Jump to content
Forum Cinema em Cena

The Strange Adventures of H.P. Lovecraft.

henrique felipe
 Share

Recommended Posts

H.P. Lovecraft e monstros da Universal juntos em novo filme de Ron Howard

Graphic novel que romantiza vida do escritor vai ser adaptada ao cinema

26/03/2009

Enquanto Guillermo Del Toro não consegue tirar Nas Montanhas da Loucura do papel, a obra do escritor H.P. Lovecraft vai para o cinema de outra forma. A Universal está adaptando a graphic novel da Image Comics The Strange Adventures of H.P. Lovecraft.

A HQ será lançada nos EUA no próximo dia 8. Escrita por Mac Carter e Jeff Blitz, ela pega emprestado momentos da vida do mestre das histórias de horror - como a luta da família contra doenças mentais e o problema de Lovecraft com bloqueio de autor - e transforma os pesadelos do jovem escritor em realidade. A Universal encara essa premissa como uma chance de usar no filme seu quarteto de monstros clássicos: Drácula, Frankenstein, A Múmia e Lobisomem.

A produção é da Imagine Entertainment de Ron Howard (Uma Mente Brilhante, Frost/Nixon), que deve ser o diretor. O roteiro foi adaptato por Carter, que assim como Blitz tem experiência como diretor de comerciais. Ambos serão produtores do filme.

Ai ai, vamos lá... H.P. Lovecraft criou seu próprio universo, rico e cheio de criaturas ou elementos conhecidos ("Necronomicon", alguém?). Misturá-lo com o monstro de Frankentein, Drácula, lobisomens, é desnecessário e ridículo. De fato, e basicamente a mesma idéia do filme Van Helsing.

Pobre Lovecraft...

O interessante é que para o projeto de Guillermo del Toro baseado na obra Nas Montanhas da Loucura (a melhor história de H.P.Lovecraf, na minha opinião), ninguém dá financiamento. Vejam bem, um filme de um diretor consagrado que tem verdadeira paixão pela história, alguém que poderia fazer funcionar!

Mas nãããoooo... "vamos juntar Lovecraft, que é um nome razoavelmente conhecido, com monstros clássicos! Assim, vamos juntar dois públicos específicos! Isso vai dar muita grana!" Dãããã... Ninguém entende que isso será o mesmo que... juntar Superman com Pato Donald, sei lá.

O interessante é que para o projeto de Guillermo del Toro baseado na obra Nas Montanhas da Loucura (a melhor história de H.P.Lovecraf' date=' na minha opinião), ninguém dá financiamento. Vejam bem, um filme de um diretor consagrado que tem verdadeira paixão pela história, alguém que poderia fazer funcionar!

Mas nãããoooo... "vamos juntar Lovecraft, que é um nome razoavelmente conhecido, com monstros clássicos! Assim, vamos juntar dois públicos específicos! Isso vai dar muita grana!" Dãããã... Ninguém entende que isso será o mesmo que... juntar Superman com Pato Donald, sei lá.[/quote']

É difícil escolher a melhor. Mas para mim, não tenho dúvida que entre os melhores contos está A Cor que Caiu do Céu! Este, ainda bem, bem protegido das pretensões cinematográficas. Virtualmente impossível filmar esta história....06

As vezes acho até bom não mexerem com o universo do Lovecraft. Deixe na literatua que está ótimo. Lá ela é mais rica e não fica delimitada...

• 5 months later...

Ron Howard comenta a adaptação - 25/09/2009 12:43

Depois de Frost/Nixon e das adaptações dos livros O Código da Vincci e Anjos e Demônios, Ron Howard está trabalhando em The Strange Adventures of H.P. Lovecraft, longa que será baseado na publicação homônima.

Em conversa com o Los Angeles Times, o diretor deu alguns detalhes sobre seu trabalho:

"Embora a história irá perca alguns de seus elementos biográficos, acho muito inteligente trabalhar Lovecraft como uma ficção. O filme, ainda assim, terá o tom original. É claro que fazer isto vai ser difícil, mas se conseguirmos, o resultado realmente interessante e assutador, de uma ótima maneira, claro. Trabalhar com uma graphic novel é estar em um território completamente novo para mim."