Jump to content
Forum Cinema em Cena

Mario Bava


Forasteiro
 Share

Recommended Posts

  • Members

Não custa tentar, embora seja quase certo que isto aqui não passe da primeira página e etc.

 

Mestre, mestre, mestre, mestre. Obras-primas absolutas até o 8, pelo menos. Um manipulador diabólico, perfeito construtor de atmosfera, uso sempre fantástico das cores, câmera, mise en scène inventivíssima, narrador completamente maluco e precursor do giallo (além de uma porrada de outras coisas, influência assumida de caras como Lynch, Burton e Scorsa). 

 

01. Operazione Paura (1966) - 4/4
02. Lisa e o Diabo (1973) - 4/4
03. Banho de Sangue (1971) - 4/4
04. Seis Mulheres Para o Assassino (1964) - 4/4
05. Schock (1977) - 4/4
06. O Chicote e o Corpo (1963)- 4/4
07. Olhos Diabólicos (1963) - 4/4
08. Rabid Dogs (1974) - 4/4
09. As Três Máscaras do Horror (1963) - 4/4
10. A Máscara de Satã (1960) - 2/4

11. Ill Rosso Segno Della Follia (1970) - 1/4
12. 5 Dolls For an August Moon (1970) - 1/4
13. Baron Blood (1972) - 1/4

 

E tá fácil de assistir Bavas, todos eles estão disponíveis por aí, vários com legenda em pt inclusive. VEJAM o cara, sério.
Forasteiro2009-02-15 13:26:13
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Coincidentemente baixei um filme dele que tava louco pra conhecer, mas não tinha oportunidade, já que é inédito em DVD no Brasil.

 

Estou falando de BANHO DE SANGUE (1971),  considerado por muitos como o pai de todos os SLASHER MOVIES - subgênero que bombou nos anos seguintes,  com filmes do calibre como Halloween, Sexta-Feira 13, O Dia dos Namorados Macabro, Acampamento Sinistro, Natal Sangrento entre outras muitas pérolas.

Com certeza é muito mais que um clássico, foi também uma grande fonte de inspiração, uma escola de sangue e violência para o gênero Terror.

Dá gosto de conhecer e apreciar filmes assim, e Mario Bava sempre vai ser um ícone pra quem gosta de filmes de terror.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tenho o Bava Box Set 1 e 2, a primeira com 5, a segunda com 8 filmes... E comprei o "Seis Mulheres Para o Assassino", que não tem nas caixas, à parte. Vou esperá-lo chegar pra (tentar) montar um top.

 

E o Bava não é ícone só pra quem gosta de filmes de terror, mas sim pra qualquer cinéfilo. Endosso o que o Forasteiro já falou, quem não conhece corra atrás.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ricardo, Banho de Sangue é OP. E é um exemplar interessante na filmografia do cara, porque neste ele manda à pqp toda aquela classe e sofisticação de outros trabalhos pra surtar com a narrativa e promover uma brincadeira com os personagens que tu nunca viu na tua vida (embora seja algo meio freqüente no horror italiano). Tem textinho aqui.

 

Aliás, o Schonfelder tinha me pedido, há uns 2 meses, se valia a pena comprar esse box e eu não sabia responder por ter visto a recém 3 ou 4 filmes. Pois então, vale demais, e Seis Mulheres Para o Assassino é pilar central do giallo, fundamental pra contrução do gênero.

 

Estes fora do ciclo do horror eu não vi (embora Rabid Dogs seja mais policial e de giallo 5 Dolls tenha muito pouco) e na verdade não tenho tanto interesse, a maioria eram trabalhos encomendados e etc.

 

E quanto ao que disse o Schonfelder sobre não ser apenas pra amantes do horror, pura verdade. Tinha esquecido de enfatizar isso, cinema é cinema, gêneros existem mais pra questão de organização de prateleiras de locadora. E o cinema colorido parece ter nascido para Mario Bava, o que esse homem faz com as cores é troço fora de série (o que também não impede que a fotografia p&b de Olhos Diabólicos seja das coisas mais lindas do mundo).
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Chegou meu Blood & Black Lace; empolgado para assistir, uma vez que

trata-se de um dvd duplo, cheio de extras, enfim, uma edição

aparentemente caprichada. Eis que, quando o filme começa, me deparo com

uma imagem péssima, em alguns momentos parece que a matriz para a

digitalização foi uma vhs... Resumo, um filme que tem em seu ponto

forte o apuro visual (o jogo de cores é um dos melhores da carreira do

Bava), acaba levando uma rasteira graças a uma edição horrenda. Não dá

nem pra por numa balança de comparação com os 13 filmes lançados nas

caixas da Anchor Bay... E o pior, esta é a única edição em dvd do

filme...

 

 

 

Continuando a saga, estão a caminho : Diabolik e Shock.

 

 

 

E o top, enquanto isso, vai sendo protelado, hehe.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bah, que merda. Eu vi Seis Mulheres Para o Assassino num release muito porco também, mas essa notícia de que se trata da única edição em dvd é terrível. Eu até ia baixar o do mkoff, mas não deve ficar longe do que eu peguei então...

 

Editei a nota de Black Sabbath, é impressionante a visão do Bava sobre o horror italiano numa fase ainda embrionária, é tipo uma profecia bem definida do que viria a ser literalmente as três faces do terror pelos italianos: o gótico, o climático e o giallo. Bava é bruxo.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

01. Lisa e o diabo - 5/5

02. Rabid dogs - 5/5

03. Schock - 5/5

04. Seis mulheres para o assassino - 5/5

05. O ciclo do pavor - 5/5

06. Olhos diabólicos - 4,5/5

07. Perigo: Diabolik! - 4,5/5

08. As três máscaras do terror - 4,5/5

09. O planeta dos vampiros

10. Banho de sangue - 4/5

11. Quatro vezes naquela noite - 4/5

12. 5 dolls for and august moon - 4/5

 

 Um dos filmes com melhor fluência do Mario Bava. Enquanto nos outros trabalho, por qualquer que seja o motivo, o primeiro ato costume ser ligeiramente monótono, em Seis mulheres para o assassino o cara já começa assombrando. Esse é um dos poucos giallos realmentes genuínos do diretor, tem uma fotografia irrepreensível, um uso mítico do vermelho, manipulação e atuações e estrutura que são dignas de uma grande produção com orçamento bem favorável. O que nem sempre é o caso do Bava.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Pros que acompanham os filmes do cara (acho que poucos aqui, infelizmente), pergunto : Já assistiram a versão "remontada" de Rabid Dogs ? (remontada entre aspas mesmo, uma vez que na verdade essa foi a primeira a ser lançada, a que seria a "original" só foi finalizada após). Pois bem, assisti Kidnapped hoje (as duas versões vêm no mesmo dvd) e sinceramente achei os inserts totalmente desnecessários - principalmente os da cena final, onde a mãe da criança (apresentada chorando no início) surge atendendo o telefone. Um anti-clímax que dá uma pincelada melodramática naquele final que, ácido e curto, encerrava o ciclo de filhadaputagens do filme de forma genial.

Além disso, a trilha sonora original (aquela coisa italiana cheesy, quase um pastiche das trilhas dos policias americanos da década de 70), mesmo com o áudio mais pobre, se adequa melhor ao filme.

Resumindo, o filho do homem (também diretor de cinema, responsável por esta remontagem) fez cagada.

 

Schonfelder2009-03-09 00:50:40

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
  • Members

 

 Visto AS TRÊS MASCARAS DO TERROR

 

 238256_4.jpg

 

  O filme é composto por três historias curtas, ligadas por um anfitrião (Boris Karloff) que introduz estas historias ao expectador, e as encerra com um comentario irônico. A primeira historia é intitulada "O Telefone", e acompanha a aterrorizante noite de Rosy (Michele Mercier), uma prostituta que passa a receber uma série de telefonemas ameaçadores. A segunda historia intitulada "Wurdulak" acompanha a historia de uma família russa do século 19, que tenta sobreviver ao próprio patricarca (Boris Karloff) quando este é transformado em um vampiro. A historia "A Gota D'Agua" fecha o filme. Neste terceiro conto, uma enfermeira (Jacqueline Pierreux) rouba o anél do cadáver de uma senhora na preparação para o funeral, e passa a ser assombrada por seu espirito.

 

 ASTRÊS MASCARAS DO TERROR é o primeiro filme do Bava que assisto. E devo dizer que achei bem interessante. Primeiro pela participação de Boris Karloff, que dá um charme bem especial para a produção. Segundo que o filme trabalha muito bem o clima de suspense através de detalhes sensoriais, especialmente nas historias que abrem e fecham o filme.

 

 "O Telefone" obviamente influenciou muito o cinema de horror. Parece ser plantada aqui a semente para o surgimento do Giallo, onde um mániaco espreita uma bela mulher. Alem da influencia no proprio cinema italiano, a idéia de uma moça receber ligações de um psicopata que esta mais perto do que se imagina seria reutilizada em outros filmes, ganhando notoriedade especialmente em QUANDO UM ESTRANHO CHAMA e PÂNICO. O segmento tambem contem cenas de nudez que são bem ousadas para a epoca.

 

 Achei O WURDULAK o segmento mais fraco. Ironicamente, foi o que teve uma produção maior, pois possui mais cênarios e um elenco maior. É uma historia de vampiro convencional, mas nada demais.

 

  "A GOTA D' AGUA" fecha o filme com chave de ouro. É a com duração mais curta, mas a mais aterrorizante na minha opinião. A iluminação usada neste segmento é completamente surrealista, o que intensifica o clima de pesadelo presente aqui. Alem do mais, pequenos ruidos como o som das gotas d' agua caindo no chão, o vôo de uma mosca ou o ranger de uma porta ganham grande importancia em um muito bem pensado desenho de som.

 

 Enfim, vale a pena assistir este trabalho do Bava que alem de todos os seus méritos, emprestou sua tradução de título na Inglaterra a banda de um certo comedor de morcegos.  
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Que papagaiada foi essa ai em cima?09

 

 Bom, assisti ao ótimo A MASCARA DE SATÃ

 

 238152_4.jpg

 

  Na trama, uma bruxa do século 17 (Barbara Steele) é queimada viva pelo irmão inquisidor, e tem a mascara de satã pregada em seu rosto, para que ela fosse identificada para sempre como uma serva do dêmonio. Antes da execução, a bruxa amaldiçoa a propria familia, prometendo que vai viver novamente no futuro e efetuar sua vingança. Dois séculos depois, um médico e seu assistente (Andréa Checci e John Richardson) viajam pela região, e acabam acidentalmente encontrando a tumba da bruxa e a ressucitando. Agora, a perversa feiticeira pretende executar sua vingança contra seus descedentes, alem de tentar possuir o corpo da bela Katia ( Barbara Steele novamente) para que possa ter juventude e beleza novamente.

 

  A MASCARA DE SATÃ é um filme de terror bastante atmosférico, que evoca aquele climão presente nos velhos filmes de horror da Universal feitos nas décadas de 30 e 40. E Bava utiliza-se muito bem de todos estes cênarios classicos, como a floresta enevoada onde lobos uivam de forma arrepiante, o castelo misterioso repleto de cantos escuros e passagens secretas, a tumba abandonada há séculos que é repleta de teias de aranha, e por ai vai.

 

 A trama do filme é simples, mas super bem conduzida. Na verdade, até lembra um pouco o média metratem O WURDULAK, que Bava dirigiria posteriormente, principalmente no que diz respeito ao par rômantico dos dois filmes.

 

 A MASCARA DE SATàé um filme válido principalmente pela excelente direção de Bava, que não se limita somente a um tipo de manipulação cinematografica para gerar terror ou suspense. Por exemplo, a cena de abertura que mostra a execução da bruxa é chocante pela brutalidade como Bava retrata a tal mascara do titulo sendo impiedosamente pregada no rosto da bruxa. Outra cena que merece destaque é a da ressureição do sevo da feiticeira, onde vemos o sinistro homem emergir lentamente de seu túmulo tambem usando a bizarra mascara de satã, e andar pela noite tempestuosa, até que enfim retira a mascara do rosto, e nos revela o seu rosto apodrecido. Essa sequencia ao contrario da cena de abertura é construida com toda a calma do mundo, apostando mais na sutileza do que no choque. É Bava mostrando que domina ambas as formas de fazer terror.

 

 Enfim, A MASCARA DE SATÃ vale a conferida. É um filme de terror gótico com um clima de suspense e horror muito bem construido. Bava manda bem aqui. Realmente fiquei com vontade de ver mais coisas desse cara.

 

 
Questão2012-02-18 08:45:41
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

 

 Visto SEIS MULHERES PARA O ASSASSINO

 

 blood+and+lace.jpg

 

  Na trama, uma agência de modelos italiana é abalada quando uma de suas modelos é assassinada nas dependencias da agência. Quando o diario da vitima, que contem informações comprometedoras sobre modelos e funcionarios da agencia é encontrado, o assassino mascarado que matou a modelo passa a tentar recuperar o diario, nem que para isso tenha que cometer novos assassinatos.

 

  Apesar do titulo horrivel, SEIS MULHERES PARA O ASSASSINO é um trabalho bem interessante do Bava, com uma direção bastante segura e inventiva, e doses de violencia e erotismo bem generosas para a epoca.

 

 Com certeza, o maior destaque do filme é a fotografia e a direção de arte. Não é uma fotografia que chama a atenção para si, mas constrói de forma perfeita o clima de suspense  da historia. A direção de arte já se destaca mais. Bava faz do vermelho a cor oficial do filme. Vemos o vermelho constantemente em objetos de cena, como nos varios manequins espalhados pela agencia, na capa do diario da primeira modelo morta, na placa da agencia, e mesmo nos telefones. E é claro, no sangue das vítimas. Alias, são através desses objetos de cena que Bava constrói uma inteligente rima visual, ligando o começo e o final do filme.

 

  A violencia do filme como eu já disse, é relativamente intensa para uma produção de 1964. Bava não economiza no sadismo, principalmente na morte da bela Peggy (Mary Arden) que primeiro é cruelmente espancada pelo psicopata, para depois ter seu rosto pressionado contra uma chapa em brasa. Claro que não chega nem perto da violencia que caras como Dario Argento e Lucio Fulci apresentariam na decada de 70, mas na epoca do lançamento deve ter sido bem chocante.

 

 O roteiro é bem simples, quase ingênuo. Temos uma clara trama policial com um claro "quem matou?" com direito a Mcguffin e tudo mais. Alias, na hora de apresentar esse McGuffin, Bava dá uma escorregada feia, ao mostrar um plano do rosto incomodado de cada personagem que consegue no momento em que é revelado a existencia do diario da primeira vitima. Uma falta de sutileza bem atroz do italiano. Mas os italianos nunca foram famosos pela sutileza mesmo, então dane-se06

 

 Mas se o roteiro do filme não é instigante, ao menos não ofende a inteligencia do expectador. Alem do mais, Bava esta claramente mais interessado na estética do que na narrativa. O interesse do italiano é retratar belas mulheres sendo mortas de forma criativa pelo assassino mascarado de chapéu. E isso ele faz muito bem. A atmosfera aqui é muito mais importante que a historia. Exemplifico aqui citando uma otima cena de assassinato que acontece em um antiquario. Bava dá a cena uma iluminação quase non sense, o que dá a ela um perturbador clima de pesadelo e sensação de desorientação, algo que ele já havia feito antes em um dos segmentos de AS TRÊS MASCARAS DO TERROR. O desfecho da cena é rapido e brutal, com o maniaco utilizando uma manopla para golpear o rosto da vitima, depois de persegui-la em um verdadeiro jogo de gato e rato pelo antiquario.

 

 Enfim, SEIS MULHERES PARA O ASSASSINO é o filme menos bom do Bava que ví até então, mas mesmo assim vale muito a pena. Aqui esta a fonte de onde surgiu os subgêneros slasher, e principalmente o giallo. 

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Members

Visto OLHOS DIABÓLICOS

 

laragazzachesapevatroppo-locandina.jpg

 

Na trama, Nora Davis (Leticia Roman) é uma jovem americana viciada em livros de mistério, que vai passar uns tempos em Roma com uma amiga de sua mãe. Mas a sorte da jovem não anda boa. Em sua primeira noite em Roma, sua anfitriã morre devido a um ataque de pressão alta. Como o telefone esta inoperante devido a uma tempestade, a jovem sai na rua em busca de ajuda, mas acaba levando uma pancada na cabeça após um assalto. Mas os problemas de Nora começam realmente depois que ela acorda, e testemunha uma mulher morrer apunhalada. Ela volta a perder os sentidos depois disso, e ao acordar, não há nenhum cadáver no local. Ninguem acredita na historia da moça, que vê a situação se complicar ainda mais quando descobre que dez anos antes, uma mulher foi assassinada no mesmo local em que ela testemunhou o suposto crime.

 

Há muitas discussões sobre qual teria sido o primeiro filme Giallo, mas não há discussão alguma sobre quem é o pai do Giallo, e este pai é Mario Bava. Com OLHOS DIABÓLICOS, Bava estabelece varias das caracteristicas deste subgênero, como a trama policial envolvendo um assassino em serie que só sera desmascarado ao final, e a pessoa comum que se vê envolvida nesta trama por estar no lugar errado e na hora errada (herança do mestre do suspense Alfred Hitchcock).

 

Ainda assim, esta obra soa bem diferenciada quando comparada aos outros trabalhos do mestre italiano. Neste filme, o cineasta preferiu trocar a sua habitual violencia gráfica pela sugestão. Ao mesmo tempo, há um certo ar de "cinema homenagem" no projeto. Se no posterior A MASCARA DE SATÃ, Bava homenageava os classicos filmes de horror da Universal, em OLHOS DIABÓLICOS, o realizador italiano parece pagar tributo ao cinema Noir. A historia é contada por um narrador observador, que acaba não sendo muito utilizado, já que muitas vezes só nos conta o que estamos vendo, embora Bava não chegue a desperdiçar o recurso totalmente, a exemplo da muito bem humorada cena em que o Narrador nos conta os planos de Nora e o que se passa na cabeça desta enquanto ela monta uma armadilha em sua casa para o assassino.

 

A belissima fotografia em preto e branco se utiliza muito bem do velho jogo de luz e sombras tão comum no cinema noir para gerar o suspense, e de quebra criar belos quadros. Destaque para a cena do assassinato que desencadeia o mote central da historia, onde Nora caida no chão, vê a silhueta do homem de chapéu se aproximar de sua vitíma e arrancar a faca que esta tinha cravada nas costas.

 

O elenco é bem dirigido, e parece ter entendido bem o espirito da obra. Leticia Roman, com seus olhos expressivos, consegue fazer com que o publico simpatize com Nora. A atriz é bem dirigida, conseguindo equilibrar bem os momentos mais apreensivos e os mais bem humorados de sua pérsonagem. Já John Saxon, mais conhecido por seu trabalho como o pai da mocinha de A HORA DO PESADELO, faz o papel simples do namorado preocupado com a paranóia da amada,

 

Enfim, OLHOS DIABÓLICOS é o filme mais "descontraido" do Mario Bava que vi até então. Não é nenhuma obra prima, mas com certeza vale a conferida. Um suspense Bem filmado, que origina o Giallo e homenageia o Noir. Diversão garantida.

Link to comment
Share on other sites

  • 11 months later...
  • 11 months later...
  • Members

 Visto RABID DOGS

 

 rabid_dogs_dvd.jpg

 

   

   Na trama, três criminosos conhecidos como Doutor (Maurice Poti), Blade (Don Backy) e Trinta e dois (George Eastman) realizam um violento assalto a uma empresa farmacêutica, e na fuga sequestram Maria (Lea Lander) uma mulher que passava, assim como Riccardo (Riccardo Cucciolla) um homem que estava levando um menino doente para o hospital. Os bandidos obrigam seus reféns a leva-los até o local onde vão repartir o dinheiro, em uma tensa e violenta viagem.

 

  Por muito tempo, RABID DOGS foi considerado "o filme perdido de Mario Bava". Apesar de ter sido rodado em 1974, o filme só seria lançado nos cinemas vinte e quatro anos depois, já que na época de seu lançamento, a película foi apreendida pelos tribunais italianos depois que o produtor faliu, em decorrência da morte  do principal investidor do projeto em um acidente de carro. Bava teria tentado resgatar o filme até sua morte em 1980, mas foi somente em 1998 que RABID DOGS finalmente foi lançado no mercado Home Video, graças aos esforços de Lamberto Bava, filho de Mario, e seu assistente na produção deste filme. Palmas para Lamberto, pois se não fosse ele, o mundo não veria mais um ótimo trabalho do mestre Mario Bava, se aventurando em um subgênero até então inexplorado em sua filmografia.

 

  O roteiro escrito por Alessandro Parenzo é totalmente desiludido com a natureza humana, retratando os bandidos como verdadeiros "cães raivosos", especialmente o maniaco sexual Trinta e dois, que faz a histérica Maria passar o diabo em suas mãos, não perdendo uma unica chance de humilhar e aterrorizar a pobre moça. Como em todo o road movie que se preze, os criminosos e os reféns encontram todo o tipo de pessoa em sua viagem, que só reforçam a visão pessimista que Bava lança sobre o ser humano, como o omisso frentista encontrado pelo grupo, ou a oportunista (e irritantemente falastrona) caroneira vivida por Maria Fabbri.

 

 Acostumado a usar a fotografia de seus filmes para aumentar o clima de pesadelo das historias que conta, Bava opta aqui por utilizar uma fotografia mais saturada, para ressaltar o calor da tarde em que a trama se passa, o que consequentemente aumenta a tensão. Os personagens são sempre mostrados estando ensopados de suor, o que aliado aos figurinos esfarrapados e cabelos e barbas desgranhadas, torna personagens como Blade e Trinta e dois ainda mais ameaçadores.

 

  Falando em figurino e penteado, é interessante notar como o filme usa esses dois elementos para pontuar as diferenças entre o trio de criminosos. É só compararmos o visual de Trinta e dois, o mais violento e incontrolável do trio, retratado praticamente como um homem das cavernas, com o do Doutor, de barba feita e usando paletó ao invés das camisas regatas de seus companheiros, e que não surpreendentemente, revela-se como sendo o cérebro do grupo (mas não menos perigoso).

 

  Bava não chega a ser explícito nas cenas de violência. Nunca vemos o punhal de Blade perfurar a carne de alguém, ou as balas do revolver do Doutor rasgar a carne de suas vítimas. Diferente do que havia feito em BANHO DE SANGUE por exemplo, Bava mostra a brutalidade da violência nos momentos que a antecedem e a sucedem, e não no momento em si. Tal recurso funciona muito bem dentro do filme, e de bonus dá ao cineasta a chance de não se repetir.

 

  Destaque também deve ser dado a trilha sonora de Stelvio Cipriani, que já havia trabalhado com o diretor no já citado BANHO DE SANGUE. A musica constantemente presente casa direitinho com o clima do filme, e colabora no crescendo de tensão.

 

  Finalizando, vale muito a pena conhecer esta obra mais desconhecida, e quase perdida de Mario Bava. Um exercício de suspense e violência psicológica, com um desfecho totalmente pessimista e amoral, ressaltado pelo desconfortável plano final. Um thriller road movie de responsa.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Members

 Visto O CHICOTE E O CORPO

 

 8479_poster.jpg

 

  

   Na trama passada no Sec. XIX, Kurt Menliff (Christopher Lee) é um nobre que retorna ao castelo de sua família anos depois de provocar o suicídio da filha da criada Giorgia (Harriet Medin). Kurt tem uma recepção fria de toda a família, mas não se importa nem um pouco, já que esta ali apenas para reclamar a sua pare da herança. Entretanto, Kurt é misteriosamente assassinado, e pouco tempo depois, sua cunhada Nevenka (Daliah Lavi), com quem mantinha um caso, começa a ver Kurt rondando as dependências do castelo.

 

  Lançado em meados dos anos sessenta, O CHICOTE E O CORPO é mais um horror gótico maravilhosamente dirigido por Mario Bava, que através de imagens fortes e de caráter fortemente onírico mostraram-se extremamente ousadas para o seu tempo. Entretanto, no primeiro ato da narrativa, o diretor faz a sabia escolha de se utilizar de uma linguagem mais sóbria e construir o suspense que existe em torno do personagem de Christopher Lee, desde antes que ele surja na tela, ao mostrar uma silhueta sombria cavalgando em direção ao castelo onde se passa a maior parte da história, enquanto Giorgia fala sobre a índole de Kurt.

 

. O talentoso ator britânico, que ficou marcado principalmente por seu trabalho como o Conde Drácula na franquia da Hammer (algo que a tradução brasileira descaradamente tentou aproveitar ao lançar o filme por aqui inicialmente com o título "Drácula: O Vampiro Do Sexo" :blink: ) tem uma atuação excelente como Kurt. Irônico e sedutor, Lee mantém um olhar sempre debochado no rosto do nobre sádico, que com longas vestes negras, anda quase como uma aparição pelo castelo de sua família.

 

  Mas é na relação de Kurt com Nevenka, vivida pela belíssima Dallah Lavi é que se encontram as maiores ousadias de O CHICOTE E O CORPO. Desde o início é clara a tensão sexual que existe entre os dois personagens, que enfim é liberada em uma cena passada na praia próxima ao castelo, onde os dois transam, não sem antes ela tomar umas chicotadas de Kurt. Embora essa não seja a cena mais explicita do filme, fica claro que a violência excita a moça, e que ela sente grande culpa por este fato. Isso fica mais claro ainda em uma cena posterior, em que Nevenka volta ser chicoteada por Kurt em seu quarto. Vemos a dor e o medo dela transformar-se em prazer através de um orgástico sorriso e gemidos abafados, e em seguida essas emoções serem substituídas pela culpa em um choro sufocado. Tratar tais temas em um filme de 1963 decididamente não era pra qualquer um.

 

  Entretanto, Bava começa a exibir sua pericia estética mesmo a partir da cena do assassinato de Kurt. A sequência envolvendo uma tempestade e cortinas esvoaçantes é bastante sinistra e chocante por seu final brutal para o personagem. Dai em diante, o cineasta juntamente com o seu fotógrafo Ubaldo Terzano, com quem já havia trabalhado em AS TRÊS MASCARAS DO TERROR dá ao filme um clima total de pesadelo macabro. O corredor que Nevenka percorre a noite ao escutar um sinistro estalar de chicote parece simplesmente não ter fim, a silhueta de Kurt empunhando o chicote, que a garota enxerga enquanto esta deitada em sua cama surge não como algo humano, mas sim fantasmagórico e aterrador. A enorme mão do agressor avançando em direção ao rosto de Nevenka é filmado por Bava sob uma luz azulada, como se esta fosse uma verdadeira entidade.

 

  O roteiro escrito a seis mãos é bastante coeso, contando uma narrativa que funciona como Whodunit, thriller sobrenatural e o já citado thriller psico sexual. Não acredito que a reviravolta final vá pegar alguém de surpresa, mas este é um dos casos em que a viagem vale muito mais do que o destino. Por fim, a trilha sonora de Carlo Rustichelli funciona dentro do contexto e da atmosfera do filme, mas não se destaca muito.

 

  No geral, O CHICOTE E O CORPO é mais um ótimo exemplar da filmografia deste mestre que foi Mario Bava. Um thriller gótico com o estilo estético inconfundível do diretor, um vilão muito bem interpretado por Christopher Lee, e um conteúdo psico sexual bastante interessante. Recomendo fortemente.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • 1 year later...
  • Members

 Shock4.jpg

 

 

  Este ultimo filme de Bava antes de ele nos deixar ainda guarda muito do estilo visual que o cineasta desenvolveu ao longo de sua carreira (especialmente em sua produção ao longo dos anos 60) mas ao mesmo tempo conversa muito com o novo cinema de horror italiano que surgia na época, através de nomes como Dario Argento e Lucio Fulci. Não chega nem de longe a ser o melhor trabalho do Bava, mas é uma história de fantasma bem atmosférica que vale a conferida.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Postando o meu top Bava atualizado.

 

 TOP BAVA

 

 1) BANHO DE SANGUE

 

 2) A MASCARA DE SATÃ

 

 3) O CHICOTE E O CORPO

 

 4) O CICLO DO PAVOR

 

 5) OLHOS DIABÓLICOS

 

 6) RABID DOGS

 

 7) AS TRÊS MASCARAS DO TERROR

 

 8) SEIS MULHERES PARA O ASSASSINO.

 

 9) PLANETA DOS VAMPIROS

 

10) SCHOCK

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...