Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain


Thiago Lucio
 Share

Recommended Posts

  • Members
Amelie é um filme pra ver e achar "bonitinho". Pouca coisa permanece depois que os créditos sobem... Nota 6/10.

Pra mim não tem nada a ver' date=' parte técnica a parte, esse filme é ótimo como estudo da melancolia. Não é porque um filme é otimista e idealizado ao extremo que ele deve ser considerado vazio e bobo. Prefiro mil vezes esse a um 21 Gramas da vida, por exemplo.

[/quote']

Somos 2 (prepare-se para as pedradas).

Somos 3 (preparada para as pedradas)

Este filme é "fabuloso" mesmo. E, como alguém já disse anteriormente, ele entra na lista dos filmes da minha vida... e nas primeiras posições!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como o Latino disse' date=' é intrigante que várias mulheres considerem este o "filme de suas vidas"...

Bonzinho, at best.[/quote']

Este filme é "fabuloso" mesmo. E' date=' como alguém já disse anteriormente, ele entra na lista dos filmes da minha vida... e nas primeiras posições!

[/quote']

pois é...

rubysun2006-6-15 1:6:3
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Amelie é um filme pra ver e achar "bonitinho". Pouca coisa permanece depois que os créditos sobem... Nota 6/10.

Pra mim não tem nada a ver' date=' parte técnica a parte, esse filme é ótimo como estudo da melancolia. Não é porque um filme é otimista e idealizado ao extremo que ele deve ser considerado vazio e bobo. Prefiro mil vezes esse a um 21 Gramas da vida, por exemplo.

[/quote']

Somos 2 (prepare-se para as pedradas).

Somos 3 (preparada para as pedradas)

Este filme é "fabuloso" mesmo. E, como alguém já disse anteriormente, ele entra na lista dos filmes da minha vida... e nas primeiras posições!

Somos 3,5. Tenho ambos os filmes classificados com 9,7. 21 gramas está em 7o lugar e Amelie em 9o lugar. Acho filmes diferentes, porque escolhem caminhos diferentes para passar o que querem passar. Filmes otimistas, idealizados, com finais tragicos ou felizes podem ser bons, e se todos fossem iguais seria um tédio enorme. Valorizo filmes independente dessas características, com excessão de Crash, que na minha opinião pecou por terminar tudo tão bem.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Não que eu considere 21 Gramas um filme ruim' date=' longe disso, só acho que muita gente "favorece" esses filmes pesados, como se não ter um final feliz fosse a resposta para qualidade. O que eu mais gosto de Amelie não é a felicidade que o filme transmite, mas a criatividade do roteiro. Se vc parar pra pensar, filmes como Sin City tb não oferecem muito conteúdo, mas não deixam de ser uma experiência única. [/quote']

Eu adoro Amelie exatamente por ser uma experiência mais do que uma história. Mas eu gosto mais de 21 Gramas, não por ser um filme mais pesado, mas porquê eu gosto mais de histórias que falem desse lado sombrio do ser humano. Mas são filmes diferentes e não deveriam nem ser comparados.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 1 year later...
  • Members

Engraçado pois vi o filme ontem e quando entro aqui o tpc está na primeira pagina. Gostei bastante, mas achei que foi perdendo um pouco de ritmo, por isso daria uns 4,5 ao invés de 5 - mas isso não tira seus méritos, o roteiro do filme é ótimo, a parte técnica toda muito boa, Audrey adorável. Gostei em especial daquela parte que dizia o que cada personagem gostava e não gostava.06 E concordo com o que disseram aí, não é por o filme ser otimista que é inferior, pelo contrário, acho que realmente tem muita coisa pra ser analisada aí.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Felipe, eu tenho quase certeza que daqui a alguns meses (talvez até menos) vc vai se esquecer completamente do que vc achou serem defeitos. Esse filme gruda na mente e vc logo percebe o quanto ele é único. Pelo menos isso foi o que aconteceu comigo, fiquei surpreso comigo mesmo por ter colocado o filme no meu top 10 algum tempinho depois de ter visto.  

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Felipe' date=' eu tenho quase certeza que daqui a alguns meses (talvez até menos) vc vai se esquecer completamente do que vc achou serem defeitos. Esse filme gruda na mente e vc logo percebe o quanto ele é único. Pelo menos isso foi o que aconteceu comigo, fiquei surpreso comigo mesmo por ter colocado o filme no meu top 10 algum tempinho depois de ter visto.  [/quote']

 

Penso o mesmo, toda vez que tenho que fazer um top 10 nunca me esqueço do filme. Li aqui o pessoal falando que não entende as pessoas que dizem terem sido marcadas pelo filme, bom, fui uma delas. Amei todo o otimismo do filme, o jeito da narração, atuações, direção, fotografia...enfim, eu amo.

Realmente uma bela fábula da vida moderna 03

lizbennet2007-12-20 18:23:52

Link to comment
Share on other sites

  • Members

amelie.jpg

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le Fabuleux Destin D'Amelie Poulain; Jean-Pierre Jeunet; 2001)

É praticamente impossível não se apaixonar por Amélie Poulain e seu filme, em parte pela estética maravilhosa e pelos enquadramentos que beiram a perfeição construídos pelo diretor Jean-Pierre Jeunet - que junto com Zhang Yimou tornou-se o meu preferido nesse quesito -, mas sem dúvidas, pela criatividade dos roteiristas, que constróem seus personagens de maneira tão única, tão genial, reconhecendo que cada um possue suas peculiaridades de maneira apaixonante, já refletindo o caráter de seus personagens (o escritor fracassado gosta de ver toureiros corneados, sentindo prazer em ver mais alguém fracassado em seu ofício e Madame Suzane não gosta de ver um pai sendo humilhado na frente do filho, refletindo sua integridade e bondade). E tudo isso é muito bem trabalhado, como por exemplo o fato de Amélie procurar detalhes que ninguém procura no cinema, reflete sua filosofia de vida ao encontrar maneiras criativas de ajudar as pessoas (com destaque ao anão viajante hahahaha). E Audrey Tautou, minha gente, que meiguice, que inteligência, que charme, que carisma!!! :P

Também muito marcante em seus valores técnicos ( :o para o fotógrafo Bruno Delbonel), confesso que não encontrei um único erro em O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, mas não é por isso que eu vou dar a nota máxima ao filme, mas sim pela jornada maravilhosa que o longa nos apresenta, transformando uma história clichê em um marco, um enorme triunfo! 5/5

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Amelie é um filme pra ver e achar "bonitinho". Pouca coisa permanece depois que os créditos sobem... Nota 6/10.

Pra mim não tem nada a ver' date=' parte técnica a parte, esse filme é ótimo como estudo da melancolia. Não é porque um filme é otimista e idealizado ao extremo que ele deve ser considerado vazio e bobo. Prefiro mil vezes esse a um 21 Gramas da vida, por exemplo.

[/quote']

 

Eu concordo que esse filme (aliás, ambos) é maravilhoso, mas discordo dessa comparação, já que: a) um filme não tem nada a ver com o outro, portanto a comparação é infundada; B) Amelie prefere ver as coisas de uma maneira diferente e possui uma filosofia de vida muito mais apurada (aí sim) do que Iñarritu, que numa vã tentativa de explorar seu pessimismo, torna todos os personagens em imbecis inconseqüentes em Babel. Já 21 Gramas apresenta personagens com o mesmo pessimismo, mas inteligentes à sua própria maneira.
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 1 year later...
  • Members

Amélie Poulain é um dos meus filmes preferidos.

 

A parte técnica, feita para que experimentássemos a sensação de estar dentro de um sonho, a trilha sonora magistral e a narrativa peculiar causam estranheza e conseguem prender o espectador, que a partir de então pode apreciar uma história sensacional.

 

Amélie não é sobre uma heroica parisiense ou sobre um super-fêmea. O grande barato do filme é que Amélie é uma moça simples, introspectiva, tímida, que, por não saber se relacionar com os outros, acaba achando que sua missão no mundo é deixar de lado a si mesma e manipular os outros para que eles sejam felizes.

 

Acho linda a forma como ela descobre que estamos aqui neste mundo para buscar, antes de tudo, a nossa própria felicidade e que isso só é possível entrando na roda, caindo dentro, se relacionando, deixando de lado o medo, enfim, vivendo a NOSSA vida e não a dos outros.

 

Amélie pode ser tanto uma mulher, quanto um homem, tanto faz. Não é um filme sobre mulheres especificamente, mas sim sobre relacionamento humano.

 

Longa vida ao diretor Jeunet!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não está entre os meus 10 filmes prediletos, mas é um dos que mais me emocionam. A meiguisse dos personagens, o nonsense que se arrasta por toda a história. Tudo me encanta. E a explicação para a "doença" da Amélie é deliciosa!

BrnoSoares2009-05-23 19:43:15
Link to comment
Share on other sites

  • Members
O filme é meigo' date=' como muitos já falaram. A narração no início consegue colocar um cobertor nos ombros do espectador e envolve-lo no filme. É gostoso demais assistir esse filme. Você ri com uma lágrima no canto do olho vendo as presepadas da Amelie.


[/quote']

 

Ah! Se eu conseguisse sintetizar as coisas dessa maneira! Obrigado, Maria Elena, você deu palavras aos meus sentimentos.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...