Jump to content
Forum Cinema em Cena

Tetro


Big One
 Share

Recommended Posts

  • Administrators

E aí, o que esperam deste novo longa do poderoso chefão?

 

A doce vingança de Coppola

02.27.2009-TETRO-NOTICIA.gif

Em 1968, quando os evenements de Mai chegaram com toda

força a Cannes, cineastas invadiram o Palais em fúria, exigindo novas

idéias e novas posturas do que já era um veterano festival. O resultado

imediato desse surto libertário foi a criação da Quinzena dos

Realizadores que, apesar de ocupar o mesmo espaço e tempo do Festival -

as mesmas duas semanas no mesmo ameno balneário da Riviera - vive num

universo estético e criativo bastante diferente, com outros

programadores, outras salas, outros títulos que nada tem a ver com o

que se passa no Palais.

E foi aí mesmo, na Quinzena, que Francis Ford Coppola emplacou seu novo filme, o experimental Tetro, rodado na Argentina e  rejeitado para competição no Festival... Não apenas aceito, mas com destaque, abrindo a Quinzena.

Coppola começou como um jovem diretor experimental. É fascinante

vê-lo, na maturidade, retomar suas raízes com tanta naturalidade - e

audácia.

Também na Quinzena, bacana: um curta brasileiro,Superbarroco, de Renata Pinheiro; I Love You Philip Morris,

de John Requa, um tour de force de Jim Carrey que já deu o que falar em

Sundance; e o bonito de co-produções abraçando o mundo todo, como

Canadá-Singapura ou França-Japão.

Por Ana Maria Bahiana às 00h39

"Tetro", o trailer e os bastidores

Boa dica

do editor do Folhateen,  Marco Aurélio Canônico. Caíram na rede o

trailer e os bastidores do filme novo de Francis Ford Coppola. Rodado

em Buenos Aires e estrelado por Vincent Gallo, "Tetro"

é o primeiro roteiro-solo escrito por Coppola desde "A Conversação"

(1974) e seu 21º longa como diretor. Será o luxuoso filme de abertura

da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2009. Veja abaixo.

 

 

Trailer

 

Página no Youtube do filme:

 

http://www.youtube.com/user/TetroFilm

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"'Tetro' é o 'Poderoso Chefão' sem tiros e punhaladas", diz Coppola sobre seu novo filme

Francis Ford Coppola mostrou hoje em Cannes que continua o poderoso

chefão do cinema. Os jornalistas correram para ver a primeira sessão de

seu mais novo filme, "Tetro", esvaziando a sessão da competição oficial

(o filme inglês "Fish Tank"). Ao final da sessão, foi ovacionado pelo público ao subir ao palco.

 

Filmado

na Argentina em preto-branco, com poucas sequências em cores, "Tetro" é

uma viagem autobiográfica de Coppola, uma história de família com

relações tensas e revelações bombásticas. O jovem Bennie (o estreante

Alden Ehrenreich, muito parecido com Leonardo DiCaprio) viaja a Buenos

Aires para encontrar o irmão, Tetro (Vincent Gallo), que se desligou da família para escrever uma peça que não quer publicar.

Bennie volta para por o dedo na ferida, vasculhar os escritos do irmão

e trazer verdades à tona, como a morte da mãe de Tetro em um acidente

de carro e o verdadeiro papel do pai, Carlo Tetrocini (Klaus Maria

Brandauer), na família. Completam o elenco as espanholas Carmem Maura

(como uma misteriosa diretora de um festival de teatro) e Maribel

Verdú, de "E Sua Mãe Também" (como a mulher de Tetro).

 

"É o

'Poderoso Chefão', mas sem as centenas de tiros de revólver, rajadas de

metralhadora e facadas", brincou Coppola. Como no filme, o cineasta é

filho e sobrinho de grandes músicos eruditos. "Nada que está no filme

aconteceu na minha vida e, no entanto, tudo é verdadeiro", respondeu,

sobre as fortes tintas autobiográficas. Dos 28 longas que dirigiu, este

foi apenas o terceiro escrito pelo próprio diretor - os outros foram "A

Conversação" e "Caminhos Mal Traçados" (The Rain People).

 

  • Reuters

Coppola

também falou sobre a polêmica decisão de abrir a mostra paralela

Quinzena dos Realizadores em Cannes. "Os organizadores da seleção

oficial me ofereceram uma sessão de gala fora da Competição, e respondi

o mesmo que disse na época de 'Apocalypse Now'. Se estou com um filme,

quero competir. Não me interessa apenas a gala, vestir um terno, chegar

numa limusine e estar com os VIPs. Se era assim, preferi abrir uma

mostra paralela, que tem o mesmo espírito independente com o qual este

filme foi feito", comentou.

 

O diretor, que acaba de completar

70 anos, revelou curiosidades sobre as escolhas dos papéis. Sua

primeira opção para o papel de Tetro era Matt Dillon, que trabalhou com

o diretor em "O Selvagem da Motocicleta" - mas o ator não podia passar

quatro meses filmando na Argentina. Javier Bardem o procurou

interessado em trabalhar com Coppola, e este lhe ofereceu o papel do

crítico e diretor do festival de teatro. Com a vitória no Oscar, Bardem

engatou outros projetos e teve que recusar o papel. Com isso, o diretor

transformou o personagem em mulher e o ofereceu a Maura. "O personagem

cresceu e tornou-se mais interessante",

 

Coppola ainda comentou

sobre o costume de trabalhar em família - o filho Roman Coppola foi

assistente de direção em "Tetro". "Não gosto de me separar deles, e

como as filmagens tomam muito tempo, levo todos comigo. Minha mulher

Eleanor foi comigo até as Filipinas para filmar 'Apocalypse Now'.

Quando percebi que estava entediada, dei-lhe uma câmera 16 mm para ela

filmar e ajudar a passar o tempo".

 

http://cinema.uol.com.br/cannes/ultnot/2009/05/14/ult5900u49.jhtm

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Coppola lança novo filme em Los Angeles

Diretor promove 'Tetro', sobre saga de irmãos ítalo-americanos.
Diretora Sofia Coppola e atriz Alicia Silverstone comparecem.

Do G1, com agências internacionais

Foto:%20Reuters/Reuters

O diretor Francis Ford Coppola (dir.) posa ao lado do ator  Alden Ehrenreich durante o lançamento de "Tetro" em Los Angeles; o filme conta a saga de irmãos ítalo-americanos 

Foto:%20Reuters/Reuters

A também cineasta Sofia Coppola, filha do diretor da série "O poderoso chefão", e a atriz Alicia Silverstone compareceram ao lançamento de "Tetro" na quarta-feira

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Silverstone não tá zoada como a Meg Ryan, mas tá bem acabadinha, hein?

Em compensação a Sofiazinha... 3d21

(...)

 

PS.: E o que foram os anos 90, hein? Meg Ryan, Joel Schumacher dirigindo filmes do Batman, Alicia Silverstone dominando as bilheterias, Alicia Silverstone num filme do Batman dirigido pelo Joel Schumacher.

 

alicia-silverstone.jpg

 

Credo! 06
BrnoSoares2009-06-04 21:17:56
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Coppola diz que não se importa se seus 'filmes são sucesso ou fracasso'

Diretor de 'O poderoso chefão' lança 'Tetro', seu novo longa.
Ele afirma que, daqui para frente, só quer filmar roteiros seus. 

 

Foto:%20Matt%20Sayles/AP 

O cineasta Francis Ford Coppola, que volta aos cinemas com 'Tetro' 

O cineasta americano Francis Ford Coppola disse que, a partir de agora, só quer filmar roteiros seus, como foi o caso de "Tetro".

O diretor afirmou que não se importa mais com o sucesso ou fracasso, o que importa, para ele, é aprender.

Com 70 anos, o diretor de "O poderoso chefão" e "Apocalypse now" decidiu voltar a suas origens, quando escrevia seus próprios roteiros, porque, segundo sua entrevista à Agência Efe, essa é sua forma de encontrar respostas às perguntas que o perseguem.

"Já não tenho mais tanto tempo", confessou o cineasta e insistiu que, para ele, "o maior prazer da vida é aprender alguma coisa".

"Fazer um filme é como fazer uma pergunta, quando você começa a escrever você sabe a pergunta e quando acaba o filme já sabe a resposta, ou alguma parte dela", explica.

Novo filme

"Tetro" é o primeiro roteiro que Coppola escreve em 30 anos. Brigas familiares inspiraram o roteirista, em de um drama gravado na Argentina e protagonizado por Vincent Gallo, Maribel Verdú, Carmen Maura e Alden Ehrenreich.

O filme conta a história de Tetro (Vincent Gallo), um escritor desequilibrado e frustrado, cujo talento foi esmagado pela figura do pai, um aclamado maestro de orquestra (o pai de Coppola foi maestro), que se muda para a Argentina para fugir de sua família.

No novo país ele se casa com uma psiquiatra (Verdú) e, anos depois, recebe a visita de seu irmão mais novo (Ehrenreich), um encontro que servirá para revelar um obscuro mundo de brigas familiares.

"Quando faço um filme, sempre sinto meus sentimentos feridos, porque normalmente são grandes fracassos. O único que não foi um fracasso imediato foi o 'Poderoso chefão' e mesmo este teve críticas ruins.", afirmou.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Members

'Meu sonho era fazer filmes pequenos, íntimos, pessoais', diz Coppola

Diretor de 'O poderoso chefão' faz 'cinema de autor' com 'Tetro'.
Produção teve pré-estreia em Paris, nesta sexta-feira (13).

Da AFP

Foto:%20Divulgação

A atriz Maribel Verdú em cena de 'Tetro, o novo filme de Coppola.

Depois de ganhar cinco Oscar, o cineasta americano Francis Ford Coppola realiza, por fim, o sonho de fazer um cinema mais pessoal, segundo confessou em Paris, onde assistiu nesta sexta-feira (13), à pré-estreia de sua mais recente produção, "Tetro".

 

"Quando tinha 20 anos e estava na Escola de Cinema de Los Angeles, jamais pensei que iria fazer grandes produções em Hollywood", comentou o diretor de "O poderoso chefão".

 

"Meu sonho naquela época era fazer filmes pequenos, íntimos, pessoais. O que se chama de 'cinema de autor'", contou ainda cineasta de 70 anos durante a pré-estreia de "Tetro" na lendária Max Linder, uma das maiores salas de cinema de Paris.

 

"Mas, aos 22 anos, eu tinha esposa e dois filhos para sustentar, e me afastei por uns tempos desses sonhos. Pensei em dirigir filmes de terror para ganhar dinheiro, pois sempre vendem bem. Assim poderia sobreviver e financiar meus filmes mais pessoais".

 

Foi só depois que seu filme "A conversação" ganhar, em 1974, a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, que a Paramount ofereceu a direção de "O poderoso chefão".

 

Coppola admitiu ter reticências em aceitar a oferta. "Mas meu assistente insistiu que eu tinha que aceitar e fazer o que eles queriam", contou o cineasta antes de revelar que o assistente em questão era o jovem George Lucas, que viria a ser, mais tarde, o todo-poderoso diretor e produtor da saga "Guerra nas estrelas".

 

Coppola teve muitos problemas no início da produçãok mas, por fim, a Paramount cedeu e aceitou fazer o filme com os atores e a ambientação que ele queria. E "O poderoso chefão" entrou para a história do cinema.

 

"A grande ironia é que o cineasta que queria fazer filmes pequenos acabou virando umdos grandes nomes de Hollywood", declarou ainda.

 

"Mas agora estou pensando seriamente em procurar qual é o meu lugar no cinema, num momento em que a única coisa que interessa a Hollywood é fazer dinheiro, com filmes como 'Batman' e 'Superman', e suas sequências", criticou.

 

"Pensei que, já que meus vinhedos e minha cadeia de hoteis fazem sucesso e produzem dinheiro, então posso ser meu próprio mecenas e, finalmente, fazer filmes que queria fazer quando era jovem".

 

"Ou seja, tudo se fez ao contrário. É agora que posso me dar ao luxo de escrever e fazer os filmes que sonhava fazer quando era estudante".

 

E "Tetro", segundo ele, é seu primeiro filme nessa sua "segunda carreira no cinema".

 

O filme, que estreou no último Festival de Cannes e será lançado no dia 23 de dezembro, é uma história fictícia inspirada nas recordações da família Coppola.

 

O drama sobre a rivalidade dentro de uma família narra a história de dois irmãos, Angelo e Benjamin, que se voltam a se encontrar em Buenos Aires depois de vários anos.

 

Filmada graças à tecnologia digital, a produção custou 15 milhões de dólares - uma soma irrisória pelos padrões de Hollywood - e conta em seu elenco com Vincent Gallo, o jovem ator Alden Ehrenreich e as espanholas Maribel Verdú e Carmen Maura.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Você acha ela bonita?Ela é simpática, tem cara de ter sido a indie isolada na escola, muito inteligente e moderna para sua época, será?Filha do todo poderoso talvez nem estudasse em colégio comum, enfim. Você que curte a moça já viu o clipe de "Elektrobank", do Chemical Brothers, com a Sofia?É incrível, olha aqui:

 

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=U8tzzCbSRrw

Link to comment
Share on other sites

  • 11 months later...
  • Members

Francis Ford Coppola virá ao Brasil para o lançamento de Tetro

Cineasta passará por São Paulo e Rio de Janeiro nos dias 29 e 30 de novembro

Francis Ford Coppola voltará ao Brasil para lançar o seu filme mais recente, Tetro. Em comunicado, a distribuidora Imovision diz que negociou por um ano com o cineasta.

Coppola chega no dia 29 de novembro a São Paulo, onde participará de um bate-papo na FAAP, pela manhã, seguida de entrevista coletiva. Ele depois prestigiará, à noite, a pré-estreia na Reserva Cultural, e no dia 30 segue para o Rio de Janeiro, também para acompanhar a premiére de Tetro.

O longa de 2009, rodado na Argentina, estreia por aqui no dia 10 de dezembro.

O longa é o primeiro de Coppola com roteiro original desde A Conversação, e se passa em Buenos Aires, para onde o caçula de uma família, Bennie (vivido pelo novato Alden Ehrenreich), viaja para encontrar Tetro (Vincent Gallo), seu irmão mais velho. Maribel Verdú (O Labirinto do Fauno) faz a namorada de Tetro, Miranda. Klaus Maria Brandauer e Carmen Maura também estão no elenco, entre outros.

O cineasta de O Poderoso Chefão e Apocalipse Now, que não filmava nada desde O Homem Que Fazia Chover (1997), voltou à ativa em 2008 com Youth Without Youth, filme sem previsão de estreia no Brasil.

A turma do Rio e São Paulo vão ver a obra do velho cineasta, mas gente que mora em cidade pequena como eu não.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...