Jump to content
Forum Cinema em Cena

Distrito 9


Nostromo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 259
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • 2 weeks later...
  • 4 weeks later...
  • Members

Poucas vezes me ponho para assistir a um filme do qual a sinopse não faço eu a mínima idéia.

Eis que resolvo assisti a Distrito 9 e...

 

É uma ficção interessante. Na verdade, é bastante boa.

 

Não vou comentar as alegorias (andei lendo agora a crítica do Pablo e o comentário de algumas pessoas por aqui, então seria repetitiva)...

 

O que eu achei mais bacana... é que o protagonista começa o filme no maior jeitão coadjuvante de mierda que não sabe atuar, morto dentro das calças... e de repente o personagem começa a se desenvolver e vai crescendo, até que chega num ponto muito bom.

 

Acho que está sendo feito um bom trabalho nesse filme. "Esta sendo feito" por logicamente haverão continuações, que provavelmente já foram pensadas como um todo.

 

É o nascimento de uma série de ficção que ainda vai atrair muitos fãs, porque, independentemente de possíveis expectativas frustradas, é um bom filme, com uma boa história e boa técnica.

 

Vamos ver o que o tempo fará com esse material.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • Members

Vi só ontem, em DVD. E gostei do filme! Infelizmente, mais uma vez, não achei tudo isso que estão falando.

 

 

 

O clima documental do início é bastante intrigante, de longe a parte mais legal do filme. Mas creio que um filme inteiro naquele formato seria muito cansativo, então a história dá uma guinada, e volta à forma mais tradicional de narrativa. O problema aqui não é a mudança de tom, mas sim que o início sugere que o restante do filme será muito mais politizado, complexo e até mais grandioso... porém, talvez por limitações orçamentárias (ou não), o filme acaba encolhendo, tornando-se pequeno ao acompanhar a luta do personagem central para sobreviver. Em resumo, aquele começo interessante acaba funcionando menos como metáfora, e mais como ambientação. Nada de errado com isso, mas uma vez que o início é tão instigante, o restante (que segue a cartilha básica de filmes de ação) acaba ficando mais fraco na comparação.

 

 

 

Mas só na comparação, já que a atuação de Wikus é bastante competente, e as cenas de ação e suspense também são ótimas. Assim como em Avatar, mais uma vez temos uma figura militar bem caricata, fazendo às vezes de "braço forte do sistema". De interessante, temos a revelação de que a Multinacional estava interessada no armamento alienígena, que não podia ser controlado por humanos (conceito antigo, mas que funciona muito bem aqui). De fato, não há nada realmente novo em Distrito 9, mas a execução é satisfatória.

 

 

 

O que me incomodou foi o detalhe um tanto nonsense do tal combustível ter alterado o DNA do personagem central. Quero dizer, era um combustível, não compreendo como um combustível faria algo assim... Ah não ser que a tal "gasolina" fosse baseada no próprio DNA dos camarões, o que teria implicâncias bastante perturbadoras sobre a política de combustivel deles... mas enfim, isso também não compromete.

 

 

 

Os efeitos especiais são um show à parte, ainda mais se considerarmos que boa parte deles foi realizada por uma empresa desconhecida, a Image Engine, de Vancouver (a Weta cuidou de apenas uma parte dos efeitos). Os efeitos são extremamente realistas, casados com as cenas reais de maneira primorosa. Digo mais: se não fosse a inquestionável superioridade técnica de Avatar, Distrito 9 teria, de longe, os melhores efeitos visuais do ano passado. Mas fica com um honroso segundo lugar.

 

 

 

Li alguns comentários por aqui, e percebi que o desfecho do "alienígena com a flor" incomodou muita gente. Entendo a opinião daqueles que acham que ficaria mais legal não mostrar aquilo, que só a cena da esposa com a flor já seria o bastante para mostrar que ele estava vivo; porém, mostraria apenas isso mesmo, que estava vivo, e não o nível de sua transformação (um empresário já tinha dito que isso aconteceria, mas ninguém leva muita fé). Para algumas pessoas com quem conversei, o desfecho teve o peso de um filme de horror, com o pobre personagem sozinho e transformado em um daqueles alienígenas horrendos (pena que não consegui sentir o mesmo, mas enfim). Alguém reclamou que o final ficou muito "mastigadinho", mas pra mim, questões muito mais interessante já tinham ficado em aberto (Christopher vai voltar? E vai voltar com que intenção?), então deixar ná dúvida sobre o destino de Wikus talvez ficasse excessivo. Enfim, teria ficado legal sem a cena final, mas do jeito que ficou, não fez qualquer diferença para mim.

 

 

 

Resumindo, Distrito 9 é um filme de ficção competente, mas cujo começo promete uma coisa, mas o filme entrega outra. Isso é um tanto frustrante, porém o desenvolvimento é competente e tenso, mantendo um alto nível. Há uma ou outra falha menor no decorrer da história (algumas cenas da interação entre Wikis e Christopher me pareceram um tanto embaraçosos), mas não chegam a destruir a experiência.

 

 

 

Nota 8/10

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Áudio-comentário da Isabela Boscov... apesar de algumas menções femininas, concordo com relação à alegoria/metáfora...

 

 
[/quote']

 

pois é, fui ver a critica da bostovic e concordo com ela perfeitamente!

 

é uma mensagem clara e o ponto forte é justamente fazer o espectador  para os aliens como olhamos para os indivíduos e seres que julgamos ser criaturas e desse olhar emergir a surpresa de eles não são criaturas.

 

Ele usou justamente a imagem de bestialismo que a cultura tem para destruir essa imagem.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 10 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...