Jump to content
Forum Cinema em Cena

Caminho das Índias


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Replies 174
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Quando digo que vai ser diversão é exatamente porque lembro de O Clone, não era comédia mas nunca ri tanto... Esta aqui vai seguir a mesma cartilha. A parte polêmica (que a India é um dos lugares mais sujos do planeta) será convenientemente camuflada pelas paisagens filmadas em alta definição, Caminho das Indias é O Clone com marajá... 06

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se for pra ser comédia, espero que seja estilo Cobras e Lagartos, nunca tinha assistido uma novela com textos tão hilarios e personagens mais cômicos ainda...uma pena que só pode assistir as 3 ultimas semanas. Nesses tempos, acho q as autores deveriam investir em novelas do tipo.

Mas vamos esperar que venha "Caminhos das Índias", pelo menos vamos esperar algumas risadas igual "Ámerica" ainda me lembro da Debora Secco na danceteria que só tocava uma música...kkk 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Caminho das Índias" marca retorno das "licenças poéticas" de Gloria Perez

Tudo bem que "A Favorita", especialmente nos últimos capítulos, abusou da boa vontade do público em embarcar em histórias absolutamente impossíveis e incoerentes. Mas a despedida rocambolesca de Faísca e Espoleta não deve chegar aos pés do que aguarda o telespectador a partir de amanhã, quando estreia a nova novela das oito, "Caminho das Índias".

Por mais que qualquer telenovela em algum momento despreze a verossimilhança, nenhum autor da Globo hoje é páreo para o "despudor" de Gloria Perez, que assina a trama. Em "Caminho das Índias", a herdeira do estilo de Janete Clair (1925-1983) voltará a disparar seu arsenal de "licenças poéticas", no qual, só para ficar em um exemplo, as viagens entre o Brasil e as cidades indianas onde se passam as histórias são rápidas e simples como a ponte-aérea Rio-São Paulo.

O mesmo superavião que transportará personagens do Rio a Jaipur e Agra, famosa pelo Taj Mahal, já levou o elenco de "O Clone" (2001/02) a cruzar os mais de 7.400 quilômetros entre a capital fluminense e Marrocos em poucas horas.

Isso sem falar da salada de idiomas que dominou, além de "O Clone", "América" (2005), suas duas novelas anteriores, também baseadas em intercâmbios, como será "Caminho das Índias". Mas é exatamente esse "tempero exótico" que faz de Perez uma das líderes de audiência do horário nobre. E esse tipo de cobrança está longe de lhe tirar o sono: "Ah, não gasto ouvido escutando tolice", afirma a autora à Folha.

"É o mesmo que não gostar de 'Ben-Hur' porque falava inglês e não latim, que abominar 'Gandhi' por não ter sido filmado em hindi, que ridicularizar o cinema porque, em todos os filmes, o táxi está sempre na porta quando alguém precisa ou apedrejar 'A Favorita' porque, de dupla sertaneja a presidiária, Flora desembarcou com a maior desenvoltura na presidência de uma grande empresa", compara a novelista.

"Inshalá"

Perez conta que os personagens indianos, entre eles o casal protagonista interpretado por Márcio Garcia e Juliana Paes, falarão em português e sem sotaque, diferentemente do que acontecia, por exemplo, com o grego de Tony Ramos em "Belíssima" (2005/06), de Silvio de Abreu. "Mas há um trabalho de prosódia, para que pronunciem corretamente o que deve ser dito em hindi ou sânscrito."

 

Algumas cenas, como as de rituais religiosos, serão faladas em sânscrito, conta Perez, com a consultoria de indianos.

E certamente teremos a onda indiana no Brasil, como aconteceu com o "Clone", quando os brasileiros repetiam "inshalá", curtiam a dança do ventre e usavam as bijuterias e maquiagens da muçulmana Jade (Giovanna Antonelli). Agora, o boom deverá ser da ioga, praticada pelos protagonistas de "Caminho das Índias", e de roupas indianas, como o sári, um pano enrolado no corpo, e punjabis, calça com uma bata.

A autora conta ter se inspirado em produções de Bollywood, a indústria cinematográfica da Índia, além de "filmes de arte" do país. "Os filmes são importantes para se observar costumes, tradições, rituais, gestuais e comportamentos."


 

09016329xn0.gif

09016329ca4.gif

06
skellington2009-01-19 09:38:10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa novela vai ser mais um típica de Glória Perez... Ridícula do início ao fim, com audiência mediana no início e depois um monte de situações armadas para ter um boom de audiência... Ou seja, novela típica como qualquer outra, mas as de Glória Perez tão um que a mais... Tem o ridículo...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Texto legal do site Estrelando sobre a "nova" novela da Glória:

 

 

DEZ COISAS QUE NÃO PODEM FALTAR EM UMA NOVELA DE GLÓRIA PEREZ

Sabe receita de bolo' date=' que se faltar fermento ele não cresce? Então, é quase assim uma novela de Glória Perez... Se nas tramas de Manoel Carlos não falta o Leblon e a Helena, as da novelista também tem seus ingredientes básicos. Caminho das Índias não vai fugir a regra, veja só!

1- TRIÂNGULO AMOROSO

Ao invés de vilões, triângulos amorosos se tornam os grande conflitos das novelas de Glória Perez. O esquema é basicamente sempre o mesmo: a mocinha é obrigada a casar com um homem por imposição da família, mas na verdade ama outro. Acha que é invenção nossa? Que nada, é mais comum do que parece, vide Dara, Igor e Júlio em Explode Coração; Jade, Lucas e Said em O Clone e agora Maya, Bahuan e Raj.

 

2- CENAS EM OUTRO PAÍS

Entre outras coisas, as novelas de Glória Perez funcionam como uma espécie de guia turístico. Depois de viajar por Marrocos em O Clone e Miami e México em América, agora a novela foi para a Índia e Dubai. Apensas um aviso aos telespectadores-passageiros, nestes países, diferente do que acontece na TV, as pessoas não falam português.

 

3- CAMPANHA SOCIAL

A novelista, que se declara pioneira no merchandising social nas telenovelas, falou sobre o bebê de proveta em Barriga de Aluguel, transplante de órgãos em De Corpo e Alma, crianças desaparecidas em Explode Coração, drogas em O Clone e deficientes visuais em América, ufa! Agora o debate que entra em cena é sobre a loucura, liderado por Bruno Gagliasso, o Tarso.

 

4- MENINA PRODÍGIO

E mais uma menina prodígio vem aí! Não contente em lançar Khadja, personagem de Carla Diaz que a única coisa que queria com  menos de dez anos de idade era encontrar um marido muito rico que a enchesse de ouro e Flor, a deficiente visual de América que enxergava tudo, vem aí Anusha, primeira personagem de Karina Ferrari que vai dar um show de dança indiana.

 

5- PASTELARIA

Se fartou de comer o pastel de bacalhau de Dona Jura em O Clone? Pois para quem sentia falta do tempero, seus problemas acabaram. Isso porque Mara Manzan deixou o piscinão de Ramos e agora será Ashima, dona de uma pastelaria na Lapa, Rio de Janeiro.

 

6- BORDÃO

Stop, Salgadinho, não é brinquedo, não, lá no Piscinão de Ramos cada mergulho é um flash, copiou? Diretamente de Explode Coração, O Clone e América, as expressões lançadas por Glória Perez caíram na boca do povo e, em Caminho das Índias, ela já prometeu jogar vários bordões esperando que um pegue.

 

7- INTERNET

Glória Perez assiste TV pela internet e atualiza seu blog diariamente. Não contente, seus personagens também são internautas confessos. Dara, ainda na época da conexão discada, não saia do computador em Explode Coração. Mais recentemente, em América, Rique quase caiu nas mãos de um pedófilo de tanto que ficava na sala de bate-papo. Desta vez, Valquíria, personagem de Rosane Gofman, vai tentar arrumar um namorado na rede.

 

8- ELIANE GIARDINI COMO MÃE TRADICIONAL

Lembra de Eliane Giardini em Explode Coração? Ela era Lola, uma tradicional mãe cigana. Lembra de Eliane Giardini em O Clone? Ela era Nazira, uma tradicional muçulmana que fazia as vezes de mãe de Said. Lembra de Eliane Giardini em América? Ela era Neuta, uma tradicional viúva que fingia não saber que o filho era gay. E advinhe qual será a personagem dela em Caminho? Indira, uma tradicional mãe indiana.

 

9- ASPIRANTE A FAMA

Em Explode Coração Sarita, Floriano Peixoto, queria alcançar sucesso com seus shows. Depois, em O Clone, quem desejava alcançar a fama era Karla. E, coincidência ou não, a ex-BBB Juliana Alves será Suellen, aspirante a entrar no reality show.

 

10- A SEGUIDORA DOS COSTUMES

Se nas novelas de Glória Perez sempre tem a mocinha que não segue os costumes e quer fugir das determinações da família, também sempre há o exemplo de qualquer família cigana ou muçulmana. Seguindo o exemplo de Leandra Leal em Explode Coração e Letícia Sabatella em O Clone, Cleo Pires será Suria e viverá desesperada para dar um filho homem ao marido.

[/quote']
Jailcante2009-01-19 21:43:34
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Victor Fasano (07), Neusa Borges, Eliana Giardini, Nívea Maria, Juliana Paes, Totia Meireles, Vera Fischer, Stênio Garcia, Letícia Sabatella, Antonio Calloni, etc, etc e etc, são outros que não podem faltar numa novela dela.

 

Roberto Bonfim e Murilo Benício também. Mas o primeiro está na novela das 7 e o outro acabou de fazer A Favorita.

 

Sorte deles. 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Neusa Borges é a operária da Globo que, se não fosse a Glória Perez, nunca mais seria chamada. Coitada, ela é obrigada a se encaixar em cada papel das novelas dela só pra garantir o pão de cada dia. Nem nos Mutantes ela consegue emprego. Mas agora é hora de faturar uns "trocados". Depois, só na próxima da autora. E haja a fazer bicos até lá. 06

 

Com o fim de A Favorita, vou sentir saudades daquela mania que eu tinha de estar na frente da TV sempre às 20 horas, já que aqui não tem horário de verão. Não gosto das novelas da Glória Perez e não vou dar chance a essa. Márcio Garcia e Juliana Paes não tem nada a ver. Vai ser como em América, que tinha o Murilo e a Secco, e a química nunca aconteceu. Lembro que na época o Monjardim abandonou o barco e a novela foi um fracasso. Em relação as novelas da Globo, estou de férias. Pelo menos até a próxima do João Emanuel Carneiro. 06

 

Tetsuo2009-01-20 09:32:42

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Não vi nenhum capítulo, mas imagino como deve ser chata. Toda vez que passo pela tv está tocando alguma música indiana e mostrando a cidade. Aí eu volto pro pc, passa um tempo, e eu passo pela tv de novo. E tome música indiana! 06

 

Minha mãe que adora novela diz que não aguenta mais aqueles "pajés" indianos contando estórias para um grupo de crianças.

 

Sem falar que Dona Glória Perez faz a Globo gastar uma grana preta nesse estilo de novela. A Favorita era mais barata e fez muito mais sucesso. Como está o ibope desta? Alguém sabe?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Como está o ibope desta? Alguém sabe?

 

O 1º capítulo de Caminho das Índias deu 37 pontos, mais do que o da Favorita que deu 35.

Na 2ª semana a novela registrou 31 pontos na segunda, 35 na terça, e quarta e quinta fechou com 36.

 

Tá seguindo a linha dos primeiros capítulos de A Favorita.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...