Jump to content
Forum Cinema em Cena

Moon - (Sam Rockwell)


Big One
 Share

Recommended Posts

  • Administrators

Dica do blog da Ana Maria.."Moon"percorreu vários festivais, dirigido pelo estreante Duncan Jones e estrelado por Sam Rockweel...

 

Parece ser uma Sci-Fi de primeira..o trailer é fantástico..já entrou na lista do Most Wanted...

 

Trailer:

 

 

É bom quando a gente pode começar a falar de um filme assim: não sei o que gostei mais' date=' nele. No caso de Moon

- que, depois de uma bela trajetória por festivais, inclusive Sundance,

estréia sexta feira em circuito comercial limitado, nos EUA - não sei

mesmo de que gosto mais: do fato de seu diretor, Duncan Jones, ter

Zowie como segundo nome e ser o filho de David e Angela "Angie" Bowie;

do luminoso talento que ele exibe num filme de estréia com este nível

de ambição; do modo como Moon recoloca a boa ficção científica firmemente no rumo filsófico de um Kubrick em 2001 (referência mais próxima e clara), de um Tarkovsky em Solyaris ou, por que não, de Danny Boyle em Sunshine

(Sol/Lua, Lua/Sol.... gostei...); da espantosa qualidade dos efeitos

num filme independente de baixo orçamento (palpite: muito efeito

velha-escola, não-digital, executado à perfeição como os ingleses

sabem, Kubrick que o diga) ; da trilha maravilhosa de Clint Mansell,

essencial num filme que é um estudo para dois (?) personagens e um

computador (a voz de Kevin Spacey); do desempenho de Sam Rockwell como

o solitário ocupante de uma estação lunar que, ao final de três anos de

serviço, se vê assombrado por.... seria seu alter ego?

Enfim, recomendação completa, embora não possa dizer quando Moon estréia no Brasil. Mas posso dizer o que Jones vai fazer depois- dirigir um drama/thriller de submarino, Escape from the Deep, baseado numa história verdadeira.[/quote']

moonv.jpg

 

53356007.jpg

mv5bmtuymzu4mduzml5bml5.jpg

 

 

 

 

 

Fonte: http://anamariabahiana.blog.uol.com.br/

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Desconfiado' date=' depois do Hall-9000, de "2001", me pareceu uma cópia, mas vamos ver, me surprendi com "Sunshine", esse parece ser bom. [/quote']

 

 

 

 

 

Também me lembrei de "2001". Até o visual parece, aquela atmosfera toda, enfim.

 

 

 

Mas porque não, se for bom mesmo, né? Aguardo muito esse "Moon".

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

01/07/09 - 10h00 - Atualizado em 01/07/09 - 10h00

Filho de David Bowie estreia como diretor e conquista a crítica internacional

Duncan Jones está em cartaz nos EUA com a ficção científica ‘Moon’.
Produção é homenagem a '2001: Uma odisséia no espaço'.

Do G1, com informações da Reuters

 Foto:%20Lucas%20Jackson/Reuters

Duncan Jones, filho de Bowie

40 anos depois de o cantor David Bowie lançar o sucesso “Space oddity”, seu filho Duncan Jones estreia como diretor de cinema e já começa a ser apontado como fenômeno do cinema independente. Jones está em cartaz nos EUA com seu primeiro longa-metragem “Moon” (“Lua”), uma ficção científica realizada com apenas US$ 5 milhões.

O filme foi lançado durante o Festival de Sundance, em janeiro, e chegou aos cinemas recentemente sob elogios da crítica internacional. O “Wall Street Journal” classificou a produção como “brilhante” e “impressionante”, e o “New York Times” descreveu a atuação do filme como “intrigante”.

 

O influente Roger Ebert publicou texto afirmando que o trabalho de Jones é “um exemplo superior do gênero”, enquanto a revista “Rolling Stone” disse que o longa é “uma potente provocação que se apoia em boas ideias em vez de truques de computador”.

Nascido Duncan Zowie Heywood Jones, o cineasta de 38 anos, filho do cantor com sua ex-mulher Angela Bowie, estudou na London Film School e iniciou a carreira como diretor de comerciais. 

 

Filme conta história de astronauta 'duplicado'

“Moon” é uma espécie de “2001: Uma odisséia no espaço” do século 21, uma homenagem a clássicos de ficção científica dos anos 1970 e 80, como “Alien”, “Corrida silenciosa”.

  

Foto:%20Divulgação/Divulgação

Em "Moon", Sam Rockwell vive um astronauta isolado em uma estação espacial (Foto: Divulgação)

No filme, o ator Sam Rockwell interpreta um astronauta que passa três anos isolado em uma nave espacial extraindo um gás lunar para ser usado na Terra como fonte de energia. A trama cresce quando ele conhece um clone de si mesmo, só que mais novo e mais revoltado, que também está no espaço realizando o mesmo trabalho.

Jones criou a história especialmente para o ator, que faz os dois papéis. “Eu me encontrei com Sam para discutir outro projeto, que nós terminamos largando, mas nos demos muito bem”, lembra o diretor britânico. Conversando sobre cinema, eles descobriram que tinham em comum o amor pelos mesmos filmes, ficções científicas de décadas passadas. Jones disse a Rockwell: “Olha, se você prometer que vai ler o roteiro, eu escrevo algo para você”.

O filho de Bowie escreveu um longo argumento, mas naquele momento estava ocupado demais com gravações de comerciais para redigir um roteiro. Assim, ele resolveu passar a tarefa para o roteirista novato Nathan Parker, que segundo o cineasta fez “um ótimo trabalho”. 

 

Orçamento limitado

Desde o início, Duncan Jones tinha um orçamento disponível de US$ 5 milhões, que deveria cobrir todas as fases de produção de sua viagem à Lua. “Nossa ideia era manter os gastos no mínimo usando um elenco pequeno, rodando tudo em estúdio e investindo em efeitos especiais específicos”, conta o diretor.

Tudo aconteceu muito rapidamente. As filmagens foram realizadas em apenas 33 dias, apesar de haver mais de 450 cenas com efeitos especiais que precisavam ser rodadas duas vezes, já que Rockwell devia interpretar ambos os personagens. Outros oito dias foram dedicados às seqüências filmadas com modelos em miniatura.

A trama traz ainda outro personagem chave: Gerty, um computador da estação espacial dublado pelo veterano Kevin Spacey. Jones mostrou ao ator o material que já tinha rodado e conseguiu convence-lo a emprestar sua voz ao computador, uma espécie de HAL 9000 do século 21.

Agora, Jones pretende levar às telas uma nova ficção científica, chamada “Mute”, ambientada em Berlim. “Será um suspense muito maior e mais comercial”, revela o diretor.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Administrators

Adorei...adoro esse tipo de filme..Sam Rockwell está fantástico...apesar de já saber um pouco da trama, isso não titou o brilho do ilme, imagens lindas da lua do espaço, uma bela trilha, que ficou na minha cabeça um bom tempo depois do filme...

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • Members

Sony Destroys Sam Rockwell's Chances to Win an Oscar for "Moon"

 

Sony%20Destroys%20Sam%20Rockwells%20Chances%20to%20Win%20an%20Oscar%20for%20Moon

 

Even though "Moon," directed by Duncan Jones and starring Sam Rockwell,

made it on many critics' favorite films of 2009, Sony Pictures Classics

decided not to include it for Oscar consideration and thus will not be

sending out screeners.

 

Jones is devastated and has been pleading with the studio to reconsider. "We have more than asked.. we've knocked heads. Ihey have chosen the films they are backing and we are not in their plans," he said via his Twitter account. "They say it costs too much for our little film as they would need to be water-marked copies as our DVD isn't out yet in the US."

 

Hollywood

heavyweights like Neil Gaiman and Jon Favreau have expressed their

disappointment with Sony over the decision and have offered to help any

way that they could. There's also a petition circulating to get

Rockwell and Oscar nomination for his performance.

 

Taking a look

at Sony Pictures Classics' films from 2009 and I only see "An

Education" and "Moon" as possible contenders, since both got great

reviews. So I'm not sure what's really going on. How much does it

really cost to send out a water-marked screener?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

gosto das atuaçoes do sam rockwell, meu receio é que o filme seja previsivel como aparenta o trailer....tomara que  saia da "mesmice" ( se o pseudo astronauta for criaçao de sua cabeça...) acredito que nao....to torcendo para ter uma surpresa!

 

a primeira atuaçao que eu vi de Sam Rockwell foi em a espera de um milagre, ele tava a cara do tom cruise 02

 

reparem na semelhança...05

 

 

Tom-Cruise13.jpgsam-rockwell_photoboxart_160w.jpg
Calvin2010-01-03 19:26:07
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...