Jump to content
Forum Cinema em Cena

Filmes distópicos (Dystopian movies)


Fucker
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 

 

 

 

 

 

Eu tenho uma certa preferência por filmes distópicos, que são filmes que são o contrário de uma "utopia", ou seja são filmes que mostram realidades alternadas, algumas são apocalipticas, algumas são futuristas, outras são de outro mundo além de alguns que são sociedades que vivem sobre miséria, corrupção e catástrofes.

 

Mas utopia mesmo seria o "conceito" de uma sociedade totalmente perfeita, sem guerras, sem miséria e sem atrocidades...

 

Gosto de filmes que façam o espectador pensar... e imaginar como seria o mundo se vivessemos daquela maneira. Ou seja diferentes realidades.

 

Primeiramente, deem uma olhada neste artigo da Wikipedia inglesa.

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Dystopian_movies

 

 

 

Bom, tenho mais de 400 filmes (de variados tipos) em minha coleção de DVD's e daqueles filmes distópicos eu tenho.

 

Governmental/social

No caso do Death Race 2000, não o tenho, só tenho o remake com o Jason Statham

 

 

Alguns como

 

Não os tenho em DVD, mas já os assisti na TV.

 

 

 

Agora sobre Star Wars III bom, não precisa nem falar... Eu tenho as duas trilogias em DVD aqui.

 

 

 

Alien controlled dystopias (both governmental and societal)

O Battlefield Earth é aquele filme do John Travolta e Forest Whitaker que foi um tremendo fracasso de bilheteria mas é interessante. Pelo que eu me lembro passou uma única vez na Tela Quente e a Globo nunca mais o passou, apesar que lembro de um Intercine em que ele foi colocado para votação. Na TNT uns meses atrás passou ele.

 

O filme é um tremendo "box office flop" e ele apareceu numa lista de "worst movies made" (piores filmes feitos) mas isto porque os seres humanos normais jamais entenderiam o "conceito" do filme. Somente pessoas que realmente apreciam ficção científica PESADA, ou seja meu caso, entenderiam.

 

Dark City de 1998 pelo contrário é um filme em que estrela Kiefer Sutherland, Rufus Sewell e a deliciosa da "Jennifer Connely", um detalhe interessante é que alguns cenários deste filme foram reaproveitados pelo filme Matrix de 1999, especialmente as primerias cenas nos telhados dos prédios, as primeiras cenas com a outra deliciosa "Carrie Anne-Moss" saltando e fugindo dos agentes.

 

E sobre este tipo de filme, existe um outro chamado "O 13º andar" ou The Thirteenth Floor (1999) com Craig Bierko, Armin Mueller-Stahl, outra delícia chamada "Gretchen Mol", Vincent D'Onofrio e Dennis Haysbert (o presidente David Palmer de 24 horas)

 

Ele também segue os mesmos princípios de Matrix. Mas na realidade é o contrário. Matrix é que saiu roubando idéias dos dois.

 

Corporate based dystopias (nongovernmental)

Sobre os filmes de Alien, bom... obviamente não somente eu tenho a quadrilogia, como tenho os dois "Predators" e é lógico os dois "AVP's"

 

 

Estes também não tenho em DVD. Mas já os assisti com exceção do Rollerball de 1975.

 

 

 

Cyberpunk/techno

Alguns desta lista estão repetidos com os de cima, mas um filme como

"Strange Days" (Estranhos Prazeres) com o Ralph Fiennes, Juliette

Lewis, Angela Basset, Tom Sizemore, Michael Wincott e Vincent D'Onofrio é ao mesmo tempo uma distopia Cyberpunk e também Social/Governamental.

 

 

 

Ele passou recentemente num Intercine na Globo.

 

 

 

Post-apocalyptic

[EDIT] Apesar que na lista somente tem o "28 Weeks Later", logicamente eu tenho o "28 Days Later", (Extermínio), ou seja... o primeiro filme.

 

 

Este abaixo somente assisti na TV, o "Cyborg" com Jean Claude Van

Damme acho que vai ao ar no Corujão na semana que vem. Ele é uma

trilogia (eu já a assisti toda) e detalhe no segundo filme sabem quem

estrela. Angelina Jolie!!!

 

E sobre este eu não o tenho também. Também nunca assisti mas ele é o

filme francês que deu base ao filme "12 Monkeys" com o Bruce Willys, a

Madeleine Stowe e o Brad Pitt.

 

Miscellaneous

 

Com exceção do filme de 2001 que é o único em DVD que tenho o resto eu assisti na TV.

 

Este filme de 1998 é interessante, passou no SBT tempos atrás...  com

Tobey Maguire, Reese Witherspoon, Marley Shelton, William H. Macy, Joan

Allen e Jeff Daniels.

 

 

 

O filme mostra uma realidade em preto e branco, o filme é rodado

inicialmente em p/b com um jeito de cidade do interior norte-americana

da década de 40..50. As pessoas do filme vivem vidas monótonas e

entediantes até que um certo dia descobrem que existem emoções na vida,

logo após aquilo, o filme começa a ter tons coloridos.

 

 

 

As pessoas que persistiam em viver a antiga vida ainda permanecem em

p/b, as outras que descobrem que a vida é bem mais do aquilo passam a

ficar coloridas.

 

Disputed dystopias

 

 

 

Também tenho em DVD, lógico Stanley Kubrick é Stanley Kubrick! 03

 

Sintam livres para discutir sobre isto.. 03

 

Falou!!!16

 

 

 

 

 

Fucker2009-07-17 16:16:19

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

 

Mime (de Benetnasch), agradeço pela resposta...

 

Também sei de "Cavaleiros do Zodíaco". 03

 

Tem um outro filme que lembrei agora e não sei porque os caras que editam a Wikipedia não colocaram

b.gif

Sky Captain and the World of Tomorrow (2004) ou

http://en.wikipedia.org/wiki/Sky_Captain_and_the_World_of_Tomorrow

 

Também tenho ele e tecnicamente falando é uma distopia também, já que é um 1939 alternativo. Ele tem algumas similaridades com os filmes "Brazil" e "Dark City" como alguns dispositivos interessantes.

 

Se vocês olharem bem, até mesmo os filmes de King Kong, tanto o de 1933, o de 1976 e especialmente o de 2005 são de fato distopias.

 

Ninguém de fato esperaria uma sociedade que acreditasse que existem gorillas gigantes vivendo por aí. 06

 

Fucker2009-07-18 00:27:14

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Poxa, mas King Kong é muito mais fantasia do que qualquer outra coisa...Esses outros filmes apresentam um 'choque de realidade', algo praticamente 'pós-moderno', o banho de água-fria que se esperou do progresso da sociedade.

 

King Kong é sobre as possíveis incertezas que povoam o mundo (algo natural), já esses outros filmes são o resultado das ações do homem.

 

 

No mais, tópico interessante, adoro muitos desses filmes listados aí.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...