Jump to content
Forum Cinema em Cena

Mel Brooks


Rob Gordon
 Share

Qual o seu melhor filme?  

17 members have voted

  1. 1. Qual o seu melhor filme?

    • Primavera Para Hitler (1968)
      1
    • Banzé Na Rússia (1970)
      0
    • Banzé No Oeste (1974)
      0
    • O Jovem Frankenstein (1974)
      8
    • Silent Movie - A Última Loucura de Mel Brooks (1976)
      1
    • Alta Ansiedade (1977)
      1
    • História do Mundo - Parte 1 (1981)
      2
    • Sou Ou Não Sou (1983)
      0
    • S.O.S. - Tem Um Louco Solto No Espaço (1987)
      1
    • Que Droga De Vida (1991)
      0
    • A Louca, Louca História de Robin Hood (1993)
      0
    • Drácula - Morto, Mas Feliz (1995)
      3


Recommended Posts

  • Members

 

 

 

Notei que faltava um tópico deste que é pra mim, um dos grandes diretores e roteiristas do cinema americano, hj esquecido e mto subestimado.

Particularmente, adoro os filmes dele, apenas excluo ae os desastres A Louca, Louca História de Robin Hood e Drácula - Morto Mas Feliz. Mas fez filmes que considero OP das comédias americanas (Primavera Para Hitler, Banzé No Oeste, O Jovem Frankenstein, Alta Ansiedade, História do Mundo - Parte 1). Atualmente está aumentando sua fortuna trabalhando na Broadway e não mais dirigindo filmes, o que é uma pena em meio a falta de comédias decentes no cinema americano.

Mel Brooks

180px-Mel_Brooks.jpg

 

Mel Brooks, nome artístico de Melvin Kaminsky, (Nova York, 28 de junho de 1926) é um ator, roteirista e cineasta norte-americano. Foi o ganhador do Oscar em 1968 pelo filme Primavera para Hitler

(que refilmou em 2005 aparecendo apenas como produtor, lançado por aqui como Os Produtores), além de diversas outras indicações. Tornou-se

conhecido pela produção (em parceria com Buck Henry) da série de TV O Agente 86(BR),

exibida no período de 1965-1970. Sua especialidade é a paródia dos

diversos gêneros cinematográficos: depois de satirizar os filmes de agente secreto com o impagável Agente 86 (interpretado por Don Adams), a partir da década de 70 Brooks faria o mesmo com os western (Banzé no Oeste, com um xerife negro), terror (O Jovem Frankenstein e Drácula - morto mas feliz), aventura (A louca louca história de Robin Hood), Suspense (Alta Ansiedade), filmes bíblicos (História do Mundo - Parte 1), ficção científica (S.O.S. - Tem um louco solto no espaço) e cinema mudo (Silent Movie - A última loucura de Mel Brooks).

Gosta de dirigir um grupo seleto de comediantes, que se repetem em

seus filmes, sejam como protagonistas, sejam em participações

especiais: (Gene Wilder, Dom DeLuise — que apareceu em 12 filmes de Brooks — Madeline Kahn), além de sua esposa Anne Bancroft que trabalhou com ele em Sou ou não sou e Silent Movie - A última loucura de Mel Brooks.

Prêmios

  • Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original, por seu trabalho em "Primavera Para Hitler" (1968).
  • Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, por seu trabalho em "O Jovem Frankenstein" (1974).
  • Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Canção

    Original, pela canção "Blazing Saddles", de "Banzé No Oeste" (1974).

  • Recebeu duas indicações ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor

    Ator - Comédia/Musical, pelo desempenho em "Silent movie - A Última Loucura de Mel Brooks" (1976) e

    "Alta Ansiedade" (1977).

  • Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Roteiro, por "Primavera Para Hitler" (1968).
  • Recebeu uma indicação ao BAFTA, na categoria de Melhor Roteiro, por "Banzé No Oeste" (1974).

 

Rob Gordon2009-04-09 17:46:48

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que hoje nós encaramos como sátira, na década de 70 foi visto como uma espécie de desconstrução de gênero, que acabou influenciando muitos diretores.

 

Meu TOP:

 

1)O Jovem Frankstein - 4/5

2)Primavera para Hitler - 4/5

3)Banzé no Oeste - 4/5

 

O primeiro, além de engraçado, é espetacularmente filmado.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Gosto muito do trabalho do Mel Brooks. Meu top é:

1º) O JOVEM FRANKSTEIN

2º) PRIMAVERA PARA HITLER

3º) QUE DROGA DE VIDA

4º) BANZÉ NO OESTE

5º) A LOUCA LOUCA HISTORIA DE ROBIN HOOD

6º) A HISTORIA DO MUNDO PARTE 1

7º) DRACULA- MORTO MAS FELIZ

 

 JOVEM FRANKSTEIN é o meu favorito por uma serie de fatores. O elenco muito bem introzado e uma fotografia em preto e branco belissima, excelente filme.

 

Valeu16
Questão2009-04-09 22:14:59
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1 - O Jovem Frankenstein

2 - Silent Movie (que tradução é essa??09)

3 - Banzé No Oeste

4 - Primavera Para Hitler

5 - História do Mundo - Parte 1

 

Gosto muito dos 4 primeiros, e esse último é o único que não gostei até agora. Mas no geral concordo que é um diretor bem subestimado atualmente.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Concordo com o JACK RYAN. O JOVEM FRANKSTEIN pode facilmente ser colocado como uma das melhores comedias do cinema, na minha opinião. Gene Wilder esta perfeito como o Dr Frankstein, ou Fronkstein. A assistente loira, o corcunda Igor, todos muito bem em seus papeis. Merece destaque tambem a governanta Freau Blucher(Cavalos relincham)06

 

A fotografia em preto e branco é excelente, e a trilha sonora do filme é linda, pode parecer exagero, mas esta no meu top 10 de trilhas.

 Uma curiosidade é que o cenario do laboratorio é o mesmo usado em FRANKSTEIN de James Whale, lá da decada de 30.

 

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Minha preferência é:

 

1) Alta Ansiedade (Acho incrível como ninguém se lembra do filme!)

2) Silent Movie - A Última Loucura de Mel Brooks (foi uma ideia bem arriscada, mas que deu certo)

3) O Jovem Frankenstein

4) Sou Ou Não Sou (não é drama nem comédia, mas é bom)

5) S.O.S. - Tem Um Louco Solto No Espaço

6) História do Mundo - Parte 1

7) Primavera Para Hitler (Eu esperava mais do filme)

8) Banzé No Oeste (Não gostei deste, achei muito bobo!)

9) Drácula - Morto, Mas Feliz (o fundo do poço dele, tão trash quanto Zorra Total 06)

 

E sem falar que é um ótimo produtor (afinal, não é qualquer um que dá carta branca para o Lynch e o Cronenberg nos anos 80)

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Pra mim o melhor é A História do Mundo' date=' seguido de Sou ou Não Sou [/quote']

 

Esse "A história do mundo" parece ser bem divertido, porém só tem seu voto na enquete, acredito que seja porque poucos tiveram oportunidade de ver...não?

 

Ben, agora tem 2 votos, a anta aqui tinha comentado mas não tinha votado.. o outro voto n sei de quem é....

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu já vi História do Mundo, mas não gostei tanto. Estava empolgado pelos filmes que tinha acabado de ver do Brooks (Frankenstein e Banzé), e achei que a premissa desse parecia mote para outra ótima comédia, mas achei ele todo meio irregular. Alguns momentos muitos bons, outros bem menos inspirados.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Concordo com o FELIPE. A HISTORIA DO MUNDO é bem irregular na minha opinião. Tem até alguns momentos bem bolados, mas no geral não convence. Com certeza as melhores partes são o inicio na pré historia e o começo do 3ª ato na revolução francêsa, o resto é bem fraquinho.

 

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu, ao contrário, considero-o superestimado.

 

 

 

01) A Última Loucura de Mel Brooks - 4/5 (o melhor)

 

02) O Jovem Frankenstein - 4/5 (vale pelo terço final)

 

03) Primavera Para Hitler - 3/5 (igualmente)

 

04) S.O.S. - Tem Um Louco Solto no Espaço - 3/5 (num dia de sol e com o bom humor em alta, passa)

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

Mel Brooks ganha estrela na Calçada da Fama

Comediante é o dono da 2.406ª estrela da atração turística

melbrooks.jpg

A Câmara de Comércio de Hollywood inaugurou a 2.406ª estrela da Calçada da Fama com uma homenagem a Mel Brooks. O comediante, ator e produtor, um dos poucos a acumular prêmios Tony, Oscar, Grammy e Emmy, participou da cerimônia de entrega da estrela ao lado do filho e do cineasta Carl Reiner.

A carreira de Brooks inclui, entre outros, Agente 86, Drácula - Morto mas Feliz, Alta Ansiedade, História do Mundo - Parte I e Os Produtores, em muitos casos acumulando as funções de roteirista, ator e diretor. Atualmente, Brooks trabalha na versão musical de Banzé no Oeste (Blazing Saddles).

A Calçada da Fama foi inaugurada oficialmente em 1960 e transformou-se num ponto turístico tradicional em Los Angeles. Cada estrela leva um dos cinco símbolos das atividades homenageadas: fonógrafo para cantores e pessoal da música, microfone para os profissionais de rádio, as máscaras da tragédia e comédia para o teatro e TV para o pessoal da telinha
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

 

 Visto SILENT MOVIE

 

Silent+Movie.jpg

 

 Na trama, Mel Funn(Mel Brooks) é um diretor de cinema, que tenta recuperar a carreira perdida. Ele procura um estudio de cinema quase falido, e faz a seguinte proposta, fazer um filme mudo.

 

 SILENT MOVIE(Me recuso a usar o ridiculo titulo nacional) é um trabalho bem fraquinho do Mel Brooks. A ideia é até interessante, já que se trata de fato de um filme mudo, o que dá ao filme toda uma metalinguagem. Mas as gags fisicas(essencial a este tipo de filme) raramente funcionam. As melhores piadas do filme acabam sendo as recorrentes, como a do jornaleiro que é constantemente atingido por uma pilha de jornais, ou a dupla de velinhas que insistem em chamar o protagonista de bicha.

 

 Porem a maior curiosidade que tenho após assistir ao filme, é saber como Brooks conseguiu financiamento para este projeto. Mais uma vez a tal da metalinguagem se faz presente06. Mas enfim, achei a ideia muito boa, mas o filme em si bem fraco.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...