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Superman: Man of Steel (2010)


joao_spider
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Mas' date=' em que momento eu disse que outros vilões não devam ser explorados em filmes vindouros???

O que eu quis dizer é q esse Superman Returns é praticamente um reinício... O vilão principal do Homem de Aço é Lex, então deve ter esse num "primeiro" filme... Mas em outros, acredito que demais vilões surgiram e devem surgir... Foi isso que eu disse meu caro...

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Desculpa furada, visto que Batman Begins se saiu bem sem o Coringa. E o título "returns" deixa clara a continuidade com os filmes antigos e que não é um começo absoluto como o do Batman (alias parece q os títulos foram combinados de propósito...)

Seria muito mais interessante mostrar Luthor se associando à um novo vilão (como metallo ou braniac).

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Mas' date=' em que momento eu disse que outros vilões não devam ser explorados em filmes vindouros???

O que eu quis dizer é q esse Superman Returns é praticamente um reinício... O vilão principal do Homem de Aço é Lex, então deve ter esse num "primeiro" filme... Mas em outros, acredito que demais vilões surgiram e devem surgir... Foi isso que eu disse meu caro...

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Desculpa furada, visto que Batman Begins se saiu bem sem o Coringa. E o título "returns" deixa clara a continuidade com os filmes antigos e que não é um começo absoluto como o do Batman (alias parece q os títulos foram combinados de propósito...)

Seria muito mais interessante mostrar Luthor se associando à um novo vilão (como metallo ou braniac).

Era o que eu ia falar, pra mim Batman tá sendo a melhor franquia de filmes de Super Heróis... Super tb deve se sair muito bem....mais a escolha do Luthor foi uma decepção pra muita gente.....frequento Comunidades e foruns na internet e SEI do que estou falando.....muitos queriam o Brainiac,Darkseid ou Metalo

E sinceramente, não vejo como o luthor criminoso pode se associar ao Brainiac, seria meio forçado demais..........por isso eu era a favor de recomeçar do ZERO.. para apresentar a versão empresário do Luthor

 

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Mas' date=' em que momento eu disse que outros vilões não devam ser explorados em filmes vindouros???

O que eu quis dizer é q esse Superman Returns é praticamente um reinício... O vilão principal do Homem de Aço é Lex, então deve ter esse num "primeiro" filme... Mas em outros, acredito que demais vilões surgiram e devem surgir... Foi isso que eu disse meu caro...

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Desculpa furada, visto que Batman Begins se saiu bem sem o Coringa. E o título "returns" deixa clara a continuidade com os filmes antigos e que não é um começo absoluto como o do Batman (alias parece q os títulos foram combinados de propósito...)

Seria muito mais interessante mostrar Luthor se associando à um novo vilão (como metallo ou braniac).

Era o que eu ia falar, pra mim Batman tá sendo a melhor franquia de filmes de Super Heróis... Super tb deve se sair muito bem....mais a escolha do Luthor foi uma decepção pra muita gente.....frequento Comunidades e foruns na internet e SEI do que estou falando.....muitos queriam o Brainiac,Darkseid ou Metalo

E sinceramente, não vejo como o luthor criminoso pode se associar ao Brainiac, seria meio forçado demais..........por isso eu era a favor de recomeçar do ZERO.. para apresentar a versão empresário do Luthor

 

Em Superman Animated e em Liga Sem Limites a união funciona bem. No filme essa dupla poderia ser, por exemplo, a explicação para Luthor usar tecnologia kryptoniana...

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Boa... Realmente' date=' seria interessante vermos uma união de Luthor e Brainiac... Ainda mais se for nos moldes em que o Luthor acaba se ferrando por causa dessa união...

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a união de lutor e brainiac ja foi mostrada no LJ se limites, foi tanta união q os dois acabaram "grudados" mesmo uhauhauha smiley36.gif

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  • 2 weeks later...
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Bem que poderiam reconsiderar o roteiro de Kevin Smith

 

Superman Lives: O roteiro de Kevin Smith

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Kevin Smith

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Em Superman lives, roteiro escrito por Kevin Smith em 1997 e recusado por Tim Burton (leia matéria sobre isso, aqui), encontramos elementos das sagas A Morte do Super-Homem e O Retorno do Super-Homem - dois momentos importantes dos quadrinhos do herói - com um diferente e complexo pano de fundo para a presença de Apocalypse e o motivo de seu confronto com o Super-Homem.

BRAINIAC E A EXPLOSÃO DE KRYPTON

Na trama preparada por Smith, o sistema de inteligência artificial Brainiac foi introduzido em Krypton, vindo de Colu, com o aparente propósito de policiar o planeta. No entanto, Jor -El descobriu seu verdadeiro intento com a ajuda do Erradicador, um computador vivo que ele sua mulher, Lara, haviam criado. Deu-se conta, então, que Krypton estava mesmo condenado, não por motivos naturais, mas porque Brainiac absorvia toda sua energia a fim de criar um corpo para si.

Agora, sorvendo também os recursos do Erradicador, o vilão teria uma fonte inesgotável de força. Seu plano, todavia, foi frustrado quando as erupções começarem antes do previsto. A interrupção do processo resultou num Brainiac sem o poder do computador de Jor-El e sem o corpo inteiramente formado.

O cientista e sua companheira conseguiram salvar o filho Kal-El, transformando o Erradicador num foguete que o levou para a Terra quando Krypton explodiu. Em nosso planeta, o pequeno sobrevivente foi adotado pelos Kents, desenvolveu poderes muito superiores aos dos humanos e tornou-se seu maior protetor, o Super-Homem.

A ALIANÇA DOS SUPERVILÕES

Assessorado pelo robô L-Ron - que os leitores conhecem da Liga da Justiça Internacional, de Keith Giffen - Brainiac tornou-se um parasita espacial, sugando a energia de pequenas naves para manter sua miserável forma antropomórfica, enquanto rastreava sinais do Erradicador. Sua sorte mudou quando seus receptores captaram uma mensagem da Terra, enviada por Lex Luthor. Nela, o inescrupuloso milionário dono da LexCorp mencionava um certo kryptoniano.

Em Metrópolis, o magnata empenhava-se na aprovação do Wertham Act, projeto de lei para restringir a atuação de vigilantes uniformizados, mais especificamente do Super-Homem. Com este detalhe de roteiro, Kevin Smith pretendia "homenagear" o famigerado psiquiatra Fredric Wertham, que, nos anos cinqüenta, fez campanha contra os quadrinhos nos Estados Unidos.

Como a governadora Bree era contrária à lei, Luthor contratou para que a matasse o Pistoleiro, velho inimigo de Batman e personagem cultuada por quem acompanhou o Esquadrão Suicida, de John Ostrander.

O resgate de Bree marcou a primeira aparição do Homem de Aço no roteiro numa situação que mostra bem como Kevin Smith contornava as limitações impostas por Jon Peters. O produtor não queria, de forma alguma, que o herói voasse. Então, no texto, as cenas de vôo são descritas como um estrondo sônico seguido por um borrão azul e vermelho, imagem a que os leitores de quadrinhos estão habituados.

A MORTE DO SUPER-HOMEM

Quando Luthor e Brainiac finalmente se encontraram, um plano foi arquitetado. A estação espacial da Lexcorp, que deveria servir como condutor de energia solar a ser comercializada pela empresa, teve alterada sua função. Modificada pelo vilão espacial, a estrutura passou a bloquear a luz do Sol. Desta maneira, ao enfrentar o bestial Apocalypse, cria de Brainiac, Super-Homem esteve desconectado da sua fonte de poderes. A morte do herói enfrentando a criatura irracional, portanto, é bem mais convincente no roteiro de Smith do que nos quadrinhos.

Durante o funeral, temos uma pequena participação de Batman, transmitindo, diretamente da batcaverna, uma mensagem de alento para a população de Metrópolis.

O RETORNO

Em seguida, veio a fraude orquestrada pelos vilões. Luthor apresentou ao povo Brainiac, dizendo ser ele o mestre do falecido Super-Homem e a única esperança da Terra contra a invasão de uma suposta frota alienígena. Na verdade, naves invasoras falsas haviam sido projetadas nos céus pelo equipamento da LexCorp e todos foram levados a crer que apenas a escuridão decorrente do bloqueio dos raios solares livrava o planeta de um ataque.

Com o plano em andamento, Luthor tornou-se o único fornecedor de energia do mundo e Brainiac, transformado em herói, não se deparava mais obstáculos para atingir seu verdadeiro intento, apossar-se da energia infinita do Erradicador.

Neste ínterim, o Erradicador despertou. Programado por Jor-El para que protegesse seu filho, o computador vivo foi ativado pela morte do Super-Homem. Imediatamente, detectou a presença de Brainiac na Terra. Conseguiu, então, teleportar o corpo do herói para a Fortaleza da Solidão e trazê-lo de volta à vida. Paralelamente, Lois Lane e Jimmy Olsen, do Planeta Diário, investigaram a fraude de Luthor e Brainiac, dispostos a expor ao mundo a verdade sobre seus pretensos salvadores.

CHEWBACCA É FOFO

A elaboração intricada do roteiro mostra como Kevin Smith aprimorou a saga da Morte e do Retorno do Super-Homem, mesmo tendo de enfrentar a interferência de Jon Peters.

"Algumas vezes, tive de sucumbir à estupidez, fazendo, por exemplo, Brainiac lutar contra ursos polares perto Fortaleza da Solidão. Era constrangedor", esclareceu o roteirista."Ele (Peters) vivia dizendo que Brainiac devia dar um cachorro espacial para Luthor. Eu dizia: ‘Esse elemento não acrescenta nada à história. Por que você quer isso?’ E ele: ‘Porque quero um Chewie’. Era época do relançamento de Star Wars, e Peters dizia ‘Chewie é fofo, cara. Podemos fazer um brinquedo’".

Smith prossegue contando que, após assistir a Procura-se Amy, Peters comentou: "aquele negro no seu filme fez um excelente trabalho. É o que precisamos em Superman. Precisamos desse tipo de atitude, dessa voz. Que tal L-Ron? Ele não pode ter uma voz assim? O robô não pode ser gay? Eu quero uma versão gay do R2D2".

A despeito das intervenções de Peters, Kevin Smith conseguiu concluir o roteiro e elaborar uma história emocionante e fiel ao espírito da personagem. Mesmo de uniforme negro, sem poderes ou trajando o Erradicador na forma de vestimenta especial, seu Super-Homem é, do início ao fim, o verdadeiro Homem de Aço. Talvez aí, no esforço deste autor, apaixonado pelas HQs, esteja a prova de que um filme definitivo do herói ainda pode ser realizado e que os únicos obstáculos são os interesses de certos produtores de Hollywood.

Para o alto e avante.

LEIA TAMBÉM:
Superman Lives: O fiasco de Tim Burton

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Profético e assustador

 

Superman Lives: O fiasco de Tim Burton

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superman_lives.jpgQuando foi contratado pela Warner Bros. para escrever o roteiro de Superman lives, em 1996, Kevin Smith estava longe de ser o nome reconhecido que é hoje. Havia lançado apenas O balconista e Barrados no shopping. O filme Procura-se Amy, que realmente o consagrou junto a público e crítica, ainda estava em preparação. Apesar disso, a empolgação do então jovem cineasta ao comentar o projeto contagiava os fãs do Maior Herói de Todos os Tempos. O ex-balconista de loja de conveniência prometia uma das melhores adaptações dos gibis para as telas grandes, citando vilões cult do Universo DC e criticando o desenvolvimento das personagens do filme Batman eternamente, de Joel Schumacher. Dizia também que seu objetivo era escrever uma revista mensal da DC Comics. Em resumo, estava provado que Kevin Smith era grande fã dos quadrinhos de super-heróis, e que seu roteiro agradaria em cheio aos apreciadores do gênero.

O roteiro completo de Smith, que precisou batalhar muito para excluir as idéias risíveis e infrutíferas do produtor de estimação da Warner, Jon Peters, foi bem recebido pela companhia; e já estava tudo pronto para iniciar a produção no verão de 1997.

A PEDRA NO CAMINHO

Passados os anos, convém expor o que deu errado e por que Superman lives nunca foi para a frente. O maior responsável pelo fiasco, que teve influência mais negativa do que a de Jon Peters ou do diretor executivo da Warner, Lorenzo DeBonaventura, foi o diretor escolhido para a película, Tim Burton. Contratado por conta de seu trabalho bem sucedido em Batman e Batman: o retorno, que deram nova vida aos super-heróis nos cinemas, rejeitou o roteiro de Kevin Smith, acredite, por considerá-lo muito fiel aos quadrinhos (!).

NÃO É UM PÁSSARO, NÃO É UM AVIÃO... NÃO É O SUPER-HOMEM

Tim Burton e Jon Petes estavam determinados a apresentar um Super-Homem desfigurado e irreconhecível aos olhos de qualquer fã. Peters considerava o uniforme azul e vermelho, o mais tradicional e emblemático da história dos quadrinhos, "muito alegre, muito afeminado", e preferia trajes negros. Também achava que o herói não deveria ter a habilidade de voar, pois detestara as cenas de vôo nos filmes anteriores, não importando se é esta uma das habilidades mais conhecidas da personagem e um sonho antigo da humanidade.

Demonstrando desprezo pelos quadrinhos, Burton defendia o mesmo que Peters e chegou a definir sua visão da personagem. Em vez de voar, o Super-Homem teria um Supermóvel. Burton preferia o grande "S" estilizado da fase do herói com poderes elétricos, e apresentou vários planos para o uniforme, alguns inacreditáveis, como uma roupa transparente que deixaria visíveis os órgãos internos do Super, e uma armadura negra de aparência alienígena, cruzando Edward Mãos-de-Tesoura com um borg de Jornada nas estrelas. Os fãs de Burton - óbvio - aprovaram tudo.

INVULNERÁVEL E HOMICIDA

E o pior é que as ignomínias não param por aí. Para o papel de Super-Homem, Peters queria Sean Penn, pelos seus "olhos de assassino e o carisma de um animal enjaulado"; qualidades (?) inerentes ao último kryptoniano, sob a ótica distorcida do produtor.

Quando o papel foi transferido para Nicolas Cage, Peters continuou a série de impropérios. Afirmou que "ser um estranho e sentir-se renegado são a essência do Super-Homem", e que, por isso, Cage interpretaria bem o lado alienígena do Super. Burton, por sua vez, asseverou, em entrevista a uma rádio do Texas, que seu objetivo era trabalhar um inexistente "lado mais sombrio e homicida do Super-Homem", e esperava que Cage estivesse à altura do desafio.

Embora a escolha de Nicolas Cage para o papel título do filme cause estranheza e nunca tenha agradado aos fãs do herói, é importante dizer que o ator foi um dos maiores oponentes de Burton nos bastidores, combatendo suas idéias esdrúxulas e exigindo o uniforme tradicional e o poder de vôo.

VENCE O BOM SENSO

Roteiros ridículos como os que mostravam Jor-El criando Brainiac e desprezando o computador por ocasião do nascimento de seu filho Kal-El; o perverso cérebro eletrônico destruindo Krypton por ressentimento; sua fusão, na Terra, a Lex Luthor a fim de formar o vilão amálgama Lexiac, que deixavam Burton pulando de felicidade, foram sucessivamente recusados pela Warner.

No final de 1998, Burton foi finalmente afastado pela companhia, que mostrou não ser totalmente desprovida de bom senso.

Embora seja um diretor de talento e tenha realizado ótimos filmes como Edward Mãos-de-Tesoura, A lenda do cavaleiro sem cabeça e a refilmagem de Planeta dos macacos, devemos agradecer ao deus Rao pelo cancelamento de seu projeto com o Super-Homem. Certamente, seria a mais ofensiva transposição de um super-herói dos quadrinhos para o cinema, motivo para que Burton continue afastado da personagem e de qualquer outro super-herói da DC Comics.

LEIA TAMBÉM:
Superman Lives: O roteiro de Kevin Smith

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Todas as idéias em vermelho foram aproveitadas no universo animado DC (superman animated series e liga sem limites) e são hoje aplaudidas pelos fãs... Macabro aah.gif

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Permita-me corrigir. Acho que quem tem MEDO não são os roteiristas e sim os produtores e executivos da Wraner.

Medo da grana que eles teriam que gastar pra colocar um Darkseid ou Braniac visualmente decentes!!

Se bem que o se eu fosse o responsavel eu usaria um Braniac mais proximo do que é o Galaticus no universo ultimate.

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Acho que Superman deveria ter 4 ou 5 filmes, pra levar Apokalipse,Darkseid,Metallo e Brainiac para o cinema

Indiscutivelmente todos esses vilões merecem um filme, em especial o Darkseid e o Brainiac que tem quase o msm nível de importância que o lex Luthor.

 

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Justamente por isso que considero ele interessantíssimo... Ele é muito bom e pode dar muito pano pra manga' date=' inclusive trazendo possibilidade de flash backs de Krypton... O que seria ótimo de ver...

Sunderhus
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Isso msm, junto com Brainiac vem uma chance de ouro de mostrar o que era Kripton antes de sua explosão...destaque para atores que iriam interpretar Jor-El e Lara.....(quem poderia fazer isso??)

Nem precisa colocar Brainiac como responsavel pela destruição de Kripton...mais sim que ele abandonou aquele povo a propria sorte..........

 

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E os caras já praticamete confirmaram que seria ele né?

Acho que vai acontecer algo semelhante ao Homem-Aranha.

Mesmo o Sam R. disendo que odiava o Venon entre outras coisas, a pressão dos fãs praticamente o obrigaram a pelo menos inicia-lo no filme 3.

E percebam que quem tá metendo mais o pau em SR sao os fas de quadrinhos que nao gostaram do filme ser tão poetico e pouco PORRÉTICO!!!

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Olha

Um filme com Brainiac não seria apenas para agradar fãs, mais tb para mostrar EXPANDIR o universo do herói nos cinemas.  digo que a VERDADEIRA estréia do Superman nos tempos provavelmente será a continuação de Returns...pelo que andei lendo.....Singer exagerou nas homenagens a Reeve e os antigos filmes(não vou entrar em detalhes pra evitar Spoilers).

 

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  • 2 weeks later...
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Os executivos da Warner disseram que se SR não ultrapassar a barreira dos 200 milhões só no EUA, uma sequência poderia não vir a ser feita. Mas acho isso muito difícil, visto que o filme só está em cartaz lá há umas duas semanas e ainda tem muito o que arrecadar. Vamos esperar e ver.

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Eu já acho que nenhuma homenagem aos filmes antigos é exagerada ou demais.
Mas concordo que não expande o universo... embora em SR o universo tenha sido expandido sim... mas mais na questão Lois e Super.

Cara infelizmente isso de homenagem acabou sendo um dos problemas de Superman Returns, o filme tem recebido duras criticas por falta de originalidade no roteiro entre outras coisas.

O tiro saiu pela culatra e a nova franquia pode acabar antes msm de começar a decolar, a Warner já avisou que se o filme não chegar aos 200 milhões pode não ter sequênciasmiley19.gifsmiley19.gifsmiley19.gif

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A Warner é uma mega corporação com varios ramos de atividade.

A sua estratégia de lucro não é apenas com um unico filme do Super. Se fosse apenas isso, mostraria uma total incompetência e falta de visão.

O que se tem é uma marca poderosa que pode agregar lucro de diversas fontes, DVD, TV, brinquedos, games, etc...

Não vai ser por um pequeno escorregão que eles vão desistir.

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Se esse lance dos 200 milhões for verdade, o que não estou muito certo, a Warner provará n ter visão nenhuma, e merecerá voltar aos tempos de Batman & Robin. Afinal, 100 milhões não é nem de longe uma bilheteria "fraca", tem milhares de filmes q nem chegam a isso. Claro, é fraca se vc faz um filme de 250 milhões, sendo q o original de 78 custou cerca de 55 e até hj é um clássico. Parem de gastar tanto c bonecos digitais, coloquem o ator em cena e talvez gastem menos, conseqüentemente faturando mais.

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