Jump to content
Forum Cinema em Cena

Melhores Filmes de Vampiro?


Shadowy
 Share

Recommended Posts

  • Members

A abordagem de Underworld é bem bizarra, não? Em nada lembra os RPGs como você diz.

 

Primeiro por tratar duas maldições como uma forma de doença. Essa mania de modernizar vampiros e lobisomens, dando explicações científicas para suas condições, mata parte da força de ambos os seres como figuras sobrenaturais, na minha opinião. Blade fez isso antes. Nada novo. E nada interessante.

 

Depois pela origem. Irmãos imortais mordidos por um morcego e por um lobo... Não me convence.

 

Sem falar na Selene que pula do alto de uma igreja, sai andando pela calçada e ninguem percebe o feito (que, aliás, é um clichezinho sem vergonha usado em vários filmecos desse tipo). Os tiroteios entre vampiros e lobisomens acontecem em pleno metrô como se fosse disputa de criminosos comuns. A cena do vampiro com chicotes enfrentando o lobisomem foi deprimente. Não vi o propósito daquela cena no conjunto do filme. E o plano dos lobisomens de criar um híbrido para acabar com a guerra é tão inocente que nem parece idéia de uma criatura com séculos de idade.

 

E como já destacaram, o batido visual matrix também não é exatamente inovador.

 

A continuação é melhor nem comentar... consegue ser ainda pior que o primeiro.

 

 

Bom... eu prefiro o tradicional quando se trata de figuras mitológicas/sobrenaturais. Dracula de Bram Stoker é o meu preferido.

 

Acho que os autores estão tomando liberdades demais ao explorar o mito do vampiro. A cada produção eles são mais descaracterizados. Se pelo menos toda essa liberdade de criação desse origem a boas produções. Mas nem isso. Os vampiros purpurinados vegetarianos (!) de Crepúsculo são uma tristeza...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 126
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

 

 

Primeiro por tratar duas maldições como uma forma de doença. Essa mania de modernizar vampiros e lobisomens' date=' dando explicações científicas para suas condições, mata parte da força de ambos os seres como figuras sobrenaturais, na minha opinião. Blade fez isso antes. Nada novo. E nada interessante.[/quote']

 

Acho que os autores estão tomando liberdades demais ao explorar o mito do vampiro. A cada produção eles são mais descaracterizados.

E o ideal é que tenham liberdade. O importante é os artistas saberem trabalhar com o tipo vampiro que resolvem usar, seja lá qual for. Achar que eles devem fidelidade a alguma figura vampiresca é uma piada, já que a história vem sendo contada de diferentes formas ao longo de séculos, diferentes tipos de vampiros já surgiram, tudo sempre influenciado pela cultura onde eles aparecem, pois a arte reflete a sociedade que a produz (o vampiro científico é um reflexo de nossa sociedade). O personagem não tem forma fixa, sua forma é livre pra ser definida por quem conta a história, e sempre tem sido assim.

Lucy in the Sky2009-03-04 08:09:41

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

A abordagem de Underworld é bem bizarra' date=' não? Em nada lembra os RPGs como você diz.

[/quote']

 

Realmente, vampiros e lobisomens se matando com armas de fogo e usando sobretudo nada lembra RPG. Você conhece WOD? (Aliás, WOD/Storyteller veio antes de Matrix, o que garante que o visual não foi baseado no RPG?).

 

E eu acho algo bom as pessoas não usarem sempre as mesmas origens de seres sobrenaturais. Pra começar, não existe um só mito pra explicar a origem dos mesmos.

 

É claro que tem filmes que são um desastre, enquanto outros são bons. Eu achei esse bom.

 

Shadowy2009-03-04 11:54:06

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Primeiro por tratar duas maldições como uma forma de doença. Essa mania de modernizar vampiros e lobisomens' date=' dando explicações científicas para suas condições, mata parte da força de ambos os seres como figuras sobrenaturais, na minha opinião. Blade fez isso antes. Nada novo. E nada interessante.[/quote']

 

Acho que os autores estão tomando liberdades demais ao explorar o mito do vampiro. A cada produção eles são mais descaracterizados.

E o ideal é que tenham liberdade. O importante é os artistas saberem trabalhar com o tipo vampiro que resolvem usar' date=' seja lá qual for. Achar que eles devem fidelidade a alguma figura vampiresca é uma piada, já que a história vem sendo contada de diferentes formas ao longo de séculos, diferentes tipos de vampiros já surgiram, tudo sempre influenciado pela cultura onde eles aparecem, pois a arte reflete a sociedade que a produz (o vampiro científico é um reflexo de nossa sociedade). O personagem não tem forma fixa, sua forma é livre pra ser definida por quem conta a história, e sempre tem sido assim.

[/quote']

 

Claro que o ideal é ter liberdade. Mas com bom senso para limitar.

 

Se um filme é supostamente de vampiros, o que se espera são criaturas humanóides que precisam de sangue para viver e são (super)sensíveis à luz solar. Há um mínimo de características necessárias para que uma criatura seja classificada como um vampiro.

 

O que estou dizendo é que a cada produção o bom senso vai desaparecendo. Os filmes só estão ficando piores, enquanto vampiro (ainda que haja várias lendas diferentes sobre vampiros) está se tornando apenas um nome usado pra classificar qualquer aberração. É como fazer um filme sobre a vida dos leões, que só tem imagens de onças.

 

Logo ninguem mais vai saber a diferença entre um vampiro e um elfo. 06

 

Quando tivermos vampiros que são criaturinhas minúsculas, que voam pela floresta, com asinhas semelhantes as dos insetos, deixando um rastro de pó brilhante no caminho, que não sugam sangue e não são sensíveis ao sol, aí sim vai ser divertido... 06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

Claro que o ideal é ter liberdade. Mas com bom senso para limitar.

 

Se um filme é supostamente de vampiros' date=' o que se espera são criaturas humanóides que precisam de sangue para viver e são (super)sensíveis à luz solar. Há um mínimo de características necessárias para que uma criatura seja classificada como um vampiro.

 

O que estou dizendo é que a cada produção o bom senso vai desaparecendo. Os filmes só estão ficando piores, enquanto vampiro (ainda que haja várias lendas diferentes sobre vampiros) está se tornando apenas um nome usado pra classificar qualquer aberração. É como fazer um filme sobre a vida dos leões, que só tem imagens de onças.

 

Logo ninguem mais vai saber a diferença entre um vampiro e um elfo. 06

[/quote']

E daí que eles supostamente classifiquem qualquer aberração como vampiros? Não é isso que torna os filmes ruins.

 

Vampiros nem são só humanóides. Também foram criados em outras formas. E é até engraçado você falar na sensibilidade à luz, já que isso  nem sempre existiu como uma característica do personagem.

 

O vampiro não vai estacionar na forma como você o conheceu e aprendeu a gostar dele. Vai continuar mudando. Isso é normal. Tem sido assim desde que o personagem surgiu.

 

Quando tivermos vampiros que são criaturinhas minúsculas' date=' que voam pela floresta, com asinhas semelhantes as dos insetos, deixando um rastro de pó brilhante no caminho, que não sugam sangue e não são sensíveis ao sol, aí sim vai ser divertido... 06

[/quote']

Se não sugam sangue, não seria um filme de vampiro. Seria outra coisa, mas poderia ser uma outra coisa divertida. icon_rolleyes

 

Lucy in the Sky2009-03-04 19:48:32

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na verdade o esteriótipo de vampiro veio com o Drácula clássico. Nem no livro o próprio morre com a luz do sol, entre outras diferenças que agora não me lembro, a respeito da sombra que ele não tem, mas no filme tem vida própria...

 

Enfim, em quase toda cultura existe uma figura de vampiro. E esta gama de vampiros é extremamente variadas. Acho difícil vir com uma figura símbolo de vampiro, a definição. Varia não só com o tempo como em quem conta.

Mas como cinema vale mais a mente do diretor do que um "retrato" das crenças da sociedade (obviamente que ele está imerso nela, e é limitado por ela, mas não deixa de ter uma autonomia). E como o diretor inventa o que quer, o que resta é invetar algo coerente dentro do universo proposto e interessante.

 

Por exemplo, não vi o filme, mas eu citei Martin do George Romero. É um vapiro um tanto quanto diferente. Não tem super-poderes nem tem presas para tirar o sangue da vítima. Para tal, ele dopa a pessoa e tira o sangue com uma lâmina. O filme inteiro passa assim, e não sabemos se ele realmente é um vampior que precisa de sangue para viver, ou se é uma pessoa normal mas desequilibrada que acredita ser um vampiro, incluindo reagir às coisas como um vampiro (por exemplo, medo de crucifixo, mas só porque ele imagina assim).

 

Enfim...
Conan o bárbaro2009-03-04 19:52:07
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

E daí que eles supostamente classifiquem qualquer aberração como vampiros? Não é isso que torna os filmes ruins.

 

Certamente que não. Mas' date=' PARA MIM, é um fator negativo para um determinado filme. Já é algo mais para EU não gostar naquela produção.

 

Há inúmeros motivos pelos quais Underworld é ruim. Cenas de combate mal feitas e/ou sem lógica, história fraca, atuações medíocres, figurino repetitivo... Mas, PARA MIM, junto com esses motivos está a representação de vampiros escolhida pelo autor.

Se não sugam sangue, não seria um filme de vampiro. Seria outra coisa, mas poderia ser uma outra coisa divertida. icon_rolleyes

 

Sem dúvida seria divertido. 06

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para mim Underworld é ruim pois os lobisomens nunca se submeteriam aos cara-pálidas =D

Entre outras coisas....

Aliás, o que me irrita é que vampiro desde muito tempo deixou de ser uma figura de horror para virar o herói emo por excelência. É o elfo do lado negro. Todos querem ser mordidos e ser belos por toda eternidade. Onde está o terror? Vampiro teria que despertar medo...por isso não tenho paciência com o que vem da Anne Rice.

Apesar do que eu mais gosto é um dramalhão de primeira, o do coppola. Mas está mais para gótico do que emo...é um drama mas não é algo desejado por todos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Aliás' date=' o que me irrita é que vampiro desde muito tempo deixou de ser uma figura de horror para virar o herói emo por excelência. É o elfo do lado negro. Todos querem ser mordidos e ser belos por toda eternidade. Onde está o terror? Vampiro teria que despertar medo...por isso não tenho paciência com o que vem da Anne Rice.

Apesar do que eu mais gosto é um dramalhão de primeira, o do coppola. Mas está mais para gótico do que emo...é um drama mas não é algo desejado por todos.
[/quote']

 

Também penso o mesmo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nostromo, o que é realmente importante quando se trata da história a ser contada num filme é a forma como ela é contada. Seja um filme sobre fadas ou vampiros que não têm medo de luz.

 

Aliás, você está demonstrando ignorância ao menosprezar o mito das fadas, que não é menos importante que o do vampiro.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Aliás' date=' o que me irrita é que vampiro desde muito tempo deixou de ser uma figura de horror para virar o herói emo por excelência. É o elfo do lado negro. Todos querem ser mordidos e ser belos por toda eternidade. Onde está o terror? Vampiro teria que despertar medo...por isso não tenho paciência com o que vem da Anne Rice.

Apesar do que eu mais gosto é um dramalhão de primeira, o do coppola. Mas está mais para gótico do que emo...é um drama mas não é algo desejado por todos.
[/quote']

Eu gosto mais do terror. Como já disse, tenho uma preferência pelo vampiro morto vivo daquelas lendas assustadoras.

 

Mas o vampiro romântico (como eu já o vi ser denominado) tomou conta da nossa cultura... E embora não seja o meu preferido, se trabalharem bem com ele, tá valendo. É por isso que eu consigo gostar de Entrevista com o Vampiro (o livro e o filme).

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Nostromo' date=' o que é realmente importante quando se trata da história a ser contada num filme é a forma como ela é contada. Seja um filme sobre fadas ou vampiros que não têm medo de luz.[/quote']

 

Sim, eu entendo. Mas eu particularmente não gosto de representações de vampiros que fogem ao tradicional. É uma preferência pessoal minha. A história pode ser maravilhosamente bem contada e eu posso até gostar do filme, mas a caracterização moderninha (vampirismo doença, vampirismo mutação genética, vampiros vegetarianos...) dos vampiros vai ser sempre um ponto negativo, nesse filme, para mim.

 

 

Aliás' date=' você está demonstrando ignorância ao menosprezar o mito das fadas, que não é menos importante que o do vampiro.[/quote']

 

Aqui houve uma falha de comunicação. Eu não menosprezei o mito das fadas. Eu disse que seria muito divertido se chegássemos a um ponto em que não se saberia mais diferenciar fadas e vampiros, no cinema.

 

Eu acho que é esse caminho que o cinema está fazendo aos poucos. Um caminho de descaracterização dessas criaturas em favor do que é moderno, em favor das modinhas atuais. Pode até gerar bons filmes algum dia, apesar de não estar gerando. Quem sabe... Só sei que é um ponto específico que não me agrada.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Aliás' date=' você está demonstrando ignorância ao menosprezar o mito das fadas, que não é menos importante que o do vampiro.[/quote']

Aqui houve uma falha de comunicação. Eu não menosprezei o mito das fadas. Eu disse que seria muito divertido se chegássemos a um ponto em que não se saberia mais diferenciar fadas e vampiros, no cinema.

E eu disse que um filme sobre fadas pode ser bom como o que ele é: um filme sobre fadas. E já que você continuou debochando, entendi que estava debochando delas, como se fossem criaturas mitológicas inferiores... Eu percebi que você falou sobre ser ruim uma abordadem dos vampiros na qual eles se pareçam mais com outra coisa do que com o que se entende comumente por vampiro, e junto com isso captei o menosprezo do qual eu falei. Mas deixa pra lá... Devo ter entendido mal.

Lucy in the Sky2009-03-04 21:21:07

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

Eu acho que é esse caminho que o cinema está fazendo aos poucos. Um caminho de descaracterização dessas criaturas em favor do que é moderno' date=' em favor das modinhas atuais. Pode até gerar bons filmes algum dia, apesar de não estar gerando. Quem sabe... Só sei que é um ponto específico que não me agrada.

[/quote']

Concordo.

 

Não sou muito fã de vampiros, embora curta filmes de horror. O mais elegante e perturbador de todos é The Hunger (Fome de Viver). Gosto também bastante de Near Dark (Quando Chega a Escuridão) e Nosferatu.

Quero ver The Addiction, vocês falaram tanto. den

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tb gostei de "The Hunger", Susan Sarandon jovem e sexy !

 

Mas ainda prefiro "Entrevista com o Vampiro".

Uma visão diferente de vampiro.

 

Claude

 

By the way, Kristen que já tem os dentinhos vampirescos  arrasa no filme e houve uma pequena polemica por uma menina de 12 anos ser beijada por um vampirão como o Brad Pitt...

 

Aff! Inveja!08
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...