Jump to content
Forum Cinema em Cena

Comportamento com não-fãs de cinema. Qual o seu?


Perucatorta
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Sei lá, mais uma coisa que acho interessante saber sobre vocês.

 

Antigamente, quando me deparava com alguém que curte cinema de forma menos aguda que eu, tendia a entrar em debates que sempre me deixavam e deixavam a(s) outra(s) pessoa(s) desconfortáveis. Quando alguém me dizia que chorou quando a mina do Patch Adams morrer aquilo me doía a alma e eu tinha que dizer algo, que tentar argumentar, tentar dizer que achava aquilo manipulação barata, etc. E isso deixava a outra pessoa com a impressão de que eu me julgava superior ou diferente por isso, sei lá. Hoje em dia eu tendo a adotar uma postura completamente distante e acho que isso tem funcionado muito melhor. Se alguém fala que morreu de rir com O Pequenino eu simplesmente discordo e encerro o papo. Aliás, praticamente não falo de cinema fora dos fóruns.

 

Hoje em dia tento entender que aquela não é a principal fonte de lazer/cultura/whatever da pessoa e me preservar de desgastes que julgo cmpletamente desnecessários.

 

E vocês, como procedem?

 

Perucatorta2009-07-18 00:06:38

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu simplesmente 'aceito' a opinião da pessoa e encerro o assunto. Não tem como discutir certas coisas, até pq discutir só vai fazer com que a pessoa te julgue como aquela que se acha superior e tal, como você mesmo disse. Mas às vezes eu fico realmente irritada quando vem alguém e me fala que, Pearl Harbor, por exemplo, é um filmaço. Daí eu tapo meus ouvidos e vida que segue... rs

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tb quase não falo sobre filmes fora do fórum e de blogs. Agora, o que sempre achei curioso em relação ao cinema é que tanto os mais "ligados" quanto os "desavisados" acabam ficando lado a lado na hora de "apreciar a arte". E algumas vezes os comentários acabam despertando um certo pedantismo em mim, confesso. Quando eu vi Hancock o cara que tava do meu lado comentou no fim: "Nota (...pausa dramática de avaliação...) 7". E eu me mordi pra não replicar: "Nem aqui nem na China".

 

Outra que me faz me sentir um tanto arrogante é quando eu vou pra uma sessão depois de já ter visto o filme, pra ver a reação das pessoas.

 

Nossa, eu sou pedante mesmo. 06
BrnoSoares2009-07-18 00:24:41
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tenho uma postura semelhante a sua Peruca. Na maioria das vezes eu apenas falo um "não gostei desse, não" e pronto. Ou quando os amigos chamam pra ver "Super Heróis - A liga da injustiça" eu digo que não tô muito afim de ver esse ou sugiro outro no lugar. Na maioria das vezes não adianta discutir mesmo, e nem tentar fazer uma pessoa que tem um background cinematográfico completamente diferente do seu perceber o que vc está querendo dizer. E até mesmo a forma como a pessoa trata o cinema. Uns 10 anos atrás eu assistia qualquer bomba na Sessão da tarde e achava o máximo, e se alguém viesse falar que aquele filme era ruim por ser maniqueísta, clichê, ter roteiro mal desenvolvido, ou qualquer coisa do tipo, eu iria apenas achar que essa pessoa é um chato e continuar gostando do filme, então consigo imaginar o que se passa na cabeça das "outras" pessoas.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Quando mais novo, já fui muito intolerante quanto a isso, não só com cinema, mas (principalmente) com música. Ou seja, praticamente desprezava quem não tinha um determinado nível de bagagem cultural - e acabava que o círculo de amizades fechava-se em torno de pessoas que tinham basicamente os mesmos interesses, coisa que acho perfeitamente normal.

Ainda hoje, confesso que as pessoas mais próximas (num modo geral) são as que consigo travar conversas que me interessem (e obviamente aqui não falo só de cinema, musica ou artes), e acho essa seletividade totalmente normal. Dificilmente conseguiria ser amigo (e aqui digo amigo presente, de falar sempre etc)  ou ter um relacionamento com uma pessoa que nnao tenha identificação.

 

Por outro lado, a idade trouxe mais experiência e obviamente que, em prol de um convívio social, você acaba aprendendo a tirar alguma coisa de bom, seja lá em qual ambiente esteja.

No fim das contas, tem sempre o futebol pra salvar a lavoura 06

 

Schonfelder2009-07-18 00:26:54

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não tento falar sobre cinema com pessoas fora de áreas na internet reservadas ao tema, porque sempre percebi que não havia interesse, e eu não quero ser aquela chata que fica insistindo num assunto que ninguém quer discutir.

 

É raro eu escutar um comentário sobre cinema no mundo real. Quando escuto e percebo que a pessoa não é como eu (como nós aqui no CeC), não demonstro interesse, porque eu não tenho vontade de discutir com alguém assim (é chato para os dois). Eu nem falo coisas complicadas, mas o meu jeito de discutir cinema é demais para a maioria das pessoas.

 

E não tento fazer ninguém gostar de cinema. Por mais que a gente adore alguma coisa, outras pessoas têm outros gostos e não adianta tentar mudar.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Peruca on fire hoje, hein.

 

Eu também já passei pela fase de tentar mostrar pra qualquer um o que penso sobre determinado filme, e com o tempo também aprendi que isso invarialvelmente me deixava parecendo arrogante e chato.

 

E com mais algum tempo aprendi que ninguém tem uma opinião "errada" sobre um filme, afinal cinema não é uma ciência exata, então nem sinto mais necessidade em contra-argumentar. Ouço o que a pessoa tem a dizer e encaro como um ângulo diferente para se olhar a mesma coisa.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não tenho problema algum. Aliás, não faço mais a minima questão de ter cinéfilos no meu grupo de amizade (apesar que tem alguns, mas são principalmente pela pessoa do que gosto pelo cinema). Quando a preferência de um individuo é radicalmente contra a minha, procuro falar de games, futebol, música, etc, ou ficar naquelas piadas mongoloides. mas quando o assunto insiste em vir, e se alguém fala que adorou um filme que eu acho uma bosta, nem me preocupo de dizer o contrário, até minto as vezes dizendo "é é, bacana mesmo", mas meu entusiasmo quase nunca convence, então.. hehe. mas enfim, problema algum, e não "julgo" ninguém por isso. Tensor2009-07-18 00:38:10

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Se eu contar para vocês que prefiro discutir mais sobre POLÍTICA com outras pessoas do que cinema.

 

Cinema é uma coisa muito CULT para ser discutida com pessoas NORMAIS. É necessário um certo grau de inteligência para entender cinema e nem todos a possuem.

 

Aos curiosos: Eu sou de esquerda e sou PTista

Fucker2009-07-18 00:42:19

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Fulgora' date=' mas se não houver contra-argumento, acabam-se as discussões (no bom sentido) e o mundo vai ser dominado por teletubbies. [/quote']

 

Se a pessoa se mostrar aberta a discutir e trocar uma idéia não tem problema, mas de outra forma contra-argumentar pode se confundir com uma imposição de gosto pessoal, e eu com certeza não gostaria de viver num mundo dominado por pessoas que impõem seus gostos sobre o das outras..
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Se eu contar para vocês que prefiro discutir mais sobre POLÍTICA com outras pessoas do que cinema.

 

Cinema é uma coisa muito CULT para ser discutida com pessoas NORMAIS. É necessário um certo grau de inteligência para entender cinema e nem todos a possuem.

 

Aos curiosos: Eu sou de esquerda e sou PTista

 

WTF?

17

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

No mais' date=' eu seria muito infeliz se no meu dia-a-dia não pudesse falar das coisas que gosto/me interesso, que tivesse que reservar isso à internet.

Ô gente, onde vocês moram, porra ? Saiam da toca !

 

[/quote']

 

Acho que discordo um pouco de ti nesse lance Schon. Minha esposa não gosta de cinema, raramente assiste um filme comigo e quando o faz, me limito simplesmente a dizer se gostei ou não do dito, sem nunca entrar em detalhes. Isso poderia ser um impedimento mas não creio que seja. Eu adoro cinema e gasto uma parte considerável da minha vida assistindo filmes e os discutindo em lugares como este fórum. Não vejo necessidade alguma de o incluir no restante do meu tempo. Tenho outros assuntos a tratar com ela, com meus amigos, com a minha família, etc (e não estou dizendo que você não tenha).

 

Aliás, minha esposa provavelmente acha que casou com um retardado, pois vivo bradando interjeições estapafúrdias quando gosto ou desgosto de determinada cena/filme.

 

 

Perucatorta2009-07-18 00:52:53

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Assim como Belle, todos que eu conheço são diferentes de mim e por isso as conversas sobre cinema não acontecem. Mesmo que sejam filmes comerciais, porque ninguém que eu conheço parece querer falar sobre cinema ou mesmo assistir filmes (sempre foi assim). Eu tive uma colega que queria, mas ela tentou me arrastar até o cinema pra assistir Xuxa alguma coisa.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu não tenho problema algum. Aliás' date=' não faço mais a minima questão de ter cinéfilos no meu grupo de amizade (apesar que tem alguns, mas são principalmente pela pessoa do que gosto pelo cinema). Quando a preferência de um individuo é radicalmente contra a minha, procuro falar de games, futebol, música, etc, ou ficar naquelas piadas mongoloides. mas quando o assunto insiste em vir, e se alguém fala que adorou um filme que eu acho uma bosta, nem me preocupo de dizer o contrário, até minto as vezes dizendo "é é, bacana mesmo", mas meu entusiasmo quase nunca convence, então.. hehe. mas enfim, problema algum, e não "julgo" ninguém por isso. [/quote']

Eu compartilho a mesma opinião do Tensor. Além do mais acho ridiculo e de muito pouca educação dizer q um filme q alguem adorou ou detestou é bom ou ruim só pq eu achei bom ou ruim. Pra mim quem faz isso não é cinéfilo, é arrogante!

 

Concordo ou discordo da pessoa em questão mas cada um na sua, com respeito!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Se a pessoa se mostrar aberta a discutir e trocar uma idéia não tem problema' date=' mas de outra forma contra-argumentar pode se confundir com uma imposição de gosto pessoal, e eu com certeza não gostaria de viver num mundo dominado por pessoas que impõem seus gostos sobre o das outras..
[/quote']

 

 

 

Somos dois.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ser pernóstico ou não é algo com o qual nunca me preocupo muito, mas, de todo modo, aprendi com o tempo uma postura que, pra mim, é perfeita: digo objetivamente o que achei do filme e, ao mesmo tempo, ouço a opinião alheia. Se concordarmos, esboço uma conversa um pouco mais aprofundada nos méritos (ou deméritos, dependendo do caso) do filme. Caso contrário, enfatizo de maneira bem polida que penso o contrário e pronto. Sem stress.

 

Mas quando o papo acontece com meus melhores amigos, sempre surgem debates mais elaborados (no sentido mais informal possível; nada de argumentos tecnicamente sofisticados ou pseudo-intelectuais). É gostoso, geralmente ocorrem em mesas de bar, num clima bem amistoso. Não é raro discordarmos severamente do outro, mas o clima nunca chegou perto de ficar tenso. Muito bom.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Eu faço a política da boa vizinhança, se um cara no trabalho chega falando.."nossa, Transformers é animal...Terminator é foda" apenas respondo, "é, tem bons efeitos e tal" e encerro por aí, seu eu gosto, já deito o cabelo, "este filme é bom pra caramba e etc... Felizemente tenho amigos que gostam de filmes, então discuto, indico,. recebo indicações sobre..mas tb tenho amigo que só gosta de filme europeu e detesta block busters e amigos que só gostam de blockbusters e detestam filmes ditos "cabeças" ...

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu tb procuro fazer a politica de boa vizinhança, mantendo certa distancia em argumentacao (restrita apenas aqui) de modo a nao ser taxado de pseudo ou metido a intelectual, afinal, a percepcao de tds nao é a mesma. Dose é ter de aturar alguem afirmar c/ sincero entusiasmo q Transformers 2 é fodastico, o Van Damme é sensacional, ou reclamar do marasmo pedante de um filme q por ventura eu tenha indicado e q considerei fantastico.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aliás, outro motivo importante que faz eu não me preocupar em discutir cinema pessoalmente: eu sou muito ruim nisso. aqui no fórum é um lugar perfeito pra mim, pq na medida que eu estou escrevendo, eu tenho o tempo pra refletir, puxar o filme na memória, até conhecer ele melhor, eu tenho o tempo que preciso. Quando existe uma discussão cara a cara, onde tudo é dito imediatamente, eu me perco um pouco, não consigo lembrar com a fluencia necessária os pontos que fazem eu gostar ou desgostar, daí torna a discussão até meio superficial por minha parte. é uma incapacidade minha, mas nem me importo com isso.

 

 

por isso que quando "discuto" cinema com amigos, me limito naquelas coisas "bah meu, é muito foda... aquela parte tal, sabe? putz é foda demais" hahah

Tensor2009-07-18 11:17:50

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...