Jump to content
Forum Cinema em Cena

Dreamgirls - Em Busca de um Sonho


-felipe-
 Share

Recommended Posts

  • Members

Globo de ouro 2006 - Os vencedores

 

Por

Marcelo Forlani

 

16/1/2007

 

 

dreamgirlsp.jpg

poster.jpg

poster.jpg

poster.jpg

poster.jpg

A Associação de Imprensa Estrangeira

de Hollywood divulgou na noite de ontem os ganhadores do Globo de Ouro,

edição de número 64. Considerados a principal prévia para o Oscar, os Golden

Globes elegeram os melhores da TV e do cinema no ano de 2006.

A

cerimônia ocorreu no Hotel Beverly Hilton, em Los Angeles. Bem

diferente do Oscar, a premiação não tem as longas encenações dedicadas

às músicas e os clipes dos principais filmes são bem mais curtos, o que

torna o evento bem mais fácil de se assistir até o fim.

Um dos problemas da exibição deste ano, pela primeira vez no Warner Channel,

foi a participação do crítico Rubens Ewald Filho. Todos conhecem suas

habilidades como enciclopédia do cinema, mas mais do que identificar os

astros e os filmes onde trabalharam, ele ficou com a ingrata tarefa de

traduzir os discursos - e não deu conta do recado. Para o próximo ano,

seria bom ter um tradutor profissional ao seu lado e, principalmente, a

opção da tecla SAP.

O grande ganhador da noite entre os filmes foi Dreamgirls - Em busca de um sonho, que faturou três prêmios, incluindo Melhor Filme Comédia/Musical. Babel, que tinha sete indicações, faturou "apenas" o prêmio de Melhor Filme de Drama, tirando da jogada o Os Infiltrados, que rendeu o prêmio de Melhor Diretor a Martin Scorsese.

Além do prêmio Cecil B. DeMille para o ator Warren Beatty,

vale destacar o grande número de britânicos que faturou as estatuetas

da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. A atriz Helen Mirren ganhou dois prêmios, por suas atuações em Elizabeth I e The Queen. Sacha Baron Cohen (Borat) fez o discurso mais engraçado da noite. Hugh Laurie (House) ganhou seu segundo prêmio consecutivo. Jeremy Irons (Elizabeth I) estava usando uma camisa muito louca. Outros discípulos da Rainha que se deram bem foram o roteirista Peter Morgan (Elizabeth I) e os produtores de Elizabeth I, que ficou com o prêmio de Melhor Minissérie ou Telefilme.

Confira a lista completa dos ganhadores (com os vencedores em negrito):

Cinema

Melhor Filme - Drama

 

 

Bobby

 

Pecados Íntimos

 

The Queen

Melhor Atriz - Drama

Helen Mirren -
The Queen

 

Penélope Cruz -

 

Judi Dench -
Notes on a Scandal

 

Maggie Gyllenhaal -
Sherrybaby

 

Kate Winslet -
Pecados Íntimos

Melhor Ator - Drama

Forest Whitaker -
O último rei da Escócia

 

Leonardo DiCaprio -

 

Leonardo DiCaprio -

 

Peter O'Toole -
Venus

 

Will Smith -
À procura da Felicidade

Melhor Filme - Comédia ou Musical

 

Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of

Kazakhstan

 

Diabo veste Prada

 

Miss Sunshine

 

por Fumar

Melhor Atriz - Comédia ou Musical

Meryl Streep -

 

Annette Bening -
Correndo com tesouras

 

Toni Collette -

 

Beyoncé Knowles -
Dreamgirls - Em busca de um sonho

 

Renée Zellweger -
Senhorita Potter

Melhor Ator - Comédia ou Musical

Sacha Baron Cohen -

 

Johnny Depp -

 

Aaron Eckhart -

 

Chiwetel Ejiofor -
Kinky Boots

 

Will Ferrell -

Melhor Animação

 

 

Casa Monstro

Melhor Filme em Língua Estrangeira

Cartas de Iwo Jima
(EUA/Japão)

 

Apocalypto
(EUA)

 

The Lives of Others
(Alemanha)

 

Labirinto do Fauno (México)

 

(Espanha)

Melhor Atriz Coadjuvante

Jennifer Hudson -
Dreamgirls - Em Busca de um Sonho

 

Adriana Barraza -

 

Cate Blanchett -
Notes on a Scandal

 

Emily Blunt -

 

Rinko Kikuchi -

Melhor Ator Coadjuvante

Eddie Murphy -
Dreamgirls - Em Busca de um Sonho

 

Ben Affleck -

- Bastidores da Fama

 

Jack Nicholson -

 

Brad Pitt -

 

Mark Wahlberg -

Melhor Diretor

Martin Scorsese -

 

Clint Eastwood -
A Conquista da Honra

 

Clint Eastwood -
Letters from Iwo Jima

 

Stephen Frears -
The Queen

 

Alejandro González Iñárritu -

Melhor Roteiro

Peter Morgan -
The Queen

 

Guillermo Arriaga -

 

Todd Field & Tom Perrotta -
Pecados Íntimos

 

Patrick Marber -
Notes on a Scandal

 

William Monahan -

Melhor Trilha Sonora

Alexandre Desplat -
The Painted Veil

 

Clint Mansell -

da Vida

 

Gustavo Santaolalla -

 

Carlo Siliotto -
Nomad

 

Hans Zimmer -

Código Da Vinci

Melhor Canção

"The Song of the Heart"
(música e letra de Prince Rogers Nelson) -

 

"A Father's Way"
(música de Seal e Christopher Bruce, letra de Seal)

-
À Procura da Felicidade

 

"Listen"
(música e letra de Henry Krieger, Anne Preven, Scott Cutler

e Beyoncé Knowles) -
Dreamgirls - Em Busca de um Sonho

 

"Never Gonna Break My Faith"
(música e letra de Bryan Adams, Eliot Kennedy

e Andrea Remanda) -
Bobby

 

"Try Not to Remember"
(música e letra de Sheryl Crow) -
Home of the

Brave

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 76
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Lá vou eu novamente dar o primeiro pitaco06

 

DREAMGIRLS - smiley10smiley10smiley10 ou 6,5/10

 

O filme é apenas razoável, mas tenho que dar valor a dois fatores do filme:

 

A direção de Bill condonm é ótima, uma das melhores do ano e será uma tremenda injustiça se ele não for indicado...o que dirá perdendo então?

Dreamgilrs pode não ser um filmaço, mas está na média dos filmes do ano, que foram, na minha opinião, muito fracos. E vencer como melhor filme seria um roubo, tanto Dreamgirls como The Departed, os mais fracos entre os 5 prováveis indicados.

 

Outro ponto positivo do filme é a presença de Jennifer Hudson, o verdadeiro motivo de se assistir ao filme até o fim...somente com ela em cena o filme cresce e ela duelando com Beyoncé já vale sua indicação e mostra seu enorme talento também musical, e ela merece ganhar o Oscar, já que nem coadjuvante ela é, e sim protagonista.

 

Alguns pontos fracos do filme: Jamie Foxx está abaixo do que se espera do seu talento...gosto dele mas me decepcionou. Beyoncé está apenas correta e Eddie Murphy está muito bem, mas ganahr o Oscar acho um pouco demais, mas é bem possível. A trilha sonora é boa, assim como a direção de arte e figurinos.

 

O roteiro é muito fraco, e espero que nem seja indicado...tem furos na história que podiam ser melhor aproveitados, e essa talvez seja o fator determinate para a derrota tanto de Condon como do filme.

 

Vale a pena ser visto, claro, mas não esperem muito....pelo moenos, como eu disse antes, é melhor do que Chicago.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Outra entrevista com Hudson:

 

'I literally pinch myself every day'

 

 

 

 

She

was a failed reality show contestant who couldn't get work as a backing

singer. But, following her role in Dreamgirls, Jennifer Hudson's

critics have changed their tune. She talked to Jamie Hakim

 

 

Jennifer%20Hudson

 

http://film.guardian.co.uk/interview/interviewpages/0,,2003605,00.html

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hudson Makes History with Vogue Cover

 

 

10s.jpg

 

Jennifer Hudson will make history when she becomes the first African-American singer to appear on the cover of US fashion magazine Vogue. The Dreamgirls star will appear on the cover of the magazine's annual Power Issue next month. She follows in the footsteps of Oprah Winfrey and Halle Berry

as only the third African-American celebrity to grace the cover of the

fashion bible. Hudson was shot for the publication by famed

photographer Annie Leibovitz

at Harlem's Apollo Theater in New York. The issue is one of the biggest

and most anticipated of the year thanks to its spring fashion preview.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Estreia nessa sexta .

Vi e gostei, o filme esta longe de ser uma obra prima, mas vale pela atuação surpreedente da Beyoncé e a atuação do Eddie Murphy que provavelmente deve ganhar o Oscar.

Pra quem gosta da Black music americana vai se identificar mais com o filme.

Curioso é ler esta crítica,

a cantora Beyoncé foi muito elogiada pela sua atuação, foi indicada ao

Globo de Ouro e era uma das atrizes cogitadas a ganhar o Oscar.

Triste ver que qualquer um que não entende de atuação e cinema escreve críticas de filmes.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tamanha a empolgação dos detratores eu cheguei até a me divertir em alguns momentos: pareciam videoclipes bem produzidos. E no começo até me surpreendi, tinha ouvido só músicas Whitney Houston style, e aí tem umas coisas meio (eu disse meio) Ray Charles. Mas o elenco está totalmente fora de tom. De um lado tem Jennifer Hudson dando pitis exagerados, tantos que parecia que a intenção do filme era ser meio fake. Eddie Murphy era mais realista e é uma pena que o personagem dele tenha sido tratado com tanto desleixo. Essa falta de sintonia torna a interpretação de Hudson insuportável e a de Murphy boicotada; já Beyoncé e Jamie Foxx (aliás, cada vez mais ele se revela um canastrão pra mim; tirando Colateral, ele não teve nenhuma interpretação que eu realmente gostei em que ele não tivesse uma pessoa real para imitar os trejeitos) não vou nem comentar. Apesar de eles tentarem se desenvolver (mais a Hudson, claramente protagonista), todos eles pareceram jogados num fuzuê. E puta merda, tem uns 43905809435 momentos de vergonha alheia. Eu não consegui segurar de rir naquela música "We Are a Family", e uma pessoa que estava na fileira de trás levou bronca de uma mulher sentada do meu lado em meu lugar. Valeu a sessão. 06

Conheço pouquíssimo do gênero musical (que eu me lembre direito, só vi uns 2 e que são bem peculiares, Moulin Rouge e Happy Feet), mas acho que se o conhecer melhor tenho a impressão de que vou ter cada vez uma impressão pior do filme, porque o que eu reparei na direção visual do Condon os outros disseram que é clichê no gênero.

E putz, o que é aquele final do personagem do Jamie Foxx? É de orgulhar qualquer novela mexicana. E o final geral não é tão melhor assim.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cometário com Spoiler

Filme Mediano.

O Roteiro é fraco e exagera nos musicais. A discusão da Effie após sua saída do grupo em musical ficou ridicula, Jamie Fox estando ali e não estando é a mesma coisa e Eddie Murph teve uma boa atuação, pena que ele ficou jogado as traças.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi hoje, gostei muito. Jennifer Hudson, que vozerão ! Bom trabalho, vai ganhar o Oscar.

 

O Eddie Murphy, surpreendente como canta bem, carismático, é outro forte candidato.

 

A trilha sonora do filme é maravilhosa, todo mundo cantando muito bem, Beyoncé maravilhosa. Deve vencer também em "canção original".

 

Não entendi tantas críticas negativas de certa parte da imprensa, a crítica de O GLOBO foi ridícula, dizendo que o filme não tem alma. O filme tem um elenco fantástico, uma boa história, apenas um ator não tem um papel à sua altura, logo um dos mais talentosos, Jamie Foxx, com um personagem que às vezes faz muitas caras e bocas, além de não saber cantar. Espero ver Foxx em outro filme em breve, desta vez com uma atuação digna de seu verdadeiro talento, já mostrado em "Ray", "Um domingo qualquer" e "Colateral".

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

nightmaregirls ou dreamshit? tanto faz, a verdade é q o filme é muito ruim mesmo, só quem salva alguma coisa é eddie murphy (ok, reconheço q sou fã dele, mesmo assim tentando ser imparcial! 06 pra mim o cara está muito bem), glover e beyonce não comprometem, já hudson, só deve ser brincadeira ela estar recebendo tanta babação assim, a mulher além de pretensiosa, ela grita, não canta, aquela cena em q ela derrama lágrimas por ter sido trocada por outra 'dreamette' é vergonhosa, um atentado a qq musical q se preza, ..., é, realmente o filme não tem roteiro, por isso nunca era citado nas indicações de roteiro, e sobre a direção, tiro o q disse a alguns posts atrás, condon não pertence a nova boa safra de hollywood, pertence aquela em q a licença de diretor deveria ser caçada. 06 ..., não preciso nem ficar me estendendo muito a respeito dos outros pontos negativos, elas já foram todos abordados aí.

 

nota 3
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Admiro Bill Condon pelo roteiro de Chicago. Não posso "falar" mais nada porque não vi Kinsey e Deuses e Montros, mas Dreamgirls é com certeza uma bola fora. E olha que adoro musicais.O filme só ganha quando aparece Jenifer Hudson e mesmo assim foi um mico da academia esse ano a ter premiado.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti e sinceramente achei uma irresponsabilidade darem todos esses premios para essa novata Hudson. Aquela cena que ela canta, praticamente cagando em cena é ridicula...Exagerada, grita mais que uma garça mesntruada...sinceramnente gente...Fica aqui meu protesto..o filme é ruim de doer, chatinho...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Revi Dreamgirls e o resultado é o segundo musical mais fraco desses últimos anos (o primeiro é "Os produtores").

 

 

 

Pra começar, a incompetência de Bill Condon é comprovada em várias partes, mas uma em particular é a pior e a mais cansativa: o enorme número de travellings circulares (quando a câmera gira em torno do ator). Aliás, tão cansativo é que o espectador pode ficar tonto após uma hora do filme. E em certas partes ele parece ter aprendido lições com Rob Marshall, já que em certas partes musicais ele filma os musicais do ponto de vista do espectador (como se fosse num teatro), além da imensa troca de câmeras, feitas pelo filme, comprovando uma espécie de insegurança nele, já que a cada segundo ele parece mudar a câmera do filme (em um momento temos uma visão aérea, em outro uma visão dos sapatos, em outra dos corpos, em outra dos rostos, em outra dos espectadores e assim sucessivamente).

 

 

 

Em compensação os aspectos técnicos conseguem o destaque maior do que as próprias "Dreamgirls", já que o filme possui uma magnífica direção de arte e fotografia. Mesmo assim, existe uma parte que relembra "Chicago", aquela que mostra a palavra "Dreams" num dos cenários, cujas letras são bem grandes, me lembrou bastante o solo da Roxie, que possuía em letras enormes o nome dela.

 

 

 

Já o roteiro (como já comprovado em "Chicago") não consegue desenvolver bem seus personagens, dependendo excessivamente da caracterização dos atores, e estes pouco podem fazer, já que a cada minuto somos surpreendidos por um musical (o que necessariamente não é ruim, quando o musical é bom), o que acaba complicando a aproximação do público com os personagens.

 

 

 

E sobre os números musicais, a coreografia destes não é muito inspirada, dependendo excessivamente de reboladas ou gestinhos bobos (isso quando elas estão no palco, pois quando não estão, os personagens se limitam a cantar). Já a letra possui sem dúvida uma parcela de acertos quando possui uma música inspirada ("One night only")mas quando simplesmente tenta enfiar na cabeça do espectador certo momento da trama ("When I first saw you") acaba errando. E a melodia acaba mesclando tons contagiantes com monótonos, causando uma confusão no que o espectador deve sentir (isso pra não falar das partes em que não se sente nada).

 

 

 

Quanto às atuações, Jennifer Hudson, que possui uma voz forte, sem dúvida alguma não merecia o Oscar que ganhou, já que quando ela deve atuar, ela não se sai muito bem por causa do roteiro. Eddie Murphy tb não merecia Globo de ouro ou Oscar de forma alguma, pois tb acaba sendo boicotado pelo roteiro. Ainda assim, Murphy cria um personagem carismático, e seu vício pelas drogas surge de maneira brusca na trama, sendo completamente dispensável e posto no filme somente para terem uma razão de matarem o personagem. Beyoncé Knowles tb dotada de uma ótima voz se sai bem na metade do segundo ato e no terceiro, mas acaba exagerando na timidez dada a Deena no primeiro ato. Anika Noni Rose pouco possui menos destaque como a terceira Dreamgirl, mas mesmo assim consegue exibir um certo carisma em sua personagem, e embora boa em compôr momentos dramáticos, acho que o envolvimento entre sua personagem e Jimmy Early soa artificial como mera desculpa de sua personagem se sobressair no filme. Já Danny GLover exibe simpatia como o antigo empresário de Jimmy, Keith Robinson traz um personagem amigável à trama e Sharon Leal consegue se virar bem como a Dreamgirl substituta. Já Jamie Foxx acaba decepcionando em todo o filme, compondo um estereótipo puramente ganancioso e seu amor por Deena soa de forma artificial, já q ele a trata mal praticamente todo filme, como sua bonequinha de "fazer amor".

 

 

 

Mas o que mais decepciona em "dreamgirls" é seu terceiro ato, que tenta desesperadamente juntar todas as peças, numa show de esquematizações e artificialidade, principalmente em seu final, tentando

 

desesperadamente dar um final feliz (que aliás, soa tb artificial) que satisfaça o espectador.

 

 

 

Veredicto: ** 18.gifbern@rdo2007-07-27 12:44:07

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members
DREAMGIRLS – <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /><?:NAMESPACE PREFIX = ST1 />EM BUSCA DE UM SONHO – 6/10 – Dirigido por Bill Condon (roteirista de “Chicago”) este musical consegue ter ritmo graças ao excelente trabalho de montagem que cria uma dinâmica envolvente entre os planos, cria transições bem sutis e eficientes, tornando os números musicais, que basicamente se resumem em apresentações nos palcos, mais energéticos. Felizmente as músicas funcionam dentro da proposta do filme (eu já tinha ouvido algumas delas “fora do filme” e não tinham a mesma força) e se na primeira metade as intervenções musicais só acontecem durante os shows, a partir da segunda metade elas passam a interagir dentro da história alcançando resultados inexpressivos já que os sentimentos dos personagens exteriorizados nas canções não foram traduzidos juntamente com a evolução da narrativa (com exceção da belíssima montagem feita para a primeira seqüência onde é cantada uma música sobre a família), além do que é sustentada por uma linha dramática bastante rasteira o que prejudica os personagens. A personagem de Jamie Foxx se torna um sujeito cada vez mais unidimensional, a de Eddie Murphy torna-se um mero clichê, a de Beyoncè assume uma postura irritante de tão politicamente correta e até mesmo a badalada Jennifer Hudson que só faz encarnar uma heroína sofrida, digna dos dramalhões mexicanos. O que acaba lhe ajudando é que no decorrer do filme o roteiro cai no erro de julgar apenas as suas atitudes, mas o espectador sabe que o preconceito se dá por meras questões estéticas e ainda assim ela é a mais talentosa do trio. Um filme tecnicamente impecável, um trabalho de montagem fantástico, mas ainda assim uma produção sem alma.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não tenho dúvidas, FOI o pior filme que vi este ano. É ruim de doer.09

 

O que a infeliz da Jennifer Hudson fez para merecer o Oscar, e ainda com uma Cate Blanchett no páreo, ainda não consegui encontrar. E mais: Murphy está exageradíssimo, pra mim, não passou de uma caricatura ambulante. Dei pulos de alegria ao ver Alan Arkin ganhando o Oscar, e nem estava torçendo por ele. Enfim, uma bela bosta. Cruzes!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Terrível' date=' um dos piores filmes que eu vi esse ano.  3/10

E por qual razão a Jennifer Hudson foi elogiada mesmo a não ser berrar o filme inteiro ? Se bem que o Eddie Murphy tá pior ainda.
[/quote']

Eu gostei muito de Hudson, uma das melhores interpretações do último ano.08

E berrar por berrar qualquer cantora americana consegue. Se isso bastasse Whitney Houston teria ganho um Oscar por O guarda-Costas.06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não achei essa bosta toda, mas é um filmes em alma, pq vc passa mais de duas horas acompanhando uma série de personagens que na verdade não possuem nada o que dizer ... em contrapartida, a parte técnica do filme é impecável !!!!!! Fotografia, direção de arte, montagem, figurino, som, enfim ... mas sinceramente esperava algo bem pior ...

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...