Jump to content
Forum Cinema em Cena

Fernando Meireles


Questão
 Share

Qual o melhor filme de Fernando Meireles?  

18 members have voted

  1. 1. Qual o melhor filme de Fernando Meireles?

    • O MENINO MALUQUINHO 2
      1
    • DOMESTICAS
      0
    • CIDADE DE DEUS
      8
    • O JARDINEIRO FIEL
      6
    • ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
      5


Recommended Posts

  • Members

  Fernando Meireles é um excelente diretor. Gosto muito do seu trabalho. Seu filme de estreia, O MENINO MALUQUINHO 2 é uma boa sessão da tarde, mas gosto mais do 1º filme do menino com a panela na cabeça.

 

 Em DOMESTICAS, Meireles já começa a empregar mais o seu estilo, um excelente filme q retrata bem o mundo da profissão q dá titulo ao filme, e com boas atuações, alías, uma coisa q Meireles sabe fazer muito bem é dirigir seus atores.

 

 CIDADE DE DEUS, Meireles mostra a q veio, nos entregando um excelente filme, q ao mesmo tempo q nos faz refletir, tambem é um excelente divertimento, sem falar q já é um marco no cinema nacional.

 

 O JARDINEIRO FIEL é o meu favorito. Rachel Weiz e Ralph Fiennes dão show. Meireles aborda o drama da Africa sem cair na armadilha q outros filmes do genero caem, q é dizer "oi, eu quero passar uma mensagem". Cenas lindas, maravilhosamente dirigidas, e excelentes atuações.

 

 ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA é uma bela, mas ao mesmo tempo assustadora historia. Meireles ousa bastante aqui com a sua camera, usando a cegueira dos personagens para fazer varios jogos de luz e foco, q deixam o filme muito interessante. As atuações, como de costume estão otimas. Em certo momento, dá pra notar até uma influencia de George Romero.

 

 Resumindo, pra mim, Meireles não fez nenhum filme ruim até então, e é simplesmente um dos melhores da atualidade, e não digo isso pq o cara é brasileiro.

 

 TOP MEIRELES

1º) O JARDINEIRO FIEL

2º) CIDADE DE DEUS

3º) ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

4º) DOMESTICAS

5º) O MENINO MALUQUINHO 2

 

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 53
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Esse indiscutivelmente complicou as coisas mesmo. Karim Aïnouz e seu O céu de suely me seduzem muito mais que todos os filmes do Meirelles juntos, por exemplo.

 

De todo modo, me identifico mais com Ensaio sobre a cegueira, o único realmente bom até hoje.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hã? Se bem entendi, o propósito é falar sobre um diretor que é indiscutivelmente o melhor brasileiro em atividade. Onde está o problema em ilustrar, por meio de uma comparação, a minha opinião contrária? Hein?

 

E, oh, por que pode citar Luís Fernando Carvalho no tópico e Karim Aïnouz não? Só porque você quer ou porque o Stradivarius somente comparou no bom sentido?

 

Sabe, não entendi mesmo.

 

E não, Fernando Meirelles não está entre os melhores diretores da atualidade.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ai credo

 

Sou só eu que rio com esse tipo de coisa? 06

 

Enfim, Jardineiro Fiel é o ápice do Meirelles por enqüanto. Lembro que no dia que planejei assisti-lo no cinema, saí exausto do trampo, pegando a última sessão do dia, as 22h; O resultado é que estava prestes a dormir -a first - mas o filme é um atestado contra a alienação, social e emocional.

A jornada do Ralph Fiennes é linda demais, desde sua relação com Tessa até a total virada que sua vida dá quando descobre mais sobre ela.

 

Aquela música "Kothbiro" se tornou um hino do naipe de "Para Não Dizer que Não Falei das Flores" para mim.

 

 
Stradivarius2009-02-19 20:08:07
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Isso aí é pior do que o  "indiscutivelmente o melhor", que sequer foi dito pelo autor do tópico.[/quote']

 

Nacka, deixa de ser cri-cri.

 

Primeiro que, levantado pelo criador do tópico ou não, é completamente natural que uma das discussões ao redor de Fernando Meirelles seja o posto que este ocupa dentro do cenário nacional. O meu comentário citando Karim Aïnouz é apenas um exemplo ilustrativo no sentido de que há outros diretores cujos filmes me identifico mais. Não há nada obscuro nisso, e, até onde eu sei, não configura desvirtuação do tópico, como você deu a entender.

 

Segundo que você sabe muito bem que essa minha resposta que você recortou foi criada basicamente no mesmo molde que a sua anterior, então, se ela foi besta, bem... você entendeu, não é mesmo?

Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

Enfim' date=' Jardineiro Fiel é o ápice do Meirelles por enqüanto. Lembro que no dia que planejei assisti-lo no cinema, saí exausto do trampo, pegando a última sessão do dia, as 22h; O resultado é que estava prestes a dormir -a first - mas o filme é um atestado contra a alienação, social e emocional.

A jornada do Ralph Fiennes é linda demais, desde sua relação com Tessa até a total virada que sua vida dá quando descobre mais sobre ela.

 

Aquela música "Kothbiro" se tornou um hino do naipe de "Para Não Dizer que Não Falei das Flores" para mim.

 

 
[/quote']

 

Mas olha só... eu concordo. Meu preferido dele também, e o único que eu acho realmente ótimo. Por mais que seja impossível desvincular sobre essa alienação social que tu fala, não é bem isso que faz eu gostar tanto do filme. O que eu mais gosto ali é aquela caminhada totalmente autodestrutiva do personagem do Fiennes, mergulhando nas lembranças da esposa, desvendando a personalidade ideologica dela que ele desconhecia ou simplesmente não fazia tanta questão de conhecer, etc. Não é necessariamente o filme de um cara que perde a esposa e procura vingança, é de um cara que perde a esposa e se joga de cabeça no objetivo de fazer com que tudo o que ele tenha feito não seja sem sentido. E ele faz da forma mais dolorosa possível, praticamente injetando a essência dela no própria corpo, fazendo com que cada dia a lembrança da sua morte seja bem evidente e cada vez mais dolorosa. Mais ou menos como se abdicasse de cicatrizar a dor pra deixar os ideais da esposa vivos ainda, nele. E levando em consideração isso aquele final é bonito demais, uma das coisas mais bonitas feitas aquele ano.

 

lindissímo mesmo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Concordo com o TENSOR. Embora seja muito bem bolada a mensagem social presente em O JARDINEIRO FIEL, oq mais me atraiu no filme foi a jornada pessoal do personagem do Fiennes para redescobrir a mulher.

 

 A cena final é realmente linda. Outra q merece destaque é quando "o jardineiro" enfim se permite chorar pela mulher. Emocionante aquela cena.

 

 Tambem gosto de ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, mas pra mim, ele peca em alguns quesitos, como as narrações desnecessarias do velho da venda preta, por exemplo.

 

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...