Jump to content
Forum Cinema em Cena

Central de Notícias


Tannenbaum
 Share

Recommended Posts

  • Members

Família diz que idosa morreu após receber café com leite na veia em posto de saúde no Rio

 

 

 

Uma mulher de 80 anos morreu neste domingo (14) em uma unidade de saúde de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, após receber café com leite na veia, segundo a família da idosa. De acordo com os familiares, uma estagiária do PAM (Posto de Atendimento Médico) da cidade aplicou o alimento na sonda que levava medicamento para a veia de Palmerina Pires Ribeiro. O caso aconteceu menos de uma semana após outra idosa, de 88 anos, ter morrido ao receber sopa na veia em Barra Mansa.

Segundo a filha da vítima, Zilma Ribeiro, Palmerina se recuperava de um quadro de infecção urinária e pneumonia e estava acompanhada pela outra filha na tarde de domingo. Enquanto era atendida pela estagiária, a idosa começou a ter convulsões, e a filha observou o frasco onde estava o café com leite vazio. Ainda de acordo com Zilma, o médico foi chamado e a paciente acabou levada para o CTI (Centro de Tratamento Intensivo).

 

 

“A minha mãe deveria receber o café com leite através de sonda nasogástrica. Mas, quando ela começou a se debater, minha irmã logo percebeu o erro. Tinha um líquido marrom dentro do soro que leva à veia. Foi tudo muito rápido. Minha irmã começou a gritar, chamando o médico, desesperada”, contou Zilma.

Zilma acusa o hospital de negligência. Segundo ela, uma série de erros na unidade de saúde acentuou o problema da mãe. “As sondas para a medicação venosa e para a alimentação nasogástrica são da mesma cor. Após o suposto erro, não havia no hospital o corticoide metilprednisolona, o médico teria usado dexametasona como última opção. Depois da morte da minha mãe não me deram nenhum suporte”, afirmou.

Palmerina morreu quatro horas depois do ocorrido. Ainda na manhã desta segunda-feira (15), o corpo permanecia no posto médico.

A família pretende processar a Prefeitura de São João de Meriti. “Alguém vai ter que ser responsabilizado por isso”, disse a filha.

O sepultamento da idosa será amanhã (16), às 10h, no cemitério de Vila Rosali.

Em nota, a prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que foi aberta sindicância administrativa para esclarecer o caso e que tanto a estagiária técnica de enfermagem quanto as enfermeiras supervisoras de estágio e de plantão na unidade de saúde foram afastadas de suas funções. Segundo a prefeitura, os responsáveis pelo erro serão punidos e deverão também responder a inquérito aberto na 64ª DP (Vilar dos Teles).

Sopa na veia

 

Em outro caso ocorrido na última segunda-feira (8), outra idosa morreu no Estado ao receber uma espécie de sopa na veia. Ilda Victor Maciel estava internada desde o dia 27 de setembro na Santa Casa de Barra Mansa, município do sul fluminense, após sofrer AVC (Acidente Vascular Encefálico). Ela morreu 12 horas após receber alimentação no lugar de medicamento. O erro teria sido cometido por uma técnica de enfermagem. Ilda acabou morrendo vítima de embolia pulmonar. A família pretende processar a Santa Casa.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tem noção de qtos erros assima conteceram sem que a família tenha ficado sabendo ? Aff!

Sei lá que profissionais estão formando hoje em dia, hein?

Houve um caso em que a enfermeira, isso foi filmado, desligou o oxigênio do paciente, se deu conta tarde demais, o cara se tornou um vegetal.

 

Que medo!

Minha mama ficou internada durante 14 dias.

Havia vezes em que umas 3 bolsas de medicamentos diferentes eram colocados.

Ainda bem que não li isso antes, ia pirar!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cidade é construída para 1 milhão de pessoas na China e vira fiasco

 

EFD17F9AE87189CEE43F8D5F63CEC_h498_w598_m2_cowIXzRbQ.jpg

Projeto faraônico da cidade de Kangbashi teve investimentos de US$ 161 bilhões

 

 

 

 

Entre os faraônicos projetos de futuro ainda incerto na China, talvez o mais espetacular seja Kangbashi, na Mongólia Interior, cidade criada do nada, para um milhão de pessoas, mas que acabou sendo um fiasco já que apenas 50 mil pessoas vivem no local, quase 10 anos depois do início de sua construção. Por isso, a imprensa local e de outros países apelidaram o local de 'cidade fantasma da China'.

Uma viagem para a extravagante Kangbashi revela uma cidade pós-moderna, com seu museu Guggenheim, uma espetacular estrutura de formas onduladas, seu auditório municipal com milhares de lugares, um palácio de convenções em forma de tenda gigante (a cultura mongol está muito presente na arquitetura da cidade) e uma praça do Governo que com toda segurança é maior que a Praça da Paz Celestial.

 

 

COHAB chic fail!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que a cultura Mongol não foi um bom incentivo, essa é a explicação, ponto.

 

Vamos lá povo, lá tem uma grande cultura Mongol que vocês vão se sentir Mongoloides, teatro e cinema Mongol, suas casas serão de Mongol, a escola irão dar diplomas Mongol para seus filhos fiquem preparados para o mundo...

 

Ok ok , eu sei que a palavra só tem sentido de retardado aqui na nossa cultura, enfim, acredito que o problema devia ser a localização onde foi construída vai saber, acho até que aos poucos ela irá crescer, tem gente por ai que adoraria morar numa cidade vazia onde não há trafego, tem paz, uma verdadeira cidade do interior de luxo, acho que o governo local devia incentivar com vários eventos de Shows e tal ou qualquer outro do gênero, ai a população irá ver que deve ser um bom local para morar.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lá na China existe uma porrada de cidades fantasmas...

 

Fiquei sabendo delas, à princípio, por um episódio de Persons Of Interest, na qual uma dessas cidades "fantasmas", no caso Ordos, é cenário de alguns acontecimentos...

 

 

É o modo como a China mantém o dinheiro em circulação, "maquiando" e mantendo o seu crescimento absurdo... É como se o governo estivesse sangrando dinheiro...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nossa a realidade é outra, mas o negocio é tão serio que nem imaginava, bem louco visando que tem muita gente precisando e o governo não cede, como disseram na reportagem, uma hora a população irã se revelar mais cedo ou mais tarde, tem gente que mora como atum em latas, absurdo, irão se revelar porque famílias moram juntas, privacidade zero, paz zero, a mulher estava até acostumada a fazer massagem no marido tamanha a tensão e estresse que esses devem ter.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Chega de dramas, tragedias...

 

 

Alemão pula em piscina sem saber que estava completamente congelada

 

Homem não verificou se congelamento era apenas superficial.

Após o salto, gelo não quebrou com o impacto

 

 

Em um vídeo gravado na Alemanha, um homem quis se mostrar para seus amigos ao pular de sunga em uma piscina congelada, pensando que o gelo estaria fino e tudo acabaria em um banho de água fria e algumas risadas. O resultado, contudo, foi descobrir, de forma dolorosa, que a piscina estava completamente congelada

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Enquanto isso, a Xuxa fazendo um bom negocio, paga 50 mil e ganha 150 :D, mas para quem ganhou 2 milhões por colorir um cabelinho, é mixaria..., alias pra aquele que pagou também não é nada...

 

 

Xuxa ganha R$ 150 mil da Igreja Universal, que a acusou de ter pacto com o diabo

 

No mesmo dia em que perdeu causa por plágio, apresentadora vence processo, recebe R$ 150 mil e uma retratação na primeira página da “Folha Universal”, do Bispo Edir Macedo

 

 

 

 

 

 

Após perder processo de plágio e ter que pagar R$ 50 mil, Xuxa ganha causa contra 'Folha Universal' e receberá R$ 150 mil. Foto: Foto Rio News

 

 

 

Após ser condenada nessa segunda-feira (15) a pagar R$ 50 mil por plágio , Xuxavenceu o processo que movia desde 2008 contra o jornal “Folha Universal”, da Igreja Universal do Reino de Deus. De acordo com a sentença deferida pela juíza Flávia de Almeida Viveiros de Castro também na segunda, mas expedida nesta quarta-feira (17), Xuxa receberá R$ 150 mil de indenização e uma retração formal na primeira página da publicação com os dizeres: “MARIA DA GRAÇA XUXA MENEGHEL afirma que tem profunda fé em Deus e respeita todas as religiões.”

 

Na época da acusação, o tabloide do Bispo Edir Macedo afirmou que a apresentadora tinha “pacto com o diabo”. Não há mais possibilidade de recurso na ação, que já havia passado para a segunda instância em janeiro.

 

_______________

 

Enquanto os ricos ficam mais ricos, os pobres mais pobres...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cosplayer se torna heroína na web após sofrer assédio sexual em evento

 

 

A cosplayerMandy Caruso, de 23 anos, se tornou um símbolo de luta das mulheres na Internet. Ela foi à feira Comic Con, em Nova York, e passou por uma situação embaraçosa: foi assediada durante uma suposta entrevista de um grupo de fãs de Stan Lee. Pouco depois, recorreu ao Tumblr para protestar contra o que aconteceu e recebeu um enorme apoio de outros internautas.

 

mandy-caruso-foi-alvo-de-assedio-mas-nao-se-calou.jpg

 

Mandy Caruso vestida de Gata Negra (Foto: Reprodução)

 

Caruso escreveu sobre o caso, na última sexta-feira (12/10), em seu perfil no Tumblr. Ela foi vestida de Black Cat (Gata Negra) para a Comic Con e, enquanto estava lá se divertindo, foi abordada por um grupo. Os rapazes perguntaram se poderiam entrevistá-la para um canal do YouTube e ela aceitou. No entanto, não foi sobre a feira ou assuntos relacionados ao evento que ela foi questionada. Quando a câmera começou a gravar, o apresentador começou a falar de seus atributos físicos e a fazer piadinhas de mau gosto.

 

“Ela é gostosa”, “Qual o tamanho do seu sutiã?” e “Ela tem um belo bumbum” foram algumas das frases ditas pelo entrevistador. Por isso, a jovem se irritou e saiu andando, sem terminar o bate-papo. Mas ninguém se movimentou para ajudá-la. Havia um grande grupo de homens acompanhando a suposta entrevista e todos viram quando a mulher, de cabeça quente, disparou para o apresentador: “Isso não foi nada profissional. Espero que esse não seja seu trabalho de verdade, porque você não pode fazer uma entrevista de [palavrão] como essa”.

 

Se na Comic Con ninguém se manifestou em apoio a Caruso, na web a história foi bem diferente. Quando postou o desabafo no Tumblr, ela recebeu mais de 40 mil reblogs. Designer de moda em Nova York, a jovem agradeceu a todos que comentaram e compartilharam seu post. A cosplayer não quis divulgar o nome do grupo responsável pelo assédio, já que acredita que isso seria uma boa publicidade para eles. No entanto, se manifestou, sim, sobre a repercussão do caso. Em entrevista ao site "Daily Dot", ela pediu que mais pessoas tenham este tipo de atitude em qualquer situação e digam quando sofrerem algum tipo de coação.

 

“Estou muito orgulhosa da comunidade por ter me apoiado e mostrado a todo o mundo suas próprias histórias. Se eu ajudei a começar uma discussão sobre a igualdade dos sexos, estou muito honrada e grata. Nós podemos ser heróis”, disse Caruso.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Jovem que aplicou café com leite na veia de idosa tinha só 3 dias de estágio

 

Informações são do delegado, após depoimentos desta quarta-feira.

Estagiária diz que técnica responsável por supervisão ficou usando celular.

 

 

 

Em depoimento na 64ª DP (São João de Meriti), na tarde desta quarta-feira (17), a estagiária de enfermagem Rejane Moreira Telles, de 23 anos, que injetou café com leite na veia de Palmerina Pires Ribeiro, de 80 anos, que morreu logo após, afirmou que a técnica de enfermagem responsável não acompanhou o procedimento. Segundo o delegado Alexandre Ziehe, Rejane estava há apenas três dias no estágio. O caso ocorreu no Posto de Atendimento Médico (PAM) de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, no último domingo (14).

 

“A estagiária diz que recebeu uma ordem de uma técnica de enfermagem do PAM, que teria dito o seguinte: ‘Dá o leite para a paciente na sonda. Pega uma seringa naquele armário e administra o leite.’ Enquanto isso, segundo a estagiária, a técnica ficou usando o celular, jogando ou brincando, sentada em um canto da sala”, contou o delegado, titular da 64ª DP.

 

Ziehe explicou que Rejane tinha começado o aprendizado no PAM de São João de Merititrês dias antes, e que ela teria recebido a ajuda de uma outra estagiária, que estava há somente um dia na unidade de saúde. “Só quem pode fazer qualquer procedimento com o paciente é o enfermeiro, ou o técnico de enfermagem do hospital, ou o supervisor do estágio, que é um enfermeiro habilitado”, afirmou Ziehe, que esclareceu ainda que qualquer atividade realizada por estagiários devem ser supervisionada pelo enfermeiro ou técnico responsável.

 

De acordo com o delegado, em depoimento, a técnica de enfermagem se isentou de culpa. “Ela (a técnica de enfermagem) disse que as estagiárias fizeram a aplicação, sozinhas, por conta e risco delas”, afirmou Ziehe. “Eu ainda não estou convencido da conduta de todos os envolvidos. Por isso ainda temos que apurar e ouvir as outras pessoas, para confrontar os depoimentos e, se for necessário, realizar até uma acareação”, acrescentou.

 

Segundo Ziehe, a outra estagiária ajudou Rejane a segurar a cânula da sonda de acesso venoso. Logo após a aplicação incorreta, Palmerina começou a passar mal. “De acordo com os depoimentos, a filha da idosa, que a princípio não teria visto nada de irregular, quando olhou de novo, viu um resquício de leite e gritou: ‘Vocês estão dando leite na veia da minha mãe!’ E todos começaram a correr”, contou o delegado.

 

“A outra estagiária também vai ser ouvida e, se ela teve participação, também vai ser punida da mesma forma, por ter auxiliado”, afirmou Ziehhe. Segundo ele, as duas estagiárias e técnica de enfermagem podem responder por homicídio culposo.

 

O delegado explicou que o estágio das jovens era um convênio entre a Prefeitura de São João de Meriti e o Centro Educacional Victor e Wladimir (Ceviw), onde Rejane a outra estagiária estudam. De acordo com Ziehe, a escola não deve ser processada criminalmente, já que, a princípio, o supervisor do estágio não teve responsabilidade pelo ocorrido, já que, na hora da aplicação na sonda, as estudantes estavam sob a orientação da técnica de enfermagem do PAM.

 

“No PAM, o supervisor se apresentou assim que soube do ocorrido. O dono da escola também foi ouvido nesta quarta-feira, e apresentou o contrato do convênio com a prefeitura. Tudo nos leva a crer que é uma escola devidamente credenciada”, disse o delegado. “A estagiária, inclusive, admite que recebeu instrução em uma aula teórica de não realizar procedimentos sem supervisão”, acrescentou o delegado.

 

familia-idosa_1_1.jpg

 

Família posa com foto de Palmerina, de 80 anos (Foto: Renata Soares/G1)

Procurado pelo G1, o diretor do Ceviw não foi localizado nem nas unidades de ensino nem em seu telefone particular.

 

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro(Coren-RJ) informou que, diante do cenário encontrado, estuda a possibilidade de interditar eticamente os profissionais do Posto de Atendimento Médico (PAM) de São João de Meriti para garantir a segurança da população e a integridade dos profissionais de enfermagem.

Segundo o Conselho, nesta quarta-feira (17), uma delegação do Coren-RJ, comandada pelo presidente Pedro de Jesus Silva, se disse surpreendida com "diversas medidas arbitrárias" tomadas logo após a morte da idosa, como a notícia da exoneração da enfermeira responsável técnica e de outros profissionais de enfermagem do Posto de Atendimento Médico (PAM).

 

O subsecretário de Comunicação Social da Prefeitura de São João de Meriti, Marco Antônio Canosa, informou que as enfermeiras supervisoras de plantão Viviane Souza da Silva e Sônia Morgado e as técnicas de enfermagem de plantão no setor de enfermaria (onde estava internada Palmerinda), Adrielle da Silva e Rayane Brito da Silva Inácio, foram exoneradas. Já a coordenadora de enfermagem Francimar Garcia Modesto foi afastada de sua função.

 

Aplausos no enterro

Palmerina foi enterrada na manhã desta terça (16) no Cemitério Vila Rosali, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, sob aplausos de amigos e parentes. Ela deixou 16 filhos, 30 netos e 12 bisnetos.

Revoltados, familiares e amigos não se conformam com o atestado de óbito, que não específica a causa da morte da idosa, ocorrida no último domingo, no Posto de Atendimento Médico (PAM) de São João de Meriti. A filha Zilma Ribeiro, que é agente de saúde no Rio, exibiu o documento onde aparecem como causadores da morte de Palmerina infecção urinária, infecção pulmonar e uma doença não identificada.

 

"Que doença é essa que aparece como XXX, no atestado? Isso é um absurdo. Minha mãe estava prestes a deixar o hospital. Já estava com o pulmão limpo e a urina límpida. Estava só terminando a sequência do antibiótico para ir para casa", reclamou a filha, que confundiu os símbolos usados para finalizar a frase do atestado de óbito com a falta de uma explicação sobre a doença declarada no documento.

 

Parentes suspeitam ainda que, além da aplicação de café com leite na veia, Palmerina tenha sido vítima de excesso de medicamentos. Zilma contou que a diretora do PAM teria informado que tinham aplicado na paciente uma determinada substância para tentar reverter os danos causados pela injeção errada.

"Esse medicamento, segundo a médica, não era o ideal. Ele foi aplicado. Mas logo depois, ela disse que tinha encontrado um outro medicamento mais indicado e que ele tinha sido injetado na minha mãe. Se isso aconteceu, minha mãe pode ter morrido por excesso de medicação", disse Zilma.

 

img_5939.jpg

Atestado de óbito de Palmerina: infecção urinária,

infecção pulmonar e doença não especificada

(Foto: Alba Valéria Mendonça/ nG1)

 

A filha Loreni, que estava com Palmerina no hospital, diz que viu tudo e não se conforma com o descaso dos responsáveis do posto de saúde.

 

"Não tenho dúvidas de que era café com leite, que a estagiária injetou na minha mãe. Enquanto tiver olhos para ver e boca para falar vou dizer isso. Foi mais de meio copo de café com leite. Os médicos já reconhecem que houve erro, mas o atestado de óbito não mostra nada", disse Loreni indignada.

 

Os parentes acusam uma estagiária pelo erro no procedimento. Durante o velório e o enterro, parentes e amigos de Palmerina exibiram cartazes de protesto contra a morte da idosa.

 

"Isso é um absurdo, quem vai trazer minha avó de volta? Ninguém faz nada, ninguém nos dar uma satisfação, ninguém do hospital sequer respeita a dor da nossa família. Minha avó era uma senhora muito querida e amada. Isso é um grande descaso", relatou um dos netos da vítima, Gilberto Ribeiro, de 36 anos, que acrescentou ainda que no momento em que o procedimento foi realizado, a estagiária estava sem supervisora.

 

"Minha tia estava com ela e disse que na hora em que a estagiária foi aplicar o café com leite na sonda, não havia nenhuma enfermeira supervisora por perto. Aí em vez de ela colocar o café na sonda do nariz, que iria direto para o estômago da minha avó, ela colocou o alimento na sonda que levou o café para a veia e minha avó morreu", completou.

Segundo uma das filhas de Palmerina, Ilma Ribeiro, a mãe ficou internada com suspeita de pneumonia durante 10 dias no Hospital de Saracuruna, também na Baixada. Em seguida, ela apresentou uma melhora e foi para casa. No entanto, no dia seguinte, a idosa passou mal novamente e foi encaminhada para o PAM de São João, de onde, segundo os filhos, ela receberia alta nesta segunda.

 

Procurada pelo G1, em nota, a Prefeitura de São João de Meriti informou que uma sindicância foi aberta para esclarecer o caso e que a estagiária e as enfermeiras supervisoras foram afastadas de suas funções. (Veja a íntegra a nota ao final desta reportagem.)

 

Caso semelhante

Na quarta-feira (10), uma outra idosa, de 88 anos também morreu após uma enfermeira injetar sopa em sua veia. O caso ocorreu em Barra Mansa, na Região Sul Fluminense. No mesmo dia, o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) abriu uma sindicância para apurar o ocorrido.

 

Leia a íntegra da nota enviada pela Prefeitura de São João de Meriti

"A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que está sendo aberta sindicância administrativa para esclarecer o caso e que tanto a estagiária técnica de enfermagem, como as enfermeiras supervisoras de estágio e de plantão na unidade de saúde foram afastadas de suas funções. Os responsáveis pelo erro serão punidos exemplarmente e deverão também responder a inquérito aberto na 64ª DP (Vilar dos Teles)".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Morre aos 60 anos a atriz Sylvia Kristel, de 'Emmanuelle'

Holandesa lutava contra um câncer de garganta.

Filme de 1974 foi um marco do cinema erótico.

Do G1, com agências internacionais

 

671 comentários

A atriz holandesa Sylvia Kristel, que ficou famosa como a protagonista do filme erótico "Emmanuelle", de 1974, morreu na noite de quarta-feira (17) vítima de câncer, informou a agência que administrava sua carreira.

"Ela morreu durante a noite, durante o sono", disse à France Presse Marieke Verharen, da agência Features Creative Management, que representava a atriz, de 60 anos. A atriz foi casada com o escritor Hugo Claus, com quem teve o filho Arthur, e nos últimos anos foi "muito feliz" com Peter Brul, segundo seu site. Ela será enterrada em cerimônia fechada.

Verharen afirmou que Kristel faleceu "em consequência de um câncer". A atriz havia sido internada em julho em um hospital de Amsterdã, após sofrer um derrame cerebral em casa. A atriz vinha fazendo tratamento contra um câncer de garganta há dez anos, mas precisou interromper o processo nos últimos dias devido a seu estado delicado.

 

2195331.jpg

O filme francês "Emmanuelle", inspirado no romance homônimo de Marayat Bibidh Andriane, rompeu, nos anos 1970, o tabu do sexo no cinema e inaugurou o erotismo como elemento central da trama, sob a direção do francês Just Jaeckin.

Filmado na Tailândia e nas Ilhas Seychelles com um orçamento de US$ 500 mil, o longa arrecadou US$ 100 milhões e, em alguns países, como França e Japão, permaneceu mais de uma década em cartaz. Além de "Emmanuelle", atuou em cerca de 50 filmes internacionais, muitos deles de conteúdo erótico.

000_par7354310.jpgSylvia Kristel posa em Paris em janeiro de 1976

(Foto: AFP)

Sylvia Kristel iniciou sua carreira como modelo juvenil, sendo escolhida Miss TV Europe em 1972, tornando-a conhecida nos bastidores do universo do cinema. A atriz se destacou também como Lady Chatterley na adaptação para o cinema do romance de D. H. Lawrence, e como Mata Hari no filme homônimo sobre a vida da espiã. Ainda na década de 1970, ela enfrentou problemas de dependência de drogas e álcool e, em 2003, descobriu um câncer de garganta do qual chegou a se recuperar.

Há pouco mais de um ano, em abril de 2011, Sylvia confessou que gostaria ter um "pequeno papel" na versão 3D que está sendo feita do filme, e disse que desejava continuar na carreira de produtora, após ter dirigido em 2008 o curta-metragem de animação "Topor et moi".

sem-titulo-10.jpgSylvia Kristel foi protagonista de 'Emmanuelle', um dos maiores clássicos do cinema erótico. (Foto: Reprodução)

Para ler mais notícias de Pop & Arte, clique em g1.globo.com/pop-arte. Siga também Pop & Arte no Facebook, no Twitter e por RSS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A mão de muita gente ta de luto. -_-;)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Herege !kkkkkkkkkkkkkk

 

 

279_15.jpg

 

A campanha chamada "Participando, We Can (Nós Podemos)", está sendo preparada para a próxima votação e que visa tanto ganhar nas urnas como para convencer os eleitores de que as mulheres podem ser lideres tão boas como os homens. Um novo grupo concorrendo para as eleições municipais em Hebron está oferecendo aos moradores uma alternativa à política costumeira na conservadora cidade da Cisjordânia: Mulheres no comando, em vez de homens. A lista só de mulheres, que tem por título "Participando, We Can", está sendo preparada para a votação do próximo mês com uma campanha que visa tanto a vitória nas urnas como para convencer os eleitores de que as mulheres podem ser lideres tão boas como os homens.

 

"Os homens da região tradicionalmente querem que suas mulheres fiquem em casa, e quando lhes dão permissão para trabalhar, querem que tenham empregos tradicionais como o ensino", disse MaysounQawasmi, a líder do grupo com 43 anos de idade. "Mas nós queremos ir mais longe, e poder trabalhar como os homens em todas as tarefas possíveis que pudermos". O grupo está lançando 11 candidatas independentes para a eleição de 20 de outubro. Se o bloco conseguir angariar apoio público significativo, as mulheres tem o objetivo de finalmente unir-se e formarem um partido político oficial. Mas as mulheres estão bem cientes dos desafios que enfrentarão na sociedade palestina conservadora, e as chances de sucesso de um bom desempenho nas urnas - pelo menos por agora – parece serem pequenas. Qawasmi disse que as candidatas estão fazendo campanha porta-a-porta para atraírem o que elas consideram como o seu eleitorado natural ...as mulheres. Se eleita, Qawasmi p romete tornar acessíveis às mulheres algumas instalações, como clubes desportivos ...uma idéia que enfrenta a oposição de religiosos conservadores muçulmanos em Hebron que acreditam que é indecente para as mulheres praticar esportes.

 

Ela prevê que o seu grupo poderia eleger três dos 15 assentos no Conselho de Hebron, e tem a esperança ambiciosa que depois da votação, quando o Conselho escolher o prefeito, que ela será selecionada para o cargo. Trabalhando como jornalista da agência de notícias palestina Wafa, Qawasmi também produz sessões de treinamento para capacitar as mulheres palestinas na Cisjordânia. Ela usa um hijab, ou véu, mas também veste calças e uma blusa, e se descreve como secular.

 

Em uma recente reunião em sua casa em Hebron, os membros do grupo se revezaram para compartilhar as suas histórias pessoais de sucesso. Liyana Abu Asheh, de 28 anos, disse que trabalhou como engenheira civil, espantando os moradores locais quando trabalhava na pavimentação de ruas, e agora tem a sua própria empresa. Asma Deis, 38 anos e viúva recente, disse que está abrindo por conta própria uma pequena fábrica de materiais de limpeza para sustentar seus cinco filhos."As mulheres podem tornar o impossível possível", disse Deis.

 

Embora o bloco de Qawasmi seja o único com tal composição, as mulheres têm sido politicamente ativas na política palestina, e algumas ocupam funções de importância no governo gerido pela Autoridade Palestina. Há seis ministras no gabinete de 24 membros do primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, que tem o apoio do Ocidente. No Conselho Legislativo Palestiniano de 132membros, 17 parlamentares são do sexo feminino.

 

Mas outros indicadores ainda mostram que grande parte das mulheres na sociedade palestina exercem papéis tradicionais. Apenas 16 por cento das mulheres na Cisjordânia trabalham, e em Hebron o número cai para 10 por cento. Se bloco das mulheres for eleito, é muito provável que os tabus em Hebron e outras regiões sejam contestados.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Nobel de economia mostra que se deve paquerar mesmo com pouca chance

 

 

 

Apesar das poucas chances, o nerd Leonard, da série de TV "Big Bang Theory", tinha mesmo de tentar conquistar a vizinha bonitona e loira Penny. Eventualmente poderia dar certo, como deu de fato. Isso não é coisa só de TV.

 

O estudo que rendeu ao matemático norte-americano Lloyd Shapley, 89, o Prêmio Nobel de Economia de 2012 (dividido com outro matemático dos EUA, Alvin Roth) é sobre combinações e parcerias. Os resultados podem ser aplicados em decisões como escolher uma escola para seu filho, racionalizar a doação de órgãos e até conseguir um casamento mais feliz.

 

Uma de suas conclusões na vida prática, segundo explica em entrevista ao UOL o economista e professor da FGV-SP Samy Dana, é a seguinte: uma pessoa nunca deve deixar de flertar com alguém só por achar que não tem chances.

 

Além disso, "ninguém nunca deve ficar com uma pessoa, sendo que há outra que ela prefira, flertando com ela", afirma Dana, que escreveu um artigo sobre o estudo em parceria com Giovana Carvalho, graduanda em Economia pela FGV.

 

O economista diz que pode existir uma "fórmula do amor": o algoritmo Gale-Shapley, nascido do estudo de Shapley, que tenta mostrar como estabelecer um relacionamento estável.

 

Homens e mulheres, em igual número, são colocados juntos numa sala. Os homens passam a propor casamento às mulheres. Elas dizem "não" ou "talvez", formando casais provisórios com os homens a quem responderam "talvez". Depois, novas rodadas são feitas, até ninguém termine solteiro.

 

O detalhe é que as mulheres podem ir trocando seus preferidos por outros que considerem melhores. A ideia é que todos fiquem satisfeitos porque conseguiram o melhor que podiam. E essa seria a receita de um casamento estável. Será infalível? Leia a seguir os principais trechos da entrevista com Samy Dana:

 

UOL - Quais são os principais conceitos dos estudos que deram os prêmios Nobel de Economia deste ano a Alvin Roth e Lloyd Shapley?

Samy Dana - Os principais conceitos dos estudos dos pesquisadores são as alocações de recursos da melhor maneira possível. Esse é um tema bastante recorrente na economia, inclusive porque algumas pessoas definem a economia como o estudo dos recursos escassos.

Isso porque reconhecemos diversas situações em que os recursos, e não só os financeiros, como é mais comum pensar, estão mal distribuídos, podendo haver outra distribuição que melhorasse o bem-estar de todas as partes, sem prejudicar o de ninguém.

Essas distribuições melhores necessitam de alguma intervenção para acontecer, como um contrato ou uma instituição, porque, normalmente, as pessoas não têm informação perfeita e não conseguem atingi-las sozinhas.

 

Como esse conhecimento pode ser aplicado na vida de uma pessoa comum?

Esse conhecimento, principalmente a preocupação com uma melhor alocação de recursos pode afetar a vida de uma pessoa comum, caso ela passe a prestar atenção a isso em seu dia a dia, visando corrigir eventuais ineficiências. Por exemplo, combinando o horário de levar os filhos à escola, para evitar ir e voltar duas vezes ao mesmo lugar; ao negociar a execução de uma tarefa por uma amiga, tentar prever se ela aceitaria ou não, e flexibilizar o favor de modo a não prejudicar você e beneficiar mais sua amiga.

 

Como as pesquisas ajudam a escolher uma escola para seu filho?

As pesquisas ajudaram nessa escolha no caso americano, onde há um processo de seleção nas escolas de Ensino Médio. Nos Estados Unidos, os estudantes devem concorrer às vagas para as escolas de ensino médio.

Como poucos podem chegar às melhores, com o passar do tempo, os estudantes estavam colocando como sua primeira opção as piores escolas, para ter a garantia de aprovação, embora não quisessem estudar lá. Após as pesquisas dos dois [ganhadores do Nobel], criou-se um sistema que reúne as inscrições de todos os alunos, que devem ranquear 12 escolas de seu interesse. As escolas também devem especificar seus critérios de preferência e, assim, o sistema seleciona a melhor alocação possível.

 

No caso brasileiro, algumas escolas particulares realizam seus próprios exames de seleção e, nesse caso, o modelo funcionaria da mesma forma, os alunos deveriam prestar os exames das escolas de que gostassem. Também deveria ter, mentalmente, uma ordem de preferência, e estudar naquela em que fosse aprovado e estivesse na posição mais alta de sua lista.

 

De que forma os estudos facilitam ou racionalizam o transplante de órgãos?

Caso uma mulher tivesse problemas em seu rim, por exemplo, e seu marido quisesse doar um dos seus para ela, mas não fosse um doador compatível, eles deveriam esperar até que um doador anônimo surgisse. Tal evento poderia demorar muito a ocorrer ou nem mesmo acontecer.

Os pesquisadores sugeriram, então, a criação de um sistema com cadastro das necessidades dessas pessoas, de modo que pessoas das mais diversas regiões pudessem doar a outras desconhecidas e assim salvar a vida dos cônjuges. Esse sistema foi implementado e funcionou nos EUA.

 

Pode explicar como as teorias auxiliam na escolha de um parceiro para namorar ou casar?

Lloyd Shapley desenvolveu, com outro pesquisador, David Gale, o chamado algoritmo Gale-Shapley, para criar casamentos estáveis. Suponha quantidades iguais de homens e mulheres. O algoritmo prevê que, na primeira rodada [de encontros feitos no estudo], os homens deveriam propor casamento a sua mulher solteira preferida. Ela deveria dizer "talvez" ao proponente que mais gostasse e "não" aos demais. Assim, casais seriam provisoriamente formados.

Na rodada seguinte, os homens solteiros devem propor novamente às mulheres, e essas devem novamente dizer "talvez" aos proponentes que mais preferirem e "não" aos demais (podendo ser inclusive, o seu parceiro provisório). Ou seja, a uma mulher é permitido "mudar para melhor".

O modelo prevê que, uma vez que uma mulher se case, ela deve estar sempre casada, mesmo que com parceiros diferentes. No final das rodadas, não poderá haver nenhum homem ou mulher solteira, e garante-se que os casamentos formados serão estáveis.

 

O que garante que esses casamentos se tornem estáveis?

É que o homem e a mulher sabem que não podem ficar com ninguém melhor que aquele parceiro. Foram rejeitados nas outras possibilidades.

 

Pode-se dizer, então, que existe uma "fórmula do amor"?

Sim, essa fórmula poderia ser o algoritmo Gale-Shapley.

 

Como aplicá-la na vida real e achar seu par ideal?

Na vida real, aplicar o modelo é bastante complicado, pois uma pessoa nunca conhecerá todos os homens ou mulheres do país ou até mesmo do mundo, mas, simplificadamente, é possível inferir que uma pessoa nunca deve deixar de flertar com alguém que prefira só por achar que não tem chances com aquela pessoa.

Da mesma forma, alguém nunca deve ficar com uma pessoa, sendo que há outra que ela prefira, flertando com ela.

 

E tudo isso garante um casamento duradouro e feliz?

Não, isso é só um modelo. Na vida real, as pessoas podem mudar de preferências ao longo do tempo e o desgaste do convívio pode fazer com que elas queiram terminar seu relacionamento.

 

 

Em outras palavras, o ditado "Quem não arrisca não petisca" ganhou o nobel :lol:

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fikadik aí... Lesma !

 

 

Rússia envia garotas da banda Pussy Riot para trabalho em campos de detenção

 

121022101003_pussy_riot_304x171_afp.jpg

 

 

O governo da Rússia enviou nesta segunda-feira duas garotas integrantes da banda punk Pussy Riot para dois diferentes campos de trabalho no interior do país, informam advogados e ativistas.

Nadezhda Tolokonnikova, de 22 anos, foi enviada para o campo de Mordovia, e Maria Alyokhina, 24, para o campo de Perm. Centenas de quilômetros distantes da capital, Moscou, os campos eram usados como grandes presídios na era soviética.

 

A notícia foi revelada por dois advogados e ativistas do grupo Voina. Pyotr Verzilov, marido de Tolokonnikova, é um membro do grupo. Mark Feigin, um dos advogados do grupo, disse que sua colega Violetta Volkova recebeu uma ligação telefônica confirmando a transferência.

Na conta do Pussy Riot no Twitter o grupo disse que "no fim de semana Nadya [Tolokonnikova] foi enviada em voo especial para Mordovia, enquanto Masha [Alyokhina] foi enviada para a região de Perm. Estes são os campos mais crueis de quaisquer outros que poderiam ter sido escolhidos".

O governo russo não confirma a transferência das duas jovens para os campos.

 

Sentenças

 

As duas integrantes da banda foram sentenciadas a dois anos de prisão por um protesto contra o presidente Vladimir Putin meses atrás. Ao lado de uma terceira integrante, Yekaterina Samutsevich, elas tocaram músicas no altar da Catedral de Moscou ironizando o líder.

Elas foram condenadas por "vandalismo motivado por ódio religioso" durante o "show-protesto" realizado em 21 de fevereiro, quando invadiram a catedral.

 

Samutsevich foi libertada porque a Justiça russa entendeu que ela não participou do protesto de forma tão intensa quanto as amigas.

Alyokhina tem um filho de cinco anos, Filipp, e Tolokonnikova é mãe de uma menina de quatro anos, Gera.

O site de notícias russo Newru.com diz que as duas jovens estão ficando cada vez mais isoladas da família e colegas ativistas.

 

Na semana passada os advogados de defesa das duas argumentaram que as jovens só deveriam ser detidas quando seus filhos completassem 14 anos, mas o pedido de recurso foi rejeitado pelas cortes russas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se bem que a pena foi pesada aí, pô !

Um viva a democracia!

 

 

 

 

 

Afegão inventa esfera capaz de destruir minas terrestres

 

20121022102029_capa.jpg

 

Imagem mostra a invenção Mine Kafon explodindo durante um teste

 

 

Após crescer sob a constante ameaça de bombas e explosivos, um afegão de 25 anos criou um invento que pode ajudar a salvar milhares de vidas em áreas com grande presença de minas terrestres. A partir de varas de bambu, ferro e plástico, Massoud Hassani criou uma estrutura esférica chamada Mine Kafon desenhada para ser empurrada pelo vento e ativar minas que estiverem em seu caminho. Cada exemplar será capaz de destruir até quatro bombas antes de se destruir e trará um GPS ligado a um website que permitirá o rastreamento das áreas pelas quais passou. As informações são do Daily Mail.

 

Aos 14 anos, o inventor deixou o Afeganistão, que, segundo os seus relatos, conta com 30 milhões de minas terrestres e uma população de 26 milhões de pessoas. Hassani atualmente mora na Holanda e estudou na Academia de Design de Eindhoven. Ele contou ao Daily Mail que a inspiração para a Mine Kafon surgiu a partir de brinquedos que ele e seu irmão inventavam quando eram crianças. Eles criavam pequenos objetos cilíndricos movidos pelo vento e colocavam em disputas entre si. No entanto, os modelos muitas vezes eram empurrados na direção de campos repletos de minas e acabavam perdidos.

 

"Eu e meu irmão Mahmud brincávamos todos os dias em campos rodeados pelas montanhas mais altas da região. Sempre havia ventos fortes na direção das montanhas e nossas miniaturas rolavam muito rápido e para muito longe. A maioria parava em áreas em que não tínhamos permissão para pisar. Elas (as áreas) eram muito perigosas por causa das minas terrestres", conta. "Eu ainda lembro aqueles amigos que perdemos e vimos se machucar".

 

No entanto, as dificuldades serviram de inspiração para uma nova invenção. "Eu pensei: 'vou fazer estes objetos 20 vezes maiores e mais pesados". Segundo o Daily Mail, a invenção já foi testada em um deserto marroquino por uma unidade militar antibombas holandesa, mas eles afirmaram que a presente forma da criação ainda não era adequada para uso militar. Hassani agora procura uma solução e espera receber ajuda para construir um modelo adequado.

Por enquanto, a invenção já foi indicada para diversos prêmios internacionais de design do ano de 2012.

 

Fonte: Terra

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Após condenação de cientistas, chefe de comissão renuncia na Itália

 

Responsável por órgão de gestão de desastres entregou cargo em protesto.

Seis cientistas foram condenados por subestimar terremoto em L'Aquila.

 

a France Presse

 

 

 

 

 

 

 

2203010.jpg

O chefe do órgão de gestão de grandes desastres da Itália renunciou nesta terça-feira (23) depois que sete de seus membros foram condenados a seis anos de prisão por homicídio culposo por subestimar os riscos de um terremoto ocorrido em 2009 na cidade de L'Aquila.

Luciano Maiami afirmou que renunciou como chefe da Comissão de Grandes Riscos porque "não existem as condições para trabalhar de forma serena", um dia após a decisão que chocou a comunidade científica internacional.

Maiami, um dos principais físicos da Itália e ex-chefe do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês), em Genebra, criticou o veredicto aplicado pelo tribunal de L'Aquila na segunda-feira (22), afirmando que foi "um grande erro".

"Estes são profissionais que falaram de boa fé e não estavam, de forma alguma, motivados por interesses pessoais, eles sempre disseram que não é possível prever um terremoto", afirmou ao jornal "Corriere della Sera". "Este é o fim de cientistas dando consultas ao Estado", disse.

saiba mais

Os sete réus eram membros da Comissão de Grandes Riscos, que se reuniu em L'Aquila no dia 31 de março de 2009 - seis dias antes do terremoto de 6,3 de magnitude que devastou a região, matando 309 pessoas e deixando milhares de desabrigados. Sob o sistema judicial italiano, os sete permanecem livres até que tenham esgotado duas chances de recorrer da sentença.

Entre os sete condenados estão grandes nomes da ciência na Itália, como o professor Enzo Boschi, que presidiu o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, e o vice-diretor da Defesa Civil, Bernardo de Bernardinis.

laquila.jpgBombeiro na igreja de Santa Maria Paganica, cujo teto desabou no terremoto que atingiu L'Aquila em 2009 (Foto: Chris Warde-Jones / The New York Times / Arquivo)

Trauma na Itália

O terremoto, que devastou a cidade de L'Aquila, varrendo o centro histórico e deixando mais de 80 mil desabrigados, continua sendo um trauma para todos os italianos e gerou polêmicas sobre as negligências que contribuíram para esse trágico registro.

Durante o julgamento, iniciado em setembro, a procuradoria havia pedido uma pena menor, de quatro anos de prisão, contra os sete membros da Comissão de Grandes Riscos, que havia se reunido em 31 de março de 2009 na cidade de L'Aquila, seis dias antes do sismo que provocou a morte de mais de 300 pessoas.

A Justiça considera que as autoridades científicas divulgaram informações tranquilizadoras à população, que, caso contrário, teria conseguido agir para se proteger. Mais de 400 tremores sacudiram a região durante quatro meses e, apesar disso, as autoridades não tomaram medidas específicas e se limitaram a advertir que os terremotos não podem ser previstos.

A defesa dos acusados anunciou que vai recorrer da sentença, que proíbe também que os cientistas ocupem cargos públicos pelo resto de suas vidas.

Mais de 5.000 membros da comunidade científica escreveram uma carta aberta ao presidente da República italiana, Giorgio Napolitano, na qual asseguraram que um terremoto é impossível de ser previsto.

 

Fonte.: http://g1.globo.com/...-na-italia.html

 

Plutão Orco:

 

Podem-se prever terremotos com precisão? Absurdo esta condenação e mostra o que eu penso. É incrível como a Itália (Terra de Berlusconi, Mussolini, Papas Corruptos, Julio César e outros Césares) tem uma queda para mentalidade conservadora, pra não dizer uma ignorância secular que permitiu dividia e perseguido cientistas até os dias de hoje.

http://exame.abril.c...istas-italianos

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A questão ai Jujuba não é só essa. Eles previram o problema não é só depende deles. Convenhamos, eles são tão culpados como o estado. O estado está tirando o corpo fora que está passando a culpa como só deles que é muito conveniente. Como eu já disse, eles previram "fizeram o dever de casa" a questão é que não acertaram a intensidade.

 

E ai que a coisa peca legal. Tanto que a comunidade científica do mundo interira está achando absurdo. Por isto perguntei e eles também perguntaram tem como prever com precisão? Não! O que se vê é uma condenação injusta que a comunidade cientifica no mundo toda está indignada. Se fosse assim a ferro e fogo jujuba os cientistas japoneses estavam ferrados.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah, mas sei lá, se é algo que envolva vidas a mlehor das decisões é a precaução.

Então, tu falando sobre dos japas, me lembro de assuntos assim na época do Tsunami houve muita expeculação SE a tragédia poderia ser evitada, não me refiro ao fenonemo em si, mas evitado a enormidade de mortos.

 

By the way, achei interssante a teoria de que muitos maremotos e catástrofes tais poderiam ser evitadas (as mortes) colocando-se sonar no mar.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Enem: 37 são eliminados por fotografar prova

NOT-mec-elimina-do-enem-37-candidatos-que-postaram-fotos-do-exame1351983564_400_387.jpg

De acordo com o MEC, casos foram registrados em vários estados

 

O Ministério da Educação (MEC) informou, no fim da tarde deste sábado, que 37 candidatos foram eliminados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 por fotografar a prova e postar nas redes sociais. De acordo com a pasta, foram registradas ocorrências em todos os estados da federação.

 

No Instagram, diversos usuários publicaram fotos de dentro dos locais de prova (confira imagens). As imagens começaram a ser compartilhadas por volta do início do exame, às 13h. Muitos candidatos informaram depois que haviam sido eliminados por conta da publicação.

 

Desde o início da manhã, o MEC afirma estar monitorando as redes sociais em busca de irregularidades. No início do dia, um usuário do Twitter publicou um boato falso de que a prova teria sido cancelada. O assunto chegou ao segundo lugar dos temas mais comentados no microblog. O MEC informou a Polícia Federal do ocorrido e pediu que o caso fosse investigado.

 

 

 

Meu! Teve quem postou foto com o RG nela !!!! Helloooo !

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...