Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2010: Indicados e Previsões


MacGruber
 Share

Recommended Posts

  • Members

Caraca, a surpresa do Festival mesmo foi O Segredo dos Seus Olhos, do Campanella. Só o vi porque era o único mais interessante que passava na segunda e encontrei um policial com toques noir muito bem dirigido, com ótimas atuações e um final magnífico, que faz o de Se7en parecer fichinha. Quem tiver oportunidade de assistir, eu recomendo.

 

Cinema argentino vem me surpreendendo. Só esse ano, já assisti a pérolas como Leonera e Ninho Vazio. E agora esse...13
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Do Ricky, sim, bastante! O outro não sei se viram.

 

Aliás, Ricky é um dos filmes que eu mais aguardo, desses que passaram no festival. Sou grande admirador do cinema do Ozon e essa busca dele pelo artificial é completamente fascinante. Espero que Ricky seja mais um passo nessa construção tão diversificada, que vai desde o "realismo" clássico de O Tempo que Resta, ao inverso da natureza em Amor em Cinco Tempos, ao anti-natural completo em Angel; cinema de primeira!!!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

up in the air parece o filme a ser batido, mas a serious man parece bem forte tb com várias criticas muito positivas e 86% no rotten

 

talvez só the human factor do clintão e nine do marshall terão forças pra desbancar o filme da nova sensação reitman

 

the white ribbon - fotografia impecável, para uma estória excessivamente fria demonstrando o q seria a realidade na região antes da primeira grande guerra, isto é, o ser humano se auto-punindo de acordo com a 'lei de deus" ao invés de viver a vida de forma inteligente e consciente
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Parece que o Oscar de Melhor Atriz vai para Carey Mulligan por An Education... ela e a mais contada da categoria em varios sites de Oscar Buzz... Estou torcendo por ela...

GO Carey 01

 

Eu vi o trailer e não achei NADA de especial/atrativo/consistente na atuação dessa guria, to achando ela uma nova "Keira".<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Vou esperar ver o filme para afirmar isso, no entanto acredito que a Marion e a Penelope devam vir com atuações bem superiores à dessa menina.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mulligan é a mais bem cotada mesmo... POR ORA. A sua atuação é elogiadíssima (para quem não sabe, o filme já foi exibido e visto). Aguardemos.

 

-------------------

 

Planilha do David Poland:

 

 

 

 

 

BEST

PICTURE

 

Picture

Studio

Director

Stars

Comment

The

Nomination 90% Locks

(in alphabetical order)

Dec

25

Nine

TWC

Marshall

Day-Lewis

 

Et al

In

a thin year, getting over the post-production fights, looking

like the front-runner

May

Up

Disney

Docter

 

Petersen

-

Could

the first animated film to get a BP nod in a year with an animated

category get the win?

The

Nomination 80% Locks

(in alphabetical order)

Dec

11

Invictus

WB

Eastwood

Freeman

The

Waiting Game...

Nov

13

Up

In The Air

 

Par

Reitman

Clooney

 

Very

well liked already... a reflective comedy

Nov

6

Precious

LG

Daniels

Sidibe

 

'Nique

The

race race

Toronto

Contenders Looking Likely

Oct

9

An

Education

SPC

Scherfig

Mulligan

 

Sarsgaard

Belle

Of The Ball

Oct

2

A

Serious Man

Focus

Coens

Stuhlbarg

 

Kind

It's

the Jewish Precious... but funny!

Nov

A

Single Man

TWC

Ford

Firth

It's

the Gay Precious... but pretty!

Serious

Contenders To Fill The Last 3 Slots

(in

alphabetical order)

June

The

Hurt Locker

Sum

Bigelow

Renner

A

great movie... will Summit spend to play?

August

Inglourious Basterds

TWC

Tarantino

Waltz

A more commercial film... but looking better and better as the "contenders" slide

Sept

25

Coco

Before Chanel

SPC

Fontaine

Tautou

The

strong small film for women.... could push out Streep's Julia

Child... or not

Nov

13

The

Fantastic Mr Fox

Fox

Anderson

-

Fox

Searchlight on it now!

Dec

18

Avatar

Fox

Cameron

?

Is

it a gamebreaker?

The

Still Blurry, Waiting For Focus

Dec

25?

The

Lovely Bones

Par/DW

Jackson

Weiss

 

Ronan

 

Wahlberg

 

Tucci

 

 

 

Will

get a late, limited release

Nov

6

A

Christmas Carol

Dis

Zemeckis

Carrey

 

Oldman

A

breakthrough?

Damaged

Goods

Oct

2

Capitalism:

A Love Story

Over

Moore

-

Folks

are trying to get excited, but privately are dissapointed

Aug

7

Julie

& Julia

Sony

Ephron

Streep

 

Adams

A

modest hit... seen as all about Streep... could rise if others

fall

Nov

25

The Road

TWC

Hillcoat

Theron

 

Mortensen

Not

as problematic as righties claimed, but hard road for Oscar

The

Walking Dead Since July's Chart

June

Tetro

AmZ

Coppola

Gallo

 

Ehrenreich

People

heard something was coming... didn't know it landed

June

Cheri

Mir

Frears

Pfeiffer

Commerical

miss

Aug

28

Taking

Woodstock

Focus

Lee

-

Commerical

miss

Sept

18

The

Burning Plain

Mag

Arriaga

Theron

Too

heavy for a theatrical...

Sept

Bright

Star

BB

Campion

Whishaw

 

Cornish

DOR

- Dead On Release

2010

Shutter

Island

Par

Scorsese

DiCaprio

 

Moved

to 2010

2010

Green

Zone

U

Greengrass

Damon

2010

The

Commercial Chasers

(by release date)

May

Star

Trek

Par

Abrams

Urban

 

Bloom

off the rose with #4 summer finish

July

Public

Enemies

U

Mann

Depp

Mann's

#2 high grosser ever has been tagged "a flop"

Feb

Coraline

Focus

Selick

-

Fighting

the notion of 2 animated nominees

Sept

The

Informant!

WB

Soderbergh

Damon

Tone

is throwing some off

Nov

20

The

Blind Side

WB

Hancock

Bullock

 

Bates

Could

be a surprise

Dec

25

Sherlock

Holmes

WB

Ritchie

Downey

Not

likely... Guy Ritchie

Dec

25

It's

Complicated

U

Meyers

Streep

 

Baldwin

 

Martin

Could

well be the surprise

The

Arthouse Chasers

(by release date)

Oct

23

Amelia

FxSch

Nair

Swank

No

one is excited

Nov

20

Broken

Embraces

SPC

Almodovar

Cruz

Excellent...

but not a ground breaker

Dec

4

Brothers

Lions

Sheridan

Maguire

 

Gyllenhaal

It

wasn't at TIFF... how will it find wings with Precious as LGF's

true love?

Dec

4

Everybody's Fine

Mir

Jones

DeNiro

Remake of a Tornatore classic

Dec?

Men

Who Stare At Goats

Over

Heslov

Clooney

 

Bridges

Liked,

not loved.

Dec

25

The

White Ribbon

SPC

Hanaeke

-

Fine

art

Unlikely

To Race This Year

(in

alphabetical order)

Biutiful

U/Foc

Gonzalez-

 

Inarritu

Bardem

Coco

Chanel & Igor Stravinsky

SPC

Kounen

Mikkelsen

Intrigues

At Tire-Larigot (Micmacs)

WB

Jeunet

-

The

Last Station

-

Hoffman

Plummer

 

Giamatti

Love

Ranch

Think

Hackford

Mirren

Ondine

-

Jordan

Bachleda-Curus

Shanghai

TWC

Håfström

Cusack

 

Yun-Fat

 

Li

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

A recepção de A Serious Man é positiva' date=' não mista, mas longe da aclamação geral da fita vencedora do Oscar dos Coen.[/quote']

As últimas críticas foram bem melhores e o filme está agora com 86% no RT. Mas, melhor que isso é o consenso:

 

"Blending dark humor with profoundly personal themes, the Coen brothers

deliver what might be their most mature -- if not their best -- film to

date."

Link to comment
Share on other sites

  • Members

OFF TÓPICO:

Assisti Angels in America.  Uma obra-prima.  O Mike Nichols é um gênio, sem contar o roteiro extraordinário do Tony Kushner.  O elenco é um show a parte, destaque para Meryl Streep (em duzentos personagens diferentes06) Emma Thompson e Al Pacino, mas que novidade...  O excelente Jeffrey Wright e o ator que faz o soropositivo (ou profeta), me foge o nome agora.  Mas quem me sugou foi a Mary Louise-Parker.  Que puta atriz!  Como ela faz pouco cinema!  Quem só perde somos nós.  A atuação dela nessa minissérie é avassaladora.  Fiquei apaixonado.  Também asssiti a Os Excêntricos Tenembaums, que tem em seu roteiro original e nas atuações seus grandes trunfos.  Gene Hackman dispensa comentários, Anjelica Huston ótima nas poucas cenas, até o Ben Stiller está muito bem.  Agora, o filme é todo da Paltrow, fantástica, depressiva.  Deveria ter concorrido ao Oscar de coadjuvante (mas pra mim ela poderia ser indicada a lead).  Definitivamente minha nova musa, grande atriz! E O Céu de Suely.  Uma obra única do cinema brasileiro, grande filme, hipnotizante.  Hermila Guedes é um soco, maravilhosa!  Aliás, como todo elenco.  Filme perfeito pra concorrer ao Oscar de filme estrangeiro, mas acho que ele é do ano de uma outra obra-prima, Cinema, aspirinas e urubus, então eu entendo.

 

Agora sobre o tópico: Luizz, não liga pro Thico não, ele não gostou de Linha de passe.06
Link to comment
Share on other sites

Assista Weeds, Guidon. Mary Louise Parker destrói naquela série também. Ela é sensacional mesmo.

 

 

Obviamente a gente tava falando dos números inciais' date=' 69%.

 

E cadê o Bolão, Beckin?
[/quote']

 

Vou começar a montar o tópico, sorry a demora. 0806

 

---

O tópico tá no ar, jonny:

 

Tópico [sem mensagem nova]

Icone da Mensagem

Bolão do Oscar 2010

Beckin

0

2

Hoje as 13:26
por Beckin Ver Última Mensagem

 

Participem lá pessoal, com sugestões e tudo mais. Vamos fazer a coisa andar esse ano!
Beckin2009-10-04 13:29:56
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Guidon, o nome do ator que interpreta o soropositivo no genial Angels in America é Justin Kirk, tive que citar porque ele também entrega uma atuação sensacional nessa obra única. Cito também o Patrick Wilson, só não curti muito o trabalho do Ben Shenkman, mas o restante do elenco é fenomenal.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Angels in America é bacana mesmo, mas Mike Nichols não é um gênio, nem aqui, nem na América, nem na Inglaterra, nem na China. Pelo menos eu não acho, até porque essa palavra é perigoosa.

 

E sobre Linha de Passe, conheço muita gente que também acha o filme reducionista e mal construído. Mas o Walter Salles tem seus méritos, sendo o maior deles ser irmão do João Moreira Salles. Eis aí um dos realizadores mais eruditos e bem articulados que eu já ouvi falar; fodão!
Link to comment
Share on other sites

Gostei da Line-up pra melhor filme estrangeiro. Mas aposto que a academia vai esnobar no mínimo algum desses 3 favoritos (The white ribbon, mother e Un Prophète)

 

------

Sobre o Salles ali em cima.

Considero Água Negra (acho o remake melhor do que o original) e Diários de Motocicleta os melhores dele. Do resto eu não sou muito fã não, incluindo o Linha de Passe.

 

 
Link to comment
Share on other sites

Esse Mother é do Joon-ho? É um filmaço' date=' imperdível mesmo. Mas passa muito longe do tipo que faz a cabeça da academia. [/quote']

 

É sim, ele é a submissão oficial do seu país de origem, assim como o do Haneke e o Un prophète. Eu não vi ainda mas tem cara de não ser mesmo, aliás, acho que os 3 não fazem o estilo da academia.

 

Acho que o argentino tem mais chances, assim como o italiano (escolheram o novo do Tornatore, que dizem ser bem tradicional etc...). De qualquer maneira o povo dessa comissão aí é ainda mais louco do que a da normal, pode saír qualquer coisa.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Passando aqui pra dizer que Haneke fez sim, outra obra-prima. Talvez sua maior.

 

Do Ricky' date=' sim, bastante! O outro não sei se viram.

 

Aliás, Ricky é um dos filmes que eu mais aguardo, desses que passaram no festival. Sou grande admirador do cinema do Ozon e essa busca dele pelo artificial é completamente fascinante. Espero que Ricky seja mais um passo nessa construção tão diversificada, que vai desde o "realismo" clássico de O Tempo que Resta, ao inverso da natureza em Amor em Cinco Tempos, ao anti-natural completo em Angel; cinema de primeira!!!
[/quote']

 

Adoro Ozon também. E vc ainda esqueceu de mencionar outras duas pérolas dele: 8 Femmes (que eu até cogitei rever no cinema, mas a sessão lotou) e Swimming Pool.

 

Ricky é o mais fraco dele. Pode se tirar algumas leituras sobre algumas cenas (a última aparição de Ricky) e da história em si (Ricky seria - quase que literalmente - o anjo que veio para iluminar aquela família), mas para o filme funcionar mesmo, eu teria que me importar com aquela família. O que não acontece.

 

Só a estética mesmo que conta com a marca Ozon de qualidade. O resto...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

OFF THE CARPET: Looking at the leading ladies

Posted by Kristopher Tapley · 9:24 am · October 5th, 2009

 

 

 

Helen%20Mirren%20in%20The%20Last%20StationNow

is the time when everyone begins assessing the race at its beginnings,

and the gist I’m getting is that no one really knows what to write

about.  Stabs at analysis end up being responses to other takes or

rehashed arguments, and nothing really insightful is being brought to

the table.

And let’s face it.  As we dip into what looks to be the longest

early-season lull in some time, there really is nothing insightful to

offer.  So let’s just spit-ball…

I think the Sony Classics acquisition of “The Last Station”

is more significant than most seem to be aware right now.  There are

only a handful who have seen it (Telluride being the film’s only

festival stop so far), so that’s understandable.  And the film isn’t a

knock-out, one that will be damned as merely efficient in some

circles.  But with Helen Mirren in the lead actress race, it’s worth

noting that suddenly that category is further framed as the old guard

versus the new.

And I may be wrong in my conviction, but I have to say it again:

Mirren is VERY much in this race.  As the fiery Countess wife of a

literary titan, she brings equal parts passion and delicacy to a

complicated, certainly flawed character.  She’s afforded a number of

moments that give her room to chew the scenery, and if Christopher

Plummer happens to ride a wave of sentiment to a nomination as well,

part of me feels that he will owe something to Mirren’s coattails.

My predictions for the leading ladies this week are Mirren, Meryl

Streep, Carey Mulligan, Gabourey Sidibe and, my weak link, Marion

Cotillard (who is expected to be a lead actress push for “Nine,” but

things could change).  In that collective we have three former winners,

two legends of the form, two newbies and one performer shifting into

the second gear of her career.  I think that’s a pretty good balance.

“Mother and Child” could get a pick-up and perhaps we’ll suddenly be talking about Annette Bening.  “The Lovely Bones”

could give Saoirse Ronan more to chew on than we expect and then,

voila.  And Michelle Monaghan could beat the odds and squeeze in for “Trucker,” while Audrey Tautou could casually slip by almost unnoticed for “Coco Before Chanel.”

Hilary%20Swank%20in%20AmeliaThe buzz on “Amelia”

continues to evaporate as there is no indication from the studio that

the film has any awards stroke, so with Hilary Swank taking her leave,

there is one slot somewhat up for grabs here.  Some may wish to hand it

to Abbie Cornish for “Bright Star.”

I remain skeptical, as critics seem to be more in love with the film

than the people who actually vote for these awards.  However, I can

certainly understand the argument.

The real shame in all of this is that it’s doubtful the field of

perceived contenders will widen much beyond that, despite there being a

number of interesting options out there.

I’m in the minority in my respect and admiration for Guillermo Arriaga’s “The Burning Plain,”

but even detractors recognize the performance value in the piece, and

that starts at the top with Charlize Theron.  Brenda Blethyn,

meanwhile, is sublime in “London River,” a film no one will see.

And Allison Janney is actually quite good in Todd Solondz’s “Life During Wartime,” certainly an antidote to her cringe-worthy work in “Away We Go.” But that’s likely to be perceived as a supporting performance, while the film still has no distributor.

But hey, that’s just one category.  I could do this all day long all

the way down the line (and probably will next week, since, you know,

what else is there to talk about?).  It’d be preferable to let the

pieces slide into place a bit first.

The problem is, until we get a look at three key releases — “Invictus,” “The Lovely Bones” and “Nine”

— we’re dealing with the same landscape we have for almost a month, and

will continue to chew on it for at least another.  And really, those

films don’t represent such a huge chunk of the predicted fallout of

this awards season, after all.

%28from%20left%29%20Morgan%20Freeman%20and%20Matt%20Damon%20in%20InvictusAnything in “Nine” being predicted in the crafts categories, for instance, is likely to be critic-proof, while “Invictus”

is simply afforded a modest picture-director-lead-supporting quartet

for the moment, slots with players on deck, more than willing to step

in.

And, of course, I’ve been hesitant about “The Lovely Bones” as an Oscar prospect all year long and will continue to be until I see the film.

So perhaps at the end of the day, the season we have is indeed the

one we’re looking at now.  But it’s folly to think that a detriment in

October, because the race will not stagnate this early.  Studios have

their ducks in a row and, as cautious as ever, they will now go about

planning the sell.  This is when it gets exciting.

I now turn you over to our Contenders

pages, which have been weeded a bit (and, as I mentioned over the

weekend, are on the verge of being purged of distributor-less films). 

We’ve also added a list of Documentary Feature contenders.

Additionally, the docs get their first round of predictions in the

sidebar this week, as do the foreign language films.  The foreign

submissions list is close to being wrapped up with 62 entries at the moment, but there will be stragglers.

Until next time…

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Passando aqui pra dizer que Haneke fez sim' date=' outra obra-prima. Talvez sua maior.

 

Do Ricky, sim, bastante! O outro não sei se viram.

 

Aliás, Ricky é um dos filmes que eu mais aguardo, desses que passaram no festival. Sou grande admirador do cinema do Ozon e essa busca dele pelo artificial é completamente fascinante. Espero que Ricky seja mais um passo nessa construção tão diversificada, que vai desde o "realismo" clássico de O Tempo que Resta, ao inverso da natureza em Amor em Cinco Tempos, ao anti-natural completo em Angel; cinema de primeira!!!

 

Adoro Ozon também. E vc ainda esqueceu de mencionar outras duas pérolas dele: 8 Femmes (que eu até cogitei rever no cinema, mas a sessão lotou) e Swimming Pool.

 

Ricky é o mais fraco dele. Pode se tirar algumas leituras sobre algumas cenas (a última aparição de Ricky) e da história em si (Ricky seria - quase que literalmente - o anjo que veio para iluminar aquela família), mas para o filme funcionar mesmo, eu teria que me importar com aquela família. O que não acontece.

 

Só a estética mesmo que conta com a marca Ozon de qualidade. O resto...

 

Luiz, algo me diz que nossos gostos não batem. hahahaha

 

Tava lendo o tópico dos filmes vistos e lá você menciona os piores filmes do festival pra você. Dois deles são os melhores filmes do festival para 4 amigos meus que estão no Rio, todos com gostos semelhantes aos meus. O Manoel de Oliveira (que foi quase unanime, até onde eu vi) e a Breillat, que fez um filme anterior brilhante e que segundo o João, amigo meu, o Barba Azul guarda semelhanças.
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...