Jump to content
Forum Cinema em Cena

Nostalgia! Vídeo cassete. Alguém ainda usa?


Shiryu
 Share

Recommended Posts

  • Members

Utilizei (e ainda utilizo) MUITO este aparelho. Tem um valor sentimental pra mim. Com ele gravei muitos episódios da Pantera-Cor-de-Rosa, na época em que a SBT se chamava TVS. Gravei muitos episódios de Jiraya, Jiban, Cavaleiros do Zodíaco, quase tudo em EP (ou SLP), pra economizar fita, né? (meu pai utilizava muito mais do que eu, claro)06. Tenho até hoje a fita em que Didi subiu no braço do Cristo Redentor e muitas fitas com filmagens familiares (tenho cerca de 80 fitas VHS), gravadas desde 1987 em uma câmera de vídeo emprestada até meados de 2000, com nossa câmera própria, uma filmadora Panasonic NV-M8PX.

 

Meu primeiro vídeo foi um da National, acho que um dos primeiros com controle sem fio e que tinha uma parte de acrílico na tampa pra poder ver a fita rodando (gravava até em LP, rotação que foi abandonada rapidamente). Compramos também um JVC e temos esse até hoje. Depois vendemos o National (pois estava começando a dar problema) e compramos um Sharp usado que mastigava a fita na parte de baixo. Não demoramos muito pra nos desfazer dele. Hoje, tenho 1 filmadora e 8 video-cassetes (pois converto fitas VHS, VHS-C, S-VHS e S-VHS-C):

 

Filmadora Panasonic NV-M8PX mono ano 1989 (com problema)

Video Cassete JVC HR-D671M mono ano 1991 (problema e no cabeçote)

Vídeo Cassete Panasonic NV-L26 mono não sei o ano (problema de serrilhar fitas e fonte)

Vídeo Cassete Panasonic NV-J38 mono não sei o ano (problema de serrilhar fita, problema mecânico e fonte)

Video Cassete Sony SLV-60HFBR estéreo ano 1996 (esse está com tantos problemas que eu nem sei dizer. Acho que não vou nem conseguir consertar)

Video Cassete Philips VR756/78 estéro ano 1996 (apenas problema no áudio estéreo)

Video Cassete Sony SLV-833HFBR estéreo ano 1995 (o vídeo mais bonito que tenho, mecânica robustíssima e está funcionando perfeitamente)

Video Cassete LG-99SB estéreo ano 1999 (funcionando perfeitamente)

Video Cassete S-VHS JVC HR-S3902U ano 2003 (funcionando perfeitamente)

 

Como trabalho fazendo "bicos" com isso (e com muito prazer), preciso de vários video cassetes. Ainda pretendo adiquirir só mais um, o último, o sonho: S-VHS Panasonic AG-1980 (considerado um dos melhores vídeo-cassetes já lançados).

 

AG1980.jpg

6323320.jpg

151069898_tp.jpg

 

Depois coloco fotos de todos meus vídeos aqui.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Tive 4 vídeos cassetes, desde o longíquo ano de 1991, o último foi adquirido em 2001 e este ainda está aqui, firme e forte...volta e meia uso ele qdo preciso. Ainda tenho alguns vhs originais de filmes e tenho mais de 300 fitas com coisas gravadas de tudo que é lugar...filme, séries, jogos de futebol, oscars, especiais, shows. Ainda tem alguma coisa daquelas coleções Caras que saíam mtos filmes bons. Tenho tudo isso e nunca tive a mínima vontade de dar, botar fora ou colocar fogo como já vi gente fazendo. Isso faz parte da minha vida, da minha história e vou guardar até qdo possa. 

Rob Gordon2009-05-05 04:07:07

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu uso! O primeiro daqui de casa data do distante1982. Um colega de trabalho do meu pai foi aos EUA e trouxe pra nós de encomenda. Era da Panasonic, base de madeira, fita colocada por cima e controle com fio, com apenas um botão, pra cima Play, pra baixo Pause. Esse bixo durou uns bons 10 ou 11 anos funcionando direto. Depois q foi pro saco catei um Sharp q era bem mais moderno e cheio de recursos, mas passou mais tempo na assistência técnica do q aqui em casa. Claro q se a gente comparar com as tecnologias de hj, a qualidade é pífia, mas foi muito útil e legal por muito tempo. Qdo veio o primeiro, em 82, o cara trouxe junto um filme(Patton) q era em 2 fitas pq era longo, dublado em espanhol e sem legendas; umas 6 fitas virgens, uma delas com 6 hs de desenhos da Warner gravados da TV a cabo americana(sim, em 82 eles já tinham TV a cabo lá...)e as outras a gente gravava e regravava programação da TV, nesse tempo não tinha locadora por aqui, q começaram a surgir um pouco depois. Foi nesse tempo q minha paixão pelo cinema surgiu, houve épocas em q locávamos 6 a 8 filmes por final de semana... Foi tb um pouco depois disso q surgiu a pilha de colecionar filmes, eu e meu irmão gravávamos da TV qdo passava algum filme q a gente gostava, assim ficávamos com o registro pra ver de novo depois qdo quisesse... Qdo o Sharp foi pro saco, ficamos uns 2 anos "no limbo" sem vídeo, e depois catei um Philips VR(bom pra carai!!) em sociedade c/ uma ex-namorada; no final do namoro, escolhi ficar com os CDs(naquele tempo não se baixava música como hj...) q a gente tinha comprado junto,e deixei o vídeo pra ela... Depois veio o DVD e fiquei sem VHS  por uns tempos, até pq hj em dia tá caro e difícil de achar, mas qdo catei o gravador de DVD queria um VHS pra poder passar alguns filmes raros pra DVD-R, muita coisa legal q não foi (e provavelmente não será) lançada em DVD e q eu tinha em VHS. Aí minha namorada catou um de uma colega de facul q era praticamente novo, com menos de 2 meses de uso; Panasonic NV-SD400 e me deu de natal... É bem bom, mas em função da dificuldade de achar VHS e do preço estar salgado, eu meio q preservo ele, só uso mesmo pra passar VHS pra DVD-R... É uma tecnologia tosca nos dias de hj, mas eu tenho um carinho nostálgico por tudo q o VHS já me proporcionou de diversão além de ser parcialmente responsável pela minha paixão por cinema.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

Sou fã incondiconal dos velhos vcrs, eles nos provocam lembranças boas da juventude e algumas não tão boas. Sou novo no forum e já preciso da ajuda de vocês. Adquiri a pouco um JVC D617M que veio sem o manual do usuário, alguém possui e que me pudesse forncer uma cópia mesmo que em pdf?

Grato.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu tenho um que usava até ano passado pra gravar uns programas e ver uns jogos de futebol q eu tenho gravado (tipo final do mundial 2005 e copa do mundo 2002)...

 

 

 

Mas aí quebrou o controle remoto e eu tenho preguiça de ficar colocando pra gravar lah nos botão da frente... agora está faz muito tempo sem usar...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

 

Eu ainda tenho um Gradiente em casa' date=' mas faz um bom tempo que não ligo. Não dá, o avanço da tecnologia faz esses aparelhos ficarem obsoletos. Até para quem tem fitas antigas já existe a possibilidade de transforma-las em dvd, por um custo baixo.[/quote']

 

Justamente pra passar VHS pra DVD-R q eu uso o meu... Tem centenas de bons filmes q só existem em VHS, q por não terem apelo comercial não foram(e provavelmente não vão ser) lançados em DVD... Eu cato em VHS eripo pra um DVD-R

 

Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...
  • 3 years later...
  • Members

Eu tenho um aparelho SEMP, e ele funciona perfeitamente, mas quase nem uso ! Os filmes da escola de inglês e dos meus amigos estão todos mofados. Só prestam as fitas da escola pública e as que usei para gravar algum evento, mas eles nem têm filmes, e eu queria era filmes.

Idem aqui. O último VHS que assisti foi Indiana Jones e a Última Cruzada, lá pra 2005, 2006... E pelo visto vai continuar sendo o último por um bom tempo...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...