Members pantalaimon Posted February 24, 2010 Members Report Share Posted February 24, 2010 Que ofensa, ao Jonze: Guy Ritchie?No sense! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Gago Posted March 1, 2010 Members Report Share Posted March 1, 2010 Funcionou consideravelmente bem comigo, no sentido de que sempre gosto da idéia de ver o fantasioso e o psicológico infantil conjugados de modo que a criança consiga enxergar a porta do estágio de amadurecimento distante de lições de moral. Nesse sentido, é mais inteligente do que eu imaginei que fosse, e a riqueza das relações entre o lúdico e o real são simplesmente maravilhosas, revelando um universo e personagens cujas relações e constituições próprias são mais palpáveis e profundas que de muito ser humano que a gente costuma encontrar no cinema por aí. Deve ser o melhor filme que vi nesse ano, até agora. Gago2010-03-01 11:32:41 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Administrator Posted March 1, 2010 Members Report Share Posted March 1, 2010 Achei lindo. A sensibilidade particular do Jonze adequou-se perfeitamente ao material infantil, transformando o filme em algo absolutamente diferente do que eu já vi no que diz respeito à retratação do universo infantil. Mas não é um filme infantil; é adulto, maduro. É também muito triste, não pela narrativa, mas pelo comportamento dos personagens. O final é uma jóinha. Jonze compreende perfeitamente o quão profundo e poderoso é um olhar e nada mais é necessário ser dito. Se Catherine Keener fosse indicada ao Oscar, eu ficaria felicíssimo. A trilha é uma delícia, como o filme. E ele é cheio de diálogos ótimos: Judith: Do you have those little bird bones who wil cut my mouth? Max: I don't have bird bones. Judith: You better not. You better no be difficult to eat. Did you even think of that? God, you're selfish! I hope you don't taste as selfish as you look! Hahahahahaha.Lumière2010-03-01 02:26:36 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members pantalaimon Posted March 1, 2010 Members Report Share Posted March 1, 2010 A beleza inegável do filme, juntamente com o resto técnico - trilha, efeitos, vozes, direção - já rendem, acho, motivos para ser visto e reconhecido; sobre a história eu gostei, digo, a forma como ele conduziu a coisa, os diálogos, não achei chato, como alguns amigos, comigo funcionou, também. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Administrator Posted March 1, 2010 Members Report Share Posted March 1, 2010 Eu não achei nem um pouco chato. É uma delícia, passa voando. O Jonze evoca com tanta eficiência o espírito infantil que foi fácil mergulhar no filme. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Perucatorta Posted March 1, 2010 Members Report Share Posted March 1, 2010 Bom, vou postar o que postei no filmes em geral: Tenho enorme dificuldade em acatar filmes com temáticas infantis ou destinados (mesmo que em parte) à públicos infantis. Esse aqui fica num limbo pois é um filme pensado por uma criança (sem crítica aqui) e executado para adultos. Isso me fez gostar menos do que o filme merecia. Mas enfim, os bonecos são fantásticos e o filme merecia qualquer prêmio por efeitos especiais e o Jonze filma muuuito bem, ele faz alguma mágica pra te botar no meio das cenas dele, não é possível. Mas o parágrafo derradeiro tem que ser sobre a trilha, que é uma palhaçada de linda, divina, eleva demais o filme, sendo intrusiva ou não. Aliás, como o material em si não me atraí tanto, achei até boa a intrusão. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members pantalaimon Posted March 1, 2010 Members Report Share Posted March 1, 2010 Pois é, trilha, efeitos e fotografia esnobados no Oscar: atrocidade. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members bat Posted March 1, 2010 Members Report Share Posted March 1, 2010 a trilha é legal, mas nem metade do que pintam, eu particularmente não sou tão chegado em som indie, mas ao menos as bandas que o Jonze escolheu, em sua maioria são boas, não tão enlatadas como a regra. e tem Arcade Fire, que é uma das minhas favoritas no "gênero". sobre o filme em si, acho que ele vive mais de boa intenção do que de resultados, a maior parte do tempo aonde vivem os selvagens eu achei bem xarope, mesmo que ali existisse bons personagens, mas cansa. gostei mesmo do prólogo e do final-final, por coincidência, a parte que não é fantasiosa.a edição de videoclipe tbm incomoda vez ou outra, volta e meia tem alguem correndo com a câmera treme-treme. bat2010-03-01 14:31:22 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Perucatorta Posted March 1, 2010 Members Report Share Posted March 1, 2010 Eu não me preocupo com a trilha analisando-a separadamente do filme. Explico: pra mim não importa muito se eu gosto da banda ou ritmo escolhido. O que importa basicamente é se o casamento imagem/som funciona. Aqui eu acho que as escolhas foram ótimas, elevando o que estava na tela. Eu nunca ouviria estas músicas de viado no meu som, hehehe. Prefiro Mariah Carey, que é de macho. Sobre a parte da fantasia, eu acho que ela caiu naquele limbo que eu destaquei. Aquilo era a imaginação de uma criança, como a (falta de) lógica de uma criança, desconexo e tals. O problema é que o Jonze filma pra adultos. Achei que ele terminou fazendo algo que não agrada completamente nem a crianças nem a adultos. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members bat Posted March 1, 2010 Members Report Share Posted March 1, 2010 não consigo filtrar tão matematicamente assim as músicas, exceto quando o filme passa por cima, completamente, como Linkin Park em Miami Vice. mas aí o filme não é tão calcado em trilha, esse do Jonze é, fica clara a adoração dele por esses sonzinhos. e apesar do moleque ser bem criativo e tal, boa parte do que se passa lá na terrinha é meio maduro demais pra cabecinha dele, não combina tão bem com o espírito. acho que foi o Jonny que disse que parecia fantasia enlatada, e eu concordo por isso, por não ter a pureza, ou não me transmitir a tal pureza que o Jonze tencionou. mas não é um filme ruim, não, só que fiquei com a nítida sensação que tinha tudo pra ser bem maior do que foi. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Perucatorta Posted March 1, 2010 Members Report Share Posted March 1, 2010 Eu acho que estamos falando a mesma coisa. Eu concordo com sua análise. Eu só acho que as idéias são fundamentalmente infantis, mas a ótica do Jonze não é. Tipo um atirei o pau no gato filmado pelo Robert Rodriguez. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Gago Posted March 1, 2010 Members Report Share Posted March 1, 2010 boa parte do quese passa lá na terrinha é meio maduro demais pra cabecinha dele' date=' não combina tão bem com o espírito[/quote'] Eu não acho que seja maduro demais para ele, pelo contrário, penso que essa maturidade só vem mesmo depois do contato que ele tem com o imaginário, até porque todo o universo fantasioso é calcado nas impressões que o menino tem do mundo real, incluindo os perfis psicológicos dos monstros (remissivos a ele mesmo e a seus familiares) e os equivalentes (guerra de neve, iglu, castelo, etc.). E é justamente daí, da relação que ele experimenta com essa fantasia, que brota a maturidade nele. E como o lúdico é produto da mente dele próprio, o filme revela ser um enorme auto-exercício, por parte de Max, em busca dessa sublimidade. É um negócio muito bacana de se ver, sensível e inteligente como poucas coisas hoje em dia são. Gostei muito desse filme, de verdade. Quanto mais penso a seu respeito, mais eu o admiro. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members bat Posted March 1, 2010 Members Report Share Posted March 1, 2010 é, talvez fosse esse o alvo do Jonze, mas eu não fui atingido dessa forma, os conflitos criados lá, do que conheço de crianças, não combina com o max. mas isso é o que menos me incomoda, meu problema maior é com o Jonze diretor. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members MacGruber Posted March 1, 2010 Members Report Share Posted March 1, 2010 Também não consegui me envolver com quase nada desse filme. O que é uma pena pois toda a temática é muito bonita e poderia ter saído um grande filme dali - das pessoas que eu conheço, até as que gostaram parecem concordar que poderia ter sido algo maior. O que me surpreendeu negativamente foi o trabalho do Jonze mesmo. Pra mim ele ainda não calibrou muito bem o seu talento dentro do cinema, mas claramente é o tipo do cara que tem o refinamento visual e a sensibilidade pra fazer esse material ganhar vida. No primeiro aspecto não dá pra dizer nada, um primor; só que ele me pareceu mais cheio de maneirismos ainda. Existia um grande vazio narrativo dentro da história - por ser um conto fabulesco - e ele, ao invés de tentar dar consistência, preencheu com as canções, deixando tudo com aquele formato de videoclipe gigante. Daí eu ter ficado com o gosto de artificialidade e de inocência enlatada na boca. Mas enfim, não achei exatamente ruim, até pq aqueles últimos minutos são belíssimos e o filme tem a melhor fala do ano (o moleque sobe na mesa e ordena: Feed me, woman!). Jonny Greenwood2010-03-01 19:09:46 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Gago Posted March 1, 2010 Members Report Share Posted March 1, 2010 Eu gosto bastante do Jonze, principalmente porque, na minha opinião, há bastante conteúdo por baixo de suas estripulias visuais e narrativas (que no geral me divertem), diferentemente da maior parte dos cineastas indies. Pra falar a verdade, eu nem manjo desse rótulo em si (na minha pobre cabecinha, engloba obras como Pequena miss sunshine, Juno, Distante nós vamos, 500 dias com ela e afins), mas o pouco que eu sei me faz pensar que este filme é, salvo engano muito forte, o primeiro indie americano que eu gostei pra valer. Mas eu só não entendi o trecho em que você fala que os conflitos criados no outro mundo, a partir do que você conhece de crianças, não combinam com Max. É porque você acha que crianças de nove anos não são assim? Ou porque não condiz com o personagem do filme mesmo? Eu não pesquei. De todo modo, fiquei satisfeitíssimo com o filme tanto como o mapeamento psicológico de um menino dessa faixa etária quanto do Max personagem mesmo, uma vez que comigo funcionou bem a idéia de projeção no mundo fantasioso - e com um tom meio ingênuo mesmo, como a idéia do castelo/fortaleza ser o modo que ele encontrou de unir sua família junto de si, ou a guerra de neve ter um equivalente com os monstros, acabando mal do mesmo jeito. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members bat Posted March 1, 2010 Members Report Share Posted March 1, 2010 eu não me expressei bem, mesmo. eu acho que parte dos diálogos e situações não condizem tanto com essa faixa etária como com o próprio Max. no entanto, não deixo de ver que em outros momentos há sim verdade no que é transmitido, o castelo sintetiza bem isso. agora, eu tenho a sensação que depois daquele início e daquela parte - realmente tocante e sensível - da neve, o filme fosse me arrebatar, aí entrou na fantasia, me perdi, desinteressei em grande parte, e fui chamado ao final, novamente, daí esse gosto meio amargo e essa sensação incômoda de que poderia ter visto algo maior - mesmo soando chato dizer isso toda hora, é a pura verdade, haha. e sobre o Jonze, eu não tenho nada contra ele em si, mas NESSE filme a mão dele me incomodou. eu simplesmente adoro Adaptation. bat2010-03-01 21:42:40 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Administrator Posted March 1, 2010 Members Report Share Posted March 1, 2010 Eu não vi absolutamente nada de videoclípico neste filme. Enfim. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members MacGruber Posted March 1, 2010 Members Report Share Posted March 1, 2010 Eu vi uns 30 videoclipes ali. Só que prefiro Sabotage. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Gustavo Adler Posted March 1, 2010 Members Report Share Posted March 1, 2010 boa parte do quese passa lá na terrinha é meio maduro demais pra cabecinha dele' date=' não combina tão bem com o espírito[/quote'] Eu não acho que seja maduro demais para ele, pelo contrário, penso que essa maturidade só vem mesmo depois do contato que ele tem com o imaginário, até porque todo o universo fantasioso é calcado nas impressões que o menino tem do mundo real, incluindo os perfis psicológicos dos monstros (remissivos a ele mesmo e a seus familiares) e os equivalentes (guerra de neve, iglu, castelo, etc.). E é justamente daí, da relação que ele experimenta com essa fantasia, que brota a maturidade nele. E como o lúdico é produto da mente dele próprio, o filme revela ser um enorme auto-exercício, por parte de Max, em busca dessa sublimidade. É um negócio muito bacana de se ver, sensível e inteligente como poucas coisas hoje em dia são. Gostei muito desse filme, de verdade. Quanto mais penso a seu respeito, mais eu o admiro. exato. Ali são todas as impressões do menino em sua vida. Fora a experiência de vida que ele teve que fez-no imaginar aquelas criaturas, talvez ele nem tivesse consciência, só adquirindo há, justamente como disse, na relação com a fantasia que ele ganha a consciência do que vinha experimentando. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Perucatorta Posted March 2, 2010 Members Report Share Posted March 2, 2010 Acho que todo esse lance do mundo de fantasia refletir o que o menino sente é uma ótima idéia no papel. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Gustavo Adler Posted March 2, 2010 Members Report Share Posted March 2, 2010 Bem, comigo funcionou perfeitamente. A todo o momento eu via nos monstros as experiências e as características das pessoas que cercavam a vida do garoto, e foi interessante como essas características foram tendo consciência apartir do momento que agente começa a caminhar na história e conhecer e conviver mais com os monstros, assim como a criança. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Administrator Posted April 2, 2010 Members Report Share Posted April 2, 2010 Não vou nem comentar a técnica perfeita do filme (o que inclui fotografia, trilha, efeitos... até o caráter "videoclíptico"). A história é muito sensível. Os psicólogos e psicopedagogos devem adorar esse filme e passar nas aulas da faculdade para seus alunos. Toda essa coisa da criança fantasiando com os próprios monstros que vivem dentro de si e criando uma história cheia de referências de sua vida real (mãe, irmã, pessoas de fora que estragam tudo, sua própria violência, com a qual ele não sabe lidar... vontade de criar um forte para manter as pessoas de que ele gosta juntas, quando ele mesmo sente vontade de quebrar esse forte...) é muito lindo, verdadeiro e tudo mais. O problema é que muita coisa do que é mostrado ali não tem a menor necessidade. A narrativa foi cortada demais pelas brincadeiras. Encheu-se linguiça ali muito mais do que deveria. Gostaria que o filme tivesse sido mais objetivo. Já postei isso no tópico "O que vc anda vendo...": É um Pequeno Príncipe: Complexo demais para as crianças, besta demais para os adultos. Vagou no limbo. Não é de se espantar a baixa bilheteria. Você não conquista crianças com aquela linguagem (visual e o teor complexo demais da narrativa), nem consegue prender um adulto mostrando o óbvio por 2 horas. Tudo que se tem pra ver ali, poderia ser resumido a poucos minutos. Se ele tivesse sido editado para 30-45min teria sido perfeito. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Administrators Big One Posted April 3, 2010 Administrators Report Share Posted April 3, 2010 O filme funcionou perfeitamente pra mim..não eh um filme pra crianças mesmo..eh um filme de crianças feito pra adultos....não lí o livro,que eh de 1963 e muito cultuado..a parte técnica como disseram, eh um desbunde.. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Sall Posted April 14, 2010 Members Report Share Posted April 14, 2010 cena da neve, saltos na floresta, a guerra de lama, sequencia "pré-final", sequência final... ... Onde Vivem os Monstros é foda! That's all. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
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