Jump to content
Forum Cinema em Cena

Quem Quer Ser um Milionário?


Recommended Posts

  • Members

Pois é... Quem disse que fábulas não podem ser contadas dentro de um contexto realista? Eu amei o filme e ao contrário não achei que o roteiro suavizou a questão da miséria em nenhum momento. O que seria realmente forçado era mostrar aquele povo todo com cara de coitado e sem alegria de viver. Existiram sim, cenas que chegam a chocar justamente pelo contraste. Alguém que tem um senso crítico mais desenvolvido fica horrorizado com a questão da violência, de pessoas que, para sobreviver, perdem seus escrúpulos.

 

Também não achei tão maniqueísta assim. Quem é ruim ali, passou a cometar atos 'ruins' devido ao contexto no que estava inserido.

 

Fora que a questão maior está em conhecer a cultura no qual os personagens estavam inseridos. Fica claro que o protagonista era de origem mulçumana e não hindu. Ou seja, a questão da perseverança, do próprio destino - seja para ganhar um prêmio, seja para ficar com o grande amor da sua vida - é algo verdadeiro para eles. Por isso eu achei fantástica a idéia de começar com a pergunta e terminar com a resposta que é condizente com o contexto cultural do personagem.

 

Se os personagens se mostram felizes dentro de suas vidas 'miseráveis' - vista do nosso referencial burguês - temos que criticá-los? Não sei. Não sou satisfeita com a situação social, mas gente, deve-se levar em consideração que na Índia as coisas acontecem daquele jeito e cada um vive de acordo com o que lhe é possível. Ao assistir esse filme, lembrei muito do "Labirinto do Fauno". É a mesma mensagem, mas retratada no mundo real.

 

Bom, eu acredito que tenha merecido o Oscar sim. Eu acredito que precisamos parar de nos encatantar com um mundo de efeitos visuais - e olhe que eu amei "O cavaleiro das trevas" - e parar para apreciar histórias simples e que nos choque não pela tristeza, mas pelo contraste.

 

 

Ah, mas concordo com uma coisa: a forma como as perguntas estavam em ordem cronológica em suas experiências parece até estranha. Bom, mas pensando novamente na cultura, se "estava escrito" isso volta a fazer todo o sentido.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah, mais uma coisa: sobre o comportamento do Jamal dentro do programa e o fato de ele não se surpreender com o fato de estar acertando tudo e ganhando todo aquele dinheiro e talz...

 

Bom, primeiro, ele é um igênuo e deve-se lembrar que ele não estava ali pelo dinheiro, mas pela moça. Mais uma vez enfatizo o contexto: ele é mulçumano dentro da índia, a questão do despreendimento é muito forte. Se ele perdesse tudo, mas encontrasse seu destino - a Latika - ainda assim ele seria um vencedor.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...