Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2010: Indicados e Previsões


MacGruber
 Share

Recommended Posts

  • Members

eu acho aquele ano - 2005 - especialmente avacalhado pela academia.

.........................

'Hurt Locker' and 'Up in the Air' Take Home Writers Guild Awards

Published: February 20th 2010 at 7:51 PM

 

Tonight the Writers Guild held the 2010 Writers Guild Awards at the Hyatt Regency Century Plaza Hotel in Los Angeles and the Hudson Theatre at the Millennium Broadway Hotel in New York City. The winners were no real surprise as Jason Reitman and Sheldon Turner took home the award for adapted screenplay and Mark Boal won for his Hurt Locker screenplay in the original screenplay category. The Cove won for documentary screenplay.

Of course, this gives both of these scripts a bump in consideration at the Oscars, but it should be remembered several films were not eligible for a WGA nomination based on Guild rules.

Of the films nominated for an Oscar that were not eligible for a WGA Award include An Education, District 9 and In the Loop in the adapted category. In the original screenplay category both Inglourious Basterds and Up were not eligible. These films, according to Steve Pond at The Wrap, failed to qualify under WGA rules, which require scripts to be written for productions that are signatories to the guild's Minimum Basic Agreement, or the agreement of affiliated international guilds.

So, take the winners however you may. My current predictions have Up in the Air taking the adapted screenplay Oscar and WGA inelligible Inglourious Basterds taking original. The WGA nominees and winners are listed below:

Adapted Screenplay

Crazy Heart (Scott Cooper)

Julie & Julia (Nora Ephron)

Precious (Geoffrey Fletcher)

Star Trek (Robert Kurtzman, Roberto Orci)

Up in the Air (Jason Reitman, Sheldon Turner)

Original Screenplay

(500) Days of Summer (Scott Neustadter, Michael H. Weber)

Avatar (James Cameron)

The Hangover (Jon Lucas, Scott Moore)

The Hurt Locker (Mark Boal)

A Serious Man (Ethan Coen, Joel Coen)

Documentary

Against the Tide (Richard Trank)

Capitalism: A Love Story (Michael Moore)

The Cove (Mark Monroe)

Earth Days (Robert Stone)

Good Hair (Lance Crouther, Chris Rock, Chuck Sklar, Jeff Stilson)

Soundtrack for a Revolution (Bill Guttentag, Dan Sturman)
Jonny Greenwood2010-02-21 02:03:54
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Revi Crash ano passado e reavaliei-o, é um drama que prende a atenção enquanto dura, e o faz até bem. Nem acho mais tão terrível ter ganhado o Oscar - e dos indicados só falta ver a fita do Clooney.

 

O ruim foi a Academia ter deixado de fora MARCAS DA VIOLÊNCIA e CACHÉ. Mas a inclusão deles seria pedir demais dos gringos, talvez.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu gosto bastante de Crash em todos os aspectos, sejam tecnicos, desenvolvimento dos personagens, interpretações e principalmente as ideias levantadas pelo filme. Tem uma ou outra cena que eu não gosto, como por exemplo o personagem de Terence Howard enfrentando a policia, mas são bem poucas. Se não fosse por isso daria nota máxima para o filme.

 

Consequentemente não acho um "erro" a vitoria desse filme no Oscar, ainda mais que meus dois filmes preferidos daquele ano (O Senhor das Armas e Match Point) nem foram indicados. Dos que foram indicados o meu preferido era Monique que so estava ali para compor elenco (foi indicado a 5 prêmios e não ganhou nenhum).

 

Marcas da Violência poderia ter entrado no lugar de Capote, mas não acho um absurdo sua ausencia entre os indicados. Já Cache como foi dito é um filme francês e o oscar é uma premiação do cinema americano, que eventualmente indica algum filme "estrangeiro" em categorias principais. Cidade de Deus mesmo era distribuido pela Miramax o que deve ter sido fundamental nas suas indicações.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

E o caso de THE DIVING BELL AND BUTTERFLY?

Esse sim, é A piada do Oscar.

 

Indicado a 4 Oscars (incluindo Diretor, Edição e Roteiro), não é considerado um dos melhores filmes do ano. Por outro lado, ATONEMENT teve mais indicações, mas as únicas relevantes foram Atriz Coad. e Roteiro (o restante apenas técnicas) e este sim é um dos melhores do ano.

 

Pegando carona no exemplo de THE DIVING BELL, vale também para CIDADE DE DEUS: Diretor, Edição e Roteiro. Por que será que estes não foram para melhor filme? ehehhehehehe very easy...

 

Agora eu quero que me falem que não há jogo sujo por trás dessa premiação... Faz-me rir!

 

Tudo bem, a minha ou nossa opinião aqui no fórum pode ser uma e a dos jurados outra, mas existem casos que a lógica não consegue explicar (CRASH indicado e ganhar, THE READER -todos os 3 filmes do diretor foram indicados ao Oscar e sabemos que o cara não é nenhum gênio, apesar de ter gostado bastante do filme-, DÚVDIA esnobado, THE WRESTLER esnobado, INTO THE WILD esnobado, THE DIVING BELL quase lá, etc, etc...). Filmes em língua não-inglesa já virou piada, mas compreendamos que Oscar é para os EUA/Inglaterra.
Blood Drink2010-02-21 02:43:03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

eu acho doubt, into the wild e diving bell bem fracos. pra mim o problema da academia é simplesmente mal gosto mesmo, maracutaia eu não acredito não. nós "sabemos" que o daldry não é gênio, mas é um cara respeitado na indústria. não é que pegam o cidadão do nada, existe todo um processo de aceitação da crítica, de construção do prestígio e de buzz (que cada vez ganha mais importancia, já que hoje temos dezenas de sites especializados nesse jogo e que ganham cada vez mais participação) até o tal do estouro da boiada. é uma lógica nojenta, mas existe coerência aí.

 

e é uma pena constatar que a expansão para 10 vagas beneficiou todo mundo - animações, sci-fi, blockbusters - menos os estrangeiros.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ei, eu também gosto muito de Crash. O problema é que a maior parte do fórum que posta mais detestou o filme (extremo mesmo), daí fica a falsa impressão que todas as pessoas do universo "forúnico" 06 o detesta.

E, Sall, acho que você está entrando na fria de tentar defender o filme Precious por atributos conceitualmente negativos, isso é uma armadilha. Cuidado porque a frase pode ser facilmente revertida: será que as pessoas deixam de falar que não gostaram do filme para não serem tachadas de racistas e preconceituosas?
By the way, eu tenho o grande prazer de conhecer o Thiago (Thico) pessoalmente, sou negro (só não sou gordo, apesar da barriguinha 06) e não, ele não é preconceituoso, racista ou qualquer coisa do tipo. Só é preguiçoso. Ele nunca lerá esse post. 06
[/quote']

 

Scofa, li o post! 16

 

E acho que você (assim como a quase totalidade que comentou) compreendeu o ponto em que eu queria chegar. E eu, como aprendizado, vi que é muito mais fácil distorcer uma resposta que tentar se fazer entender com argumentos claros, quando a outra pessoa se recusa o benefício da lógica (e da leitura das próprias coisas escritas).

 

Enfim, não tenho preconceito racial (e isso parece bandeira, portanto me recuso a levantar também, para evitar ser chamado de demagogo) simplesmente porque é uma coisa ilógica, simplesmente porque tenho amigos negros, brancos, verde e rosa, invisíveis...

 

Sobre Crash, eu acho horrível! E não é por eu ser preconceituoso e não "tocar" as pessoas; é porque o filme é preconceituoso (e outras várias coisas ruins). Bom avisar, just in case.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ei, eu também gosto muito de Crash. O problema é que a maior parte do fórum que posta mais detestou o filme (extremo mesmo), daí fica a falsa impressão que todas as pessoas do universo "forúnico" 06 o detesta.

E, Sall, acho que você está entrando na fria de tentar defender o filme Precious por atributos conceitualmente negativos, isso é uma armadilha. Cuidado porque a frase pode ser facilmente revertida: será que as pessoas deixam de falar que não gostaram do filme para não serem tachadas de racistas e preconceituosas?
By the way, eu tenho o grande prazer de conhecer o Thiago (Thico) pessoalmente, sou negro (só não sou gordo, apesar da barriguinha 06) e não, ele não é preconceituoso, racista ou qualquer coisa do tipo. Só é preguiçoso. Ele nunca lerá esse post. 06
[/quote']

 

vc se equivocou completamente. Não estou defendendo e nem tô com procuração de ninguém. Aliás, nem vi o filme ainda... então como poderia defendê-lo?? 13

 

Q racista o que... não faria um comentário desse. Aliás, se o cara tivesse algum problema com isso é claro que ele nunca veria um filme como Preciosa.

 

Pouco me interessa se fulano é gordinho demais, bonitninho demais, feinho demais, galãzinho demais ou baixinho demais ou magrelo demais ou sarado demais. O que interessa é saber a opinião do pessoal sobre O FILME. Vejo muita piadinha e spoilers, mas comentário que é bom nada. É disso que eu tô falando... Exemplo: seria frustrante vc entrar num fórum sobre Avatar e ver gente comentando APENAS: "ah, achei aquelas fluorescências bregas demais" ou "achei a textura dos Navi's linda" ou "as nativas eram magrelas demais", enfim...  e deixando de comentar os aspectos que realmente fazem a diferença.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eles não curtem ler, não adianta que vai demorar muito para um filme estrangeiro ter um reconhecimento real, não somente essas vagas esporádicas que aparecem. Talvez leve o tempo que custar para eles poderem se adaptar a filmes legendados (nunca?).

 

Também não gosto nada de Dúvida, nem de Into the Wild (filme de estudante de cinema, recém-formado, que quer colocar em seu filme tudo que aprendeu...não tem um artifício narrativo que não tenha no filme do Sean Penn, só muleta). Escafandro eu acho bom, mas supervalorizado. O que de pior a Academia reconheceu nos últimos anos foi Crash (pior filme campeão do Oscar), Atonement (um filme que não deveria ter sido feito, já que contradiz a razão de existir da obra original e a modifica - para o mal), quase todos os filmes de Melhor Filme do ano passado (exceto Frost/Nixon e Milk), e este ano com Precious, que aí eles apelaram.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Preguiça dessa discussão bizarra... Fui taxado de Crepúsculo boy... so be it! 06

 

Ah, isso não é nada comparado com ser o "ser humano mais grosseiro do planeta", título "ticoso" dado a mim 16

Ontem vi An Education, a Mulligan está fantástica (até porque este ano não precisa muito para se destacar, mas ela está bem, anyway). O Molina tb está muito ótimo. Gostei bastante do roteiro que alguns criticaram e tal. Não é um Brilho Eterno da vida, mas pelo menos não cai no óbvio. A única coisa que realmente me incomodou foi o papel da Emma Thompson, não que ela está ruim (até porque ela é incapaz de tal), mas achei que ela foi totalmente subaproveitada. Alguém da grandeza dela pegar um papel tão pequeno é um tanto triste, para mim.  

 

Ps.: Levei um susto quando vi a Sally Hawkins no finalzinho do filme, apesar de muito breve, foi legal vê-la "normal", não-afetada como em Go Lucky... hehe

 

Ps2.: O Peter Sargaard é um ator que realmente me intriga. Não sei o que acho dele, se é mediano, bom, ou realmente "apagado", totalmente desprovido de brilho.

 

 

 An-Education.jpg
Daniel Aires2010-02-21 10:06:49
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Faltou o Babel nessa lista. Filme acéfalo dos mais pretensiosos.

 

Isso aí, Babel também (mas acho menos pior que os outros de melhor filme que eu citei). E em uma categoria um pouco menos vagabunda (mas vagabunda também) estão Pequena Miss Sunshine e Juno.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Acho Clooney um bom ator mas sei lá: todo filme dá a impressão que ele tá interpretando o memso tipo "quarentão-charmoso-bem-sucedido-inteligente-que pega geral". (A trilogia Onze Homens, Michael Clayton e até o mais recente Up in the Air... sem falar que deve haver outros que não lembro agora).  Dos que consigo lembrar agora, só o vi diferente em Três Reis (Three Kings) e Syriana.

 

Me incomoda certos atores (mesmo que sejam bons, execelentes e tal) fazerem o mesmo tipo sempre. Jack Nicholson é outro...

 

OFF TOPIC: umas semanas atrás assisti um especial de uma produtora britanica sobre Poirot (o grande detetive criado por Agatha Christie). Se não me engano li quase todos os 33 livros onde Hercule Poirot aparece.  E gostei dos episódios. Achei bem feito. Como fã da escritora e do personagem, pretendo assistir a todos.  Alguém aí curte?

 

 

 
Sall2010-02-21 12:21:29
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Só longas falados em inglês podem concorrer a melhor filme.

 

Não. Se um filme estrangeiro for exibido pelo menos por uma semana, ele pode concorrer ao Oscar de melhor filme. (Como por exemplo: O Carteiro e o poeta, A vida é bela, O tigre e o dragão, etc.)

 

Os Golden Globes é quem fazem esta distinção e não aceitam filmes estrangeiros concorrendo na categoria principal.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sinceramente, não vejo porque todo o hype em cima da atuação dele em Amor sem Escalas. É boa? É, claro. Porém é mais do mesmo do que Clooney vem fazendo em toda sua carreira...  Atuação por atuação, prefiro a de Vigo Mortensen por A Estrada (The Road). 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sinceramente' date=' não vejo porque todo o hype em cima da atuação dele em Amor sem Escalas. É boa? É, claro. Porém é mais do mesmo do que Clooney vem fazendo em toda sua carreira... 
[/quote']

 

Com certeza. Não aguento mais essa babação em cima dele por papéis que para mim ficam longe de merecimento quanto ao seu trabalho de interpretação. Já li que o trabalho dele em Up in the air é cheio de pormenores geniais, mas com certeza não devo ter essa elevação de espírito para ver ali um trabalho de destaque. Acho a performance do Clooney e da Sidibe as mais indignas de constarem como melhores do ano, no Oscar.
Daniel Aires2010-02-21 13:05:39
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Faz um tempo que o Clooney resolveu assumir uma persona na hora de compor seus personagens, mais ou menos como um Cary Grant dos tempos de hoje. É um negócio com o qual já me acostumei, embora não veja com bons olhos, especialmente devido ao precipício que separa a qualidade desses dois atores. Mas deve ser um subterfúgio interessante pra ele, que me parece meio limitado, não?

 

Isso aí' date=' Babel também (mas acho menos pior que os

outros de melhor filme que eu citei). E em uma categoria um pouco menos

vagabunda (mas vagabunda também) estão Pequena Miss Sunshine e Juno. [/quote']

 

 

 

Nem me fale dessa parcela indie, é uma das piores aquisições que a

academia andou fazendo por aí. Eu desgosto tanto que nem sei se

é uma categoria menos vagabunda, por mais que coisas como Desejo e

reparação, Babel, Crash, O escafandro e a borboleta, O leitor e mais um bocado de baboseiras tentem me confundir. É complicado.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

‘Avatar,’

‘Basterds’ win with MPSE

Posted by Kristopher Tapley · 11:11 pm ·

February 20th, 2010

 

 

See the full list of winners here

We covered the sound editing category last week in

the Oscar Guide.  I think “Avatar” is still safe to win there, but there

could still be a splitting seeing “The

Hurt Locker” take sound mixing.

 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...