Jump to content
Forum Cinema em Cena

Filmes Que só eu Não Entendi


daniel
 Share

Recommended Posts

Bom, vi há muito tempo e entendi muito pouco de A Estrada Perdida, mas o que mais intriga é a crítica que é feita por Takashi Miike em Visitor Q. O filme é "fisicamente" entendível, mas não faz sentido algum, já que seus argumentos são simbólicos e bizarros e não consigo compreender qual o sentido deles. O Planeta dos Macacos de Tim Burton, é também pra mim enormemente imcompreensível no trecho final, como já discutido aqui e como já discuti amplamente com outros amigos.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 152
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Lembrei de um filme que fiquei meio que boiando...
é sobre o final do Guerra dos Mundos:
<spoiler>

Por quê que as naves perdem os escudos, os aliens morrem?Eles não tinham tudo estudado e planejado pra se manterem com os humanos? Pq eles morrem?


</spoiler>

----Spoiler-----

Oh yeah. O negócio é que eles não contaram com os microorganismos da Terra. Creio que morreram de gripe ou sei lá o quê. Só os escudos que são muito forçados, esses não tem explicação.

Essa parte dos microorganismos aparece a explicação no final do filme.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lembrei de um filme que fiquei meio que boiando...
é sobre o final do Guerra dos Mundos:
<spoiler>

Por quê que as naves perdem os escudos, os aliens morrem?Eles não tinham tudo estudado e planejado pra se manterem com os humanos? Pq eles morrem?


</spoiler>

----Spoiler-----

Oh yeah. O negócio é que eles não contaram com os microorganismos da Terra. Creio que morreram de gripe ou sei lá o quê. Só os escudos que são muito forçados' date=' esses não tem explicação.

Essa parte dos microorganismos aparece a explicação no final do filme.

 

[/quote']

Que escudos?! Não lembro disso não.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Firma - Sidney Pollack (ñ sei se é assim q escreve)

Tipo' date=' deu pra curtir o filme e tal mas me lembro (já faz um nom tempo q vi) q ficou um negócio bem estranho no fim do filme, acho q o excesso te termos jurídicos tb me ajudaram a me perder... o problema é q ñ vai dar pra ninguém me ajudar nessa, já q eu ñ lembro q parte do filme exatamente eu ñ entendi...

[/quote']

What? Esse filme é mole.Não sei por que mas, toda vez que penso nesse filme me lembro de outro: O Advogado do Diabo, talvez por que em ambos os filmes, o mocinho foi tentado e pagou alto preço por sucumbir a tal tentação.

então, o neme do tópico é justamente filmes q só eu ñ entendi.

mas na verdade o q eu ñ entendi foi apenas uma coisa em específico, eu enxergava uma contradição ou algo do tipo em um ponto...

 

Link to comment
Share on other sites

E do Donnie Darko?

 

----Spoiler----

 

Por que diabos ele mata o Frank no final? E aquele negócio da turbina?

 

Spoilers:

 

 

 

 

 

A turbina é um evento proveniente do futuro (lembra que ela vai cair do avião onde as meninas e a mãe de Donnie estão lá no final do filme?) e atinge o passado quando cai no quarto de Donnie. ela passa através de um buraco, que permite viajar entre tempos diferentes, denominados Wormholes, por Einstein. Esse absurdo causa um paradoxo do tempo pois ele não tem explicação no passado.

 

O paradoxo causa uma instabilidade fatal no universo, que passa a se denominar tangente. Os universos tangentes são temporários e no caso desse duraria somente 28 dias quando destruiria tudo. O mundo literalmente acabaria.

 

No entanto, Frank é um indivíduo que morre no futuro, assassinado por Donnie. Os indivíduos mortos, no filme, adquirem poderes paranormais (são os manipulados mortos) e podem viajar no tempo. Frank sabe que, para que o universo não se acabe é necessário que as coisas ocorram no passado exatamente como ocorreram da vez que morreu porque quando a turbina passar pelo buraco e viajar no tempo de novo, ao invés de abrir o buraco como na primeira vez (agora o buraco já está aberto) , ela o fecha depois que passa.

 

Então a missão de Frank é fazer todos os eventos que aconteceram e possuem relação com a queda do avião acontecerem de novo pra turbina atravessar o mesmo buraco... É por isso que, dada a quantidade de eventos que ele tem que realizar para que haja a queda, ele passa a fazer Donnie Darko fazer coisas.

 

Veja só: Donnie precisa matar Frank, senão Frank não consegue voltar no passado para orientar donnie e conduzir os eventos através dele, para que aconteçam do mesmo jeito que na primeira vez e a turbina caia de novo e feche o Wormhole.

 

Para tanto, uma série de causalidades tem que ser feita...por exemplo, ele estoura os canos da escola porque é por causa desse evento que ele conhece a garota que seria futuramente sua namorada. Se ele não a conhecer, ela não estaria com Donnie no final do filme, Frank não a atropelaria e a mataria e Donnie não teria a ira para matar Frank...se Frank não volta, Donnie não é orientado e o universo acaba...

 

A vovó morte faz aquele movimento o dia inteiro porque sabia que tinha que estar fazendo aquele movimento quando a hora dos eventos repetisse para ocasionar a morte de Frank. É por causa desse movimento que Frank desvia o carro da velha e atinge a namorada de Donnie, a matando. Ela precisa morrer, para que Donnie tenha a ira para matar Frank.

 

Ele queima a casa do pedófilo para que a professora não fosse com as meninas para o show do Sparkle Motion e quem fosse no lugar dela fosse a mãe de Donnie. E assim por diante...deu pra entender um pouco melhor agora a lógica do filme?   smiley1.gif

 

Quando dá tudo certo, a turbina cai de novo (no passado), ela fecha o wormhole e, portanto, nenhum dos eventos posteriores, que pertenciam ao universo tangente acontece. O universo deixa de ser tangente..

 

Uma das visões do final é a seguinte: como os eventos posteriores são desfeitos, Frank não morre...como não há Frank para causar a crise de sonambulismo de Donnie, ele não sai do quarto..e, portanto, morre no momento em que a turbina cai.ivoschandelier2006-3-26 16:57:11

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lembrei de um filme que fiquei meio que boiando...
é sobre o final do Guerra dos Mundos:
<spoiler>

Por quê que as naves perdem os escudos, os aliens morrem?Eles não tinham tudo estudado e planejado pra se manterem com os humanos? Pq eles morrem?


</spoiler>

----Spoiler-----

Oh yeah. O negócio é que eles não contaram com os microorganismos da Terra. Creio que morreram de gripe ou sei lá o quê. Só os escudos que são muito forçados' date=' esses não tem explicação.

Essa parte dos microorganismos aparece a explicação no final do filme.

 

[/quote']

Que escudos?! Não lembro disso não.

Os escudos que fizemos menção eram aqueles campos de força que protegiam os tripods. Uma hora pra outra ficaram sem esses campo. Nos faz crer que as máquinas também ficaram com gripe.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E do Donnie Darko?


----Spoiler----


Por que diabos ele mata o Frank no final? E aquele negócio da turbina?


Spoilers:


A turbina é um evento proveniente do futuro (lembra que ela vai cair do avião onde as meninas e a mãe de Donnie estão lá no final do filme?) e atinge o passado quando cai no quarto de Donnie. ela passa através de um buraco' date=' que permite viajar entre tempos diferentes, denominados Wormholes, por Einstein. Esse absurdo causa um paradoxo do tempo pois ele não tem explicação no passado.
O paradoxo causa uma instabilidade fatal no universo, que passa a se denominar tangente. Os universos tangentes são temporários e no caso desse duraria somente 28 dias quando destruiria tudo. O mundo literalmente acabaria.
No entanto, Frank é um indivíduo que morre no futuro, assassinado por Donnie. Os indivíduos mortos, no filme, adquirem poderes paranormais (são os manipulados mortos) e podem viajar no tempo. Frank sabe que, para que o universo não se acabe é necessário que as coisas ocorram no passado exatamente como ocorreram da vez que morreu porque quando a turbina passar pelo buraco e viajar no tempo de novo, ao invés de abrir o buraco como na primeira vez (agora o buraco já está aberto) , ela o fecha depois que passa.
Então a missão de Frank é fazer todos os eventos que aconteceram e possuem relação com a queda do avião acontecerem de novo pra turbina atravessar o mesmo buraco... É por isso que, dada a quantidade de eventos que ele tem que realizar para que haja a queda, ele passa a fazer Donnie Darko fazer coisas.
Veja só: Donnie precisa matar Frank, senão Frank não consegue voltar no passado para orientar donnie e conduzir os eventos através dele, para que aconteçam do mesmo jeito que na primeira vez e a turbina caia de novo e feche o Wormhole.
Para tanto, uma série de causalidades tem que ser feita...por exemplo, ele estoura os canos da escola porque é por causa desse evento que ele conhece a garota que seria futuramente sua namorada. Se ele não a conhecer, ela não estaria com Donnie no final do filme, Frank não a atropelaria e a mataria e Donnie não teria a ira para matar Frank...se Frank não volta, Donnie não é orientado e o universo acaba...
A vovó morte faz aquele movimento o dia inteiro porque sabia que tinha que estar fazendo aquele movimento quando a hora dos eventos repetisse para ocasionar a morte de Frank. É por causa desse movimento que Frank desvia o carro da velha e atinge a namorada de Donnie, a matando. Ela precisa morrer, para que Donnie tenha a ira para matar Frank.
Ele queima a casa do pedófilo para que a professora não fosse com as meninas para o show do Sparkle Motion e quem fosse no lugar dela fosse a mãe de Donnie. E assim por diante...deu pra entender um pouco melhor agora a lógica do filme?   smiley1.gif
Quando dá tudo certo, a turbina cai de novo (no passado), ela fecha o wormhole e, portanto, nenhum dos eventos posteriores, que pertenciam ao universo tangente acontece. O universo deixa de ser tangente..
Uma das visões do final é a seguinte: como os eventos posteriores são desfeitos, Frank não morre...como não há Frank para causar a crise de sonambulismo de Donnie, ele não sai do quarto..e, portanto, morre no momento em que a turbina cai.[/quote']

Putz! Valeu mesmo. Deu pra entender.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

 

Eu não entendi o filme O Terceiro Olho. Já assisti 2 vezes mas não consegui entender o final.[/Quote]

 

 

 

Spoilers:

 

 

 

O Terceiro Olho, ao meu modo de ver, reproduz um paradoxo da física chamado de "O Homem sem Passado", uma incoerência causada pela possibilidade de voltar/avançar no tempo. Havia um tópico sobre esse filme, mas acho que foi excluído. Hoje não me lembro direito mais para dizer os detalhes, mas o que acontece é que o personagem de Ryan Phyllipe está preso em um espaço de tempo cíclico. Explicando melhor...Quando ele acorda no hospital ele não se lembra dos dois últimos anos de sua vida. Ele começa a investigar os fatos para tentar descobrir o que aconteceu, mas paralelamente descobre que é um viajante do tempo.

 

Saindo um pouquinho do filme, pensemos um pouco...uma vez que é possível uma volta no tempo, algumas incoerências são criadas. Talvez as duas mais interessantes sejam: "o que acontece se eu matar meus pais antes de eu nascer?"

 

e a segunda é exatamente O Homem sem Passado (ou a da possibilidade do tempo se tornar cíclico). Este último paradoxo é interessantíssimo e é posto de forma extrema no excelente conto "All You Zombies", do escritor Robert Heinlein (procure na internet se souber ler em inglês, porque o conto é fantástico).

 

O filme não chega a extremos como Heinlein, mas mostra um evento importante..a medida em que vai descobrindo o que tinha acontecido e que era responsável de certa forma pela morte do irmão (se não me engano), o personagem de Ryan Phyllipe resolve tentar fazer de tudo para mudar os eventos passados. Ele volta várias vezes para tentar corrigir o erro, mas não tem domínio de suas voltas no passado.

 

Aí vem a chave para entender o filme e que evidencia a incapacidade dele em mudar os eventos:desde o passado, suas voltas no tempo já estão previstas.

 

Explicando melhor com um exemplo: Imagine que um sujeito chamado Thomas adquira a máquina do tempo e volte para um ponto onde ainda era criança. Thomas não volta como uma criança, claro, mas é uma pessoa diferente. Ele está duplicado. Então, se ele vir a se encontrar consigo mesmo, vai ver uma criança e se forçar mais a memória quando adulto, vai se lembrar do evento!!! Ou seja, vai se lembrar que em um dia quando estava brincando um homem estranho que dizia ser ele mesmo, havia lhe abordado, mas estava muito preocupado com seus brinquedos para ficar pensando nisso na época. No entanto, quando criança ele nem podia imaginar que o destino o levaria a entrar em uma máquina do tempo um dia. E isso vai acontecer de qualquer jeito independente de sua vontade, porque de certa forma, curiosamente, o evento no futuro...já aconteceu!!!! Entendeu qual é a idéia?

 

As voltas no tempo do personagem de Ryan Phyllipe nesse filme, já estão previstas..só que o filme não permite o encontro dele com ele mesmo para não ficar demasiado confuso, mas existe uma cena na qual ele se vê do alto da escada descendo as escadas de onde seu irmão caiu. O evento na qual desce mesmo as escadas ocorre bem depois no filme, em uma volta posterior dele no passado, quando já tinha conhecimento de mais fatos. No entanto, tudo dá errado.

 

O que acontece é que no final ele sofre o acidente, e pede aos céus a morte por estar cansado de tentar mudar as coisas e não obter sucesso..mas, ele não morre. Quando ele acorda no hospital não se lembra dos dois últimos anos de sua vida. Ele começa a investigar os fatos para tentar descobrir o que aconteceu, mas paralelamente descobre que é um viajante do tempo.

 

Compreendeu agora? esse parágrafo acima é o mesmo primeiro parágrafo lá do início da explicação!! Para compreender a estória, continue lendo tudo de novo até chegar nesse ponto. Daí volte para o primeiro parágrafo e continue a ler e fazer o mesmo movimento eternamente. A única forma de o personagem voltar no mesmo ponto e a cena dele acordando se repetir igualzinho lá no início do filme é que o tempo não seja linear, o tempo nesse ponto não está mais correndo para frente, ele está se entortando sobre si mesmo, como se formasse um círculo. O personagem está condenado a passar a eternidade tentando consertar algo que já está previsto que não será consertado. O personagem atinge a imortalidade, mas sofrerá por toda a eternidade a repetição de suas tentativas frustradas porque ele esquece seus avanços toda vez que atinge o ponto do acidente e do hospital.ivoschandelier2006-4-15 15:32:54

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

Pow mt boas as explicações de Donnie Darko...eu tenho outra uma dúvida sobre o filme.

Porque, no começo do filme, quando a mãe de Donnie sai do quarto dele ele a xinga?

Pra mim isso quebra todo o relacionamento deles mostrado durante o filme. Alguêm me explica?

Link to comment
Share on other sites

 

 

Pow mt boas as explicações de Donnie Darko...eu tenho outra uma dúvida sobre o filme.

Porque' date=' no começo do filme, quando a mãe de Donnie sai do quarto dele ele a xinga?

Pra mim isso quebra todo o relacionamento deles mostrado durante o filme. Alguêm me explica?

[/quote']

 

Explico...aliás, a resposta minha já é padrão porque várias pessoas me perguntaram isso... smiley36.gif

 

Spoilers:

 

Donnie xinga a mãe dele no início do

filme...bom...às vezes eu consigo compreender muito as atitudes do

personagem porque me sinto como ele...o problema é que Donnie é

revoltado com as coisas que vê acontecerem no mundo...as pessoas

aceitam as coisas sem questionar o que de fato significam, só porque

outras disseram que é bom...isso é propagado através da mídia (o papel

de Jim Cunninghan), da alienação e moralismo das gerações anteriores (o

papel da professora e da linha do "medo" que ela faz no quadro negro),

das escolas, enfim, de tudo o que você tem contato.  isso é tão

grave que , se tomarmos o exemplo brasileiro, vemos que  até hoje

as classes dominantes nos nossos países são as mesmas. A

gente não luta por nossos direitos porque a imagem da justiça é a de

que não vai adiantar...o processo vai ficar enrolando até ser esquecido

em uma gaveta... é essa alienação das pessoas que Donnie não suporta. E

conseguir questionar as estruturas básicas da sociedade significa não

conseguir sobreviver nela, pelo grande número de armas que ela usa pra

manter essa estrutura de alienação...você passa a questionar

simplesmente tudo. E a revolta quando vê que "abrir os olhos" das

pessoas não leva a uma mudança da postura delas (simplesmente porque é

difícil demais mudar) frustra tanto você que passa a não conseguir mais

agir como uma pessoa comum. Isso explica a reação de Donnie quanto a

mãe. Logo no início você observa a passividade dela mediante

circunstâncias comuns do dia a dia, a manutenção de uma certa elegância

falsa em seu andar, falar e agir (note a reação dela quando Donnie a

chama de Bitch, mantendo sempre uma certa compostura). isso lembra

aquele negócio do "fingir estar sempre tudo bem", mesmo que não

esteja...Donnie fica tentando uma reação da mãe, uma saída pra sua

revolta...um sinal de que há alguém diante daquela compostura falsa que

questiona, mas está sufocada demais pra agir. Não é que ele não gosta

da mãe...ele não suporta a alienação dela...e isso reflete em raiva...

 

Essa é minha interpretação pessoal... smiley1.gif

Mr. Scofield2006-8-6 8:11:30

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não entendi aquele final de "A Doce Vida" (La Dolce Vita' date=' 1960, Federico Fellini). Se alguém puder, por favor me explique.[/quote']

Tenho várias coisas no final, mas o que vc não entendeu, pra me refrescar a memória?

vomit-smiley-007.gif Nunca entendi Laranja Mecânica, quando leio a crítica, eu entendo a idéia do filme. E quando eu assisto, a coisa muda de figura e ñ entendo mais nada, parece q nada faz sentido. smiley24.gif

[/quote']

Faça assim: ignore as críticas e crie a SUA interpretação do filme. Não tenha medo de viajar um pouco.

Eu pessoalmente vejo o filme como um estudo de natureza/cultura, e como funcionam as tentativas (feitas com total intuito político) de "consertar alguém". Mas só o fato de presenciar aquela experiência, como se nós fôssemos espectadores de cientistas, já é extremamente gratificante.

rubysun2006-8-6 22:37:21
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Até hj custo a entender o final de A Passagem...Já ouvi milhares de explicações mas nenhuma delas conseguiram satisfazer minhas dúvidas sobre o final.Coisas q entendi:

-O q foi mostrado no filme trata-se do momento de transição do personagem da vida para morte,onde ele passa meio q por uma realidade paralela

-A função dos personagens na realidade encaixando-os na "ficção" criada pelo personagem do Ryan Gosling,Ewan Mcgregor q era médico e tentava salvá-lo da morte vira psiquiatra q tenta salvá-lo de suicídio e a Naomi Watts q era enfermeira e q o auxiliava nos socorros do acidente torna-se companheira do psiquiatra q tentou suicidio e q o ajuda a entender o personagem do Gosling(o q se passa dentro de sua cabeça)

-Me pareceu no fim q os personagens de Ewan Mcgregor e Naomi Watts se conheceram em outras vidas(no fim ele a convida para sair) o q se reflete na ralidade criada por Gosling,e no momento em q eles se juntam para tentar salvá-lo do acidente.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O único filme que me lembro' date=' e que fico muito triste, de não ter entendido é 'Vertigo'. Não consegui interpretar o filme, infelizmente. 2001 não conta porque não se encaixa em filme 'que só eu não entendi' , pq ninguém entende. [/quote']

Vertigo é auto explicativo...

2001, por sua vez, depende da capacidade de abstração do indíviduo... Se ele for uma ameba, 2001 será um filme de 150min sobre o nada.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

vomit-smiley-007.gif Nunca entendi Laranja Mecânica, quando leio a crítica, eu entendo a idéia do filme. E quando eu assisto, a coisa muda de figura e ñ entendo mais nada, parece q nada faz sentido. smiley24.gif

salute.gif Se alguém puder me responder, agradeço imensamente. thank.gif

 

bye.gif

[/quote']

Laranja não tem muito segredo, mas aí vai:

SPOILERS

 

Como se sabe, Alex sofre aquele processo de 'lavagem cerebral' que o deixa mais manso que um beija flor... Ao tentar o suicídio depois de ser exposto à música do Beethoven, nosso amigo é internado e sofre uma cirurgia no cérebro (ou algo do gênero) para eliminar o comando que a sua cabeça recebeu de repudiar a violência.

Em seguida, Alex recebe a visita do político que encabeçou o marketing em cima da técnica Ludovico que oferece emprego ao rapaz, mas em troca pede a ele que ele fique de boca fechada e não se meta mais em encrenca. Resultado: Alex voltou a ter a índole violenta, mas agora com um emprego e salário, ele mostra para a sociedade que ele não teve nenhum problema com a técnica Ludovico e que ele está apto a exercer seu livre arbítrio.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não entendi aquele final de "A Doce Vida" (La Dolce Vita' date=' 1960, Federico Fellini). Se alguém puder, por favor me explique.[/quote']

Tenho várias coisas no final, mas o que vc não entendeu, pra me refrescar a memória?

vomit-smiley-007.gif Nunca entendi Laranja Mecânica, quando leio a crítica, eu entendo a idéia do filme. E quando eu assisto, a coisa muda de figura e ñ entendo mais nada, parece q nada faz sentido. smiley24.gif

[/quote']

Faça assim: ignore as críticas e crie a SUA interpretação do filme. Não tenha medo de viajar um pouco.

Eu pessoalmente vejo o filme como um estudo de natureza/cultura, e como funcionam as tentativas (feitas com total intuito político) de "consertar alguém". Mas só o fato de presenciar aquela experiência, como se nós fôssemos espectadores de cientistas, já é extremamente gratificante.

Valeu obrigada!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

vomit-smiley-007.gif Nunca entendi Laranja Mecânica, quando leio a crítica, eu entendo a idéia do filme. E quando eu assisto, a coisa muda de figura e ñ entendo mais nada, parece q nada faz sentido. smiley24.gif

salute.gif Se alguém puder me responder, agradeço imensamente. thank.gif

 

bye.gif

[/quote']

Laranja não tem muito segredo, mas aí vai:

SPOILERS

 

Como se sabe, Alex sofre aquele processo de 'lavagem cerebral' que o deixa mais manso que um beija flor... Ao tentar o suicídio depois de ser exposto à música do Beethoven, nosso amigo é internado e sofre uma cirurgia no cérebro (ou algo do gênero) para eliminar o comando que a sua cabeça recebeu de repudiar a violência.

Em seguida, Alex recebe a visita do político que encabeçou o marketing em cima da técnica Ludovico que oferece emprego ao rapaz, mas em troca pede a ele que ele fique de boca fechada e não se meta mais em encrenca. Resultado: Alex voltou a ter a índole violenta, mas agora com um emprego e salário, ele mostra para a sociedade que ele não teve nenhum problema com a técnica Ludovico e que ele está apto a exercer seu livre arbítrio.

Obrigada!!!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...