Jump to content
Forum Cinema em Cena

Como Formatar um Roteiro?


Janicex
 Share

Recommended Posts

  • Members

Eu sei que o roteiro possui Ação, Cabeçalho, Personagem, Transição, Plano, Texto e tudo que compõe a formatação do roteiro, mas há aqueles V.O(voice over), O.S(off screen), e quando tento escrever meu roteiro eu não sei como caracterizar certas cenas por causa do estilo escrita. Eu queria saber escrever um roteiro por completo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Em primeiro lugar, vc não vai colocar os planos no roteiro, pois ler um roteiro com a definição dos planos no meio é um saco. Os planos, vc define na hora de decupar o roteiro. No 1º roteiro, tambem chamado de roteiro d leitura, vc não se preocuca com plano.

 

 Quanto a fala em OFF ou não, é bem simples. Off vc não vê o personagem falando, e no Over vc ve. é simples.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Em primeiro lugar' date=' vc não vai colocar os planos no roteiro, pois ler um roteiro com a definição dos planos no meio é um saco. Os planos, vc define na hora de decupar o roteiro. No 1º roteiro, tambem chamado de roteiro d leitura, vc não se preocuca com plano.

 

 Quanto a fala em OFF ou não, é bem simples. Off vc não vê o personagem falando, e no Over vc ve. é simples.
[/quote']

Eu to ligado sobre os V.O. e O.S., mas eu queria um tutorial completo sobre como escrever um roteiro quando eu procuro no google os tutoriais não falam de tudo que eu quero saber.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

 

Em primeiro lugar' date=' vc não vai colocar os planos no roteiro, pois ler um roteiro com a definição dos planos no meio é um saco. Os planos, vc define na hora de decupar o roteiro. No 1º roteiro, tambem chamado de roteiro d leitura, vc não se preocuca com plano.

 

 Quanto a fala em OFF ou não, é bem simples. Off vc não vê o personagem falando, e no Over vc ve. é simples.
[/quote']

Eu to ligado sobre os V.O. e O.S., mas eu queria um tutorial completo sobre como escrever um roteiro quando eu procuro no google os tutoriais não falam de tudo que eu quero saber.

 

Olha nesse link:

http://www.films.com.br/intro.htm

eu acho que é isso que tu procura

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

 

Eu sei que o roteiro possui Ação' date=' Cabeçalho, Personagem, Transição, Plano, Texto e tudo que compõe a formatação do roteiro, mas há aqueles V.O(voice over), O.S(off screen), e quando tento escrever meu roteiro eu não sei como caracterizar certas cenas por causa do estilo escrita. Eu queria saber escrever um roteiro por completo.

[/quote']

Conseguiu fazer, cara?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...
  • Members

Eu sei que o roteiro possui Ação' date=' Cabeçalho, Personagem, Transição, Plano, Texto e tudo que compõe a formatação do roteiro, mas há aqueles V.O(voice over), O.S(off screen), e quando tento escrever meu roteiro eu não sei como caracterizar certas cenas por causa do estilo escrita. Eu queria saber escrever um roteiro por completo.

[/quote']

 

 

 

Eu também entendo que alguns, mas muitos não sabem, porque ao longo de um período de tempo para aprender!

 

____________

 

 

 

Discount Golf

 

 

 

aear lucy2011-08-25 22:35:54

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 2 years later...
  • Members

Olá,

 

Formatação de roteiro sofre  divergência de opiniões entre os prórpios roteiristas.

Mas,em linhas gerais,  há um certo padrão.

 

Acesse esse tutorial no youtube:

Lá tem muita coisa boa passo a passo.

Ou digite: "roteiro de cinema" no youtube.

 

Samuel Q.

 SEO at:  www.woordenclub.com.br

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu faço um curso de CineTV na Escola Gracom. Não sei se vocês já ouviram falar. Acabei de escrever um roteiro de 15 páginas que, na verdade, é um trabalho passado pelo professor. Ele deu umas 6 aulas de como fazer roteiro, desde o literário até o técnico e depois começamos a escrever. Para escrever, usei um programa gratuito excelente chamado Celtx. No próximo mês entraremos em estúdio para filmar. Escrevi o roteiro pelo método Sid Field e consegui terminar tudo certinho. Se alguém quiser o livro do Sid Field, eu tenho ele completo em formato pdf.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...