Jump to content
Forum Cinema em Cena

500 Dias com Ela (500 Days of Summer)


MacGruber
 Share

Recommended Posts

  • Members

O filme narra a estória de um relacionamento marcado pelo confronto entre a visão moderna dos romances e a velha idealização do amor. É interessante, mas o problema é que eu não vejo nada de maravilhoso ou especial por trás disso tudo. A sensação que eu tive é que o diretor (ou o roteirista, vai saber) percebeu que não tinha um texto dramaturgicamente rico nas mãos, e então resolveu maquiar a falta de profundidade do material com, por exemplo, os vaivéns temporais que seguem a lógica de um ioiô - eles apenas contrastam a felicidade/tristeza de Tom em momentos distintos. Dá espaço prumas risadas e só. E boa parte do todo é mais ou menos calcado nisso, equilibrando o relacionamento com referências à cultura pop (Smiths, Beatles, Belle Sebastian, Nintendo Wii etc.). O resultado é um filme moderninho, bonitinho e constantemente engraçadinho, mas que não me pareceu ter nada de mais.

Gago2009-10-02 15:12:31

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 163
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Já eu adorei! O que pega mesmo é a nossa identificação com o Gordon-Levitt (que tá muito, muito bem aqui). É isso que te faz vibrar naquele número musical à la Enchanted ou odiar aquele spleet screen...

 

E Deschanel, quem diria, tá bem...

 

Tem ritmo típico de diretor de outra mídia mesmo, mas aqui isso é benéfico (além da edição, que atua bastante aqui). O filme passa voando, leve como uma brisa.

 

SPOILERS

 

Eu sabia que no final eles não iam acabar juntos, já que na sessão do Odeon, o diretor disse que era sobre "a vida que esperamos colidindo com a vida real". Mas isso não me impediu de odiar aqueles 10 minutos finais (não por serem ruins, mas porque eles não iam ficar juntos). Última vez que senti isso foi ano passado, vendo As Pontes de Madison.

 

Mas aquele final compensa. Dessas piadinhas finais bobinhas, mas que é quase um alívio ao espectador, de tão bem colocadas que são. Sai voando de lá, com um sorriso que me deixou parecendo um panaca.

 

E Autumm >> Summer. hehe
Link to comment
Share on other sites

  • Members

SPOILERS!!

Eu tb adorei o filme e não cansou em momento algum. E tb não curti no fim eles não terem ficado juntos. Quando chegou no casamento que eles foram, pensei que ali iam reatar, e ela convidando ele pro ap dá a entender isso, mas no fim, nada. E a cena que ele vai subindo pra festa no ap, gostei daquele perspectiva-realidade06

A forma com ela terminou com ele foi meio cruel, frio demais, assim do nada, puft, quase bipolar, como as piadinhas que mostram no começo ela fazendo naquela loja, e depois quando ele repete a piadinha ela faz uma cara do tipo:"pq eu aguento esse cara ainda".

Só o titulo, na verdade os 500 dias nao foram com ela e sim o tempo que ele fitou os olhos e gostou dela ate o dia que as esperanças dele foram enterradas, acho.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Caca, não foi do nada que ela terminou...aff! 

se lembra do que a menina (a expert, guru do amor) disse algo como: "tu tá se lembrando apenas dos bons momentos, volte no tempo e reveja como relamente foi"

É isso, ele ignorou os sinais.

 

Sobre não ficarem juntos achei óbvio.  Tá no título : "500 dias com ela" , isso já implica uma duração, né?
MariaShy2009-10-12 10:48:33
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Summer só quer curtir. Tom está apaixonado.

Dizem que o amor é cego, isso explica que  se viva  momentos idílicos

jurando que  o outro está sentindo tudo igual, na mesma intensidade.

Ignora-se sinais  de que o lance já não é tão bom p/ os dois.

E quem disse que se pode ditar regras p/ o sentir  ou  quem disse que a pessoa tem que te amar na mesma proporção e timing  seu?

 

By the way,  achei a premissa genial.

Fala da desincronização do amor. E as coisas são mesmo assim.

Sempre um deixa de gostar antes do outro e rompimento nunca é de repente, os sinais estiveram lá o tempo todo, tu é que se recusou a ver.

 

Nesse ponto discordo de Gago sobre modernismo.

Tanto é que Summer se apaixonou e se casou rapidinho, justo ela que apregoava não curtir compromisso por causa da "pressão".
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Spoilers

Ah, os sinais, vários sinais, como esses dela demonstrar total indiferença nele falando na loja estavam la, mas deu a noticia direta la no cafe. E ainda disse: "vamos comer, depois a gente continua", como se nao fizesse a menor diferença, estivesse nem aí06

 

Isso dela se apaixonar rapidinho, é o que ele diz pra ela na mesa no karaoke, quando ela se apaixonasse ela iria sentir, saber o que era.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sobre não ficarem juntos achei óbvio.  Tá no título : "500 dias com ela" ' date=' isso já implica uma duração, né?
[/quote']

 

Então Shy, eu também achei isso óbvio, mas não me impediu de odiar algumas partes (não por serem ruins - são excelentes -, mas porque fica claro que eles não iam ficar juntos). Nesse sentido, eu odeio o spleet screen, odeio a cena do trem, odeio a cena do casamento, odeio aqueles 10 minutos finais e odeio a Summer (que é uma graça, mas não ficou com o Tom!). E tudo isso por causa do meu envolvimento com o protagonista (se o Gordon-Levitt não for indicado ao Golden Globe será uma baita putaria).

 

Anyway, desses indiezinhos lançados atualmente, poucos conseguem superar este. Ô filminho encantador! 01
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

By the way, ela lhe deu momentos de felicidade plena, não sei pq ele agia como se ela lhe devesse algo, após o rompimento... afff!
[/quote']

 

Não acho que ele ficou com esse sentimento de "ela me deve", acho que ele ficou com raiva, chateado, pq ela diz que queria nada serio, era só curtição e pouco depois ta la noiva de outro, é quase incoerente (quase pq nao sabemos o que o coração vai querer maanha).

É mais um misto de raiva (tanto que, tudo que ele descreve que ama antes, como a pinta de coração dela, ela molhar os labios, o sorriso, etc, depois vira tudo "eu odeio"06) e decepção pq esses momentos de felicidade plena ao lado dela ele viu que estava se perdendo, nao teria mais.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Homens rancorosos... afff! 13

 

É dificil romper! Por isso que ela demorou p/ contar a ele

...tá, ela foi um pouquinho covarde! giggle.gif

By the way,  tem gente que rompe por telefone ou espera que o outro perceba. Talvez Summer esperasse que Tom percebesse  e ela não precisasse fazer o "serviço sujo".

 

É tão ruim tu dizer que surgiu outra pessoa, soa como traíção... aff!

E não é, pq enqto durou Tom foi amado tb.

 

E embora vc tenham ficado com raivinha, achei lindo Summer se apaixonar tão rapido.

Sinal de que ninguém está imune ao amor (oh ! 08)

 
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

 

O filme narra a estória de um relacionamento marcado pelo confronto entre a visão moderna dos romances e a velha idealização do amor. É interessante' date=' mas o problema é que eu não vejo nada de maravilhoso ou especial por trás disso tudo. A sensação que eu tive é que o diretor (ou o roteirista, vai saber) percebeu que não tinha um texto dramaturgicamente rico nas mãos, e então resolveu maquiar a falta de profundidade do material com, por exemplo, os vaivéns temporais que seguem a lógica de um ioiô - eles apenas contrastam a felicidade/tristeza de Tom em momentos distintos. Dá espaço prumas risadas e só. E boa parte do todo é mais ou menos calcado nisso, equilibrando o relacionamento com referências à cultura pop (Smiths, Beatles, Belle Sebastian, Nintendo Wii etc.). O resultado é um filme moderninho, bonitinho e constantemente engraçadinho, mas que não me pareceu ter nada de mais.

[/quote']

 

o negrito me lembra muito Juno e seus "parentes". medo.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O filme narra a estória de um relacionamento marcado pelo confronto entre a visão moderna dos romances e a velha idealização do amor. É interessante' date=' mas o problema é que eu não vejo nada de maravilhoso ou especial por trás disso tudo. A sensação que eu tive é que o diretor (ou o roteirista, vai saber) percebeu que não tinha um texto dramaturgicamente rico nas mãos, e então resolveu maquiar a falta de profundidade do material com, por exemplo, os vaivéns temporais que seguem a lógica de um ioiô - eles apenas contrastam a felicidade/tristeza de Tom em momentos distintos. Dá espaço prumas risadas e só. E boa parte do todo é mais ou menos calcado nisso, equilibrando o relacionamento com referências à cultura pop (Smiths, Beatles, Belle Sebastian, Nintendo Wii etc.). O resultado é um filme moderninho, bonitinho e constantemente engraçadinho, mas que não me pareceu ter nada de mais.

[/quote']

 

o negrito me lembra muito Juno e seus "parentes". medo.

 

 

 

2.

 

Parece ser mais um filme cheio de "referências pop" tentando parecer cool.  Talvez até assista, mas com ressalvas...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

aham, eu vivo procurando filmes profundos, tipo Crank, TDK, De Palmas, etc. atóooro. 06

-

Nacka, eu fico com pé atrás com esses filmezinhos indies, não que não possa gostar (Adventureland que o diga, baita filmaço), é questão de gosto mesmo. a sensação que tenho na maioria deles é que usar de referências pop são suas muletas e não passam disso. ao contrário do já citado filme do Mottola que transcende isso e se torna um filme lindo e evocativo pra caralho.

 

mas enfim, tô baixando esse. vamos ver.

 

batgody2009-11-08 00:25:21

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Bom, eu gostei mto do filme e nem consigo comparar a Juno (sim, os dois são indies, mas na minha visão, param aí as igualdades). É uma ótima comédia romântica moderna que subverte as ideias que se tem ao longo da trama. E perfeito nesta sua realização. Contado em forma não linear, com uma ótima química entre os atores e com uma trilha fodona que integra-se completamente ao filme. Tive a mesma sensação vendo este filme do que quando descobri as pérolas Alta Fidelidade e Garden State. E diga-se de passagem, Joseph Gordon-Levitt está provando cada vez mais ser um ator que merece atenção e respeito....grande ator o rapaz. E, Zooey, tão criticada em outros filmes, neste está perfeita no papel. Só a sua cena cantando Smiths no elevador, já deixa a todos apaixonados por sua personagem.

 

Resumindo...mais uma pérola deste ano, filme a ser lembrado no Oscar. 16 

Rob Gordon2009-11-08 02:02:27

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...