Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Origem | Inception (Contém Spoilers)


-felipe-
 Share

Recommended Posts

  • Replies 695
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

 

A geração que viveu o cinema das décadas de 80 e início dos anos 90 são muito protetores com os diretores de sua geração. [/quote']

 

Thiago, vc perdeu aquela oportunidade... de novo...

Nossa, perdeu mesmo.

 

Ah, só pude ler agora aquele post genial do Alexei, putz.

 

Scorfa' date=' achei brilhante o debate entre você e o Conan, mas permita-me

discordar de uma coisa, da tal complexidade. Me parece que você tem um

facínio pelo que é complexo, é a sua piramide conceitual mas o cérebro é

tão complexo quanto uma pedra, ou a gravidade, é tão complexo quanto é

complexo a matéria, a não matéria, a vida, a não vida...

 

Só que

essa sensação de complexidade do cérebro se dá, pelo que percebo, devido

ao fato de ainda ser um orgão-fenômeno que ainda não entendemos bem, ou

não entendemos facilmente. É como entender o porque da gravidade, ou o

que é uma pedra, ou o que é vivo e o que é não vivo, nos periodos em que

não havia conceitos sobre isso(até hoje é difícil formar conceitos

sobre o que é vivo e o que não é vivo uieuiuie)!

 

Talvez o cérebro

seja dos objetos mais complexos mesmo, assim como definir o que é vida e

o que é não vida, mas eu digo que essa complexidade se dá mais ao nível

da relação simbólica que damos a eles do que a eles per si.[/quote']

 

Gustavo, desculpe a demora, só vi sua resposta hoje. Sim, eu gosto de filmes "complexos" (especialmente quando dizem respeito a personagens bem construídos), mas gosto MUITO de filmes completamente descompromissados (talvez em alguns casos, tanto quanto os outros). Naturalmente que o que diz sobre a perspectiva é o que o filme se propõe a ser. E nesse caso, as proposições grandiosas mas não correspondem às expectativas.

 

Olha, de certa forma a dificuldade de compreensão lógica da organização onírica está no que não conhecemos, mas isso não tem nada a ver com complexidade. Não é porque todos os elementos podem vir a ser conhecidos que eles deixam de ser complexos, até pelas vinculações estabelecidas nesse universo. A relação simbólica é extremamente interessante (e é lógico que é a cereja do bolo), mas a utilização, por exemplo, de elementos que aparentemente o cérebro excluiria por não serem importantes ou não desempenharem um papel na vida do cara é curiosa e complexa também (digo, o que o cérebro utiliza para formar o sonho)

Ah, e pelo amor de Deus, coloque um avatar, não aguento conversar com um ponto de interrogação. 06

hmm sinto que essa discussão continuará agradavelmente por um tempo...

 

Bem, concordo com tudo, mas os elementos que "não são importantes e não desempenham um papel na vida" na verdade o fazem e o são importantissimos, pois são elementos que marcaram de alguma forma seu cognitivo, é como uma criança que estimulada pelo sonho de voar como o Super-man, sonha que voa em um mundo fantástico, na verdade, os elementos fantásticos são primordiais para que ele conceba o mundo e o que ele quer do mundo. São estimulos que marcam e impressionam o dia-a-dia do indivíduo.

 

Mas acho que o universo e tudo que nele encontra-se é complexo, até um pescador jogando sua linha no mar é complexo, envolve diversos elementos naturais e sociais, pessoais e culturais...

 

O grande problema dos filmes é conseguir extrair do universo essa complexidade, e quando o filme trata-se de algo ainda que não temos pleno dominio de conciência a tarefa se torna mais complicada ainda.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

essas porcarias de animações só estragam. Meu malvado favorito estreou do qto é cinema. aki no rio de janeiro, só saleta minuscula tinha a origem, e teve cinema q nem exibiu. e nesse último weekend ainda puseram os mercenários. Dando lixo pro povo brasileiro. Queria ver num telão, mas acabei indo em telinhas.

 

O melhor filme do ano, claro. Melhor q Dark Knight. Tem mais momentos de tensão e pré-climax q o cavaleiro. Mas o Nolan parece criativamente se repetir. Em inception ele usa mesmo esquema de roteio do TDK: utiliza vários pré- climax, colocando 2 ou + cenas de pré-climax, em q se está perto da conclusão de um grande momento do filme. Só q em A origem ele usa mais vezes, o q torna a película melhor. No filme do morcegão só me lembro de ele utilizar 1 x, qdo SPOILER PARA QM Ñ ASSISTIU Batman vai resgatar sua amada e harvey, e dos 2 navios q poderiam ser explodidos. Se ñ me engano ocorrerão ao mesmo tempo as cena. Já em Inception SPOILER SPOILER SPOILER

 

ocorre acho q 3x; tudo lá pro final do longa. Cenas de ações ficaram primorosas. Até mesmo nas cenas mais simplórias em termos de criatividade, Nolan teve perfeita perícia, SPOILER SPOILER SPOILER como é o caso da cena de tiroteio e cantadas de pneus q começa com o trem preto. E os últimos 5 segundos do filme mostram a total habilidade técnica do Chris. Se fosse um Uwe Boll, qm ñ conhece nem queira conhecer, ñ conseguiria passar a mensagem e SPOILER SPOILER iria acabar deixando rodando direto sem as travadinhas q deu, deixando em aberta a interpretação, se parou de rodar ou ñ. Pra mim essa crítica do Georgenor de S. Franco Neto , no cinepop, é um belíssimo cocô, a começar por erros de português em seu texto. E eu acho sim q o Nolan SPOILER SPOILER deixo por nossa própria interpretação o final do filme, e ele se equivocou dizendo q o objeto continuou rodando, mas ñ foi essa a intenção do diretor, tanto q o objeto truncou.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

Então um filme produzido por Jerry Bruckheimer' date=' Dirigido por Michael Bay e roteirizado por Nolan seria a perfeição em um filme de ação.

 

[/quote'] 

 

 

 

Mann...

 

 

 

 

 

 

 

 

Well spoken...
De fato. Imaginem que puta filme ia sair? Eu gosto da direção do Nolan, nada contra. As cenas de ação realmente não são o forte dele, mas não chegam a me incomodar. Eu estou com o comentário da Lucy: ele fez o suficiente para eu ser fã dele hoje, mas não é tão sólido assim, ele poderia quebrar isso.

 

 

 

o meu diretor favorito é o Michael Bay, mas com Inception, Nolan empata com o Baía

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Nolan é o sucessor de James Cameron.

 

E quando eu achava a comparação com o Kubrick descabida' date=' eis que alguem se supera 10

[/quote']

 

 

Por ora eu não acho descabida, apenas estou curioso porque não entendo o que os dois têm a ver um com o outro. Seria legal ver as razões do Nightcrawler.

 

 

O que quase me matou foi descobrir gente que está adjetivando este filme de... "lynchiano". Não vou começar uma polêmica desnecessária entre quem é o melhor entre Lynch e Nolan (isso é uma questão de mera preferência); é que quem diz isso provavelmente não conhece de fato os filmes de Lynch. O cinema dele não tem nada a ver com o de Nolan, "filmicamente" falando.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu já li também e a única similaridade reside no fato de que tanto Mulholland Dr. quanto Inception tratam sobre sonhos de uma forma mais aprofundada. E só. O resto é completamente diferente.

 

E a comparação de Nightcrawler deve se referir aos números que os filmes de Nolan e Cameron fazem. Só pode ser isso.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

Que discussãozinha mais deja vu.

 

No mais' date=' concordo com o Thiago Lúcio, não vejo porque enfiar Spielberg e outros em um tópico sobre Nolan e seu filme. Não há garantia de que Inception teria sido melhor nas mãos do Spielberg ou de outro diretor.

 

Sei lá...reclama-se dos fãzóides, mas os trolls continuam sendo alimentados. Acho tão chato quem paga pau para o diretor quanto quem insiste em tecer sempre as mesmas críticas contra ele. [/quote']E o que vc sugere? Que todo mundo diga que o filme é perfeito sem achar? Já pensou na possibilidade de acharmos que o Nolan sempre comete os mesmos erros?Anyway, brasileiro é uma merda mesmo, se incomoda com opiniões contrárias. Não assimila nem ignora, se incomoda.smileys/06.gif" align="absmiddle" alt="06" />

 

 

 

 

 

Não se trata de dizer que o filme é perfeito. Ninguém falou isso. O problema aqui é que as digressões são tantas, que a discussão sobre o filme se perde em meio a várias discussões paralelas. Já tem tópico sobre o Nolan, bem como outros milhares sobre roteiro X direção..Acho podre ficarem transferindo o mesmo papo de sempre para o tópico de Inception. Só isso.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Discutindo sobre seu diretor e sobre seus métodos de trabalho e minhas preferências. E você entendeu o que eu quis dizer. Esse filme não tem nunces ou mistérios dignos de discussão. O que não é demérito algum, diga-se. Particularmente acho muito mais interessante saber a visão dos demais sobre o trabalho do Nolan (aqui e em outros filmes) do que saber se o pião parou ou continuou. De qualquer forma, não fico reclamando de quem discute isso.

 

Anyway, é digno de nota que o Nolan (e seus filmes) gerem discussão. Já é mais do que a maioria dos diretores.

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Discutindo sobre seu diretor e sobre seus métodos de trabalho e minhas preferências. E você entendeu o que eu quis dizer. Esse filme não tem nunces ou mistérios dignos de discussão. O que não é demérito algum' date=' diga-se. Particularmente acho muito mais interessante saber a visão dos demais sobre o trabalho do Nolan (aqui e em outros filmes) do que saber se o pião parou ou continuou. De qualquer forma, não fico reclamando de quem discute isso.

 

Anyway, é digno de nota que o Nolan (e seus filmes) gerem discussão. Já é mais do que a maioria dos diretores.

 

 

 

 

[/quote']

 

Saia desse castelo homem, não há filmes que não gerem discussão, a diferença é que nem todos os filmes dão pano para discussões agradáveis, ou construtivas, aprofundadas,... as vezes o menor filme gera a maior indagação, um maior estudo, vai depender do gosto e do que está preparado.

 

Muitos filmes que aqui neste fórum gerou discussões quilometricas, mas muitas dessas discussões são inférteis quanto ao meu interesse. Grande parte das discussões é com relação a fidelidade, ao arquétipo que esperava, ao que queria e não queria,... discussões que são presas por si mesmas.

 

Esse filme da discussão para a vida, mas cabe a quem está interessado/disposto discuti-las.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Discutindo sobre seu diretor e sobre seus métodos de trabalho e minhas preferências. E você entendeu o que eu quis dizer. Esse filme não tem nunces ou mistérios dignos de discussão. O que não é demérito algum' date=' diga-se. Particularmente acho muito mais interessante saber a visão dos demais sobre o trabalho do Nolan (aqui e em outros filmes) do que saber se o pião parou ou continuou. De qualquer forma, não fico reclamando de quem discute isso.Anyway, é digno de nota que o Nolan (e seus filmes) gerem discussão. Já é mais do que a maioria dos diretores.

 

[/quote']

 

 

 

 

 

Já tem tópico sobre o diretor para que você possa discutir seus métodos de trabalho e compará-los a sua preferência.

 

Não sei porque a referência ao pião. Acho que o filme é também uma história, uma colagem de fatos que podem ser perfeitamente discutidos, inclusive respeitando a mitologia que o próprio enredo criou. Não haver o que discutir vem das tuas impressões sobre o filme, que não são as de todos. Eu mesma acho que vários elementos podem gerar um discussão interessante.

 

Acho divertido e tem mais a ver com o filme do que essa discussão reciclada sobre roteiro x direção e blá blá blá. No mais, a tua opinião sobre ele permanece a mesma e acho que é mais implicância tua que demérito do Nolan (que não é nenhum gênio).

 

Não me leve a mal, Kako, tu és bem engraçado a maior parte do tempo 06.gif

 

 

 

 

 

Ah, "A Vila", que não gosto, gerou páginas de indagações. Essa de não haver o que comentar é bem discutível...

 

Scarlet Rose2010-08-19 23:11:39

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não vou ficar discutindo a discussão com você guria.

 

E se eu sou engraçado, vc não tem graça nenhuma, pode ficar tranquila.06

 

Continue especulando o destino no pião e a "mitologia" do filme, que eu vou continuar discutindo o que eu quiser.

 

 

 

kakoserrano2010-08-20 07:04:44

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estava pensando cá com meus botões sobre o tal final do filme... Spoilers a seguir:

 

Quando o DiCaprio e a Juno desceram mais um nível do subconsciente para resgatar o Cillian Murphy, encontraram mais uma vez a Mal. Se ali, naquela cena, o DiCaprio conseguiu deixá-la de lado (ou seja, deixou sua culpa de lado tb) e logo depois vemos DiCaprio indo resgatar o japa (cujo nome esqueci) não faz sentido o DiCaprio ter continuado sonhando... Pq se o que poderia prender ele na não realidade era a Mal e ele a deixou de lado, então pq ele continuaria sonhando? Entendem o que digo? 1706

 

 

Link to comment
Share on other sites

Passam os anos' date=' os usuários e esse fórum continua o mesmo.06.gif

Que discussãozinha mais deja vu.
No mais, concordo com o Thiago Lúcio, não vejo porque enfiar Spielberg e outros em um tópico sobre Nolan e seu filme. Não há garantia de que Inception teria sido melhor nas mãos do Spielberg ou de outro diretor.
Sei lá...reclama-se dos fãzóides, mas os trolls continuam sendo alimentados. Acho tão chato quem paga pau para o diretor quanto quem insiste em tecer sempre as mesmas críticas contra ele. [/quote']

 

Concordo com tudo. Mas o fórum é bonzinho...

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...