Jump to content
Forum Cinema em Cena

Harry Potter e o Enigma do Príncipe


Recommended Posts

  • Members

Parece que um filme basta ficar "sombrio" pra ganhar alguns críticos. Essa tem sido a deixa mais colocada entre eles, como se só esse fato isolado garantisse qualidade ao filme. Depois de 5 produções já era tempo de melhorar algo. Não sei se depois desse sexto mudarei de idéia, mas pra mim os filmes de Harry Potter, até agora, são apenas distrações de férias, e só; não consigo me ver revendo em casa os filmes em tom de excitação. Pelo que a Boscov disse, uma vantagem desse daqui é a quase onipresença de Gambon no filme todo - porque o Daniel continua péssimo, assim como a maioria dos seus "colegas".

As adaptações - gosto dos livros - continuam ruins e não consigo ver esses filmes sobrevivendo daqui a uns anos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Achei excelente a Ordem da Fenix, David Yates foi a melhor coisa que aconteceu na série cinematográfica de HP.

 

Pena que a euforia de estréia para este filme está gigantesca. Impossível assisti-lo sem ficar 2 horas em pé na fila :(

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Parece que um filme basta ficar "sombrio" pra ganhar alguns críticos. Essa tem sido a deixa mais colocada entre eles' date=' como se só esse fato isolado garantisse qualidade ao filme. Depois de 5 produções já era tempo de melhorar algo. Não sei se depois desse sexto mudarei de idéia, mas pra mim os filmes de Harry Potter, até agora, são apenas distrações de férias, e só; não consigo me ver revendo em casa os filmes em tom de excitação. Pelo que a Boscov disse, uma vantagem desse daqui é a quase onipresença de Gambon no filme todo - porque o Daniel continua péssimo, assim como a maioria dos seus "colegas".

As adaptações - gosto dos livros - continuam ruins e não consigo ver esses filmes sobrevivendo daqui a uns anos.
[/quote']

 

 

Tb não engulo essa de "quanto mais sombrio melhor". Mas dessa vez parece que foi acrescentado algo a mais no caldeirão.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pelo que ando lendo das críticas e conhecendo a série inteira de livros, realmente Enigma do Príncipe parece ser superior aos seus antecessores. Com relação à crítica, gostei bastante, porém alguns aspectos relacionados como mudanças por parte do Kloves não chegam a ser mudanças na história, algumas são reajustes do que se passou no livro e outras estão de acordo. Claro que há momentos criados, como o ataque à casa dos Weasley.

 

Outra coisa: a interpretação de Radcliffe... não consigo crer (principalmente pelo que vi até agora de trailers e cenas do filme) que ele tenha feito um trabalho tão maravilhoso. Para mim, ele é o mais fraco do elenco jovem principal.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"e torçamos para que os dois últimos longas mantenham o padrão de excelência aqui atingido."

 

Este fragmento, retirado da crítica do filme Harry Potter e o Enigma do Príncipe, me deixou encucado. Sendo esse o sexto filme duma série de 7 livros, como seria possível fazer mais dois longas? Foi, realmente, um equívoco do Pablo Villaça ou o último livro terá dois longas e só eu não sabia disso? :o
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não leia meu comentário se não viu o filme.....

 

acabei de ver o filme, foi divertido, algunas boas cenas de comédia, certo suspense, amadurecimento dos personagens, mas os confrontos finais dos filmes de hp são sempre decepcionantes, as mortes sem graça, sem peso...tanto suspense, pra praticamente nada....

 

Não li os livros, mas ficou parecendo que dumbledore pediu a snape que o matasse....se for isso mesmo, ao menos explicaria uma morte tão sem graça....não entendi pq os comensurais não aproveitaram que já estavam na escola e mataram mais gente, a belatrix só fez quebrar vidros e destruir a decoração, quanto violência....

 

O filme não me empolgou muito, espero que os próximos melhorem...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pablo,

 

Me cadastrei no fórum para parabenizá-lo pela crítica. Não é fácil arriscar uma ótima reputação como cinéfilo e crítico para falar bem de filmes "hollywoodianos infantis". Por isso gostei muito da crítica, e teria pouco a discordar - sai do cinema com as mesmas idéias que você.

 

Infelizmente você não gostou tanto de dois outros filmes da série, Prisoneiro de Azkaban, que eu ainda acho o melhor (apesar de não ser tão eficiente como o sexto, tem cenas muito fortes), e a Ordem da Fênix, que eu tanto gostei do filme como do livro. Cheguei até a publicar crítica (http://cinefilos.interativo.org/filmes/2007/08/harry-potter-e-a-ordem-da-fenix/), mas para esse sexto teria pouco o que acrescentar, então estou divulgando o seu texto mesmo.

 

Abraços,

Bodão

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Não leia meu comentário se não viu o filme.....

 

acabei de ver o filme' date=' foi divertido, algunas boas cenas de

comédia, certo suspense, amadurecimento dos personagens, mas os

confrontos finais dos filmes de hp são sempre decepcionantes, as mortes

sem graça, sem peso...tanto suspense, pra praticamente nada....

 

Não li os livros, mas ficou parecendo que dumbledore pediu a snape

que o matasse....se for isso mesmo, ao menos explicaria uma morte tão

sem graça....não entendi pq os comensurais não aproveitaram que já

estavam na escola e mataram mais gente, a belatrix só fez quebrar

vidros e destruir a decoração, quanto violência....

 

O filme não me empolgou muito, espero que os próximos melhorem...
[/quote']

 

Na verdade, a morte de Dumbledore tem muito mais segredos do que você imagina. Espere o final da saga e descobrirá.

 

E no livro, houve uma luta muito maior, com os Comensais realmente atacando os alunos. O que o diretor David Yates preferiu omitir devido à grande batalha de Relíquias da Morte, que ocorre também em Hogwarts.

 

matheushsm2009-07-18 23:36:10

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois eh Matheus, conversei com um amigo que leu os livros e ele me disse o mesmo que você, acho uma pena essa escolha do diretor, deveria ter deixado a batalha e investido menos tempo em coisas bobinhas como aquela poção do amor... vamos ver como ficam os outros dois, estou pensando em ler o último livro antes dos filmes chegarem....

Link to comment
Share on other sites

  • Members

[com spoiler do último livro]

Faltou o ingrediente principal do livro: a surpresa, a emoção, a revolta de todos com a traição de Snape. No filme ficou claro que a morte de Dumbledore foi combinada, o que não deveria acontecer. Acredito que houve uma grande falha do roteiro, pois há muitos momentos que ficam imcompreensíveis para quem não sabe da história, como a mão escura de Dumbledore e de onde veio o anel. Vai ser difícil conciliar com as cenas dos próximos filmes e garantir uma verdadeira sequência. 

priazara2009-07-20 07:49:02

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A cena da morte do Dombledore ficou muiro parecida com a do livro, inclusive a ambiguidade com relação ao que o Snape faz e o que o Dumbledore diz. Se você ler a cena com atenção, de preferência a versão original (em Inglês), verá que eles conseguiram fazer uma cena perfeita. Agora a interpretação real do que aconteceu só deve ficar claro no final, se é que fica.

 

Também queria ter visto as batalhas, também senti falta das explicações, mas isso não comprometeu o filme. Tentaram dar um ar diferente e na minha  opinião funcionou. Talvez seja o primeiro filme do HP que a crítica gostou mais do que os fãs :). Mas eu gostei. Só perde do Azkaban, e empata com o 5 e com o 4.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

não escondeu nada não, eu que não li os livros percebi logo...entregou tudo, já falei com várias pessoas que só viram o filme e nada leram, e a grande maioria percebeu o "combinado" entre os dois.

 

Ficou claro na cena antes de dumbledore e hp irem para aquela caverna, quando hp chega e ve snape dizendo que nao concorda com o que dumbledore pede.... quando dumbledore volta e exige a presença de snape, e acontece o que acontece, fica óbvio que esse era o trato. Pq se não fosse esse o trato, Dumbledore seria um grande burro de confiar tanto num cara que nunca passou confiança a ninguém... o filme entregou tudo, e quem leu o livro me garante que no livro foi bem feito e é realmente uma surpresa...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

QUEM NÃO LEU O LIVRO OU VIU O FILME NÃO LEIA O POST, TEM SPOILERS DESAGRADÁVEIS DE SE DESCOBRIR! HAHAHA

 

Li a crítica do Pablo e me impressionou muito as 5 estrelas.

 

Sou muito fã da série de livros e achei o pior dos filmes.

 

Li ali no meio da crítica "clima de horror e tristeza". Pergunto: Onde?

 

Notei sim, um clima de azaração. O ritmo estava péssimo. Voc tem um pico de tensão quando A Toca é atacada por Bella e alguns comensais e depois cai novamente, e por ultimo a cena na caverna, que foi até boa, mas falaram algumas coisas que acredito que deixaria a cena muito mais apavorante. E a morte do Dumbledore, o que foi aquilo??? Entregaram totalmente o lado do Snape na história.

 

E esconder de qual lado o Snape é parte crucial da trama do último livro, quando o Harry entra na Penseira do Snape e descobre toda a verdade sobre o professor.

 

Maria Elena2009-07-20 19:22:13

Link to comment
Share on other sites

  • Members
QUEM NÃO LEU O LIVRO OU VIU O FILME NÃO LEIA O POST' date=' TEM SPOILERS DESAGRADÁVEIS DE SE DESCOBRIR! HAHAHA

Li a crítica do Pablo e me impressionou muito as 5 estrelas.

Sou muito fã da série de livros e achei o pior dos filmes.

Li ali no meio da crítica "clima de horror e tristeza". Pergunto: Onde?

Notei sim, um clima de azaração. O ritmo estava péssimo. Voc tem um pico de tensão quando A Toca é atacada por Bella e alguns comensais e depois cai novamente, e por ultimo a cena na caverna, que foi até boa, mas falaram algumas coisas que acredito que deixaria a cena muito mais apavorante. E a morte do Dumbledore, o que foi aquilo??? Entregaram totalmente o lado do Snape na história.

E esconder de qual lado o Snape é parte crucial da trama do último livro, quando o Harry entra na Penseira do Snape e descobre toda a verdade sobre o professor.
[/quote']

 

 

Não concordo, o filme não é ruim aliás acho o segundo melhor, so perde para o quarto filme.

E quanto ao clima de horror e tristeza, vc não sentiu um frio na espinha quando tom riddle entrava em cena?

A cena da caverna foi perfeita, o que faltou? ficar igual o livro?..adaptações tem que ser feitas, livros e filmes são midias diferentes.

Quanto ao snape não ficou assim tão escancarado, afinal tem que se levar em conta que quem leu o livro sempre vai entender algo mais do que alguem que não viu.
amelie2009-07-22 20:36:39
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Pessoal,

 

A questão da confiança entre Dumbledore e Snape não ficou nem mais nem menos escancarada do que é no livro. Quem discorda, por favor leia novamente, pois esqueceram. A cena em que o Dumbledore confirma que confia no Snape, e a cena em que eles discutem como se o Snape não quisesse fazer algo mas vai ter que fazer, TUDO isso está no livro de forma IGUAL ao que o filme fez. E a cena do "Severus, Please" é idêntica ao do livro, ficou excelente a adaptação.

 

Eu diria até que o filme foi mais discreto. No livro existe ainda a cena em que o Snape fica totalmente revoltado por ser chamado de covarde, fica até mais na cara ainda que existe algo a mais na história.

 

Então se querem criticar que não teve ação ou tensão, fiquem à vontade. Não concordo que isso tenha comprometido o filme, mas sim, este é talvez o filme mais "filme" da série, em que as coisas acontecem no seu tempo, sem exageros ou correria. Mas falar que entregou ou não entregou a participação do Snape é tolice.

 

Abraços.

 

bodao2009-07-23 15:54:48

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Concordo totalmente com o comentário do Bodão, a J.K.Rowlling deixou dúvida relacionada apenas sobre o que estava acontecendo não sobre o carater do Snape. Para mim ela deixou mais que claro principalmente nesse livro que o snape jogava dos dois lados. Nada que o filme tenha entregue.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...