Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2010: Indicados e Previsões


MacGruber
 Share

Recommended Posts



Detalhe: Hurt Locker subiu de 60 prêmios para 67 desde a última vez que postei.06

 

Baftas...

 

Fuçando no IMBD' date=' foi me cair a ficha que a Bigelow recebeu duas indicações ao Oscar (além de direção, tb por filme, por ser a produtora), mas o que me chamou a atenção foi o fato de constatar que ela tem 58 anos! Meu, na boa, não dava mais de 40, 45! Isso que é beleza para mim, enevelhecer sem cara de toxina botulínica e com dignidade literalmente na cara.

 

 

kathryn_bigelow_2445917.jpg

 

 

 

 
[/quote']

 

 

É...  depois dessa foto, já to achando que Bigelow leva Make-up e Efeitos Visuais (ou seriam Efeitos de Ilusão de Ótica??06)

 

Quais efeitos visuais são mais revolucionários??

Os de Avatar ou os de Bigelow chegando aos 58 anos nessa forma??....06

 

Mais uma categoria que o Cameron vai perder no Oscar  haushaushaus

 

 

PS: Esse poster de THL é melhor poster do ano. Gosto de posters que aproveitam cenas do filme, e não aquela coisa sem graça de foto posada...

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

 

 

 

Concordo com o jonny.

 

Me incomoda prêmios de fotografia ir para filmes com tanta interferência de CGI. Se tudo é tão maravilhoso (massss criado na PÓS produção) então que leve o de Edição ou Efeitos Visuais.

 

Exemplo: acho meio nonsense filmes como A Fita Branca e Avatar concorrendo em Fotografia. Se não importa a técnica que se use e sim o resultado final... como disseram aí' date=' então ok. Quase todos eles hoje, mesmo o de menor orçamento, tem lá seu CGI... coisas discretas, uma correção aqui outra ali, algum elemento etc... mas que não é tão DECISIVA no resultado final como no caso de Avatar

 

Quem vota nessa categoria são apenas os diretores de fotografia da academia? Bom, se sim então imagino que eles escolham o método mais "tradicional".

 

 

 
[/quote']

 

Se formos entrar nesse mérito, temos que relevar então a intermediação digital no resultado da fotografia. Galera telecina off line já fazendo marcação de cor, intermedia fazendo o que quiser on line, O QUE QUISER e depois faz a cópia final... não existe mais fotografia feita em set de filmagem, raramente. Deakins, Doyle... são poucos. Hoje, tudo sofre os efeitos do computador e não é pouca coisa.

 

Link to comment
Share on other sites

Mas a Winslet não aparece nua em Revolutionary Road' date=' aparece?


[/quote']

 

 

Não aparece nua, mas aparece transando. Uma transa fake claro, mas não deixa de ser uma cena "quente". Não vi todos dela, mas desde Titanic ela sempre tá aparecendo nessa duas situações. rs Ou pelo menos em uma delas.

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

 

 

Concordo com o jonny.

 

Me incomoda prêmios de fotografia ir para filmes com tanta interferência de CGI. Se tudo é tão maravilhoso (massss criado na PÓS produção) então que leve o de Edição ou Efeitos Visuais.

 

Exemplo: acho meio nonsense filmes como A Fita Branca e Avatar concorrendo em Fotografia. Se não importa a técnica que se use e sim o resultado final... como disseram aí' date=' então ok. Quase todos eles hoje, mesmo o de menor orçamento, tem lá seu CGI... coisas discretas, uma correção aqui outra ali, algum elemento etc... mas que não é tão DECISIVA no resultado final como no caso de Avatar

 

Quem vota nessa categoria são apenas os diretores de fotografia da academia? Bom, se sim então imagino que eles escolham o método mais "tradicional".

 

 

 
[/quote']

Se formos entrar nesse mérito, temos que relevar então a intermediação digital no resultado da fotografia. Galera telecina off line já fazendo marcação de cor, intermedia fazendo o que quiser on line, O QUE QUISER e depois faz a cópia final... não existe mais fotografia feita em set de filmagem, raramente. Deakins, Doyle... são poucos. Hoje, tudo sofre os efeitos do computador e não é pouca coisa.

 

Então é por isso que os trabalhos de Deakins são tão elogiados?

Achos os trabalhos dele muito fodas.

 

Eu particularmente gosto mais das coisas "artesanais". Tem mais "magia"... O cara escolher as lentes, os enquadramentos e movimentos, fazer toda a iluminação, as marcações dos atores/objetos... enfim, tudo isso no set de filmagem (on THE FLY, como se diz, NA HORA pra mim é mais "mágico" do que um diretor/supervisor ao lado de uma ilha dando orientações. 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

Eu particularmente gosto mais das coisas "artesanais". Tem mais "magia"... O cara escolher as lentes' date=' os enquadramentos e movimentos, fazer toda a iluminação, as marcações dos atores/objetos... enfim, tudo isso no set de filmagem (on THE FLY, como se diz, NA HORA pra mim é mais "mágico" do que um diretor/supervisor ao lado de uma ilha dando orientações.[/quote']

 

 

 

Particularmente, acho que "mágico" é o resultado, não importando a forma de filmagem.

Link to comment
Share on other sites

Meu palpite (não significa que seja minha torcida)

 

Melhor Ator

Jeff Bridges - Crazy Heart

George Clooney - Amor Sem Escalas

Colin Firth - Direito de Amar

Morgan Freeman - Invictus

Jeremy Renner - Guerra ao Terror

Melhor Diretor

James Cameron - Avatar

Kathryn Bigelow - Guerra ao Terror

Quentin Tarantino - Bastardos Inglórios

Lee Daniels - Preciosa - Uma História de Esperança
Jason Reitman - Amor Sem Escalas

Melhor Roteiro Adaptado

Distrito 9

Educação

In The Loop

Preciosa - Uma História de Esperança

Amor Sem Escalas

Melhor Roteiro Original

Guerra ao Terror

Bastardos Inglórios

O Mensageiro

Um Homem Sério

Up - Altas Aventuras

Ator Coadjuvante

Matt Damon - Invictus

Woody Harrelson - O Mensageiro

Christopher Plummer - The Last Station

Stanley Tucci - Um Olhar do Paraíso

Christoph Waltz - Bastardos Inglórios

Melhor Atriz

Sandra Bullock - Um Sonho Possível

Helen Mirren - The Last Station

Carey Mulligan - Educação

Gabourey Sidibe - Preciosa - Uma História de Esperança

Meryl Streep - Julie e Julia

Melhor Atriz Coadjuvante

Penelope Cruz - Nine

Vera Farmiga - Amor Sem Escalas

Maggie Gyllenhaal - Crazy Heart

Anna Kendrick - Amor Sem Escalas

Mo'Nique - Preciosa

Melhor Animação Longa-Metragem

Coraline

O Fantástico Sr. Raposo

A Princesa e o Sapo

The Secret of Kells

Up - Altas Aventuras

Melhor Filme

Avatar

Um Sonho Possível
Distrito 9

Educação

Guerra ao Terror

Bastardos Inglórios

Preciosa - Uma História de Esperança

Um Homem Sério

Up - Altas Aventuras

Amor Sem Escalas

Melhor Direção de Arte

Avatar

O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus

Nine

Sherlock Holmes

The Young Victoria

Melhor Fotografia

Avatar

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Guerra ao Terror

Bastardos Inglórios

A Fita Branca

Melhor Figurino

Brilho de Uma Paixão

Coco Antes de Chanel

O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus

Nine

The Young Victoria

Melhor Montagem

Avatar

Distrito 9

Guerra ao Terror

Bastardos Inglórios

Preciosa - Uma História de Esperança

Melhor Filme Estrangeiro

Ajami (Israel)

El Secreto de Sus Ojos (Argentino)

A Teta Assustada (Peru)

Un Prophète (França)

A Fita Branca

Melhor Trilha Sonora Original

Avatar

O Fantástico Sr. Raposo

Guerra ao Terror

Sherlock Holmes

Up - Altas Aventuras

Melhor Canção Original

"Almost There" - A Princesa e o Sapo

"Down in New Orleans" - A Princesa e o Sapo

"Loin De Paname" - Paris 36

"Take it All" - Nine

"The Weary Kind" - Crazy Heart

Melhor Edição de Som

Avatar

Guerra ao Terror

Bastardos Inglórios

Star Trek

Up - Altas Aventuras

Melhor Mixagem de Som

Avatar

Guerra ao Terror

Bastardos Inglórios

Star Trek

Transformers: A Vingança dos Derrotados

Melhores Efeitos Especiais

Avatar

Distrito 9

Star Trek

Melhor Maquiagem

Il Divo

Star Trek

The Young Victoria

Melhor Documentário Longa-Metragem

Burma Vj

The Cove

Food Inc.

The Most Dangerous Man In America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers

Which Way Home

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

 

Blinde Side visto.

Gostei.

 

Seria muito mais fácil para mim vir aqui e falar mal do filme, dizer que ele é tradicional, esquemático, previsível, meloso e tal. Mas ele me prendeu. É uma bela história, contada de uma maneira correta e bem estruturada. Tem partes melosas, claro. Tem alguns exageros. Mas, no todo, é um belo filme e feito para grandes platéias.

 

E Sandra Bullock VENCERÁ o Oscar. Também seria muito fácil falar mal dela e de sua atuação. Afinal, Bullock é uma estrela, bonita e já fez muita coisa ruim na carreira. Assim, você já olha para ela com 3 pedras na mão, ainda mais quando se comparada com grandes atrizes como Meryl e Helen. Mas a sua atuação é o forte do filme, ela foi feita por este papel, será o grande marco de sua carreira. Ela está na medida. Se exagerasse só mais um pouquinho...ficaria caricata. Me surpreendo em dizer, mas (não vi algumas outras indicadas) sua vitória no Oscar será justa.

 

-------------------------------------------------

Visto todos os concorrentes, eis meu voto:

 

1.The Hurt Locker

2.Up in the air

3.Avatar

4.Educação

5.Bastardos Inglórios

6.Um sonho impossível

7.Up - Altas Aventuras

8.Distrito 9

9.A serious man

10. Preciosa

 

Sync2010-02-22 03:12:07

Link to comment
Share on other sites

Eu também não. Ainda mais que é o filme mais forte do Haneke.

Pra não deixar passar' date=' meu top dos filmes do Oscar (ainda não vi Precious e The blind side):

 

1. Inglourious basterds

2. A serious man

3. The hurt locker

4. Avatar

5. Up in the air

6. Up

7. An education

8. District 9
[/quote']

 

Não acho, nem de longe, esse filme mais forte que Caché (que é o melhor filme do Haneke).
Link to comment
Share on other sites

Caché >>>>> White Ribbon.

 

muito mais sofisticado e poderoso em todos os sentidos. aliás, acho isso sintomático. os grandes diretores costumam quase sempre serem reconhecidos pelos seus trabalhos menos ousados. nesse caso menos ousado e menos importante.

 

a impressão que eu tenho é que white ribbon é uma bela iniciação na obra do haneke. aquele filme que te dá uma amostra do que é o cinema do sujeito sem exigir demais, se tu nunca viu nada dele.

 

sobre a discussão de fotografia, a coisa tomou um rumo meio sem sentido não? ok, tem a intermediação digital, acho que todo mundo aqui está mais ou menos avisado disso; mas a questão era se montanhas de CGI como avatar e sin city deveriam ganhar de filmes filmados convencionalmente - com ou sem o processo digital.
Link to comment
Share on other sites

Eu também não. Ainda mais que é o filme mais forte do Haneke.

Pra não deixar passar' date=' meu top dos filmes do Oscar (ainda não vi Precious e The blind side):

 

1. Inglourious basterds

2. A serious man

3. The hurt locker

4. Avatar

5. Up in the air

6. Up

7. An education

8. District 9
[/quote']

 

Não acho, nem de longe, esse filme mais forte que Caché (que é o melhor filme do Haneke).

 

Caché? Tudo bem se dissesse La Pianiste ou Le Temps du Loub, mas não acho que Caché faz parte nem dos cinco melhores do diretor.
Link to comment
Share on other sites

Caché >>>>> White Ribbon.

 

muito mais sofisticado e poderoso em todos os sentidos. aliás' date=' acho isso sintomático. os grandes diretores costumam quase sempre serem reconhecidos pelos seus trabalhos menos ousados. nesse caso menos ousado e menos importante.

 

a impressão que eu tenho é que white ribbon é uma bela iniciação na obra do haneke. aquele filme que te dá uma amostra do que é o cinema do sujeito sem exigir demais, se tu nunca viu nada dele.

 

sobre a discussão de fotografia, a coisa tomou um rumo meio sem sentido não? ok, tem a intermediação digital, acho que todo mundo aqui está mais ou menos avisado disso; mas a questão era se montanhas de CGI como avatar e sin city deveriam ganhar de filmes filmados convencionalmente - com ou sem o processo digital.
[/quote']

 

Eu acho justamente o contrário. Seu trabalho mais aprofundado e relevante, com suas idéias mais polêmicas, tratadas do jeito mais chocante que ele já tratou. Um filme que se faz totalmente necessário conhecer o diretor para saber no que está se metendo.
Link to comment
Share on other sites

 

 

Eu também não votaria em A Fita Branca para a lista dos melhores do ano (apesar de ele ser melhor que muitos dos que estão indicados ao Oscar). Mas o prêmio de fotografia merece ser dele mesmo.

 

Antes The White Ribbon do que Precious ou The Blind Side.

 

Antes A Fita Branca do que todos os 10 indicados.06

 

E eu não cheguei a conclusão de qual o meu Haneke favorito, gosto igualmente de quase todos dele que vi. Acho que o único Haneke que não me agradou profundamente foi Código Desconhecido.

saulomeri2010-02-22 12:18:30

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...