Jump to content
Forum Cinema em Cena

Distrito 9


Nostromo
 Share

Recommended Posts

  • Members

Pesquisei e não achei nenhum tópico sobre District 9 ainda. E estamos quase na data de estréia.

 

Dirigido por Neill Blomkamp e produzido por Peter Jackson.

 

 

Sinopse: Thirty years ago, aliens made first contact with Earth. Humans waited for the hostile attack, or the giant advances in technology. Neither came. Instead, the aliens were refugees, the last survivors of their home world. The creatures were set up in a makeshift home in South Africas District 9 as the worlds nations argued over what to do with them. Now, patience over the alien situation has run out. Control over the aliens has been contracted out to Multi-National United, a private company uninterested in the aliens welfare they will receive tremendous profits if they can make the aliens awesome weaponry work. So far, they have failed; activation of the weaponry requires alien DNA. The tension between the aliens and the humans comes to a head when an MNU field operative, Wikus van der Merwe, contracts a mysterious virus that begins changing his DNA. Wikus quickly becomes the most hunted man in the world, as well as the most valuable he is the key to unlocking the secrets of alien technology. Ostracized and friendless, there is only one place left for him to hide: District 9.

 

Site oficial: District 9 - Official Site

 

Trailer no YouTube: YouTube - District 9 - Official Trailer

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Replies 259
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Esse filme está bombando entre os internautas:

 

3,111 IMDb users have given a weighted average vote of 9.0 / 10

Demographic breakdowns are shown below.

Votes  Percentage  Rating
1,683 neutral.gif 54.1% 10
680 neutral.gif 21.9% 9
390 neutral.gif 12.5% 8
161 neutral.gif 5.2% 7
49 neutral.gif 1.6% 6
39 neutral.gif 1.3% 5
12 neutral.gif 0.4% 4
14 neutral.gif 0.5% 3
16 neutral.gif 0.5% 2
67 neutral.gif 2.2% 1

Arithmetic mean = 9.0.  Median = 10

 

Ranked #78 in the top 250

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

14/08/2009

Corram todos para o Distrito Nove!

_12499748677621.jpg

 

Imagine (se conseguir...) uma mistura de Cidade de Deus com A Mosca (de Cronenberg). Junte uma pitada (bem pequena) de Contatos Imediatos do Terceiro Grau e um eco de Inimigo Meu (Wolfgang Petersen, 1985), uma gema de sci-fi injustamente subestimada. Nem com todas essas manobras você vai conseguir ter uma noção exata da maravilha que é Distrito Nove, mais um filme injetando saúde e inteligência numa gênero que parecia ter sido sequestrado por seres descerebrados com muito dinheiro.

Feito por uma ninharia (em termos de cinema internacional:30 milhões de dólares) com um elenco de desconhecidos e um jovem (28 anos) diretor estreante, Distrito Nove é tudo aquilo que o melhor sci fi pode e deve ser:o uso da imaginação para que possamos refletir sem medo (e até nos divertindo...) sobre os temas mais espinhosos não do futuro, mas do presente. No caso, nossa arrogância como espécie, os traços mais sinistros do que significa "ser humano" e a impecável lógica que parece nos possuir cada vez que precisamos justificar racismo, intolerância e genocídio.

No mundo de Distrito Nove, uma nave espacial apareceu nos céus sobre Joanesburgo, na África do Sul, 20 anos atrás, criando não um momento épico ("não se ouviu nenhuma música inspiradora ao fundo", diz uma personagem) mas uma crise maciça de refugiados. Em hiper compactos 112 minutos que voam na tela, a crise atinge seu ponto de eclosão numa paisagem poluída e desolada que lembra assustadoramente a fronteira favela/condomínio da Barra da Tijuca carioca. Quase toda a ação se passa numa comunidade meio CDD, meio Slumdog Millionaire, onde gangues nigerianas negociam com alienígenas, crianças de todas as espécies catam lixo para comer e as autoridades estão constantemente controlando as vielas com caveirões e armamentos pesados. Até que as fronteiras, tão ciosamente mantidas - e o fato de ser um filme sul-africano traz novas camadas de significado ao Distrito - explodem, literalmente, na pessoa de um zeloso burocrata ( o ator-produtor Sharlto Copley, impressionante).

sharlton.jpg

Copley,loving the alien: olho nele!

 

Mais não digo. Só vendo. E como é bom ver! Aguardo muitas coisas boas de Neill Blomkamp, o jovem realizador que veio de comerciais e efeitos especiais e embarcou no curta que deu origem a este filme quando outro projeto, a caríssima adaptação tela-grande do videogame Halo, foi por água abaixo. Essa é a saída na crise: inteligência, sempre. (Distrito Nove está na capa da Entertainment Weekly desta semana e estréia dia 30 de outubro no Brasil)

E, depois de Moon, que boa safra sci fi!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas a questão é que há uns seis meses atrás ninguém apostaria 1 centavo neste filme...e tirando o Jackson, nada mais no filme é conhecido...e claro que pode decepcionar pela expectativa que está criando agora em mtas pessoas. Mas isso vai mto de encontro ao pessoal...um pode se decepcionar, outro não, outro se surpreende positivamente, enfim...

Mas sim, ao lado de (500) Days Of Summer tb é o filme que mais aguardo ansiosamente no momento.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

 

Filmaço! Um dos grandes filmes do ano. Imaginem uma mistura bizarra de Cidade de Deus, Tropa de Elite, Independence Day, Homens de Preto e Tropas Estelares...some-se aí efeitos especiais fantásticos, personagens fodões, visual espetacular, inteligência e Peter Jackson. Está feito um dos melhores filmes do ano e A GRANDE SURPRESA até aqui.

 

Como dito acima, é impressionante imaginar que este filme custou apenas 30 milhões e teve resultados excelentes na tela eqto outros gastam 100, 200, 300 milhões e pouco se vê de onde foi usada a grana (vide Wolverine, G.I. Joe e outros lixos).

 

Imperdível. 16

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Filmaço! Um dos grandes filmes do ano. Imaginem uma mistura bizarra de Cidade de Deus' date=' Tropa de Elite, Independence Day, Homens de Preto e Tropas Estelares...some-se aí efeitos especiais fantásticos, personagens fodões, visual espetacular, inteligência e Peter Jackson. Está feito um dos melhores filmes do ano e A GRANDE SURPRESA até aqui.

Como dito acima, é impressionante imaginar que este filme custou apenas 30 milhões e teve resultados excelentes na tela eqto outros gastam 100, 200, 300 milhões e pouco se vê de onde foi usada a grana (vide Wolverine, G.I. Joe e outros lixos).

Imperdível. 16
[/quote']

 

Concordo! Filmaço mesmo! 16Filmes de terror e de ficcao cientifica sempre foram poderosos veiculos pra transmitir, sob forma rebuscada de parabolas ou simples metaforas, os anseios e temores q afligem o ser humano, como tb espelhar tanto uma epoca ou momento social. E Distrito 9 é um ótimo exemplar de ficcao cientifica q não foge a regra! Aparentemente mix de Indepence Day, Missao Alien e A Mosca, o filme tb tem o dedo de Peter Jackson, o q já por si já lhe garante qualidade sobre seus genéricos. O plot parte do pressuposto q à Terra chegaram milhoes de “Et´s refugiados” e nosso planeta gentilmente os acolheu, onde uma tal de MNU toma esta lideranca. Detalhe: a nave-mãe aportou na Africa e não nos States. Contudo, logo surgem problemas sociais inerentes a qq assentamento mal-planejado (o tal Distrito 9), como excesso populacional, racismo, trafico e violencia. Daí não se vê opcao senao transferir os agora “Et´s favelados” p/ Distrito 10, um pouco melhor q o anterior. E bem longe da urbe, diga-se de passagem. O gde trunfo do filme é se valer do tom documental pra narrar este processo de transferência e seus desdobramentos, garantindo-lhe total credibilidade. Não sobram petardos à inepsia da ONU, à política militar intervecionista dos States, ao controle da mídia, à falta de escrúpulos da corrida armamentista, etc. Recheado de critica social e c/ um final surpreendente dando brecha p/ uma continuacão, o filme de Neil Blomkamp não escapa de furos. Mas no geral o saldo é positivo, pois nos faz olhar pros “Distritos 9” à nossa volta e constatar q os problemas do subdesenvolvimento são terráqueos mesmo. E q não é preciso vir de tao longe pra sacar q o ser humano colhe aquilo q planta.

 

Este filmao deixa T4 14 no chinelo...
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...