Jump to content
Forum Cinema em Cena

Coisas Que Não Tolero em um Filme


henrique felipe
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 

A cena da galinha é boa pra mostrar a banalização da violência (um bando de crianças e adolescentes armados correndo atrás de uma galinha!). A cena é exagerada, mas o exagero, ao invés de ganhar a obviedade de Crash, acaba se tornando cômico (é um momento bizarro) e não deixa de transmitir a mensagem.

Uma coisa que não tolero é a

nudez politicamente correta em filmes' date=' por exemplo, mostrar só os pés

quando a toalha cai, as costas ... acho que tem filmes sérios que usam

esse tipo de censura a nudez. Acho que quando um filme é sério e denso

ele não deve ser diminuído dessa forma.

É o famoso lençol em L no pós sexo.

[/quote']

 

O infame lençol...

 

Quando eu tinha 11 anos e comecei a ficar acordada de madrugada

assistindo filmes, achava que sexo era assim mesmo, obrigatoriamente

embaixo dos lençóis.

 

Veras2009-05-29 09:22:51

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 92
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Estou vendo o pessoal questionar violência e nudez aqui e pra mim a regra quanto a isso é muito simples. Tem que fazer sentido no contexto do filme. Inserir qualquer tipo de cena (nudez, violência, pessoas comendo hot-dogs) gratuitamente é que não pode. Ou melhor, até pode, dependendo do intuito do filme.

 

Aliás, com relação à violência, tenho que citar Labirinto do Fauno como exemplo negativo. Considero totalmente dispensável ali. Claro que o objetivo é situar a história e vilanizar ainda mais o já incrivelmente cartunesco vilão, mas pra mim soou apenas como tentativa de impactar.

 

Outro exemplo é Irreversível. Esse é o filme que mais detesto/amo de todos que já vi em minha vida. O considero simplesmente GENIAL tecnicamente e em sua construção. As cenas de violência ali fazem todo o sentido do mundo, já que o objetivo é partir da tensão máxima para a quase felicidade plena. Tinha que estar ali a <SPOILERS> justificativa para o extintor. Agora, eu o odeio porque acho que o próprio diretor cagoiu enfiando uma tagline errada à todo momento. O cara grita pra todo lado que "O tempo destrói tudo" e nos joga na cara uma história extremamente casual. O cara advoga contra sua tese. IMO, ele deveria ter partido pra uma justificativa mais revenge mesmo.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Estou vendo o pessoal questionar violência e nudez aqui e pra mim a regra quanto a isso é muito simples. Tem que fazer sentido no contexto do filme. Inserir qualquer tipo de cena (nudez' date=' violência, pessoas comendo hot-dogs) gratuitamente é que não pode. Ou melhor, até pode, dependendo do intuito do filme.[/quote']

Pronto, acho que é isso.

 

Aliás' date=' com relação à violência, tenho que citar Labirinto do Fauno como exemplo negativo. Considero totalmente dispensável ali. Claro que o objetivo é situar a história e vilanizar ainda mais o já incrivelmente cartunesco vilão, mas pra mim soou apenas como tentativa de impactar.[/quote']

Eu gostei da violência em O Labirinto do Fauno. Não me pareceu fora de lugar.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tu pode ter razão e sei lá sobre as outras coisas, mas confesso envergonhadamente, que eu ri muito com peidos em "O Profressor Aloprado" giggle.gif

 

Sobre a cena de estupro em "Irreversível", ela é forte pq tu sabe que vai acontecer.

Estão lá todas as pistas, tipo, noite, mulher bonita sozinha (é preciso ser italiana p/ ter um corpo daqueles!), corredor deserto, só sons dos saltos altos...

Deve ser um lance masoquista que faz a gente continuar vendo, credo, e o "bonus" da testemunha omissa só torna tudo mais revoltante... aff! 09

MariaShy2009-05-29 10:37:30
Link to comment
Share on other sites

A cena de estupro de "Irreversível" não me causou quase nenhum impacto se comparada a uma cena de natureza semelhante de "Sob o Domínio do Medo (Straw Dogs). Embora a mesma nem seje quase gráfica, fiquei extremamente desconfortável assistindo aquilo, tanto que no resto do filme ela não saía mais da minha cabeça e era só no que eu pensava. Mas não tenho o mínimo problema em sentir esse "impacto" das cenas mais fortes não, desde que acrescentem ao filme e não ao contrário, dependendo do caso.

 

---

 

Não tolero cenas em câmera lenta a-lá Zack Snider em 300. Que grande porcaria

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Afff! Duvido que fala a sério! 13 09

 

Eu não suporto nem vê-las sofrendo ou sendo mortas.

Cenas como "A Cor Púrpura", "Slumdog", e principalmente como a de Hassan em "O Caçador de Pipas"  e "Violência Gratuíta" me deixam mal, credo!

 
MariaShy2009-05-29 11:42:37
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Não fala isso pro Van Dame se não ele vai fazer eu assistir com ele!1206 Sou mulherzinha' date=' me pélo de medo!06

[/quote']

 

Não é questão de ter medo. Alias esse filme não causa nem um pouco de medo, nao assuta.

 

So vendo pra entender. se qser te passo um episodio por email. 400 MB

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Outro exemplo é Irreversível. Esse é o filme que mais detesto/amo de todos que já vi em minha vida. O considero simplesmente GENIAL tecnicamente e em sua construção. As cenas de violência ali fazem todo o sentido do mundo' date=' já que o objetivo é partir da tensão máxima para a quase felicidade plena. Tinha que estar ali a <SPOILERS> justificativa para o extintor. Agora, eu o odeio porque acho que o próprio diretor cagoiu enfiando uma tagline errada à todo momento. O cara grita pra todo lado que "O tempo destrói tudo" e nos joga na cara uma história extremamente casual. O cara advoga contra sua tese. IMO, ele deveria ter partido pra uma justificativa mais revenge mesmo.
[/quote']

 

Acho o filme brilhantemente conceituado, adorei essa frase que vc citou aparecendo de forma antológica, mas isso é subjetivo, porque é uma boa-vontade minha com o estilo do Noé. Aquele "Sozinho Contra Todos" também é excelente nesse quesito. Eis um cara fascinado por violência que não tá muito aí pra estudos sociais, pelo menos não no nível daquele filme francês "O Ódio", que acaba comprometendo a experiência.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu gostei da violência em O Labirinto do Fauno. Não me pareceu fora de lugar.

Lucy, concordo com você nesse ponto, em Labirinto do Fauno a violência cercava a menina e o Fauno, as tarefas do Fauno eram uma válvula que a tirava de dentro daquele mundo tenebroso na casa do General Nazista. Ou ainda era o que dava esperanças a menina de ir embora e não sofrer mais com aquela violência.

 

Eu senti o medo e vi o quanto era ruim estar ali, e também tive esperança com a presença do Fauno.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Acho o filme brilhantemente conceituado' date=' adorei essa frase que vc citou aparecendo de forma antológica, mas isso é subjetivo, porque é uma boa-vontade minha com o estilo do Noé. Aquele "Sozinho Contra Todos" também é excelente nesse quesito. Eis um cara fascinado por violência que não tá muito aí pra estudos sociais, pelo menos não no nível daquele filme francês "O Ódio", que acaba comprometendo a experiência.
[/quote']

 

 

 

Opa, mas espera lá. Como você entende essa tagline? Já tive discussões mil com o Serge sobre isso. Pra mim essa tagline simplesmente não se encaixa no filme. É uma questão até de lógica...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

não tolero  piadas que envolve peidos' date='arrotos,vomito,para fazer o publico ri  não somos tão besta  a ponte de acha graça nisso.[/quote']

 

Olha, o pior é que muita gente acha graça nisso.

 

Eu detesto finais surpresa cuja única razão de ser é ser surpresa. Qualquer um pode criar um final wtf, mas fazer com que ele seja ainda assim um bom complemento para a trama já não é tão simples.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma coisa que eu odeio no cinema é terem abandonado a fotografia em preto e branco, como se fosse uma coisa que não presta, sendo adotada uma vez a cada década por um motivo especial. A possibilidade de filmar em cores sem dúvida foi uma evolução, mas o preto e branco também tem sua beleza e poderia ser mais usado, mesmo que não com tanta freqüência quanto as cores (não falo nem de filmes comercias, mas do cinema de arte). A “fotografia artística” não abandonou o preto e branco. O cinema deveria seguir seu exemplo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Opa' date=' mas espera lá. Como você entende essa tagline? Já tive discussões mil com o Serge sobre isso. Pra mim essa tagline simplesmente não se encaixa no filme. É uma questão até de lógica...[/quote']

 

 

A tagline é uma verdade, oras. A vida que os 3 personagens tinham foi destruída, a harmonia entre os 3 foi destruída, a gravidez, o rosto do Tenia, entre outras coisas não mostradas que resta a nós imaginar. O que não acaba em vida vai acabar eventualmente com a morte. Isso não é necessariamente algo pessimista, já que o filme mostra as personagens vivendo momentos de felicidade também.

 

Agora achar a frase equivocada porque "o trauma do estupro vai durar pra sempre" não cabe , na minha opinião. Primeiro porque eu acredito que as pessoas aprendem a seguir em frente (isso me baseando apenas nas coisas ruins que aconteceram na minha vida), e segundo pelo que já falei, eventualmente todos vamos morrer (e independente se existe vida após a morte ou não, não acho que assuntos terrenos mantém sua relevância).

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu também não gosto daquele recurso de aumentar o volume da trilha só para tentar assustar. Geralmente acontece quando um personagem está caminhando no escuro ou procurando alguma coisa, com a trilha musical bem calma. E de repente aparece um monstro, por exemplo, e a trilha musical aumenta para o volume máximo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

A tagline é uma verdade' date=' oras. A vida que os 3 personagens tinham foi destruída, a harmonia entre os 3 foi destruída, a gravidez, o rosto do Tenia, entre outras coisas não mostradas que resta a nós imaginar. O que não acaba em vida vai acabar eventualmente com a morte. Isso não é necessariamente algo pessimista, já que o filme mostra as personagens vivendo momentos de felicidade também.

 

Agora achar a frase equivocada porque "o trauma do estupro vai durar pra sempre" não cabe , na minha opinião. Primeiro porque eu acredito que as pessoas aprendem a seguir em frente (isso me baseando apenas nas coisas ruins que aconteceram na minha vida), e segundo pelo que já falei, eventualmente todos vamos morrer (e independente se existe vida após a morte ou não, não acho que assuntos terrenos mantém sua relevância).

 

 [/quote']

 

A frase é equivocada simplesmente porque não é o tempo que destrói tudo NO CASO do filme. É o acaso e simplesmente o acaso. Se ela não tivesse passado no tunel, não teria sido estuprada e blabla. É isso que eu acho tosco. O cara constrói o filme todo se baseando em um pretexto errado e facilmente evitável. Aliás, seria muito melhor se ele simplesmente não usasse tagline alguma.

 

E você falou sobre os momentos de felicidade. Discordo. Acho que os momentos de felicidade só reforçam para quem vê que eles estão prestes a acabar. O filme é totalmente pessimista. É genial também, mas essa tagline me irrita. Aqueles dois tiozinhos do começo me irritam, pois são uma tentativa de significar algo em um filme que poderia apenas trabalhar sensorialmente.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O acaso tem sua parcela de culpa, mas o filme trabalha também com o que vc acha que vai acontecer depois daquilo. Tudo está fodido, mas o maior estrago foi (vai ser) na mente dos 3, e é aí que o conceito de tempo entra também. A vida que eles tinham, incluíndo os momentos de felicidade, foi destruído em suas mentes, até que eles sigam em frente, onde novas coisas vão acontecer (tanto boas quanto ruins, mas diferentes daquelas que assistimos).

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

O que eu não suporto num filme é que a personagem principal se mostre invensivel, pode ser arrogante mas sem ser invencivel até certo ponto. Pois no final deveriam de continuar e matar o mau da fita mesmo que morram em seguida.

Não suporto flash's quando isso acontece eu não consigo ver patavina
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Uma coisa que eu odeio no cinema é terem abandonado a fotografia em preto e branco' date=' como se fosse uma coisa que não presta, sendo adotada uma vez a cada década por um motivo especial. A possibilidade de filmar em cores sem dúvida foi uma evolução, mas o preto e branco também tem sua beleza e poderia ser mais usado, mesmo que não com tanta freqüência quanto as cores (não falo nem de filmes comercias, mas do cinema de arte). A “fotografia artística” não abandonou o preto e branco. O cinema deveria seguir seu exemplo.
[/quote']

 

Uai...só tirar a cor da TV08

 

É Onda não liga...

 

Isso depende muito, é um tiro no escuro o diretor optar por esse método, porém eu já penso diferente, em vez de ser todo PB, pode-se muito bem ter suas cenas mescladas com cores, cujo efeito final mostra-se muito bom, sei que temos bons filmes que utiliza essa tecnica, mas no momento só me lembro de Kill Bill e A Lista de Schindles. o primeiro a Cores com cenas em PB e o segundo em PB com cenas ( poucas) em cores.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O personagem fazendo piadinhas diante da morte.

Han Solo no Episódio IV diz algo mais ou menos assim: uma coisa é certa, a gente vai ficar mais magro. Quando eles estão prestes e serem esmagados. No Episódio VI, quando Jabba diz que vai matá-los logo, Han Solo fala que é bom, porque não gosta de longas esperas.

Mesmo assim eu gosto de Han Solo.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...