Jump to content
Forum Cinema em Cena

Babel, de Alejandro González


-felipe-
 Share

Recommended Posts

  • 2 weeks later...
  • Replies 104
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • 1 month later...
  • Members

“Babel” (2006)


10msm3.jpg


Realizador: Alejandro González Iñarritu


Argumento: Guillermo Arriaga; Alejandro Iñarritu


Género: Drama/Thriller


Link IMDB


Aqui, uma vez mais, como no resto da triologia, a narrativa não
linear é utilizada, pela sobreposição de histórias que se ligam em
determinado(s) momento(s). Funciona como 4 pequenas estórias, que são
editadas e vistas em excertos, com uma ordem específica. Cada estória é
clara e fácil de seguir, se analisada sem a ligação às outras. A ordem
dos excertos é sempre:


1- as crianças marroquinas


2 - a ama mexicana e as crianças americanas


3 - os americanos em Marrocos


4 - a história japonesa


Esta ordem repete-se constantemente mas a sucessão cronológica
dentro de cada uma não está sincronizada com as outras. Assim, a
estória 1 começa no final cronológico da estória 2, que se desenvolve
em paralelo com a história 3. A estória 4 está mais liberta em termos
de ligação cronológica, mas alguns elementos mostram que acontece
aproximadamente em paralelo com as duas anteriores (2 e 3).


Toda a construção, que é extremamente inteligente, reflecte a
extrema complexidade do mundo que pretende mostrar, transportando a
ideia de uma nova ordem de valores que substitui a já existente, a
ordem da humanidade que substitui a ordem primitiva da natureza (o acto
de “contar uma estória” a ser substituído pela complexidade narrativa,
o espontâneo vs cerebral). Por isso, o filme fala da ideia do indivíduo
dominado pelo sistema complexo que, contudo, todos ajudamos a criar. E
o título do filme justifica-se aqui: a metáfora bíblica da criação das
línguas falava de castigo pela vaidade crescente. Aqui, mostra a
inabilidade para comunicar como motivação para a violência e a luta
entre pessoas.


Praticamente todos os acontecimentos (maus) que tomam lugar
acontecem como consequência de falhas de comunicação. A inabilidade
para passar ideias vai além da ignorância relativamente às línguas ,
causa o isolamento do indivíduo num contexto global. E o que Iñarritu
faz é tratar o assunto cinematicamente. A rapariga japonesa é
surda-muda (não por acaso) e isso permite nas suas cenas colocar a
câmara dentro e fora do seu ponto de vista, como surda e muda, quer na
ausência de comunicação/recepção ou no que não é comunicado. A cena da
discoteca é absolutamente notável neste ponto. O trabalho da câmara é,
já agora, completamente assinalável em cada cena relativa à rapariga
japonesa. Quando ela espera pelo elevador, de costas para o polícia, e
o espectador sabe mais que ela e recebe todo o quadro. Isto é
verdadeiramente cinemático.


A minha avaliação: 4/5 experiência fascinante.


Este comentário no IMDB

http://7olhares.wordpress.com/2007/06/10/incomunicacao-babel/
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, eis minha opinião:

 

 

 

Babel (Babel, EUA, 2006) Dir.: Alejandro González Iñarritu. Com: Brad Pitt, Cate Blanchett, Gael Garcia Bernal, Koji Yakusho, Rinko Kikuchi, Adriana Barraza. Uma experiência arrastada com própostito de fazer o bem, mas que faltava muito para se tornar em um resultado melhor. Além disso, o filme é repleto de incoerências e estereótipos, numa direção incrivelmente forçada e desesperada pela comoção e conscientização do público. Mais panfletário, impossível. 2,5/5

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...