Jump to content
Forum Cinema em Cena

Notas para filmes. Porque?


Perucatorta
 Share

Recommended Posts

  • Members

Bom, quem conhece meus posts sabe que eu não dou nota para os filmes. Mas eu gostaria de saber e debater com a galera os motivos e efeitos de manter esse processo de avaliação dos filmes.

 

Eu tendo a achar que atribuir notas acaba implicando em diversas injustiças consigo mesmo, até porque considero que o ambiente influencia demais em nossa avaliação de um filme, e podemos gostar hoje de algo que odiaremos depois, resultando em uma avaliação equivocada ou deturpada.

 

O que vocês acham?

 

PS: Vamos tentar manter um nível nas argumentações e por favor, crianças e amebas não postem aqui.

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

 

Gostei do tópico, Kako e posso começar respondendo por mim (mesmo sabendo que crianças e amebas fatalmente aparecerão, hehe).

 

A idéia de dar notas para mim é interessante por vários motivos. Primeiro por causa do meu perfil a qual mescla o emocional (normalmente forte) com uma tendência para as áreas exatas e racionais (matemática e física são ciências absolutamente fascinantes para mim, mas adoro estudos comportamentais também). Essa confusão é tão grande na minha cabeça que me proporciona dúvidas sobre quase tudo que existe no mundo, eu realmente não consigo separar um do outro. 06

 

Daí argumentos ficam difíceis de se expor porque apresentam características dúbias e, portanto, não muito lógicas ou coerentes. Basicamente são três os motivos principais:

 

O cinema é basicamente sensorial para mim, mas gosto de dar notas por organização (característica que se vincula à racionalidade e à facilidade de acesso à informação posterior), estímulo (é simplesmente divertido dar notas para filmes), "conhecimento" próprio para selecionar os próximos diante das muitas ofertas (os filmes organizados e principalmente, ordenados por nota me dão um modesto perfil sobre mim mesmo. É possível estabelecer alguns parâmetros sobre o que me interessa mais, sobre curiosidades e fatores que permanecem implícitos e que nem eu mesmo percebo).

As problemáticas se tornam evidentes a partir daí: como racionalizar o irracional? É possível? Na minha opinião, não é. Mas é possível se aproximar um pouco, considerando variáveis cujos parâmetros são emocionais. Para analisá-las, entretanto, a melhor forma que encontrei foi a de referência. Um dez representa uma série de idéias que podem ser propagadas por outros números abaixo criando uma grotesca escala pessoal muito particular e que, por incrível que pareça, permite a avaliação.

A principal facilitação do sistema que permanece intacta é que ele não é tão sério assim quanto parece, só é divertido e, cada vez mais acho que ele se aproxima do que eu acho sobre os filmes de forma real, com seus pequenos refinamentos a qual o tempo é capaz de conceber.

 

Mr. Scofield2009-07-17 08:41:39

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não sei pq coloco notas. Nunca parei pra pensar nisso... Talvez seja para resumir, em um contexto matemático, aquilo que o filme é pra mim. Mas mesmo essa sistemática não é absoluta. Se gosto de um filme hoje que passo a desgostar amanhã (e vice-versa) a nota muda, naturalmente...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu coloco nota apenas como referencial. Da mesma forma q no jornal pode faze-lo c/ um bonequinho aplaudindo ou c/ tantas estrelinhas como o Pablo faz.. Claro, esse é um criterio pessoal meramente subjetivo q adota quem quer, logico! E como nada é absoluto, um criterio as vezes efêmero.. pois alguns filmes tendem a ser revisados e a tal nota, logico, variar p/ + ou -. Nao vejo nada de errado, equivocado ou deturpado nisso.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não sei pq coloco notas. Nunca parei pra pensar nisso... Talvez seja para resumir' date=' em um contexto matemático, aquilo que o filme é pra mim. Mas mesmo essa sistemática não é absoluta. Se gosto de um filme hoje que passo a desgostar amanhã (e vice-versa) a nota muda, naturalmente... [/quote']

É o meu motivo também.

 

Eu já havia parado pra pensar nisso. Gosto de dar notas pra complementar o comentário com um resumo. Eu tenho a idéia de que os dois juntos (nota e comentário) deixam mais claro o que eu sinto sobre o filme. E eu tenho a preocupação de que o sentimento fique o mais claro possível para as pessoas. O problema é quando eu não tenho certeza sobre qual nota dar, mas é difícil isso acontecer.

 

Se eu mudar de opinião sobre o filme, a nota muda (eu não vejo nisso motivo pra deixar de dar notas), assim como o comentário também muda.

 

Sobre deixar mais claro o que eu  penso do filme, preciso dizer que não sinto necessidade de notas nos posts do PT. Eu acredito que entendo o que ele quer dizer, mas não deixo de ter a necessidade de complementar os meus com uma nota.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que o impacto visual sobre o texto fica um pouco maior também. Quando tu coloca a nota, normalmente isso e o título são a primeira coisa que tu lê, e se for uma nota muito baixa, por um filme que tu gosta, já desperta uma certa curiosidade pra saber os motivos que fizeram o cara desgostar  (e vice versa).

 

Mas também gosto que dêem notas aqueles que escrevem um texto maior, e pessoas qual a opinião me interessa. Nem sempre no momento eu to com saco de ler um texto muito grande, e posso deixar pra depois e acabar esquecendo, daí ficaria sem saber o que o sujeito achou do filme. Com nota, mesmo que de uma forma um pouco superficial, sempre vou ter uma noção geral do que foi aquele filme pra pessoa.
Tensor2009-07-17 10:19:15
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como não me considero um ameba nem criança, vou postar minha opinião.

 

Coloco notas nos filmes, como disseram anteriormente, no intuito de resumir o que eu achei do mesmo. Seria o mesmo de falar que achei o filme: péssimo, ruim, regular, bom ou excelente, só que são substituidos por números. Também por ter dificuldades de transpor em palavras o que senti dos filmes. Já pensei várias vezes em não comentar mais os filmes e somente postar as notas, mas estou teimando ainda em expor minha opinião, quem sabe um dia melhoro.

 

Não vejo obrigatoriedade em fazer isso, se a pessoa consegue passar o que achou do filme, sem a necessidade de expor claramente sua opinião (dando notas) , é um ponto positivo para ele e você, PT, faz isso muito bem.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quem me conhece mesmo sabe que do início até pouco tempo atrás eu nunca tive fé a respeito de notas. Mas recentemente dei o braço a torcer, basicamente porque os textos pro MP! precisavam desses numerozinhos pra serem publicados. Daí passei a adotar as notas mais com o intuito de me acostumar e facilitar o meu trabalho no site. E com o tempo descobri uma boa utilidade pra elas na hora de confeccionar a lista de filmes vistos no ano, principalmente num imenso arquivo de filmes que mantenho em anexo.

 

Enfim, é algo a qual sou tão indiferente que às vezes esqueço.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Em suma, como ja disseram, a nota pode ser a quantificacao do q se achou do filme..como tb um complemento de uma critica qq. Mas acho q a "injustica" q o sapo vê nela é dela nao ser definitiva pelo fato da mesma estar sujeita a revisitacao e, portanto, a mudanca. Ou nao. Mas temos q lembrar q nao somos criticos de cinema e sim meros apreciadores do mesmo. Nao temos necessariamente a obrigacao q um critico tem de dar um aval definitivo sobre esta ou tal obra. Ser simples usuario tb tem suas vantagens e caprichos..06

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Algo que o Gago disse me intriga um pouco. Qual a razão para se manter uma lista de filmes visto no ano? Ou na vida?

 

Novamente, não é uma crítica a quem o faz, é apenas uma tentativa de entender o que leva alguém a fazer.

 

Seria mentira se falasse aqui que nunca tentei dar notas ou criar listas de qualquer tipo. Sim, já tentei muito fazer isso, mas me vi parando simplesmente por não ser todos os dias que estou disposto a preencher este tipo de planilha (o que leva ao esquecimento) ou por rever filmes demais (o que leva a uma flutuação absurda das notas).

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu tive que criar uma planilha para mim, pois não lembrava as notas que eu dava aos filmes (minha memória é péssima) e realmente muitas vezes isso enche o saco. Mas fiz isto não com a finalidade de criar um top e sim, quando revisar um filme, verificar se o mesmo manteve o nível e também ter um histórico dos filmes que assisto.

 

Falando nisso, eu achei legal a ideia, não lembro de quem, em pegar todas as notas que postam no fórum e fazer uma lista delas, na possibilidade de criar uma nota média dos filmes, pena que o projeto não foi pra frente.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

Peruca, esse é o tipo da coisa que, pra mim, funciona de maneira extremamente pessoal, tanto que não a publico em lugar algum. Como um dos meus melhores amigos vive em outro estado e na maior parte do tempo não conseguimos conversar nem por telefone nem pela internet, decidimos adotar o método das listas de filmes vistos para que então, de tempos em tempos, as enviemos ao outro via e-mail. Comentários são sempre bem-vindos, mas servem basicamente para nos mantermos atualizados, trocarmos dicas, achincalharmos o outro, essas coisas.

 

É o meu único motivo. De outro jeito não rola comigo.

 

 

 

Gago2009-07-17 13:54:15

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu sempre dou notas para os filmes porque gosto de classificar o que vejo de acordo um critério objetivo, que vai me permitir lembrar exatamente como me senti quando vi, mesmo que se passem anos e eu não lembre mais nada do filme. Dar notas e catalogar me livra da incômoda sensação de que uma experiência (boa ou ruim) vai ser completamente perdida no tempo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uso como referencial. Não faço comparação entre dois filmes antes de dar nota. Se alguém olhar minha lista no IMDb vai encontrar um monte de 10, 9, 8, o que não significa falta de senso crítico ou de critério. É apenas um patamar para organizar melhor os filmes, de acordo com a qualidade. Simples assim.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Qual a razão para se manter uma lista de filmes visto no ano? Ou na vida?

 

Essa parte eu realmente não entendo. Tem um tópico aí "balanço do mês", que neguinho cita todos os filmes assistidos e, em grande parte, numa numeração cumulativa pro ano !

Eu me considero uma pessoa extremamente sistemática, mas caceta, isso aí é demais ! Parece que o cara acaba de ver o filme, sai correndo pro computador e atualiza a planilha do excel, hehe. Sem querer falar mal, mas a impressão que fica é que tem uma galera que acha que ganha "pontos" com cada filme assistido, como numa corrida pra saber quem é que vê mais filme, quem conhece mais etc. - e toda essa sistemática, mais hora menos hora vai tornar o prazer de assistir um filme num processo burocrático, um pé nas bolas.

 

Quanto às notas, acho que é o que já disseram por aí, só uma forma de pontuar o que você escreveu. Mas confesso que ultimamente o tópico "o que você tem assistido" anda tão ruim que tô até com preguiça de postar por lá...

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pessoal' date=' valeu pelas respostas. Só quero deixar claro que eu não acho errado dar notas para filmes. Apenas não acho que eu conseguiria fazer isso, assim como fazer TOP's é uma desgraça para mim. [/quote']

 

Tinha muita dificuldade com TOP's também... Aí parei de me preocupar sobremaneira com a possibilidade de "injustiça" com alguns filmes e aí os tops começaram a sair.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Algo que o Gago disse me intriga um pouco. Qual a razão para se manter uma lista de filmes visto no ano? Ou na vida?

Novamente' date=' não é uma crítica a quem o faz, é apenas uma tentativa de entender o que leva alguém a fazer.

[/quote']

 

Estatística... e um pouco de exibicionismo também... 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu sempre dou notas para os filmes porque gosto de classificar o que vejo de acordo um critério objetivo' date=' que vai me permitir lembrar exatamente como me senti quando vi, mesmo que se passem anos e eu não lembre mais nada do filme. Dar notas e catalogar me livra da incômoda sensação de que uma experiência (boa ou ruim) vai ser completamente perdida no tempo.

[/quote']

 

Então Fulgora, mas será que uma nota te fará lembrar exatamente como se sentiu? Ou tu vai olhar a mesma nota daqui a 2 anos e vai pensar: "Por que diabos eu dei essa nota mesmo?"

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Manter balanços é apenas um método de organização para os filmes que você vê, para que você não se esqueça dos filmes que viu. Ou mesmo uma forma do pessoal que não posta no "O Que Você..." de expressar sua opinião acerca do que tem visto.

 

Quanto as notas, também um método de organização ou, como muito bem disseram, uma forma de sintetizar sua opinião. Por isso que quando vejo certas merdas ou me encontro sem inspiração, só coloco a nota.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Mas hey, se esquecer dos filmes que viu é foda. Certamente já vi mais que 5000 filmes e posso até não me lembrar exatamente do filme em si, mas certamente lembro se já o vi e o que achei dele naquele momento (se gostei ou não, excluindo-se detalhes, óbvio).

 

Aliás, vou abrir um outro tópico sobre um assunto que me ocorreu agora.

 

Perucatorta2009-07-17 13:45:00

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Então Fulgora' date=' mas será que uma nota te fará lembrar exatamente como se sentiu? Ou tu vai olhar a mesma nota daqui a 2 anos e vai pensar: "Por que diabos eu dei essa nota mesmo?"
[/quote']

 

Mas é assim que funciona mesmo. A nota reflete muito mais a experiência eu-filme naquele momento específico do que uma avaliação distanciada do filme em si, por isso é natural ela mudar depois de uma revisitada.

 

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...