Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Gângster (American Gangster)


Sophie Aubrey
 Share

Recommended Posts

Movido, estréia dia 25/01/08

 

Confesso que o começo do mais novo filme do diretor Ridley Scott me deixou confuso, parecia que nada se encaixava, como se o filme tivesse uma edição desleixada (como se isso fosse possível com Pietro Scallia no comando). Fora isso, já dava pra ver uma magnífica direção de arte e uma seleção de músicas de deixar Quentin Tarantino babando, era os anos 70 que se materializavam diante dos meus olhos e nada parece deslocado ou fora de sintonia neste aspecto. Então as coisas começaram a tomar forma, personagens a se delinear e um painel coeso da eterna luta dos EUA contra as drogas acende como um néon. Podem julgar o diretor por alguns dos seus filmes anteriores que certamente tinham problemas, mas por este aqui, duvido que ele seja achado <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /><?XML:NAMESPACE PREFIX = ST1 />em falta. O roteiro é fantástico e a condução de algumas cenas beira a perfeição. Frank (Denzel Washington) é a antítese do negro traficante, sem alarde ou roupas vistosas (padrão naquela época) e levando um estilo de vida bem low profile, ele constrói na surdina um dos maiores impérios do tráfico, movimentando rios de dinheiro é como uma versão black de Os Bons Companheiros só que com muitos méritos próprios. A cena final, que dura alguns segundos, exemplifica bem porque Ridley Scott é um dos maiores diretores da atualidade, ele consegue fazer através do personagem de Denzel Washington uma transição de tempo que poucos diretores conseguiriam e com uma elegância de tirar o chapéu e aplaudir.

 

Quase 3 horas de filme que passam voando. Se eu fosse de fazer bolões para o Oscar, ficaria assim: Direção, Melhor Ator para Denzel, Direção de Arte (se não derem, matem os velhos da academia!) e Edição.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 58
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

É bem um Tropa de Elite americano mesmo. Um policial insatisfeito com a corrupção que o ronda se junta a uma força-tarefa para acabar com o tráfico e salvar o mundo. Com a diferença que o Denzel Washigton não leva uma .12 na cara. Se não existisse de verdade, seria até difícil acreditar em um traficante tão generoso como Frank Lucas, que vai direto a fonte e fornece a “coca” mais limpa do pedaço. É interessante como ele passou despercebido por um tempo, com as pessoas simplesmente não acreditando que um “negro” fosse o rei do pedaço. Mas acabou caindo de qualquer forma. Apesar dos vários personagens, as atenções sempre se voltam para Denzel Washigton e Russel Crowe, o traficante honesto e o policial honesto, respectivamente. Apesar de uma certa acelerada que deram no final para encerrar o filme continua sendo um dos melhores dos ano.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

4,5/5

Link to comment
Share on other sites

  • Members
O GÂNGSTER – 8/10 – Gostei. O roteirista Steve Zaillian retrata o traficante Frank Lucas como um verdadeiro e competente empreendedor, capaz de lançar um novo “produto” através de uma estratégia diferente dos demais concorrentes, com um preço mais acessível e observando o comportamento dos seus clientes potenciais. A direção de Ridley Scott é à moda antiga, deixando que a história prevaleça, o que remete aos filmes da década de 70, como se encarrega de mostrar também a fotografia, a direção de arte e até mesmo o figurino (não à toa, é o período onde se passa boa parte da narrativa). Denzel Washington empresta sua postura, gestual e elegância características para mais um personagem frio e calculista, mas nem por isso menos carismático. Russel Crowe foge dos “tipos” do gênero e da sua carreira e tem uma atuação bem natural e honesta. As subtramas envolvendo os personagens acabam sendo desnecessárias (a briga judicial do personagem de Crowe não colabora com uma maior ou menor identificação do espectador com ele assim como a relação de Lucas com a sua esposa, principalmente, mesmo considerando que, no seu caso, a família faz parte do seu universo), além de alguns problemas na edição (transições secas e diretas entre passagens tensas e nervosas com outras mais leves). Pode até ser considerado um “Tropa de Elite” americano (levado as devidas proporções), afinal também serve para mostrar as diversas ramificações do crime organizado e suas conseqüências.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como alguns aqui já disseram. Achei a edição nos 2 primeiros terços do filme muito ruim. (Se todos também disseram isso, sinal de que eu estou entendendo o que edição 06).

Também achei o filme muito "nada de novo". Mas de forma alguma isso o torna ruim. As atuações de Denzel W. e Russel C. estão bem boas. Gostei.

 

ps: não se enganem, cuba faz uma ponta medíocre no filme.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Excelente.10

 

O melhor filme de Scott desde Blade Runner. Quem pensa em encontrar "O Poderoso Chefão negro" vai quebrar a cara, já que O Gângster está mais para Operação França (também baseado e acontecimentos reais, que são citados algumas vezes durante o filme; tive a sensação de estar assistindo uma continuação informal do clássico de Friedkin). Só fico pasmo dessa obra-prima ter sido indicada somente a dois Oscars, em categorias secundárias (a fotografia também merecia uma indicação, no mínimo).

 

PS: Só eu me incomodei com o boom aparecendo na tela a cada 5 minutos? Tomara que apaguem digitalmente para o lançamento em DVD, porque está mesmo gritante.18

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pelo visto só eu acho o Denzel a mesma coisa em todos os filmes. Não que ele seja ruim [e não é], mas eu vejo sempre a mesma coisa em todas as atuações dele. E em O Gângster não foi diferente. Russel Crowe e Ruby Dee são os melhores do filme. É sério. 06

 

Também achei a edição no início esquisita, estava sem entender um pouco e tava começando a ficar chato, fiquei desanimado com a história e não queria saber de mais nada. 06 Brincadeira, mas foi quase isso.

 

Mas é claro que o filme cresce e aquela cena do tiroteio foi fenomenal [particularmente, adoro cena de tiroteio sem trilha sonora]. A cena em que o Denzel sai da igreja e dá de cara com a polícia foi um misto de sentimentos em mim - não sei se ficava feliz ou triste.

 

nota: 7,5/10,0

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pelo visto só eu acho o Denzel a mesma coisa em todos os filmes. Não que ele seja ruim [e não é]' date=' mas eu vejo sempre a mesma coisa em todas as atuações dele. E em O Gângster não foi diferente. Russel Crowe e Ruby Dee são os melhores do filme. É sério. 06

Também achei a edição no início esquisita, estava sem entender um pouco e tava começando a ficar chato, fiquei desanimado com a história e não queria saber de mais nada. 06 Brincadeira, mas foi quase isso.

Mas é claro que o filme cresce e aquela cena do tiroteio foi fenomenal [particularmente, adoro cena de tiroteio sem trilha sonora']. A cena em que o Denzel sai da igreja e dá de cara com a polícia foi um misto de sentimentos em mim - não sei se ficava feliz ou triste.

nota: 7,5/10,0

Essa foi a melhor coisa que o filme causou em mim.....eu não sabia se torcia para o Russel ou pro Denzel....

Aí ficava lembrando da cena aonde o Denzel comia com a família enquanto as pessoas morriam de tanto usar heroína,mas mesmo assim não conseguia ter raiva dele...incrível....

Inclusive,naquela cena aonde eles invadem a "boca' do Denzel eu não sabia se torcia para o irmão dele fugir ou para o Russel pegar ele10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não achei a edição no começo do filme confusa e/ou ruim ...

 

O Cuba Godding Jr. está muito ruim (aquela cara que ele faz no final é super canastrona).

 

Me desculpe mas achei a atuação Ruby Dee supervalorizada. É boa, mas ainda assim nada demais ...

 

Armand Assante estava bem.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

ps: não se enganem' date=' cuba faz uma ponta medíocre no filme.
[/quote']

 

 

q isso, Verinhas?!13 essa infima ponta do Cuba é tremendametne superior a tds as tranqueiras somadas q ele vem fazendo em comedias ultimamente


né.
o que não torna a participação dele nesse filme menos medíocre.

 

se mediocridade for mensurada por tempo de exposicao, ninguem se salvaria..
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu gostei do filme. Acho máfia um dos temas mais interessantes do cinema. É claro, fica abaixo de Godfather, Godfellas e Casino, mas não é um filme ruim.

 

Concordo com uma coisa:Edição muito confusa no começo. Talvez um preciosismo artístico do sr. Scott. Na verdade, acho que o filme poderia ser bem melhor com menos personagem, edição mais ágil, algo como o filme da Eva Mendes e do "Tom Hagen" (esqueci o nome, é de 2006 e eu gostei muito).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bem bom, Ridley contido esteticamente falando, como nos tempos de Thelma & Louise... Mas aqui a coisa é requentada em termos de trama (ao passo que Thelma era originalíssimo). Atuações impecáveis, num filme quadradão. The Departed é MUITO melhor.

 

4/5

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Filmaço! Não gosto muito do R. Crowe, mas tenho de dar a cara a tapa, ele tá FODA nesse filme e foi muito bom vê-lo cara a cara com Denzel, meu ídolo eterno. Como já disseram aqui, máfia, tráfico, submundo da polícia são temas que, mesmo já exaustivamente utilizados, são muito ricos e costumam render excelentes filmes, como este.

 

Vale até ir ao cinema de novo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom filme. Eu lembrava toda hora da violência e naturalidade de Os Infiltrados, então, para mim, O Gângster é uma éspecia de Os Infiltrado versão "light". 06

 

Não achei o começo confuso não. Achei o começo um pouco induzido, não explica tudo, vc tem que tentar descobrir oq tá acontecendo...bem legal.

 

Eu só me imcomodei com alguns momentos muito "americanizado", como (SPOILER) Ele ser preso saindo da igreja, o filme mostrando que o traficante é bandido mas é bondoso com a família, até compra aquele móvel igual da mãe.

 

Também achei que faltaram cenas que vs fala "P***, que cena foda". E isso em Os Infiltrados fazíamos toda hora! A única cena mais "arriscada", "original" foi (SPOILER) aquela hora que ele mata o cara no meio da rua.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Comparar com Infiltrados não soa muito feliz não. Dois diretores diferentes tratando de temas parecidos é o máximo que consigo pensar. Continuo achando a cena final de O Gangster a coisa mais linda que já vi em um filme. Sei lá... estávamos no passado, anos 70 o Lucas preso e aí ele sai da prisão e a câmera faz um travelling estonteante para uma Nova Iorque atual, tudo em segundos e com uma elegância rara. Simples, conciso e belo.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sim, a cena final eu gosto tb. Eu só acho aquela risada no final um pouco forçada. Não sei...me incomodou um pouco.

 

A comparação com Os Infiltrados é quase imediata Nacka, pelo simples fato de serem filmes lançados muito próximos um do outro. É quase impossível não assistir O Gângster sem lembrar de Os Infiltrados. E além também de ambos tratarem do trafigo de drogas tanto pela perspectiva do bandido como do policial ajudam o espectador a fazer comparações.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti ontem, gostei bastante do filme, o tempo voa, dá impressão q o filme tem 1h e meia e não quase 3... Não achei o começo confuso como muita gente achou, em contrapartida, a informação  (POSSÌVEL SPOILER) de que a droga era transportada nos caixões dos soldados americanos era algo q eu já tinha lido , e me pareceu q no filme era algo q o diretor queria nos fazer surpresa... O q me levou a pensar sobre o "problema" q é vc estar informado sobre o filme antes de assistir... Já tinha sentido esse mesmo problema em Brokeback Moutain; se eu não soubesse q os cowboys eram gays o susto, o impacto do filme teria sido bem maior, acho q teria "desfrutado" mais o filme se eu não tivesse aquela informação... E ontem senti a mesma coisa, me pareceu q o fator "droga nos caixões" era pra ser um certo clímax, um "efeito surpresa"; e o fato de saber antes estragou um pouco isso... Mas resumindo, gostei bastante do filme, achei D. Washington e o Crowe - q são dois caras dos quais eu não sou absolutamente fã - estiveram muito bem, achei o clima anos 70 muito massa, muito real...E a direção achei primorosa...

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...