdio teria que pagar mais para ter os direitos em definitivo, a Paramount quer renegociar com Bendis e Andreyko apenas uma nova "opção" - ao invés de comprar os direitos da HQ de vez a Paramount continuaria pagando para ter os direitos temporários.

De qualquer forma, independente do futuro dessa conversa, Fincher continua contratado para ser o diretor do filme, e a Paramount continua dona do roteiro adaptado de Ehren Kruger. O produtor Bill Mechanic - que falou em entrevista ao Omelete sobre o filme - também permanece onde está.

Na época, Mechanic dizia que as filmagens poderiam começar já em março deste ano. Segundo o produtor, o filme, intitulado Ness, será o próximo trabalho de Fincher. Matt Damon e Casey Affleck já esboçaram interesse em estrelar.

A trama é ambientada em Cleveland, entre 1935 e 1938, quando o famoso policial Elliot Ness, recém-saído do bem-sucedido caso que culminou com a vitória da lei sobre o mafioso Al Capone, lidera as investigações para capturar o primeiro assassino serial da história dos Estados Unidos.

Fincher tem que aproveitar o sucesso e indicação de melhor diretor por Beijamin Button, e fazer o filme deslanchar se não vai ficar anos para depois tocar o projeto

• 2 weeks later...

Filme vai acontecer com ou sem a Paramount, diz produtor - 06/02/2009 17:39

O produtor Bill Mechanic revelou que a adaptação da graphic novel Torso irá acontecer com ou sem a Paramount.

Apesar do estúdio ter perdido os direitos da obra original, Mechanic revelou que David Fincher ainda está confirmado na direção. Porém, nenhum outro estúdio se comprometeu a fazer o longa. Mas ele é confiante e acredita que a Paramount ainda tem interesse na adaptação. "Queremos fazer o filme e acredito que eles também querem. Se não quiserem, alguém vai. Só quero produzir o longa", declarou Mechanic.

O produtor ainda revelou que os problemas com os direitos de Torso são mais complicados do que um acordo expirado.

A chama da produção continua acesa queria ver muito outro longa com o personagem do Eliott Ness, talvez seja pelo os Intocáveis de Brain de Palma.

Mas mesmo assim acho um personagem fascinante.

• 6 months later...

Rachel McAdams comenta a adaptação - 18/08/2009 16:06

rachelmcadams_01.jpgDesde fevereiro sem notícias, o dilema sobre a produção de Torso continua. Agora, Rachel McAdams, anunciada no elenco em dezembro do ano passado, declarou em uma entrevista que não sabe se o longa será feito.

De acordo com o blog The Playlist, a atriz revelou que não faz ideia de como anda o desenvolvimento do projeto. Ao ser questionada sobre a direção do filme, ela disse: "(Fincher) Talvez faça outra coisa".

No momento, Fincher está envolvido com  The Social Network. Ao que tudo indica, a adaptação dos quadrinhos, Torso, continua na geladeira.

• 3 years later...

Torso | Adptação de HQ de Brian Bendis para o cinema é retomada
David Lowery vai escrever e dirigir filme sobre Elliot Ness.

HQ de Brian Michael Bendis (roteiro e desenhos) e Marc Andreyko (roteiro), voltou a Hollywood. O Hollywood Reporter informa que David Lowery, que fez sucesso recente em Sundance com Ain't Them Bodies Saints, vai escrever e dirigir a adaptação para o cinema.

Lançada originalmente entre 1998 e 1999, Torso trata de uma história real: a investigação do famoso agente Elliot Ness na cidade de Cleveland, entre 1935 e 1938, para capturar o primeiro assassino serial da história dos EUA - que deixava os corpos das vítimas sem cabeça e sem membros.

A HQ já chegou perto de virar filme: em 2008, David Fincher ia dirigir o roteiro adaptado de Ehren Kruger, com Matt Damon no papel principal. A Paramount desistiu do projeto por considerar o orçamento muito alto frente à proposta de Fincher de filmar em preto e branco.

A Paramount deixou os direitos da adaptação expirarem e voltarem a Bendis e Andreyko, que agora estão associados às produtoras Circle of Confusion (de The Walking Dead) e Sailor Bear, de Lowery.

Ainda não há data de filmagens. Desde que lançou Torso, Bendis chegou a publicar uma HQ, Fortune & Glory, tratando dos seus projetos fracassados com Hollywood, como este.

Eu acho que este já Elvis, mas enfim de volta a radar pena que o David Fincher abandonou.....