Jump to content
Forum Cinema em Cena

Notas para filmes. Porque?


Perucatorta
 Share

Recommended Posts

  • Members

Mas sejam sinceros, vocês utilizam estas listas para algo (como o válido motivo do Gago) ou simplesmente às fazem por uma mania de organização exacerbada? Em resumo, vocês olham a lista ou apenas às usam para postar em fóruns ou admirar a enorme quantidade de filmes vistos?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Olha acho que quando atribui nota e importante...claro que pra determinadas convenções técnicas, pois mesmo que vc tenha gostado do filme...tecnicamente pode ser um filme ruim. Então eu diria que atribuir nota poderia ser emprego apenas quando vc esta avaliando o filme de acordo com as tecnicas como enredo, atuações , efeitos especiais...efim =)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu faço listas sim, mas pq adoro. Uma fixação parecida com o do cara de Alta Fidelidade. Basicamente tem apenas uma utilidade, que é quando tento montar top de alguma coisa aqui no fórum ou outro lugar, posso dar uma passeada pela lista do excel (ó, schon acertou) e não preciso ficar puxando pela memória pra lembrar de tais filmes. Pra mim é muito útil, já que sou obcecado por tops, não é nada raro andar pelo fórum e achar topicos que eu criei de filmes preferidos ou coisa assim.

 

E claro que, secundariamente, gosto de abrir ela e vez ou outra ficar admiriando o quanto sou fodão por ter visto tantos filmes, apesar desse ano não ter nem 30 escritos. shame on me.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Mas sejam sinceros' date=' vocês utilizam estas listas para algo (como o válido motivo do Gago) ou simplesmente às fazem por uma mania de organização exacerbada? Em resumo, vocês olham a lista ou apenas às usam para postar em fóruns ou admirar a enorme quantidade de filmes vistos? [/quote']

 

Eu faço listas pelo motivo que já citei (não esquecer completamente de um fime, pq tenho péssima memória) e também pela mesma razão do Tensor, gosto de fazer tops e o único jeito de não esquecer de nada é olhando no meu log (que faço no Access). E se fosse pra admirar a quantidade eu nem faria, pq nem vi tantos filmes assim: acabei de fechar 400 e faz uns 7 anos que comecei a anotar.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Passei a dar notas para filmes (meio a contragosto) quando comecei a escrever para o Multiplot!. Hoje mantenho as notas mais para criar um mapa mental do que eu achei bom, ruim ou mais ou menos em termos de cinema.

 

Em outras palavras: uso as notas para dar um toque de padronização para uma avaliação de qualidade que, de outro modo, não teria parâmetros minimamente específicos. E o faço para mim mesmo, já que notas me parecem inúteis para outras pessoas que, decerto, terão escalas distintas de pontos.

 

Sobre os tops, já achei esse negócio uma tremena bobagem. Hoje eu convivo bem com eles, mas continuo não dando muita bola não. Salvo o dos filmes lançados nos cinemas, que me dá um panorama da evolução ou involução do negócio. Conhecer a história do cinema, pra mim, é tão gostoso quando ver filmes.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 
Em outras palavras: uso as notas para dar um toque de padronização para uma avaliação de qualidade que' date=' de outro modo, não teria parâmetros minimamente específicos. E o faço para mim mesmo, já que notas me parecem inúteis para outras pessoas que, decerto, terão escalas distintas de pontos.[/quote']

É por isso que eu uso o esquema simples e conhecido do "ruim, regular, bom, ótimo, excelente". E procuro dar notas que as pessoas possam ligar ao comentário (quando eu comento, pois em tops, coisa que eu raramente faço, não costumo comentar). E não é só pelos outros. Não consigo pensar que o filme é ótimo e achar que ele merece 2/5. Não consigo achar um filme absolutamente maravilhoso e dar uma nota menor do que a máxima, pra economizar a nota máxima.

 

Assim eu acredito que a dupla comentário + nota pode se fazer entender bem (ao menos na maioria das vezes, pois dúvidas sempre podem surgir, e já surgiram).

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Eu comecei a dar notas pra filmes quando conheci o IMDb, lá se vão mais de dez anos. Combinou-se a vontade de avaliar os filmes com a praticidade de ir montando uma lista do que eu via sem precisar ficar anotando nem carregando por aí. Mas acho as notas algo muito pessoal, elas servem como parâmetro pra mim, por isso muito raramente (pra não dizer nunca) as divulgo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 12 years later...
  • Members

Sobre esse assunto, a nota 3/5 é uma das mais enigmáticas, pois pode significar tanto um filme bem bom quanto um filme apenas meia-boca. E o mesmo parece estar acontecendo com o 6/10. Talvez o ideal seria usar 3+/5 e 3-/5 para diferenciar, assim todos saberiam o que a pessoa realmente achou do filme.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...