Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2010: Indicados e Previsões


MacGruber
 Share

Recommended Posts

  • Members

Anteontem vi um dos oscarizáveis, The Young Victoria. Achei o filme bem ruinzinho, algo como Malhação se ela se passasse no Século XIX. Mas tem dois atores que eu gosto muito, Miranda Richardson e Paul Bettany (dois esquecidos pelo Oscar, aliás). E, embora eu não tenha condições de dizer se a reconstituição de época é boa ou não, os figurinos e o desenho de produção são muito bonitos. De uma plástica sensacional. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Offtopic:

 

Lembrei do Vicking e do ltr ontem, pois fui a um museu de arte contemporanea muito legal aqui em Buenos Aires (tá um calor dos infernos), o Malba. Os dois iriam curtir um bocado se o visitassem.

Alexei2010-01-29 13:41:07
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

14 filmes vistos em 2010. (incluindo alguns lançamentos de 2009).

 

Meu Ranking Pessoal:

 

1   -  Guerra ao Terror (The Hurt Locker)

2  -  Bastardos Inglórios (Inglorious Basterds)

3  -  Distrito 9  (District 9)

4  -  Amor Sem Escalas (Up in the Air) O título em português é mais do que ridículo.

5  -  Invictus                

-  Avatar

-  O Anticristo (Antichrist)

8  -  A Estrada (The Road)

9  -  Up – Altas Aventuras (Up)

10-  Um Olhar do Paraíso (The Lovely Bones)

11-  Coraline e o Mundo Secreto (Coraline)

12-  O Exterminador do Futuro: A Salvação (Terminator: Salvation)

13-  Um Homem Sério (A Serious Man)

14- 2012

Na lista dos próximos a serem vistos:

A Fita Branca (Das Weisse Band)

Star Trek

Onde Vivem os Monstros (Where the Wild Things Are)

Amélia (Amelia)

Se Beber Não Case (The Hangover)

500 Dias com Ela

O Fantástico Sr. Raposo

 

Tão falando muito bem de Vício Frenético...

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

Hoje é o dia do poderoso Directors Guild of America.

 

Como ainda acho que o Oscar vai para Avatar, o vencedor tem que ser James Cameron. 06

 

Mas se Kathryn vencer....aí a corrida abre DE VEZ. Podendo qualquer um dos 4 (Up  in the air, Avatar, Hurt Locker ou Bastardos) vencer o Oscar. Seria mais interessante.

 

Agora, se o inesperado acontecer...e der Tarantino. Aí vai ser difícil segurar o Bastardos Inglórios.

 

 

--------------------------------------------------------------------

 

Eu e minhas tabelas:

 

Muito se diz que Avatar vencerá pq é o filme mais falado, comentado e badalado do ano. Que é o filme que marcou o ano. O filme mais assistido e tal.

Em contrapartida, se diz que Hurt Locker perderá justamente pq ninguém viu! E a sua bilheteria é ridícula. Pois bem.

Eu analisei no Box Office Mojo a bilheteria dos filmes recentemente indicados a melhor filme e fui catalogando qual era o filme mais visto dos indicados (contando da estréia até a data da cerimônia). Afinal, depois que o filme ganha o Oscar ele tem um SPRINT considerável na bilheteria, por isso que o mais correto é analisar as bilheterias ANTES de vencer. E vejam como RARAMENTE o filme de maior bilheteria entre os 5 sai vencedor:

 

(PRIMEIRA COLUNA: Vencedor do Oscar/ SEGUNDA COLUNA: A maior bilheteria dos indicados)

 

2009

Slumdog

BenjaminButton

2008

No Country

Juno

2007

The Departed

The Departed

2006

Crash - No Limite

Brokeback Mountain

2005

Menina de Ouro

O Aviador

2004

O Retorno do Rei

O Retorno do Rei

2003

Chicago

As duas torres

2002

Uma Mente Brilhante

A sociedade do anel

2001

Gladiador

Gladiador

2000

Beleza Americana

O sexto sentido

1999

Shakespeare Apaixonado

Soldado Ryan

1998

Titanic

Titanic

1997

Paciente Inglês

Jerry Maguire

1996

Coração Valente

Apollo 13

1995

Forrest Gump

Forrest Gump

1994

A lista de Schindler

O fugitivo

1993

Os imperdoáveis

Questão de Honra

1992

O silêncio dos inocentes

O silêncio dos inocentes

1991

Dança com lobos

Ghost

1990

Conduzindo Miss Daisy

Sociedade dos poetas 

Sync2010-01-30 16:48:32

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Claro que pesa muito.Só digo que $ não costuma ser um fator muito determinante na hora da escolha do vencedor do Oscar. Influencia, claro. Sempre defendi que influencia, principalmente na hora da escolha dos indicados.

 

Mas, note, a Academia por diversas vezes renegou um blockbuster de qualidade (SDA, Ryan, BenButton, Sexto Sentido, Ghost, O fugitivo, Questão de Honra, Apollo 13...),  e optou por um filme menor, porém de qualidade.

 

Sync2010-01-30 17:45:24

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Sync,

espero que sua análise dê certo. Eles sempre escolheram "filmes menores" em vez dos blockbusters.

 

E seria até burrice da Academia em não promover 2 novos nomes, Bigelow e Renner, ao estrelato (coisa que eles adoram fazer a todo instante).

 

Avatar e Cameron não precisam de Oscars para se tornarem conhecidos e prestigiados em todo o mundo (como se pôde ver nas bilheterias).

 

off topic: Não acho que Benjamin Button seja extamente um típico blockbuster. 05  Mesmo com Pitt e Blanchett e a qualidade do filme, fiquei surpreso em saber q foi a maior bilheteria.

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O DGA é Bigelow Vs. Cameron, com Tarantino correndo por fora. Se Bigelow ganhar, acho muito difícil Guerra ao Terror perder o Oscar de Melhor Filme. Lembrem-se que ele se tornou um filme muito rentável (custou uma mixaria) e que pode até voltar a algumas salas de cinema se ganhar. Avatar, como disse Sall, realmente não precisa do Oscar, nem a AMPAS deve alguma coisa para Cameron (já deu 11 Oscars a ele por Titanic, fora os de Terminator II).

 

Se alguém me perguntar hoje, "quem voce acha que ganha o premio de Melhor Filme", eu respondo que a lógica está com Guerra ao Terror. Mas meu instinto manda ficar de olho no Tarantino, Bastardos é um sucesso de público e de crítica, além de uma ótima chance de premiar um diretor muito querido pelos atores de Hollywood.

 

Guerra ao Terror tem poréns (outro filme de guerra, bilheteria pequena) e Avatar tem poréns (estória meio tacanha, pouco apoio dos atores, Cameron já ganhou muitos premios antes), mas Bastardos Inglórios não. Vejo uma vitória de Tarantino e de seu filme como algo perfeitamente possível.

 

E seria bom, né? Um reconhecimento a um diretor esforçado e apaixonado pelo que faz, e por seu melhor filme (pelo menos pra mim).

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Claro que pesa muito.Só digo que $ não costuma ser um fator muito determinante na hora da escolha do vencedor do Oscar. Influencia' date=' claro. Sempre defendi que influencia, principalmente na hora da escolha dos indicados.

Mas, note, a Academia por diversas vezes renegou um blockbuster de qualidade (SDA, Ryan, BenButton, Sexto Sentido, Ghost, O fugitivo, Questão de Honra, Apollo 13...),  e optou por um filme menor, porém de qualidade.
[/quote']

 

Concordo que não é um fator determinante, nem mesmo no caso de Avatar. Mas há uma diferença em fazer sucesso de bilheteria e arrecadar a maior do cinema, hehe. Daí que eu acho que essa sua teoria, nesse caso, não possui o mesmo peso que nesses filmes que vc citou.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hoje eu vi Nine.

 

 

 

 

 

CHRIST!

 

 

Que filme horrível! Pensem só, num filme com um elenco destes, o único número interessante é com a... FERGIE!

 

A Marion Cotillard acaba sendo a única digna de nota, tendo um bom momento em seu último número musical (ela, e não Penélope, deveria ser indicada ao Oscar de coadjuvante), mas só também. Uma tortura passar as duas horas (que parecem 6 anos) no cinema, vendo essa coisa horrenda.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Se bem que na época Titanic não precisava de Oscar algum e acabou levando 11.  06 

 

Avatar:

 

POSITIVO:

- maior bilheteria da história do cinema.

- necessidade da AMPAS em tornar a cerimônia mais popular e mais assistida... logo, premiar o filme mais visto do ano.

 

NEGATIVO:

- não venceu nenhum prêmio importante.

- Cameron já levou seus 11 Oscars.

-  O prêmio para o filme não mudaria nada na carreira do filme e nem do diretor.

- É um filme do tipo AME ou ODEIE. Nesse novo sistema de votação, isso pode ser decisivo... as posições devem oscilar bastante.

 

The Hurt Locker:

 

POSITIVO:

- É praticamente UNANIMIDADE entre a crítica.

- Vencendo prêmios atrás de prêmios importantes. Venceu o PGA.

- Interesse da AMPAS em "elevar" um novo nome pro mercado (ou dois nomes).

- Sistema de votação pode privilegia-lo, já que facillmente deve manter uma regularidade e ficará em posições superiores nas cartelas de votação.

 

NEGATIVO:

- pouco visto e de fraca bilheteria.

- seu principal ponto a favor também pode ser sua principal baixa: virar o "queridinho da crítica" pode ser perigoso... num momento em q a Academia busca se popularizar cada vez mais.

- O tema pode não interessar nesse momento (se fosse no governo Bush, o Oscar já tava garantido 06)

 

Bastardos Inglórios:

 

Sinceramente, não consigo ver o filme ou o Tarantino vencendo. Além do filme ser AME-O ou DEIXE-O também. Me parece SURREAL vencer. Mas q seria massa, isso seria!!! 16

 

Bom... em minha opinião é isso.

Se eu esqueci de alguma coisa ou se eu tiver equivocado, favor dizer aêe 03

 

Torço por THL.

 

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Hoje eu vi Nine.

 

CHRIST!

 

 Que filme horrível! Pensem só' date=' num filme com um elenco destes, o único número interessante é com a... FERGIE!... 
[/quote']

 

 

Cara, eu já nao tava com a menor vontade de ver Nine (nao gosto de musicais), depois dessas opiniões negativas por aí, agora é q to sem vontade nenhuma em ver   rs

 

Apesar de eu não gostar do estilo, Moulin Rouge e Sweeney Todd pelo menos dividiram as pessoas. Mas de Nine só vejo pancada pra todo lado.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu não acho que Avatar seja do tipo de filme "ame ou odeie". Eu nem amo' date=' nem odeio o filme, acho que ele seja bom, eficaz como drama, mas cheio de barberagens que, no final das contas, acabam sendo irrelevantes para o contexto geral.[/quote']

 

 

Falei em relação a crítica especializada. Pelo menos é essa impressão que passa. Da mesma forma que o filme "ganha" alguns, de outra tb causa certa rejeição em votá-lo como o 1º ou o 2º.

 

Eu tb nao amo nem odeio o filme. Um filme legal, bom de se assitir. Nem mais nem menos para mim.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Hoje eu vi Nine.

 

 

 

 

 

CHRIST!

 

 

Que filme horrível! Pensem só' date=' num filme com um elenco destes, o único número interessante é com a... FERGIE!

 

A Marion Cotillard acaba sendo a única digna de nota, tendo um bom momento em seu último número musical (ela, e não Penélope, deveria ser indicada ao Oscar de coadjuvante), mas só também. Uma tortura passar as duas horas (que parecem 6 anos) no cinema, vendo essa coisa horrenda.
[/quote']

 

Thico, vc curte Chicago? Só pra eu saber se confio em ti ou não.06
Lumière2010-01-31 01:46:44
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gosto de Chicago. Lembro que quando saí do cinema, fiquei com umas 5 músicas grudadas na cabeça. Já Nine...

Aliás, o Rob Marshall tá se ferrando de modo impressionante. Depois de fazer Chicago, que é bem divertido, ele fez Memórias de Uma Gueixa (que parece durar 11 anos) e Nine (que dura 11 anos!); onde ele vai parar?!

 

*só pra constar, sou um grande fã de musicais. E não falo somente desses musicais dos anos 2000, que muita gente que diz detestar musicais, diz se baseando somente neles (até mesmo porque não tem como assistir Dreamgirls e não desejar uma morte rápida); gosto dos musicais de sempre, de todo tipo!
Thico2010-01-31 02:07:14
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Amanhã eu comento direito.

Só digo que adorei o resultado. Kathryn faz um trabalho FENOMENAL em Guerra ao Terror.

Será mesmo que o Oscar vai virar as costas para o Avatar? Parece que sim... E eu estou adorando isso.06

 

E outra...analisando friamente o resultado dos GUILDS...Bastardos Inglórios tem mais chances de vencer do que o Avatar. 13

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu estava esperando mesmo pela vitória de Bigelow, até por desconfiar, faz tempo, que Avatar não viria com força nos premios dos sindicatos. Não deu outra. Sem o DGA e sem o SAG ensemble, fica bem difícil pro filme de Cameron ganhar outras coisas além dos premios técnicos.

 

 

 

Avatar e Bastardos ainda tem chances de ganhar o premio de Melhor Filme, mas há uma montanha do tamanho do Everest pra escalar. Eu até aposto mais em Bastardos (que é bancado pelo Weinstein, se não me engano).

 

 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...