Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Coisa (2017) Stephen King


henrique felipe
 Share

Recommended Posts

  • Members
19 hours ago, Gustavo Adler said:

 

O palhaço desse filme não consegue transmitir o terror de ter uma criatura má intencionada dentro de uma figura inofensiva. Ela é só inofensiva e pronto.

 Interessante a sua opinião, ADLER. Já vi gente reclamando do contrário, dizendo  que o novo Pennywise está excessivamente ameaçador.

 

19 hours ago, Gustavo Adler said:

a do programa de TV que acertou em cheio em transmitir o horror do desejo do palhaço banalizado dentro de um programa infantil

Também achei esta cena muito bem bolada, mostrando tanto o "bom humor", como a natureza maligna do palhaço.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
On 07/08/2017 at 4:10 PM, Questão said:

 

 Sei não, ADLER. Não é o tipo de figura que eu gostaria de encontrar na rua não. Visualmente, acho que esta até mais ameaçador que o original do Tim Curry.

 

 Em tempo

 

 Ronald Mcdonald quando vê você comendo no Burger King ou no Bob's

 

 image.png.ea39a51a9dcc3cd306a4bc23277afcf8.png

Sim é verdade.

 

Mas aí vou contar uma coisa que acho que sou só eu quem tenho essa opinião.

O que faz o it mais eficiente é que o bonachão dele tem alguma coisa por trás. A aparência excessivamente bonachuda com o olhar meio dubio parecia que guardava alguma coisa por trás.

Agora não, esse tem uma aparência de inocência mas querendo ser mal mas é só inocência. Quem tem medo de cara feia?

 

Antigamente com a carência tecnológica em comparação a hoje os filmes se baseavam muito mais na sugestão dada, na carência , na falta de uma explicação. Parafraseando o Deus das lacunas, antigamente era o diabo das lacunas.

E hoje não, tentam a todo custo explorar a presença de uma figura assustadora. E eu repito, quem tem medo de cara feia? Principalmente hoje em dia. 

Antigamente colocavam os monstros feiosos, mas o que assustava era justamente a falta de uma tecnologia que permitisse mostrar uma figura clara com seus mínimos detalhes bem desenhados. Era normalmente uma figura com delineações tortas borradas que não dava pra saber bem aonde terminava o olho a boca o rosto. E tinha muito da ação do ator e da direção nos cortes para completar as Lacunas.

 

O palhaço bonachão dos anos 80 não tinha tantos detalhes mas tinha uma feição que escondia algo. Esse atual é inofensivo por achar que só a imagem daria um ar de assustador em uma figura inofensiva. 

Pra mim o que da medo não é cara feia mesmo porque feio e bonito tem muito de subjetivo. O que da medo é a ameaça inexplicável inexistente mas presente, é o invisível que se vê sua presença, aquilo que não tem forma e nem se pode dar qualque explicação que não recaia na mística propriamente dita. É na incerteza do que diabo é essa monstruosidade.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Resumindo... o palhaço do Pennywise do Tim Curry tem cara de um velho tarado e psicótico por detrás. Palhaço bonitinho mas com voz rouca de whiskey. É quase o Krusty dos Simpsons 

Mas sério...Concordo com o Gustavo. O que assusta em um palhaço é a poker face. É desconhecer as intenções de quem está por detrás da maquiagem. E mais do que isso, é o absurdo da situação que assusta. Um palhaço pode não assustar, mas um palhaço no bueiro sim. Para a nossa mente, ali não é um lugar para ter um palhaço. Este descompasso cria uma sensação de ansiedade e estranhamento em nós. Um palhaço fora do espaço dele é algo ameaçador pois foge do roteiro que estamos acostumados. 

Aí ficamos ansiosos por estes dois elementos: 1) já não dá para saber as intenções de um palhaço; 2) esta incerteza é aumentada quando o palhaço está fora do seu "habitat natural", e se encontra em espaços absurdos.

Quando o cara tem cara de mau, você já deduz as intenções. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
1 hour ago, conan said:

Resumindo... o palhaço do Pennywise do Tim Curry tem cara de um velho tarado e psicótico por detrás. Palhaço bonitinho mas com voz rouca de whiskey. É quase o Krusty dos Simpsons 

Mas sério...Concordo com o Gustavo. O que assusta em um palhaço é a poker face. É desconhecer as intenções de quem está por detrás da maquiagem. E mais do que isso, é o absurdo da situação que assusta. Um palhaço pode não assustar, mas um palhaço no bueiro sim. Para a nossa mente, ali não é um lugar para ter um palhaço. Este descompasso cria uma sensação de ansiedade e estranhamento em nós. Um palhaço fora do espaço dele é algo ameaçador pois foge do roteiro que estamos acostumados. 

Aí ficamos ansiosos por estes dois elementos: 1) já não dá para saber as intenções de um palhaço; 2) esta incerteza é aumentada quando o palhaço está fora do seu "habitat natural", e se encontra em espaços absurdos.

Quando o cara tem cara de mau, você já deduz as intenções. 

Perfeito. Vc capitou exatamente o o medo decorrente do estranhamento causado em mim ao ver aquela figura bonachuda em um contexto comportamento distinto do que aquela imagem sugere e com uma expressão meio dúbia.

Olha o filme do bozo. Os trailers mostram um palhaço mais assustador do que esse desse it novo porque consegue justamente expor uma figura infantil inocente mas que na verdade está alucinado, transtornado de ego inflado, fora da casinha. Cria uma figura incerta, inexplicável de certa maneira.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Mas achei que o seu problema com esse novo Pennywise era justamente que ele parecia inofensivo, ADLER. Mas o CONAN reclama do contrário, que por parecer ameaçador demais, ele perde a aura de mistério.

Entendo o argumento de vocês, mas acho que a proposta é outra. Comparando visualmente (pois acho cedo pra julgar a interpretação do ator ainda) parece ser uma situação parecida com os Coringas do Nicholson e do Ledger. Se quisesse, o Coringa do Nicholson poderia se passar por um palhaço de rua normal, assim como o Pennywise do Curry. Já o Coringa do Ledger não passa por um palhaço normal de jeito nenhum, pois o visual dele já é uma perversão da figura do palhaço. Parece acontecer algo semelhante com esse Pennywise, já que com essa roupa monocromática e esse colorido meio gasto do cabelo, ele já é um palhaço muito mais estranho visualmente do que o do Curry.

 Se é melhor ou pior, é outra questão. Mas me parecem propostas diferentes.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
7 hours ago, Questão said:

 

 Mas achei que o seu problema com esse novo Pennywise era justamente que ele parecia inofensivo, ADLER. Mas o CONAN reclama do contrário, que por parecer ameaçador demais, ele perde a aura de mistério.

Entendo o argumento de vocês, mas acho que a proposta é outra. Comparando visualmente (pois acho cedo pra julgar a interpretação do ator ainda) parece ser uma situação parecida com os Coringas do Nicholson e do Ledger. Se quisesse, o Coringa do Nicholson poderia se passar por um palhaço de rua normal, assim como o Pennywise do Curry. Já o Coringa do Ledger não passa por um palhaço normal de jeito nenhum, pois o visual dele já é uma perversão da figura do palhaço. Parece acontecer algo semelhante com esse Pennywise, já que com essa roupa monocromática e esse colorido meio gasto do cabelo, ele já é um palhaço muito mais estranho visualmente do que o do Curry.

 Se é melhor ou pior, é outra questão. Mas me parecem propostas diferentes.

Mas ai é que está não da pra separar uma coisa da outra.

Ele não perde a aurea de mistério, ele recai no mesmo problema dos filmes de terror da atualidade que tem a pretensão de mostrar uma criatura horrorosa como se isso desse medo.

Ora, dar uma cara mais ameaçadora a um palhaço? Ninguém tem medo de cara feia. E um palhaço é assustador com a cara bonachuda dele. Querer criar uma cara assustadora pro palhaço me pareceu resultar justamente no contrário, infantilizou demais.

Eu não consigo olhar pra esse palhaço e sentir algum perigo.

Me pareceu que os caras queriam inventar a roda tentando criar um monstro em uma figura inofensiva, só a deixou mais inofensiva ainda.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
13 minutes ago, Gustavo Adler said:

Mas ai é que está não da pra separar uma coisa da outra.

 

 

 Discordo totalmente. Nem toda a figura ameaçadora é misteriosa. E nem toda a figura misteriosa é ameaçadora.

 Seguindo esse ponto de vista ADLER, sou levado a crer que , visualmente, você não acha a figura do Coringa do Ledger ameaçador (e reitero que estou falando do visual). Pois o que o Nolan fez naquele filme foi sim "enfeiar" um palhaço, ao lhe dar uma maquiagem encardida e uma cicatriz horrenda na boca. Procede?

Link to comment
Share on other sites

  • Members
33 minutes ago, Gustavo Adler said:

Me pareceu que os caras queriam inventar a roda tentando criar um monstro em uma figura inofensiva, só a deixou mais inofensiva ainda.

 

 Não ha nenhuma invenção ai. Palhaços com visual subvertido é algo muito comum.

 

image.thumb.png.937890387dc9309ef10404a7c07a4ef9.png

 

image.png.64eeffd731856a2b1d50974d0ada8f40.png

 

 

image.png.1675913438f9b120cd026b6be10d1f67.png

 

O próprio Pennywise original em algumas cenas

 

image.png.e578cbbba9201cc26a7822b62420fb38.png

Link to comment
Share on other sites

  • Members
13 hours ago, Questão said:

 

 Discordo totalmente. Nem toda a figura ameaçadora é misteriosa. E nem toda a figura misteriosa é ameaçadora.

 Seguindo esse ponto de vista ADLER, sou levado a crer que , visualmente, você não acha a figura do Coringa do Ledger ameaçador (e reitero que estou falando do visual). Pois o que o Nolan fez naquele filme foi sim "enfeiar" um palhaço, ao lhe dar uma maquiagem encardida e uma cicatriz horrenda na boca. Procede?

Mas a figura do coringa não é ameaçadora, é totalmente inquietante e intrigante.

E acho que isso funcionou muito bem pro personagem cuja ameaça decorrente de suas ações era apenas consequência de um personagem que procurou expor e explorar a insanidade da sociedade. 

O único assustador ai é o it original porque a maquiagem parece mais com uma máscara e os dentes destoam completamente do resto do rosto bonachão como um todo. E o palhaço com barba e cara pintada que da a ideia de ser uma pessoa com problemas psicológicos. O it da a sensação de wtf dos dentes em um rosto infantil, o segundo um suspense em relação a um aparente psicopata. 

Esse it novo parece ter a pretensão de dar medo de um monstro materializado em palhaço, mas isso não assusta. Não é o fato de ser um monstro que vai assustar alguém, parece uma criança tentando querer parecer perigosa quando claramente é inofensiva.

O com o rosto costurado é um tremendo exagero na tentativa de tentar causar algum mal estar ou repudio, ao meu ver.

 

Aaah é saiu outro spot do it. Com uma nova cena dele, como os demais videos propaganda, o diretor parece que conseguiu pegar bem a ideia da climatização, a cena seria bem assustadora de ver um palhaço misterioso te olhando vigiando no matagal, Mas a figura inofensiva desse palhaço estraga um pouco.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
On 12/08/2017 at 11:39 AM, Gustavo Adler said:

Mas a figura do coringa não é ameaçadora, é totalmente inquietante e intrigante.

 Ai já entra a subjetividade, mas se eu estivesse na calçada, e viesse na direção  oposta um palhaço com maquiagem encardida, e um sorriso talhado no rosto, "ameaça" provavelmente seria um termo que iria brilhar na minha cabeça.

 

On 12/08/2017 at 11:39 AM, Gustavo Adler said:

Esse it novo parece ter a pretensão de dar medo de um monstro materializado em palhaço, mas isso não assusta. Não é o fato de ser um monstro que vai assustar alguém, 

 

 Olha, nem sempre.Quando você pergunta "Quem tem medo de cara feia?", eu responderia "muita gente". Pois embora eu goste de um suspense sutil como todo mundo, ás vezes uma "cara feia" bem colocada pode ser uma maravilha. A "Cara Feia" muitas vezes revela as intenções negativas. Se"cara feia é fome", isso é justamente o que as pessoas são para o Pennywise, comida. Ele curte instaurar o medo nas crianças, pois quando mais medo elas tiverem, mais forte ele fica. Agora, se o ator vai segurar essa proposta, só vendo o filme pra saber.

 

On 12/08/2017 at 11:39 AM, Gustavo Adler said:

parece uma criança tentando querer parecer perigosa quando claramente é inofensiva.

 

 Mais uma vez, aqui entramos na subjetividade. Visualmente, eu acho que esse palhaço não tem nada de inofensivo. Mesmo que estivéssemos em um circo, é um palhaço que você olharia e diria que tem uma coisa errada com ele, diferente do Pennywise do Tim Curry, que poderia passar despercebido em um ambiente assim. É ai que o CONAN defende achar a abordagem exagerada, pois o simples fato de um palhaço estar fora de seu elemento já seria suficiente. Mas eu to comprando essa nova abordagem do personagem, que é até mais fiel ao do livro do King. Vamos ver se rola.

 

Em tempo, o Spot citado pelo ADLER

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

It: A Coisa | “Pennywise se acha engraçado”, diz intérprete do palhaço assassino

POR
 YGOR OLIVEIRA
 -
 11/08/2017
 
 
 
  
pennywiseacoisa.jpg O palhaço Pennywise
 

Ouça este conteúdo

 

0:00

01:08

 
 

O remake de It: A Coisa, baseado no livro clássico de Stephen King, trará algumas novidades sobre o próprio personagem do palhaço, que será mostrado de uma maneira um tanto quanto diferente da original.

?dc=5550003220;ord=1502824599537?dc=5550003219;ord=1502824602224
[x]

E durante uma entrevista ao EW, o ator Bill Skarsgård falou sobre o senso de humor estranho do personagem.

“Ele realmente aproveita o caminho que faz e o jogo da caça. O que é engraçado para essa entidade do mal, pode não ser para os outros. Mas Pennywise se acha engraçado”, disse ele.

Jaeden Lieberher (Masters of Sex), Finn Wolfhard (Stranger Things), Chosen Jacobs (Hawaii Five-0), Jeremy Ray Taylor (Alvin e os Esquilos: Na Estrada), Wyatt Oleff (Guardiões da Galáxia), Jack Dylan Grazer (Scales) e Sophia Lillis (37) formam o “Clube dos Perdedores”, vítimas de Pennywise (Bill Skarsgard) no filme.

 

FONTE: OBSERVATÓRIO DO CINEMA

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Não esperava um lançamento em IMAX pra esse filme

It: A Coisa | Lançamento em IMAX traz icônico balão para novo cartaz

POR
 YGOR OLIVEIRA
 -
 16/08/2017
 
 
 
  
pennywise.jpg Pennywise em It: A Coisa
 

Ouça este conteúdo

 

0:00

00:50

 
 

O remake de It: A Coisa, baseado no livro clássico de Stephen King, ganhou um novo cartaz exclusivo para comemorar o seu lançamento em IMAX, que será feito ao redor do mundo.

Confira.

Jaeden Lieberher (Masters of Sex), Finn Wolfhard (Stranger Things), Chosen Jacobs (Hawaii Five-0), Jeremy Ray Taylor (Alvin e os Esquilos: Na Estrada), Wyatt Oleff (Guardiões da Galáxia), Jack Dylan Grazer (Scales) e Sophia Lillis (37) formam o “Clube dos Perdedores”, vítimas de Pennywise (Bill Skarsgard) no filme.

A adaptação será dividida em dois filmes. A primeira parte tem estreia prevista para 8 de setembro deste ano.
IT-Poster

 
 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Diretor de ‘It – Uma Obra-prima do Medo’ não é fã do filme original

Publicado em 19/08/2017 às 14:03 por Rafaela Gomes
COMPARTILHE!
108

O diretor do remake de ‘It – Uma Obra-prima do Medo‘ revelou que não gosta muito da minissérie de 1990, que foi lançada no Brasil no formato de filme.

Em uma entrevista recente à SFX Magazine, Andres Muschietti admitiu que seu envolvimento maior foi mais relacionado ao material original de Stephen King do que à minissérie em si.

Segundo Andres:

“Honestamente, eu não era muito fã da minissérie. Eu já não era mais criança na época de seu lançamento. Confesso que meu envolvimento com o projeto foi mais vinculado ao livro e ao universo de King, do que em relação à minissérie. Reconheço o quão icônica ela é para a geração que a assistiu pela primeira vez na televisão ou em vídeo, mas é importante dizer que esse público foi impactado justamente por ter assistido a produção em uma idade muito precoce. Muitas pessoas não se recordam de toda a minissérie, mas morrem de medo daquelas icônicas cenas do palhaço escondido atrás dos lençóis logo no começo e da tempestade”.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

It: A Coisa | Diretor explica por que não seguiu visual do Pennywise de Tim Curry

Nova adaptação foi criticada por alterações na caracterização do personagem
21/08/2017 - 23:48 - MARIANA CANHISARES
 
pennywise-2017-1990.jpg
 

Diretor Andy Muschetti respondeu às críticas do público com relação ao visual de Pennywise em It: A Coisa. Para ele, a caracterização de Tim Curry nos anos 1990 em It: Uma Obra Prima do Medo não era tão atraente quanto essa, vivida por Bill Skarsgård.

"Esteticamente, não curto o palhaço do século XX. Acho que ele parece barato e é muito relacionado a eventos sociais, circo e coisas assim. Circo é legal, mas sou mais atraído esteticamente ao palhaço mais antigo, do século XIX. E tendo em vista que esse cara esteve por aí há séculos, eu me perguntei por que, por que não ter uma nova versão, mas do século XIX", afirmou em entrevista à Collider.

Na trama do longa, sete crianças conhecidas como "The Losers Club (o clube dos perdedores)" se deparam com os problemas da vida, bullying e um monstro que toma a forma de um palhaço chamado Pennywise. O filme estreia em 7 de setembro.

Publicado em 1986, A Coisa é um dos romances mais volumosos de Stephen King, com mais de 1.000 páginas. A aterrorizante história já foi adaptada para a TV em 1990 como um telefilme seriado - lançado em vídeo no Brasil.

 

FONTE: OMELETE

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho válido. Uma sacada interessante...

Mas nada tira da minha cabeça o absurdo de um Deus da destruição de todo o universo infinito, a antítese e rival do demiurgo criador da realidade espaço-temporal, que surgiu antes do mundo existir, vir se fantasiar de palhaço, morar num bueiro no interior do Maine e comer criancinhas de 30 em 30 anos, e ser derrotada por elas.

O King forçou a barra ao dar ares épicos a criatura :D

Link to comment
Share on other sites

  • Members

It: A Coisa vai ter sessão exclusiva para palhaços (a caráter) nos EUA

POR
 CAIO COLETTI
 -
 24/08/2017
    
itacoisa-1-696x494.jpg Pennywise em It: A Coisa

Ouça este conteúdoOuça este conteúdo

 

0:00

01:05

 
 

O remake de It: A Coisa terá uma sessão nos EUA que é o pior pesadelo para quem tem medo de palhaços: a empresa Alamo Drafthouse anunciou que fará um evento especial para palhaços assistirem ao filme de terror.

 

A sessão acontecerá em 9 de setembro, na cidade de Austin, no Texas (EUA), e terá uma pequena festa antes do filme começar, onde os palhaços podem se aprontar e tirar fotos com visitantes curiosos.

Jaeden Lieberher (Masters of Sex), Finn Wolfhard (Stranger Things), Chosen Jacobs (Hawaii Five-0), Jeremy Ray Taylor (Alvin e os Esquilos: Na Estrada), Wyatt Oleff (Guardiões da Galáxia), Jack Dylan Grazer (Scales) e Sophia Lillis (37) formam o “Clube dos Perdedores”, vítimas de Pennywise (Bill Skarsgard) no filme.

 

Fonte: observatório do cinema.

Não sei se vai render. Pelo que ouvi, os palhaços estavsm furiosos com o filme. Hehehe

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...