Jump to content
Forum Cinema em Cena

Construção, Acabamento, Decoração, etc


Kurt
 Share

Recommended Posts

  • Members

Abri esse tópico para quem se interessar em discutir sobre reforma ou construção de casas, acabamento e decoração em geral. Espero que esteja dentro das normas.

 

Estou começando a cosntruir, finalmente, a minha casa. Será uma pequena saleta, mais uma cozinha ampla, banheiro, uma escada na saleta que sobe para o segundo piso, onde teremos 2 quartos, um menor e outro grande que será uma suite.

 

Minha primeira dúvida é a seguinte: Alguém sabe sobre paredes em gesso? Quero fazer a divisão, parte de cima, entre um quarto e outro, em gesso. Será que isso é possível? Penso em fazer assim já que o térreo será bem amplo, e imagino que o gesso seja leve e posso se adequar melhor.

 

Alguém conhece do assunto aqui? Espero que sim. Obrigado desde já.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não acredito que alguém abriu um tópico sobre construção. 06 Tem coisas (bum) que só o CeC faz por você.

 

rs

 

Por um acaso, eu entendo alguma coisinha de construção.

 

Kurt, nenhum problema em você usar parede de gesso para dividir ambientes. Muito pelo contário. Acredito que, para o seu caso, é o ideal. (Você deve estar construindo sem projeto e/ou sem arquiteto, não é?)

 

Logicamente, que as paredes de gesso são mais caras do que as alvenarias, mas como elas são extremamente leves, compensam um pouco na economia com o reforço na estrutura. (no caso de não termos alvenarias no pavimento superior com correspondência no térreo, como deve ser o seu caso)

 

Só um lembrete: parede de gesso só serve para ambientes internos, ok?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Certo. Me disseram que vc estuda engenharia, imaginei que vc fosse a única a me responder rsrs...

 

Exato, quero usar gesso justamente porque a parte de baixo não terá paredes, se é que me entende, apenas as do banheiro, que fica do lado da escada que sobe.

 

Minha preocupação é a seguinte: Como vc disse, não sei se entendi muito bem, o ideal seria essas paredes em gesso sem nada na parte superior para "forçar", por elas serem frágeis, certo? Mas pretendo fazer laje, e uma 2ª escada para subir até lá em cima onde será a área de serviço. O terreno é pequeno, não há espaço para área de serviço térrea.

 

E sim, estou fazendo tudo sem consultar engenheiro nem nada, só vou consultando o pedreiro mesmo, vendo o que pode ser feito, e tal. É de confiança (e não posso contratar um engenheiro, deve ser caro isso rsrs).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não, você entendeu errado. A parede de gesso é leve, o que significa que ela não exerce grandes pesos para a laje que houver abaixo dela. 

Sem problemas se tem ou se não tem laje na parte superior. Só lembrando que você terá que impermeabilizar essa laje da área de serviço. (Ficará térreo + 2 pavimentos, então?)

 

Olha, eu estou mandando todas as minhas energias positivas, de coração, para ninguém denunciar a sua obra. Senão o CREA aparece aí, embarga e te multa sem perdão.

 

1º porque você não possui nenhum responsável técnico pela obra, 2º que você não tem nenhuma autorização da prefeitura para construir (não tem alvará nem seu projeto foi aprovado pela secretaria do meio-ambiente), 3º que certamente sua obra desrespeita os índices de construção e 4º, e o pior de tudo, que ela não tem projeto.

 

Infelizmente, por mais que seu pedreiro seja de confiança, com certeza sua casa apresentará uma infinidade de problemas futuros (a curto prazo, inclusive), já que não houve um planejamento técnico. E o gasto que você terá será bem maior do que o arquiteto que você deveria ter contratado, mas que não fez, achando que seria caro. rs

 

Só a índice de curiosidade, o preço de um projeto não sai nem 10% do custo da obra.

 

PS: Decoração não, galera, tá liberado. Todo mundo pode fazer sem profissional. 06 Quem quiser compartilhar informações... rsrs
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Abri esse tópico para quem se interessar em discutir sobre reforma ou construção de casas' date=' acabamento e decoração em geral. Espero que esteja dentro das normas.

 

Estou começando a cosntruir, finalmente, a minha casa. Será uma pequena saleta, mais uma cozinha ampla, banheiro, uma escada na saleta que sobe para o segundo piso, onde teremos 2 quartos, um menor e outro grande que será uma suite.

 

Minha primeira dúvida é a seguinte: Alguém sabe sobre paredes em gesso? Quero fazer a divisão, parte de cima, entre um quarto e outro, em gesso. Será que isso é possível? Penso em fazer assim já que o térreo será bem amplo, e imagino que o gesso seja leve e posso se adequar melhor.

 

Alguém conhece do assunto aqui? Espero que sim. Obrigado desde já.
[/quote']

 

É possivel sim, existe uma infinidade de divisórias em gesso, um que está invadindo o mercado da construção civil (chegou para ficar), é o gesso acartonado sistema dry wall para vedações verticais, trata-se de uma estrutura leve em perfis de aço galvanizado formado por guias e montantes onde são fixadas as placas de gesso acartonado em uma, duas ou mais camadas, por incrível que pareça, este sistema pode após sua montagem receber acabamentos como pinturas, papeis de parede, cerâmica, etc, além de tratamento acústico e térmico, reforços necessários para sustentar armários e pias.

 

Uma vez dado o acabamento é praticamente imperceptível que esta vedação vertical não se trata de uma alvenaria de tijolos convencionais por exemplo.

 

Se interessar, pesquise a respeito sobre o Dry Wall, pode ser que atenta as suas necessidades.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Valeu pelas dicas, Bronson.

 

Veras, vou explicar, explicitamente, minha situação.

 

Moro em uma "ex-favela", que hoje é um bairro da periferia metropolitana de São Paulo como tantos outros. A favela passou por uma urbanização nos anos 90. Meus pais adquiriram o terreno nos anos 80, comprando diretamente do "dono", que não tinha nenhum tipo de papelada da casa. Ou seja, é um bairro onde não se paga IPTU, onde as casas são, oficialmente, irregulares.

 

Porém, o novo prefeito diz que pretende regularizar a situação em breve, visto o tamanho que a "ex-favela" se transformou. Não dá simplesmente pra construir predioszinhos ou mandar todo mundo embora.

 

Ganho pouco mais que 3 salários mínimos, pago aluguel, tenho um filho, pago todas minhas contas em dia, logo sobra pouco (pra não dizer nada) para "serviços superfluos", na MINHA realidade, que seria contratar um arquiteto, no caso. Ninguém faz isso aqui, não faço nem idéia de onde achar um.

 

Mas só estou falando isso mesmo para explicar a situação e não deixar a discussão tomar um rumo torto. Claro que tenho consciência de que o que estou fazendo não é o correto, mas na sociedade em que vivemos (odeios esses jargões) o famigerado "jeitinho" torna-se inevitável em algumas circunstâncias.

 

Agradeço as informações quanto às paredes de gesso. E vou conversar com o pedreiro sobre esses pontos que você levantou.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Então Kurt... sei que cada caso é um caso. Mas é meu papel de arquiteta falar, né?  Até pra orientar outros casos tb. rs Vai que você simplesmente não sabia da burocracia da coisa, né? Ou que as outras pessoas também não saibam? Pois é.

Então... o Bronson falou da drywall. Vou resumir... ela é ótima, chique e cara. rs Mas vale muito a pena pra quem tem $$$.

Na ordem de $: tijolo cerâmico < tijolo concreto < gesso < drywall. (preço bruto).

Outra coisa. No caso de usar a parede de gesso em áreas molhadas (wc, por exemplo), é  necessário fazer impermeabilização também no piso na base da parede.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Legal, todas essas informações me são muito úteis. Obrigado mesmo.

 

E claro, entendo perfeitamente sua posição, perdoe-me pelo "superfluo".

 

Outra coisa: Essa impermeabilização deve ser feita de que forma, exatamente, para que funcione da melhor forma possivel?
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Legal' date=' todas essas informações me são muito úteis. Obrigado mesmo.

 

Outra coisa: Essa impermeabilização deve ser feita de que forma, exatamente, para que funcione da melhor forma possivel?
[/quote']

 

Kurt, fique a vontade para perguntar quando tiver dúvidas.

 

Utilizar aditivos impermeabilizantes para facilitar a aderência do seu contra piso com a sua laje. antes de tudo.

 

Em seguida serão utilizados aditivos impermeabilizantes juntamente com a argamassa do contra-piso e na regularização de base, que ficaram entre o concreto da sua laje e o seu piso cerâmico, por exemplo VEDACIT.

 

Por fim, sobre a argamassa já impermeabilizada, algumas demãos de VEDAJÁ.

 

Enfim, existem "n" maneiras de se impermeabilizar áreas de piso, converse com seu executor (pedreiro) da Obra.

 

Mais dicas, um bom pedreiro sabe o Traço (dosagem) ideal para qualquer tipo de impermeabilização, isso é importante.

 

 

 
Bronson2009-05-28 01:42:55
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Respondendo a um questionamento informal na CMJ sobre texturas:

Ô Veras o que você pode me dizer sobre textura (a tinta, claro...). Pretendo usar, na parede que vai ficar a plasma... mas não sei nada sobre... [/quote']

 

Bom... A 1ª coisa que se deve saber é que muita gente chama de textura muita coisa que não o é. Já vi decorador chamar parede caiada de texturizada, por exemplo.

 

Então, comecemos com as definições básicas:

 

A textura é um componente acrílico com aspecto de massa (podendo ser hidrorrepelente ou não), que contém partículas de quazto. Dependendo da tamanho dessas partículas, a textura pode variar de lisa para rústico. A textura pode ser aplicado tanto em áreas externas quanto internas. Porém, se for aplicado em área externa, existe a obrigatoriedade de ser hidrorrepelente (que vai garantir a não absorção de água) e deve receber tratamento com látex.

 

O bom é que ela pode ser aplicada em massa corrida, não requer tanto aperfeiçoamento de mão-de-obra (só o mínimo de conhecimento), é bonita e durável (pode ser lavada, quando ficar suja... e desbota com muitíssimo menos facilidade e em muito mais tempo).

 

Para se ter uma parede com aplicação de textura você pode comprar a massa da textura (que várias empresas fornecem: como a ibratim, por exemplo) e adquirir o rolo de texturar, nessas lojas de construção,  com o desenho que você achar mais interessante.

Não necessariamente é preciso aplicar a textura com o rolo de texturar; pode usar espátulas, desempetadeiras, etc. Mas isso vai depender mais ainda da habilidade do pintor. (Já vi pintor fazer até com os dedos 06)

 

O rolo de texturar:

 

imgsgy.jpg

 

Parede texturizada:

 

textura06.jpg

 

Mas existem outras opções além da textura:

 

- Grafiato: 

 

Que é uma argamassa  para revestimento a base de grãos minerais, aglutinados por um composto resinoso acrílico e aditivado. Para quem vê, ela se difere da textura porque, enquanto a textura é em alto relevo e o grafiato em baixo revelo. (é o chamado efeito "cera de vela", "casca de árvore"...). Esse foi extremamente difundido, todo mundo conhece. rs

 

grafiato1.jpg

 

- Pinturas com Efeito Decorativo:

 

É um conceito mais moderno. As empresas agora vendem uma combinação de produtos que, juntos, criam algum efeito interessante. Em muitos deles é usado o Gel envelhecedor e a Lã de Carneiro.

 

Os efeitos podem ser inúmeros: aço escovado, linho, jeans, marmorizado, pátina, craquelado, esponjados (gel, ragging, metalizado)...

 

Minha sugestão pessoal para a sua parede 05:

 

Sendo você reconhecidamente uma pessoa tradicional, mas que não abre mão da tecnologia (06), eu sugeriria um revestimento moderno com cara de clássico:

 

Marmoratto:

 

Como você já pode ter imaginado, é uma pintura que imita os veios e o brilho do mármore. Ela passa uma idéia de requinte, é muito bonita e tem de diversas cores. É necessário que o pintor tenha tido um ensinamento sobre isso, mas está longe de ser uma aplicação complexa. Mesmo assim o conhecimento básico sobre a aplicação é primordial.

 

Foto:

 

texala.jpg

 

 

Ainda se tem muito o que dizer sobre pinturas e texturas. Então, o que você tiver gostado, se interessado, etc... Fala aí que a gente aqui faz um passo a passo de como se faz, o que precisa comprar, etc.

 

02
Veras2009-06-20 02:48:37
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...