Jump to content
Forum Cinema em Cena

Babel, de Alejandro González


-felipe-
 Share

Recommended Posts

  • Members
O que eu quis dizer é que mais importante do que classificar a qualidade/virtude dos elos são as consequências dos atos e a carga dramática inserida em cada um dos núcleos ... em "21 Gramas" o fato da personagem da Naomi Watts se relacionar com o personagem do Sean Penn sem saber que é o homem que recebeu o transplante de coração do seu marido atropelado pelo personagem do Del Toro tem um peso mais relevante a dinâmica da trama, em "Babel" o elo cria o estopim, mas elas se movimentam e possuem sua dinâmica de maneira independente ... se tem alguém que denigre "Babel", este não sou eu ...
Thiago Lucio2007-02-16 16:31:35
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 104
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Fraco !!

O filme força a ligação entre as pessos para justificar o acontecimento, mas a verdade é que apenas Marrocos e México estão interligados e a história da Japonesa é totalmente desnecessária. Ele deveria abordar mais o pq que o Brad foi embora, no filme mostra que ele foi pq o filho morreu e não suportou a dor 09 .

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ele deveria abordar mais o pq que o Brad foi embora' date=' no filme mostra que ele foi pq o filho morreu e não suportou a dor 09 .

 

[/quote']

 

O porquê o diretor explicou (e você mesma explicou no post). Mas também acho que seria interessante mostrar mais da relação deles, até porque não senti envolvimento algum com a esposa.

 

Quanto ao filme, também não gostei tanto quanto acharia que iria gostar.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Descupem-me quem gostou desse filme, mas eu achei uma porcaria. Os primeiros 20 minutos foram os piores,SPOILER quando vi o rifle sendo entregue aos meninos pensei: vão fazer merda, e até sabia de que forma, tudo previsível e absurdamente tédioso. Filme que não emplaca nos primeiros minutos dificilmente agradará no final. E que raios de lugar aquele casal achou para ficar "a sós" PQP. E a japonesinha querendo soltar a franga e mostrar a tcheca a toda a hora06 Sei que a história dela era triste e o fato de ser surda tornava tudo ainda mais complicado, a relação com o pai,  e o sentimento de exclusão, entretanto o artifício usado pelo diretor pareceu-me forçado e de triste conclusão, se ela tivesse pulado da sacada no final, seria mais plausível. 

ADLIZ2007-02-21 02:03:16

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Foi o que eu falei ... o filme por ser mais universal deveria ter um apelo maior' date=' mas não é o que acontece com "Babel", o que penaliza o filme, mas não o desqualifica por completo.
[/quote']

 

A questão toda é: pq o filme não teve um apelo maior?

 

O filme não teve um apelo maior, pois a condução das tramas foi realizada, em alguns momentos, de maneira irregular, oscilando, principalmente o núcleo mexicano, que é onde eu encontro as maiores ressalvas qto ao filme. Isso na minha opinião ...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo contigo. O filme não teve apelo maior pq suas falhas ficaram evidentes demais. Nisso Haggis foi melhor: conseguiu encobrir as falhas de seu filminho com toques melodramáticos e resoluções que fariam corar a velhinha de taubaté e, com isso, conseguiu enganar muita gente...

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Concordo contigo. O filme não teve apelo maior pq suas falhas ficaram evidentes demais. Nisso Haggis foi melhor: conseguiu encobrir as falhas de seu filminho com toques melodramáticos e resoluções que fariam corar a velhinha de taubaté e' date=' com isso, conseguiu enganar muita gente... [/quote']

 

Eu acho que Haggis não conseguiu encobrir ... ou melhor, talvez encobrir seja a palavra certa, pois ele disfarçou os erros dele com pseudo-dramas que não existem em um mundo real da maneira como eles foram retratados ( não que eles não existam ) ... mas esconder ele não conseguiu, afinal nós e a maioria do fórum percebeu ...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

esse filme é uma porrada na cara...

Impossível sair do cinema sem passar milhões de coisas pela cabeça...

E ele simplesmente apresenta a realidade, e não cria situações cheias de clichês apenas para dar uma espécie de "liçãozinha de moral". Esse foi o defeito de Crash por exemplo... na minha opinião.

Na verdade mostra que numa situação adversa, muitos lados da história podem ser vítimas...

E o problema de comunicação entre os seres humanos ficou bem evidenciado, não só por questão de idiomas diferentes, mas tb por não querer ouvir o que o outro tem a dizer, por puro individualismo, paranóia, preconceito, arrogância, diferenças... etc..

Gostei muito da visão do diretor sobre diversas culturas. Não foi algo preconeceituoso ou com visão curiosa, do tipo quando vc vai ao zoológico e acha bizarro um animal exótico, mas apenas mostra como as pessoas vivem, suas rotinas, etc... E mostra tb como esse modo de vida pode prejudicar eles mesmos...

 

Nota 10 para o filme, na minha opinião. Já sou muito fã do Iñarrítu por causa de 21 Gramas, e agora mais ainda pelo excelente Babel. Não to ligando pra Oscar pq, obviamente, nem sempre o prêmio é dado ao melhor filme ou ao melhor diretor. Mas pra mim valeu a pena ir ao cinema e assistir a um bom filme smiley20
Vince Vega2007-02-25 14:03:20
Link to comment
Share on other sites

  • Members

E o problema de comunicação entre os seres humanos ficou bem evidenciado' date='[/quote']

Indeed... o Pitt e o marroquino que o ajudou realmente não conseguiam se comunicar de jeito algum...

 

Gostei muito da visão do diretor sobre diversas culturas. Não foi algo preconeceituoso ou com visão curiosa' date=' do tipo quando vc vai ao zoológico e acha bizarro um animal exótico, mas apenas mostra como as pessoas vivem, suas rotinas, etc... E mostra tb como esse modo de vida pode prejudicar eles mesmos...
[/quote']

 

Indeed 2... Iñárritu mostra que seus conterrâneos são imbecis pois batem de frente com a polícia e deixam duas crianças sozinhas no deserto escaldante para procurar ajuda, sabe-se lá onde...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Indeed... o Pitt e o marroquino que o ajudou realmente não conseguiam se comunicar de jeito algum...

legal que vc só assistiu algumas cenas do filme não é...

Ou então esse caso específico representa todo o roteiro do filme icon_rolleyes

Ou o fato das autoridades não mandarem uma ambulância por medo dos "terroristas" enquanto o cidadão estadunidense (algo muito importante pra eles) pedia ajuda desesperado pq a esposa estava morrendo não é um problema de comunicação...

 

 

Indeed 2... Iñárritu mostra que seus conterrâneos são imbecis pois batem de frente com a polícia e deixam duas crianças sozinhas no deserto escaldante para procurar ajuda' date=' sabe-se lá onde...
[/quote']

Legal 2: vc presta atenção em tudo né? parabéns

Pena que vc naum percebeu que os conterraneos do Iñarrítu estavam com medo, sentindo pressão, apavorados... o gesto de fuga do posto policial e o abandono das crianças foram atos irracionais de quem não sabia o que fazer, estava no desespero. Vc que deve ser frio e racional o suficiente para só agir de forma sensata e inteligente em situações de risco.

 

Mas o fato do policial estar mais preocupado em prender a mexicana por achar q ela estava fugindo sem dar mais importância pelo desespero dela por causa das crianças naum é um problema de comunicação... Aliás, estranho alguém que está tentando entrar ilegalmente no país correr atrás do carro da policia pedindo ajuda... o policial prestou inteira atenção nisso...
Vince Vega2007-02-25 17:02:58
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Indeed... o Pitt e o marroquino que o ajudou realmente não conseguiam se comunicar de jeito algum...

 

legal que vc só assistiu algumas cenas do filme não é...

Ou então esse caso específico representa todo o roteiro do filme icon_rolleyes

Ou o fato das autoridades não mandarem uma ambulância por medo dos "terroristas" enquanto o cidadão estadunidense (algo muito importante pra eles) pedia ajuda desesperado pq a esposa estava morrendo não é um problema de comunicação...

 

 

Indeed 2... Iñárritu mostra que seus conterrâneos são imbecis pois batem de frente com a polícia e deixam duas crianças sozinhas no deserto escaldante para procurar ajuda' date=' sabe-se lá onde...
[/quote']

 

Legal 2: vc presta atenção em tudo né? parabéns

Pena que vc naum percebeu que os conterraneos do Iñarrítu estavam com medo' date=' sentindo pressão, apavorados... o gesto de fuga do posto policial e o abandono das crianças foram atos irracionais de quem não sabia o que fazer, estava no desespero. Vc que deve ser frio e racional o suficiente para só agir de forma sensata e inteligente em situações de risco.

 

Mas o fato do policial estar mais preocupado em prender a mexicana por achar q ela estava fugindo sem dar mais importância pelo desespero dela por causa das crianças naum é um problema de comunicação... Aliás, estranho alguém que está tentando entrar ilegalmente no país correr atrás do carro da policia pedindo ajuda... o policial prestou inteira atenção nisso...

 

[/quote']

 

------------------------------------------

 

Mas não são problemas de comunicação MESMO. São problemas sociais, como a situação do México ser de 3º Mundo o que dificulta um mexicano pra entrar nos EUA; ou o problema do significado de um americano no meio de árabes depois do 11/09.

 

Achei o filme fraco, o que ele faz é reunir em cenas muito mal dirigidas situações de problemas sociais que estamos carecas de saber. Uma edição que colocou uma progressão de eventos mais vergonhosa que eu já vi. Tragédias estapafúrdias feitas só para os personagens sofrerem e refletirem sobre o racismo (?) que é mostrado durante o filme. Sim, tem o problema da imigração e do terrorismo, mas ficou bem pela metade, metade na qual já é irritantemente repetitiva.

 

Depois, tem a sutileza da pata de um elefante de colocar uma japonesa surda-muda pra enfiar pela goela uma 'dificuldade de comunicação'. Essa história mesmo seria muito, mas muito melhor se ela apenas fosse alguém tímida e solitária com furor pra dar pra quem quiser.
rubysun2007-02-25 17:15:24
Link to comment
Share on other sites

  • Members

legal que vc só assistiu algumas cenas do filme não é...

 

Nope... assisti o filme inteiro...

 

Ou então esse caso específico representa todo o roteiro do filme icon_rolleyes

 

Não' date=' mas representa um momento importante, afinal, o diretor está discutindo incomunicabilidade... Ou as pessoas se comunicam ou não se comunicam... Simples.

 

Ou o fato das autoridades não mandarem uma ambulância por medo dos "terroristas" enquanto o cidadão estadunidense (algo muito importante pra eles) pedia ajuda desesperado pq a esposa estava morrendo não é um problema de comunicação...

 

Óbvio demais... a burocracia emperrou a coisa toda e não a incomunicabilidade...

 

 

vc presta atenção em tudo né? parabéns

Pena que vc naum percebeu que os conterraneos do Iñarrítu estavam com medo' date=' sentindo pressão, apavorados... o gesto de fuga do posto policial e o abandono das crianças foram atos irracionais de quem não sabia o que fazer, estava no desespero.[/quote']

 

Claro, claro... na vida real eu deixaria sim duas crianças pequenas, QUE JÁ TINHAM SIDO ABANDONADAS UMA VEZ (pelo sobrinho da empregada) com a justificativa de 'procurar ajuda' - detalhe que eu nem sei onde estou (a empregada também não sabia).

 

E obrigado por afirmar que os personagens tiveram atos irracionais. Isso só prova o quanto eles são idiotas, pois só idiotas avançam um posto policial naquela situação e deixam crianças sozinhas no deserto.

 

 Vc que deve ser frio e racional o suficiente para só agir de forma sensata e inteligente em situações de risco.

 

Com certeza. Vc jamais me verá batendo de frente com um policial armado... 03

 

Mas o fato do policial estar mais preocupado em prender a mexicana por achar q ela estava fugindo sem dar mais importância pelo desespero dela por causa das crianças naum é um problema de comunicação... Aliás' date=' estranho alguém que está tentando entrar ilegalmente no país correr atrás do carro da policia pedindo ajuda... o policial prestou inteira atenção nisso...
[/quote']

 

Talvez a empregada não soubesse o que estava fazendo... era um momento de irracionalidade, de desespero, né mesmo?

 

06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Achei o filme fraco' date=' o que ele faz é reunir em cenas muito mal dirigidas situações de problemas sociais que estamos carecas de saber.[/quote']

se vc enxerga de um modo tão simplista assim, tudo bem. Mas o que eu vi não foram situações sociais simplesmente, até pq ele naum mostra os mexicanos simplesmente como moradores de um país pobre cheio de problemas sociais, mas sim que eles vivem como pessoas normais. Suas tradições são bem diferentes, mas eles comem, dormem, casam, festejam, etc. As cenas do casamento mostram todos comemorando, festando com muita comida e dança. Ninguém lá estava passando fome, traficando drogas ou se prostituindo. Junto a isso aparecem os problemas sociais, mas não apenas isso.

Sobre os marroquinos... mais ou menos a mesma coisa. Mostra uma familia de criadores de cabras, cuja ingenuidade do pai faz com q ele dê um rifle pra duas crianças, olhe só, matarem chacais. Um problema social? para a gente, sim. Mas era apenas uma familia vivendo... dificil enxergar isso pra quem acha q o modo de vida ocidental é a unica forma de felicidade... sei lá.

 

Tragédias estapafúrdias feitas só para os personagens sofrerem e refletirem sobre o racismo (?) que é mostrado durante o filme.

sofrem por uma sucessão de mal entendidos... mas todos sofrem. O casal' date=' o pai dos moleques, os passageiros do onibus (apesar de alguns excessos), até mesmo o guia q está ajudando o casal. Dentro disso, politicagem, abuso de poder, etc... A situação é "simples", os dramas surgem pelo desenrolar dos fatos.

 

Depois, tem a sutileza da pata de um elefante de colocar uma japonesa surda-muda pra enfiar pela goela uma 'dificuldade de comunicação'. Essa história mesmo seria muito, mas muito melhor se ela apenas fosse alguém tímida e solitária com furor pra dar pra quem quiser.

se ela fosse apenas "tímida", vc estaria reclamando de um clichê de menina tímida e mal compreendida.

O caso da surdez mostrou que ela não conseguia se comunicar com as pessoas, já a amiga dela com o mesmo problema conseguia. O fato de ela querer dar para o primeiro que aparecesse não era só por causa do problema auditivo, e sim era todo o vazio que era a vida dela de adolescente de classe média-alta. A mãe, o pai, akela coisa toda... As pessoas são assim, um emarando de problemas que moldam sua personalidade. O diretor só quis mostrar isso nesse caso.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Depois' date=' tem a sutileza da pata de um elefante de colocar uma japonesa surda-muda pra enfiar pela goela uma 'dificuldade de comunicação'. Essa história mesmo seria muito, mas muito melhor se ela apenas fosse alguém tímida e solitária com furor pra dar pra quem quiser.
[/quote']

 

O simples fato dela ser adolescente, já dá material suficiente para uma trilogia com filmes de 3 horas cada... Mas o Iñárritu parece querer desenvolver mais o lado 'estou-molhadinha' do que o lado 'porra-sou-adolescente-e-ninguém-me-entende'...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
O caso da surdez mostrou que ela não conseguia se comunicar com as pessoas' date=' já a amiga dela com o mesmo problema conseguia. O fato de ela querer dar para o primeiro que aparecesse não era só por causa do problema auditivo, e sim era todo o vazio que era a vida dela de adolescente de classe média-alta. A mãe, o pai, akela coisa toda... As pessoas são assim, um emarando de problemas que moldam sua personalidade. O diretor só quis mostrar isso nesse caso.[/quote']

 

Opa, me apresente então garotas como a japa... vou adorar ver essas meninas tirando a roupa pra mim simplesmente pq sentem um vazio em suas vidas...

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

se ela fosse apenas "tímida"' date=' vc estaria reclamando de um clichê de menina tímida e mal compreendida.
[/quote']

 

Um clichê bem aplicado é MUITO, mas MUITO melhor que um assassinato à sutileza daqueles. 03

 

se vc enxerga de um modo tão simplista assim' date=' tudo bem. Mas o que eu vi não foram situações sociais simplesmente, até pq ele naum mostra os mexicanos simplesmente como moradores de um país pobre cheio de problemas sociais, mas sim que eles vivem como pessoas normais. Suas tradições são bem diferentes, mas eles comem, dormem, casam, festejam, etc. As cenas do casamento mostram todos comemorando, festando com muita comida e dança. Ninguém lá estava passando fome, traficando drogas ou se prostituindo. Junto a isso aparecem os problemas sociais, mas não apenas isso.

Sobre os marroquinos... mais ou menos a mesma coisa. Mostra uma familia de criadores de cabras, cuja ingenuidade do pai faz com q ele dê um rifle pra duas crianças, olhe só, matarem chacais. Um problema social? para a gente, sim. Mas era apenas uma familia vivendo... dificil enxergar isso pra quem acha q o modo de vida ocidental é a unica forma de felicidade... sei lá.
[/quote']

 

Cara, eu não tô aqui pra discutir as boas intenções do Iñárritu em retratar o povo assim ou assado.

 

Os problemas sociais que eu me referi não são a organização dos lugares, a família deles, e sim a única parte em que o tema das fronteiras é desenvolvida: na fronteira dos EUA-México e na questão do terrorismo. Isso pra mim é um problema social e não de fator racial.

 

O problema é que a égide do filme são as tragédias que acontecem com os personagens, todos fazendo atos "irracionais". O montador fez um trabalho tenebroso ao colocar essa série de coincidências deles, principalmente que o sr. Iñárritu liga o manipulador de emoções ao ponto de ficar artificial.

 

Não são os acontecimentos inverossímeis, e sim a maneira em como as imagens foram se alternando e a forma que Iñárritu dirigiu, que pra mim indica que ele talvez não seja a promessa de grande diretor que apontou em 21 Gramas.

 

A sensação que eu fiquei quando saí do cinema é que Iñárritu perdeu completamente a mão para fazer a teoria do caos ficar aceitável; e as situações que pretendiam discutir o tema da incompreensão foram insuficientes para desenvolver algo de relevante e importante que o filme quer tanto ser.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

È com certeza o mais fraco do diretor. As idas e vindas nas histórias que funcionaram tão bem em 21 Gramas, não funciona aqui, fez com que as tramas perdessem o impacto.O único momento de tensão que tive foi sobre a mexicana e as crianças.Isso porque foi focado um tempo maior nessa história. Talvez se focasse desse jeito nas outras e não fosse tão irregular  teria mais impacto.Achei muito pretencioso para falar de uma coisa tão óbvia que é a falta de comunicação,globalização e também a arrogancia e preconceito dos homens. Uma outra coisa que faz com que o filme perca pontos é a falta de desenvolvimento dos personagens. Achei muito superficial o modo como a vida deles foram tratadas.

È hoje que vou ser fuzilada nesse fórum.06
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Chinese Censors Remove "Sexually Explicit" 'Babel' Footage

 

 

10s.jpg

 

Film censors in China have removed five minutes-worth of footage from Oscar nominated film Babel - after it was deemed "too sexually explicit" for Chinese audiences. Scenes involving a troubled Japanese teenager - played by Rinko Kikuchi

- in which she removes her clothes in a bid to seduce an older man have

been cut from the film. China allows 20 foreign films to be screened in

the country each year, with the China Film Association often removing

violent, sexually explicit or politically controversial scenes before

they are screened to the public. The truncated version of the Brad Pitt and Cate Blanchett-starring movie was released in China on Monday.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...