Jump to content
Forum Cinema em Cena

Onde Vivem os Monstros, de Spike Jonze


Beckin
 Share

Recommended Posts

  • Replies 173
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

não é que seja ruim, só é problemático demais. o visual é tão incrível quanto os trailers sugeriam e é muito bacana ver um cara dentro da indústria batendo o pé e indo na contra-mão das coisas. o jonze utilizou realmente o mínimo de CGI possível, é tudo artesanal, burton dos bons e velhos tempos.

é uma obra de arte. as criaturas são claramente uma projeção do muitas vezes dolorida passagem da infância para a adolescência, e nesse sentido fica difícil não pensar em deixa ela entrar. só que falta consistência. desde o começo, mas vai piorando com o passar do tempo.

 

o jonze tenta preencher o vazio da narrativa com a trilha que é foda, linda, certamente escolhida a dedo; mas isso só piora as coisas pois deixa o filme com um formato clipado que já funcionou melhor em encontros e desencontros.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
ONDE VIVEM OS MONSTROS - 7.5/10 - O filme dá voz, cores e formas à criança que existe dentro de cada um de nós. O diretor Spike Jonze realiza um filme energético e fantástico sobre a convivência de um garoto com seres fantásticos e que precisa aprender também a lidar com sentimentos humanos e mudanos. Talvez o grande problema dele seja que não funciona completamente como um filme já que o desenvolvimento da narrativa é extremamente irregular, sendo constantemente pontuados por brincadeiras e pela interação dos personagens e, mesmo contando com um elenco de monstros admirável, acaba sendo cansativo. Embarcamos com o personagem central, nos divertimos bastante durante o processo (a trilha é gostosíssima misturando melodias e sons, inclusive vozes de crianças), mas no final dá uma certa sensação de vazio e frustração. Ainda assim é um filme íntegro e honesto, algo raro. Thiago Lucio2010-01-16 18:42:40
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Poisé... achei o desenvolvimento meio chato também.

E faltou aquele frescor da infância no filme. Ficou seco (talvez foi o que o Spike quis fazer), mas não foi um filme que te agarra e te mantenha preso na cadeira acompanhando a história.

 

Na verdade é um filme sério, não é para crianças (como foi o livro). Neste caso é até bom, com questões interessantes. Mas ficou meio solto as coisas.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

E faltou aquele frescor da infância no filme.

 

sim, ficou faltando demais. tive a impressão de que o jonze tava vendendo inocencia engarrafada na maior parte do tempo. uma cena em que acho que não faltou foi aquela da guerra de bolas de neve (no começo, com os amigos da irmã). ali eu senti que estava vendo molecagem no bom sentido. e o formato videocliptóide funcionou como em nenhum outro momento.

 

 
Jonny Greenwood2010-01-16 19:35:52
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Poisé... achei o desenvolvimento meio chato também.

E faltou aquele frescor da infância no filme. Ficou seco (talvez foi o que o Spike quis fazer)' date=' mas não foi um filme que te agarra e te mantenha preso na cadeira acompanhando a história.

 

Na verdade é um filme sério, não é para crianças (como foi o livro). Neste caso é até bom, com questões interessantes. Mas ficou meio solto as coisas.
[/quote']

 

Eu gostei da direção do Jonze justamente por esta ausência de afetação em seu trabalho. Eu me contagiei com a anarquia do espírito infantil durante as brincadeiras, mas o filme em si não me conquistou. E ao analisar o filme como um todo, revela-se alguns problemas inconvenientes mesmo, especialmente com relação ao ritmo. Achei que o desenvolvimento foi muito quebrado, o que cansou em alguns momentos.

 

Agora com relação a questão de que o filme não é pra crianças... ok, entendo que muitas delas não irão compreender a complexidade da narrativa... a natureza dos monstros e tal ... mas durante a sessão fiquei pensando muito nos meus sobrinhos, especialmente os dois garotos, acho que eles iam se divertir pra caramba com as travessuras de Max e dos monstros.

 

Em suma, foi um filme que gostei, mas que não me apaixonei.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A anarquia ficou bem evidente... e foi bastante assustadora. Coisa de criança afetada e pirracenta! hahaha. Não vejo a bagunça infantil das travessuras das brincadeiras nesta magnitude de anarquia destrutiva de adolescente rebelde, hehe

 

Não é questão de não entender a complexidade da narrativa, mas do desenvolvimento e ritmo dela. Veja que muitas obras infantis tem várias facetas e diversos modo de leitura, e que funciona muito bem em todas elas. Pegue o Livro Pequeno Príncipe e a História sem Fim, por exemplo.

 

Mas as crianças não me pareceram muito empolgadas na sessão em que eu estava. Pode ser por causa que era legendado... mas enfim...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu gostei de Sinédoque' date=' mas é um filme extremamente complexo que me deixou com várias dúvidas.[/quote']

 

 

quais?

 

A personagem da Dianne Weist deu um belo nó na minha cabeça...06

 

 

ah, verdade. na minha tb.

 

mas, em compensação, é a partir daí que sai uma das idéias mais geniais: a da voz dizendo ao hoffman tudo o que ele deve fazer. isso é tão kaufman! o filme está cheio dessas. pena que achei que o kaufman-cineasta não fez jus ao roteirista.
Jonny Greenwood2010-01-17 03:09:06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
A anarquia ficou bem evidente... e foi bastante assustadora. Coisa de criança afetada e pirracenta! hahaha. Não vejo a bagunça infantil das travessuras das brincadeiras nesta magnitude de anarquia destrutiva de adolescente rebelde' date=' hehe

 

Não é questão de não entender a complexidade da narrativa, mas do desenvolvimento e ritmo dela. Veja que muitas obras infantis tem várias facetas e diversos modo de leitura, e que funciona muito bem em todas elas. Pegue o Livro Pequeno Príncipe e a História sem Fim, por exemplo.

 

Mas as crianças não me pareceram muito empolgadas na sessão em que eu estava. Pode ser por causa que era legendado... mas enfim...
[/quote']

 

Ah sim... claro.... não tem como nós falarmos sobre o envolvimento das crianças de uma maneira geral... mas fiquei com vontade de ver este filme com meus sobrinhos e questionar-lhes depois o que acharam e tal...

 

Já que o Pablo chamou este de "Anticristo Jr." (medo, muito medo... 09), será que o Luca gostou ?????03
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Achei que gostaria mais, mas achei tudo muito bom, principalmente a fotografia, o trabalho de animação dos bonecos, das expressões, perfeito; um dos mais lindos, visualmente falando, que vi ultimamente - barrou "Avatar" em 3D e Imax pra mim, claro, no quesito visual, e narrativo também. Filme para ser revisto com muito cuidado.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

 

Achei muito fraco. Tinha tudo para ser um ótimo filme (e o belo material públicitário me levou a crer que era), incluindo uma trilha sonora inspirada, uma bela fotografia, e, principalmente os prórios monstros, que a princípio são bem interessantes. Mas o filme acaba sendo simplesmente... tedioso. Só.

-felipe-2010-02-22 19:30:52

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...