Jump to content
Forum Cinema em Cena

Recommended Posts

  • Members

 Acho que as pedras vão rolar com o meu comentário....sei que analisar o desempenho de Meryl Streep é tocar no vespeiro da quase unanimidade.

Sem dúvida ( e aqui não há dúvida nenhuma) Meryl Streep é uma das melhores atrizes de sua geração, mas honestamente não sei se gostei da sua atuação em Dúvida. Lá fora alguns críticos consideraram-na exagerada no papel. De fato ela atua de modo teatral e afetado...até aí nada contra, o problema é quando a atuação  perde a intensidade para os maneirismos. Em alguns momentos achei a atuação de Meryl neste filme puramente maneirista ( um exemplo é justamente o momento em que ela segura a cruz  e se perde em uma atuação over), já em outros momentos ela beira ao brilhantismo ao expressar uma teatralidade intensa, como a cena em que é questionada pelo padre sobre a  possibilidade de ter cometido algum pecado e admite emocionada que sim.

 

Acho que a Academia tem ligado o piloto automático quando se trata de indicar Meryl para o Oscar, ela virou um tipo de instituição da Academia.  Não acho que ela merecia concorrer por esse filme. Já Viola Davis sem dúvida! Para mim é a melhor atuação do filme, ela presta a sua personagem uma humanidade comovente, uma força impactante.

 

O filme apresenta ainda um bom roteiro recheado de falas geniais e boas atuações, mas peca por  uma direção quase ingênua e literal ( o momento em que uma freira procura um gato para  capturar um rato é de um literalismo constrangedor).  
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ainda conferei esse filme, mas ele me cheira a ter final aberto, daquelas obras que propõe um dilema e não dá uma resposta. Isso, longe de ser um defeito, ao meu ver é uma vantagem, já que praticamente obriga o espectador a participar da resolução da trama, levando-o a elaborar sua opinião para o que de fato ocorreu.

 

O que me lembra uma das principais obras da nossa literatura: Dom Casmurro, do genial Machado de Assis, que não respondia se houve traição ou não de Capitu. Fantástico.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não gosto da Boscov, mas concordei com ela, o filme devia ter acabado com o sermão do Flyn, e pronto. Aquela cena final da Streep e Adams soou como "concerto" para todas as coisas que ela fez, enfim, desnecessário.

Eu nunca acho exagero indicar a Streep, ela é sim, a melhor atriz não só de sua geração, mas a única que consigo lembrar que não parou de fazer coisas diferentes e sempre estar bem, sempre. Adoro ela em "Doubt", mas também achei a melhor atuação da Viola, muito boa, e da Amy, ficou ali no mesmo nível do Philip e da Meryl o tempo todo.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hum, eu achei dúvida um filme fantástico.

 

As personagens interpretadas por uma pessoal batuta é essencial mas não o mais importante para que esse seja um dos melhores filmes de 2008. O que me deixa fascinado é a história. O filme é sobre a duvida antes de ser sobre um padre e uma freira e um colégio e blá blá blá... A dúvida paira no ar o filme inteiro e isso é o que mais me cativa. Sim, Viola Davis está fantástica mas eu me pergunte se na cena de Viola ela não tem na verdade uma bela de uma Suportting Actress por trás que é a Merlyn Streep. O filme é muito bom. Recomendo.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

Filme diferenciado. Hoffman é especial em cada gesto, cada palavra, entonação, uma ambiguidade constrangedora. Eu gostei do final com MStreep, o descontrole emocional da  dúvida do julgamento é terrivel. A ética relativista da mãe... enfim um filme completo. Muito bom.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...