Jump to content
Forum Cinema em Cena

Che - O Argentino


Recommended Posts

  • Members

 

Não sei quem é pior...

 

 

 

Se é o Diogo defendendo ditadores militares assassinos, que deram um golpe (e não uma "intervenção") e nos impuseram um governo baseado no medo.

 

Ou se é a Laure

defendendo guerrilheiros comunistas assassinos, que estavam doidos para

implantar uma ditadura também, nos impondo o eternamente falho comunismo...

 

 

 

E ainda tem o Pablo dizendo que Che era uma figura "digna" que "lutava por Cuba"... Discurso político esquerdista disfarçado de crítica.

Nostromo2009-04-05 01:14:57

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 68
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Essa questão dos militares torturadores (e seus asseclas) x guerrilheiros assassinos (e seus bajuladores) era facil de ter resolvido na epoca da redemocratização do pais. Era so ter enfiado todo mundo na cadeia, e não anistiado os criminosos de ambos os lados.

 

Agora é tarde, o que resta é reclamar.

 

Mas o Brasil é o pais do "acordão", do conchavo e que as questões importantes sempre são resolvidas de forma superficial e empurradas para frente.

 

Antigamente, algumas pessoas sempre defendiam que o Brasil precisava de uma guerra, uma revolução para finalmente entrar nos eixos e se tornar um pais decente.

Essa crença (baseada na experiencia de outros paises) era uma mera utopia. Isso nunca aconteceria aqui.

Uma guerra/revolução nunca aconteceria aqui porque quando ela fosse anunciada provavelmente seria abafada por algum barbudo com problema de dicção e uma mala cheia de dinheiro debaixo do braço. 

 

Quanto ao filme, queria ver no cinema mas isso definitivamente não vai acontecer. Alem de estar sem grana, esse é mais um filme que não vai estrear no circuito comercial da minha cidade (Frost/Nixom ate hoje não deu as caras). Terei que ver em video mesmo.

 

Apesar de achar Che "sem perder a dureza jamais" Guevara uma figura abjeta e patetica, e o filme provavelmente tentar empurrar a imagem de heroi dele (pelo menos pelo que eu li passou essa impressão) guela abaixo dos encautos, parece ser um filme interessante. E Sodeberg é um diretor de respeito (apesar de uma ou outra pisada de bola). Alias, o elenco tambem. E algumas decisões tecnicas parecem ter sido bem acertadas.

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
laure vc é uma apedeuta de frases porcamente feitas bem ao estilo lulista...acha que cada linha de "raciocínio" deve ser seguida de interrogações, obviamente acreditando que isso possua algum efeito dramático, mas qualquer leitor mediano veria que em suas dispensáveis intervenções vc escreveu, escreveu e não disse absolutamente nada!!!!!!!!!! (que achou dessas exclamações? será que consigo o mesmo efeito dramático?), repetiu o mesmo discurso batido e vazio de todo ex-terrorista "fomos torturados! isso justifica todos nossos crimes", mas me pergunto em mais de duas décadas de governo militar, ainda assim não matamos nem torturamos metade do que o abjeto Che e seus "revolucionários" cubanos, não se limitando a cuba e sim espalhando morte  e horror em quase todos os continentes especialmente na áfrica onde a memória é ainda mais curta que a brasileira.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
primeiramente 64 não foi golpe' date=' foi uma intervenção justa em um governo débil cuja principal figura era um presidente beberão e despreparado, e se formos falar da américa latina como não citar o belo legado econômico de pinochet no chile?  [/quote']

 

Fio, no dos outros sempre é refresco, ne? sou chileno q te garanto q lá (no Chile) ninguem vê a coisa tao romantica da forma q vc.. gostaria q dissesse isso pras trocentas maes q perderam filhos/parentes na repressao pra ver a resposta q teria. Outra, vc ja foi ao Chile pra afirmar isso ou apenas se baseia no q a Isto é diz? pois saiba q o tal "legado economico" é pra apenas gringo ver e nem 70% da populacao usufrui integralmente dele, do contrario eu nao tava aqui. Qq ditadura q se preze nao vale a pena. E mtos chilenos (inclusive eu) preferem ter livre arbitrio, inclusive liberdade de pensamento, a ter esses direitos cerceados sob pretexto de ter um " belo legado economico".. Procure vivenciar/experimentar as coisas, antes de afirmar o q quer q seja a  respeito. Ou vc emite opiniao de um filme sem vê-lo? E isso inclui ditadura.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

morei no chile por 3 semestres, em santiago em intercambio com a universidade diego portales, isso responde a sua pergunta? e acho que quem tá por fora é vc a qt tempo vc não vai ao chile? ainda possui amigos ou contatos lá? Conversou com as pessoas? acho que é vc que está se baseando em achismos ou casos escolhidos a dedo pq é fato que a grande maioria da população chilena possui índices socioeconômicos n vezes melhores que a maioria dos brasileiros, no brasil mais de 96% da população é alfabetizada? vamos comparar a taxa de mortalidade infantil chilena com qualquer outro pais sul-americano? e o crescimento constante e estruturado do pib acima dos 7% por toda decada de 90 enquanto nós patinávamos, sendo que sua razão investimento/pib é cerca de 25% enquanto no brasil de lula não ultrapassa os 18%? Claro com uma família tão grande como a dele (lulinha-gamecorp-telemar) e o pmdb no bolso, sobra o que pro país?...(pergunta tu veio fazer o que no brasil, cara?) chances de vc estar empregado lá são infinitamente maiores, até pq o chile é o terceiro maior concentrador de grandes empresas da américa latina, se era qualidade de vida poderia citar tb o idh do chileno, já que ouve uma brutal redução da pobreza de 85 pra cá infinitamente maior em termos qualitativos do que a esmola que conhecemos como bolsa família, trata-se de capacitação profissional e ensino de qualidade, não conheci um chileno que não adorasse conversar sobre política e é uma grande verdade que a maioria se lembra do caos que se configurava com allende (pessoas recorrendo ao mercado negro para comprar até mesmo sal) e sabia que ele teria legado ao chile hoje descontrole e índices como o da bolívia, claro que existem pobres e miseráveis...mas uma minoria! em santiago e valparaiso por exemplo jamais vi um pedinte sequer ou criança de rua esmolando, existe uma má distribuição de renda, mas nem chega perto ao que vemos por exemplo em são conrado/rocinha.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Link to comment
Share on other sites

  • Members

morei no chile por 3 semestres' date=' em santiago em intercambio com a universidade diego portales, isso responde a sua pergunta? e acho que quem tá por fora é vc a qt tempo vc não vai ao chile? ainda possui amigos ou contatos lá? Conversou com as pessoas? acho que é vc que está se baseando em achismos ou casos escolhidos a dedo pq é fato que a grande maioria da população chilena possui índices socioeconômicos n vezes melhores que a maioria dos brasileiros, no brasil mais de 96% da população é alfabetizada? vamos comparar a taxa de mortalidade infantil chilena com qualquer outro pais sul-americano? e o crescimento constante e estruturado do pib acima dos 7% por toda decada de 90 enquanto nós patinávamos, sendo que sua razão investimento/pib é cerca de 25% enquanto no brasil de lula não ultrapassa os 18%? Claro com uma família tão grande como a dele (lulinha-gamecorp-telemar) e o pmdb no bolso, sobra o que pro país?...(pergunta tu veio fazer o que no brasil, cara?) chances de vc estar empregado lá são infinitamente maiores, até pq o chile é o terceiro maior concentrador de grandes empresas da américa latina, se era qualidade de vida poderia citar tb o idh do chileno, já que ouve uma brutal redução da pobreza de 85 pra cá infinitamente maior em termos qualitativos do que a esmola que conhecemos como bolsa família, trata-se de capacitação profissional e ensino de qualidade, não conheci um chileno que não adorasse conversar sobre política e é uma grande verdade que a maioria se lembra do caos que se configurava com allende (pessoas recorrendo ao mercado negro para comprar até mesmo sal) e sabia que ele teria legado ao chile hoje descontrole e índices como o da bolívia, claro que existem pobres e miseráveis...mas uma minoria! em santiago e valparaiso por exemplo jamais vi um pedinte sequer ou criança de rua esmolando, existe uma má distribuição de renda, mas nem chega perto ao que vemos por exemplo em são conrado/rocinha.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

[/quote']

 

otimo, eu MOREI la ate minha adolescencia.. e costumo ir la com frequencia. por favor, me diga onde vc morou? intercambio? bem, isso ja diz td pra mim.. é, parece q vc so se baseia em numeros..eu q pergunto, o q vc faz aqui se la ta bem melhor? Saiba q la quem ta empregado corre risco de ter pe na bunda a qq hora, e quem nao tem emprego dificilmetne encontra. O legado trouxe boa venturanca apenas a classe burguesa, q manteve seus privilegios. E se esteve la sabe q a maioria do povo chileno odeia Pinochet..e quem o apoia? a burguesada de Las Condes, q equivale ao Morumbi, Alphaville, etc.. daqui. Saude e educacao? Ok, mas de q adianta se vc nao tem oportunidades no mercadio de trabalho?? mantem a ralé sendo sempre ralé..pao e circo.

Cara, me desculpe, mas pra sentir o q é ditadura vc tem q viver, assim como vc so teve impressoes de lá.. vá dar um rolê por Independencia, Vivaceta, La Reina q verá q essa é a verdadeira face chilena..e nao os arredores da Bernardo Ohhiggins. Seria avaliar Sao paulo pela Paulista. Sabia q la tb tem favelas? E muitas...

Pergunta: vc viveu a ditadura? se nao, nosso papo termina aqui. Eu vivi. Claro q qdo nao se tem parentes desaparecidos td é refresco.. no dos outros, beleza.. E olha q eu tenho um primo carabinero, q me contava dos podres do governo Pinochet ao vivo e a cores.. Ainda assim, vale a pena? A meu ver, nao.

Cuba idem, otima saúde, otima educacao..la é tao bom, mas tao bom q seus atletas nao perdem a oportunidade de cair fora qdo competem no exterior..06
Jorge Soto2009-04-06 20:00:11
Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Steven

Soderbergh conseguiu levar Hollywood a produzir um longa que retratasse

não apenas a importância histórica da derrubada de Fulgêncio Batista,

mas também que fizesse jus ao espírito revolucionário de uma das

figuras mais emblemáticas do século 20"

 

Pergunta: qual foi mesmo a importância histórica da derrubada de Fulgêncio Batista? A troca por uma ditadura que dura já 50 anos e mantém o povo cubano prisioneiro em seu próprio país? Dá licença...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se cito números é pq eles são absolutos e não estou lidando com manipulação da verdade, sem indicadores ficaríamos falando apenas a respeito de impressões pessoais e isso elimina o caráter mais geral que a discussão poderia ter, afinal ng aqui quer saber, sobre a minha ou a sua vida lá, importante é frisar que jamais compactuei com a vilania da cuba fidelista, e ao bem da verdade tais indicadores sociais elevados de bem estar, já assim o eram na época de batista e o que temos visto atualmente é uma queda significativa em todos esses índices alardeados pela débil esquerda latina, quanto ao seu frágil argumento de que é preciso se ter vivido o período para se racionalizar a respeito dele é de uma nostalgia quase infantil, logo novas gerações de alemães não podem revisionar o pos primeira guerra e condenar o nazismo, afinal, eles não viveram o período de privações, fome e desemprego, visto isso, seu acesso de saudosismo é uma argumentação perigosa e contraproducente. Qt ao risco de desemprego ele existe na mesma forma e proporção que em qualquer economia de primeiro mundo, as leis de trabalho brasileiras são paternalistas e não preciso te dizer que favorecem a informalidade e a ilegalidade, em detrimento da meritocracia, se concorda comigo no caso da saúde e educação é pq sabe que ambas são exemplares, algo que caso fosse mais honesto ao invés de um lacônico OK, teria se estendido mais e toparia com sua linha de pensamento mal estruturada, de que adianta ter saúde e educação? Adianta tudo meu caro! Alimentação adequada acesso a medicina preventiva aliado a políticas de ensino e capacitação, vc queria mais o que? Se esse individuo não é capaz de gerar seu próprio sustento então a máxima de ensinar a pescar ao invés de dar o peixe, foi virada ao contrario, e é ai que entra essa questão tão difícil pro brasileiro e pra vc um chileno “abrasileirado” a dificuldade de conceber uma sociedade baseada na meritocracia e não no paternalismo, a clt pertence a um brasil de 5 décadas atrás, no mundo de hoje é um entrave real e fator de desestimulo a investimentos na nossa economia, e qt a parentes desaparecidos, claro que não tive, afinal eles lutavam do lado correto.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cara, vc trabalhou la? vc foi forcado a buscar emprego la? pois saiba q o acesso a universidades e mercado de trabalho la e tao desigual qto aqui. So burgues e playboyzinho tem acesso as facus pagas pelo governo..ja o resto, alem de prestar la prueba de aptitud academica (o vestiba de la) de forma desigual se ve forcado a entrar em facu particular..pra larga-la na metade e viver apenas de emprego informal.. E acredite, as chances aqui no mercado (antes da crise mundial, pelo menos) sao bem maiores do q la pralguem formado de la, do contrario teria retornado faz seculos! Ainda assim, as bem-feitorias no quesito saude e educacao se restringem ao nivel mais basico-primario.. educacao ja mencionei acima.. e saude se vc tiver um piripaque q nao seja pra PS ce vai esperar tanto qto vc espera nas Clinicas.. vc fez uso desses servicos ou nao Pois eu e minha familia ja, e deixam a desejar tanto qto aqui. Noutras.. vc acaba se rendendo aos caros planos privados de saude. Just words. Acho q pra dizer certas coisas nao podemos nos render a meros numeros de google e ter certo pragmatismo no discurso. O Lula diz q a economia ta crescendo por muitos numeros, mas eu ainda continuo vendo favelas se amontoando pela minha janela.. estranho isso..

Nao sei o q seria mais contraprudente.. tirar conclusoes (impressoes) com base numa visita de 3 meses num periodo ameno ou ter tido uma vivencia plena e integra num dos piores periodos da ditadura. Vc foi enfatico ao aplaudir os efeitos de uma ditadura.. pois o dia em q esses meios justificarem tais fins a gente vai ter certa predisposicao a bater palminha pro Hitler.. e e isso q ta sendo discutido no topico.
Jorge Soto2009-04-07 12:50:37
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Diogo Simões, não perca seu tempo. Você citou uma série de dados estatítiscos para provar o seu ponto e provou, pois os dados estão espalhados pela internet para quem quiser conferir: o Chile é o país mais avançado da AL e será o primeiro a atingir status de Primeiro Mundo.

 

Enquanto isso, o Jorge Soto se limitou a descrever a sua experiência empírica, baseada em uma série completa de achismos, onde, para se acreditar no que ele diz, temos que acreditar primeiro que ele realmente morou no Chile e que lá teve acessos a dados secretos que não aparecem na mídia.

 

Entre a palavra de alguém que pode ser até o Chicão do Morro Iguaçu se fazendo passar por chileno e uma série de estudos científicos, eu fico com o segundo item.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Diogo Simões' date=' não perca seu tempo. Você citou uma série de dados estatítiscos para provar o seu ponto e provou, pois os dados estão espalhados pela internet para quem quiser conferir: o Chile é o país mais avançado da AL e será o primeiro a atingir status de Primeiro Mundo.

 

Enquanto isso, o Jorge Soto se limitou a descrever a sua experiência empírica, baseada em uma série completa de achismos, onde, para se acreditar no que ele diz, temos que acreditar primeiro que ele realmente morou no Chile e que lá teve acessos a dados secretos que não aparecem na mídia.

 

Entre a palavra de alguém que pode ser até o Chicão do Morro Iguaçu se fazendo passar por chileno e uma série de estudos científicos, eu fico com o segundo item.
[/quote']

 

06 Parabens, dogao! Vc se superou! Pra alguem q nunca vi mais gordo, nao se identifica e mto menos sabe-se la quem seja, dizer e afirmar isso com conhecimento total e pleno de causa, quem sou eu pra discordar..06 Se o google ou wikipedia disserem q existe mula-sem-cabeca, periga vc acreditar mesmo..sem minimo pingo de discernimento..

 

PS. estudo cientifico é bem diferente de estudos estatisticos..03
Jorge Soto2009-04-09 17:52:42
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre a questão das ditaduras. Qualquer ditadura é nefasta, não só pelas mortes que causa, mas também pelo amordaçamento das pessoas. Assim, comparar diferentes ditaduras é uma grande besteira, sejam de esquerda, sejam de direita, são todas igualmente condenáveis.

 

Por isso, justamente por isso, detestei a análise de Pablo Villaça, pois ele colocou protótipos de ditadores como heróis contra o "Império do Mal". Pablo deixou que seu ódio contra o imperador o levasse para o lado negro da força. Pablo chegou a usar "justiçar" ao invés do termo claro: Che ASSASSINOU desertores.

 

Perguntas:

- Será que a esquerda não é capaz de apresentar um mito que não seja também um assassino sanguinário?

- Quando alguém vai ter coragem de fazer um filme mostrando a "administração" que Che e Fidel fizeram em Cuba? E aquele período obscuro da vida de Che, conhecido como "febre africana", quando vai aparecer na tela? Por que tenho essa impressão de que certas partes da vida de Che entraram numa lavadora Brastemp e sumiram do mapa?
buldogao2009-04-09 17:59:34
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Jorge, tirando a parte mal-educada da mula-sem-cabeça, a sua mensagem nada mais fez do que me dar razão: eu realmente não posso confiar no que você escreve porque ficamos sempre dependendo de ser verdade que:

1 - Você realmente viveu no Chile.

2 - Uma vez lá, teve acesso a dados que não constam em nenhum outro lugar. Dados que colocariam a situação chilena em pé de igualdade ou até pior que a situação brasileira, no que tange ao sistema educacional, por exemplo.

 

Bom, para acreditar na sua palavra, dezenas de estudos e análises que colocam o Chile num patamar superior na AL teriam que ser desprezados. Seu colega de fóruma apresentou números tirados de tabelas. Conteste os dados com outros dados, não com "quando eu era criança pequena lá em Barbacena, me contaram que...".

 

Se você conseguir fazer isso, posso até mudar minha opinião, não sou nenhum radical e não estou "querendo briga". Apenas isso: seu argumento exige uma boa dose de fé e eu não sou um homem de fé, padre.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

uai, mas nao foi o Chicao do Morro do Iguacu q comecou com insolencias..03

by the way, o Lula e estudos do IBGE colocam tb o pais (o seu) com elevados niveis de crescimento em determinadas ocasioes.. mas qdo vc sai na rua vc consegue ve-lo em termos praticos? onde q ta nosso quinhao? 17 Mesma coisa no Chile, se existe algum Primeiro Mundo por la, ele se restringe apenas as classes A e B, pq a classe C continua na merda.. e isso nao consta em estatistica alguma, vc enxerga facilmente.. qdo se esta la, claro!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Jorge Soto, eu tenhos alguns bons motivos para você voltar (se já esteve) para o Chile. Primeiro, para que você não pensa que é piada: meu projeto de futuro para daqui há três anos inclui justamente meu estabelecimento lá por aquelas bandas.

 

Vamos aos motivos:

1 - O Chile é um dos únicos países do mundo que bancou o custo de fazer com que os atuais trabalhadores estejam contribuindo para a previdência social pública para pagar A SUA FUTURA APOSENTADORIA.

 

O que isso significa? Bom, é sabido que países como o Brasil tem uma bolha armada, prontinha para estourar: os trabalhadores ativos estão pagando não os seus futuros benefícios, mas sim os dos atuais aposentados. No passado, quando tínhamos mais gente trabalhando do que aposentada, sobrava dinehiro em caixa. Os iluminados (época da ditadura) usaram a sobra de caixa para coisas como a Ponte Rio-Niteroí! Agora, com a expectativa de vida cada vez maior, a balança se inverteu: está faltando cada vez mais dinheiro para pagar os aposentados. Essa "bolha" vai estourar em muito países do mundo, mas não no Chile.

 

2. Alemanha, Estados Unidos, Japão, etc. - os países ricos  - vão tornar 30% de suas energias renováveis. Energia renovável precisa ser armazenada em baterias de lítio. Lítio, portanto, será o "petróleo do futuro". 90% das reservas mundias desse metal encontram-se no Chile e na Bolívia.

 

Por isso, sr. Soto, o Chile é o alazão a ser apostado. Dito isto, vou indo para a academia e chega de papo por hoje. Hasta la vista!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Voltar por Chile??? pra ficar desempregado?? Facil dizer..to bem aqui. Ja o mesmo nao podem dize-lo parentes meus e amigos, q continuam desempregados ha anos. E a previdencia beneficia quem trabalha apenas. Seria condizente se beneficiasse o emprego informal.. Primeiro Mundo? nao. um pais em desenvolvimento um pouco acima do Brasil..só!

By the way, mtas vezes o discurso soa bonito...mas na pratica..
Link to comment
Share on other sites

  • Members

mas ao bem da verdade a raiz de todo esse debate esta nos posts neocoms do blog do pablo sempre insuflando os maníacos de ambas correntes a darem suas contribuições extremadas, tanto no fórum qt no blog, um dos últimos posts, o do tal soco no nariz foi de um mau gosto terrível... de um primitivismo assustador, acho que ele queria provar que é o macho alfa do blog, TÁ NA HORA DE PURGAR!!!

P.S. o emprego de aspas em justiçado é de uma covardia imperdoável.

Diogo Simões2009-04-09 19:02:19
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom dia, pessoal. Feliz Páscoa para todos.

 

 

 

Jorge, sejamos justos, não é que o Chile esteja "um pouco acima" do Brasil, o correto é dizer que o Chile está a meio caminho entre o Brasil e os países desenvolvidos do Primeiro Mundo.

 

 

 

Já que você tem medo de ser um desempregado no Chile, lá vão alguns dados retirados das páginas dos bancos centrais de cada país para exemplificar meu argumento:

 

 

 

Desemprego (pré-crise):

 

Estados Unidos --> 4.5%

 

Chile --> 6%

 

Brasil --> 10% (marca histórica, a menor de todos os tempos)

 

 

 

Como eu já disse, todos os indicadores, sendo o IDH o mais importante deles, colocam o Chile num patamar muito mais próximo do primeiro mundo do que dos emergentes.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
excelente comentario' date=' uma pena o jorge ser avesso a dados estatisticos. [/quote']

 

 

Qdo nao passam simplesmente de números, tal comentario nao passam de palavras.. Pergunta: ja q a coisa ta tao boa, mas tao boa..pq vcs dois entao nao largam td aqui e vao morar nesse idilico pais tao proximo de Primeiro Mundo???03

Engracado se apoiar em numeros (teoria) e esquecer a pratica. Eu, q SOU chileno e VIVI lá durante 20 anos e nao vejo a coisa tao edulcorada assim nao. Nem eu, nem minha familia e muitos amigos formados tentando a sorte no exterior, pra nao viver la na informalidade ganhando merreca. Primeiro Mundo? Nao. O q esses leitores de estatisticas nao sabem é q o tal crescimento teve apenas pra POUCOS (p/ classe media alta e classe A), e q td nao passa de mera propaganda. SE vcs VIVESSEM la perceberiam q o tal crescimento apenas aumentou o hiato entre ricos e pobres; quem tem emprego deve segura-lo, e quem nao tem continuará na pindaiba! Servicos publicos la se equiparam aos de aqui em buroicracia e morosidade. Saúde? se vc nao tiver plano médico particulas vc ta f... como provou minha ultima viagem lá, qdo precisei deles. Educacao? O essecial apenas ate terceira serie e olhe lá.. mas de q adianta se o mercado nao assimila essa massa recem-formada? Isso tipifica Primeiro Mundo?17 Pelamor.. So no blábláblá de quem nunca passou aperto por lá, e vive no conforto de achismos de google aqui. Teoria é uma coisa, pratica é outra.

Mas a questao do topico nao é essa. Era o fato da ditadura do Pinochet era valida pra levar a esse tal " crescimento"... Bem, se tivesse sido benefica o Pinochet nao estaria hj preso.
Jorge Soto2009-04-12 20:09:04
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...