Jump to content
Forum Cinema em Cena

Zodíaco (Zodiac)


Scarlet Rose
 Share

Recommended Posts

  • 1 month later...
  • Replies 164
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

O filme estreia semana que vem mesmo? Não tenho visto nada a respeito na internet... só falta eles terem adiado de novo... alguém confirma a data' date=' por favor... [img']http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/05.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="05" />

 

 

 

Foi adiado para 1º de junho.bern@rdo2007-04-13 22:47:03

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Tirado do site Cinemascópio :

 

Zodiac

Três%20estrelas%20e%20meia


Por Kleber Mendonça Filho

Passou ontem também na competição Zodiac, do Americano David Fincher, diretor que ganhou enorme projeção com Clube da Luta. Zodiac talvez configure-se seu melhor filme, pelo menos é o mais maduro de um cineasta que sempre foi hábil, mas que parecia mais interessado em malabarismos da sua imagem. Extremamente Americano no corte e na identidade cultural, o filme parece uma variação do gênero serial killer, mas, na verdade revela-se uma análise sobre informação e obsessão tendo como base assassinatos reais que chocaram o norte da Califórnia no final dos anos 60 e inicio dos 70.

Os crimes nunca foram solucionados, o que desestabilizou alguns dos envolvidos com o caso, tanto na imprensa como na polícia. Dois deles são os jornalistas interpretados por Jake Gyllenhaal e Robert Downey Jr. Com fantástico trabalho técnico, que viabiliza reconstituição de época como pouca coisa vista no já tão profissional cinema dos EUA (Fincher cresceu na região, na época retratada, para terem uma idéia).


Filme visto na Debussy, Cannes, 16 maio 2007
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Zodíaco tem 87% rotten no RT. smileys/10.gif" align="middle" /> smileys/10.gif" align="middle" />

 

87% fresh.

 

 

 

Pelas críticas que li, parece-me que o tom documental do filme é acentuadíssimo. A Boscov (Veja) elogia isso; já o "crítico" da VIP reclama que esperava um filme, não um documentário. Nenhum deles, claro, é referência alguma.

 

 

 

Significativo é o fato de o David Fincher ter escolhido o David Shire para compor o score do filme. Para quem não sabe, David Shire é o autor de pelo menos duas trilhas marcantes dos anos 70, década em que o Zodíaco aterrorizou San Francisco: "A Conversação" e "Todos os Homens do Presidente". Digo significativo porque, segundo consta, "Zodíaco" é menos sobre o assassino em si (mas também) do que sobre a obsessão de um jornalista, o Graysmith, em elucidar o crime. Por isso, qualquer semelhança com o filme por excelência a respeito do jornalismo investigativo, "Todos os Homens do Presidente", não é mera coincidência. Um crítico americano, aliás, comparou ambos os filmes.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Zodíaco tem 87% rotten no RT.

87% fresh.

segundo consta' date=' "Zodíaco" é menos sobre o assassino em si (mas também) do que sobre a obsessão de um jornalista, o Graysmith, em elucidar o crime. [/quote']

 

Até porque o assassino mesmo nunca foi descoberto. Vejam aqui:

 

Marcela2007-05-29 14:29:58
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Mas o Graysmith escreveu o livro' date=' no qual se baseia o filme, justamente para provar que ele descobriu o autor dos crimes. Há tantas provas que incriminam o suspeito dele que muito me admira ele não ter sido preso. [/quote']

 

 Silentio, algumas considerações: nem a caligrafia, nem as impressões e nem amostras de DNA do já falecido Sr. Arthur Leigh Allen combinaram com as encontradas nas cartas originais do Zodíaco. Isso é um fato.

 Indícios e circunstâncias (levantadas por vizinhos animosos) apontavam, sim, para esse homem, mas não foram suficientes para incriminá-lo a ponto de levá-lo à indiciamento, quiça julgamento.

 Além do que, em "Zodiac Unmasked: The Identidy of America's Most Elusive Serial Killer Unmasked" só ficamos sabendo de um ponto de vista: o de um homem completamente obcecado em descobrir a identidade de um psicopata. Portanto, Zodíaco, assim como Jack, O Estripador, continua pertencendo à galeria tenebrosa dos serial killers prolíficos que nunca foram identificados e que, à despeito das mais intrincadas teorias, continuam sendo um completo mistério...

    
The Deadman2007-05-29 16:46:10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sim, boa observação, The Deadman.

 

 

 

Vale lembrar também que o Zodíaco conseguiu isso numa época em que as impressões digitais, o exame de DNA, a análise, em suma, da cena do crime atingiu um patamar que sequer era vislumbrado no tempo em que Jack, o Estripador, cometia seus crimes na Inglaterra no século XIX.

 

 

 

Sobre o último, aliás, também foi lançado um livro, no qual sua autora, a norte-americana Patricia D. Cornwell (uma boa autora de romances policiais repletos de serial-killers) demonstra, desta vez com provas de DNA (mas, pelo que entendi, não-conclusivas!?!), que o famoso assassino era o pintor Walter Sickert. O livro se chama "Retrato de um Assassino" e foi publicado pela Companhia das Letras.

 

 

 

Agora, até que ponto a Patricia D. Cornwell se limitou a seguir os passos do Graysmith em sua obsessão, chegando a uma conclusão apenas para se livrar do fardo da incerteza? Cumpre notar que ela bancou sua pesquisa com o próprio dinheiro.

 

 

 

Por fim, lembro aos interessados que o livro do Graysmith será lançado no Brasil pela editora Novo Conceito.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vocês podem estar pensando que essa versão de Zodiaco das locadoras é um filme ruim, pois digo, não, não é. Já faz um tempo, que loquei só por curiosidade, já que comecei a ler sobre o Zodíaco e queria ter alguma noção do que se passava. O filme é muito bom em sí, se peca em algo, é pelo roteiro. As atuações, a direção, a fotografia e a história são excelentes. Se não me engano, essa versão é com Roy Culkin, irmão do maconheiro. O filme vale muito a pena, tem alguns toques de genialidade do diretor, que deve ser novato mas talentoso. Claro que Zodiac do Mestre Fincher vai dar de pau, mesmo assim, vale a pena conferir essa versão das locadoras. 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...