Jump to content
Forum Cinema em Cena

Vocês assistem extras? Por quê?


Perucatorta
 Share

Recommended Posts

  • Members

Entendo que muitas pessoas compram DVD´s/BD´s levando em conta também os extras que estes possuem. Para mim estas coisas são absolutamente dispensáveis, já que sequer me importo com o que os envolvidos no filme quiseram passar com ele ou como fizeram isso. Para mim o que vale é o que EU "peguei" do mesmo. E para vocês?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Se tratando de filmes, pra mim também é inútil. Gosto dos "extras" ou "manking off"de shows. Tipo, entrevistas dos musicos e tals. Usando um exemplo, sou fã dos Engenheiros do Hawaii e adoro os extras do seus DVD's. Adoro as entrevistas do Humberto. Acho ele um cara muito inteligente, mas sei que muitos o consideram um idiota 06.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu adoro extras, simplesmente porque amo o processo de fazer filmes. Acho fascinante tentar compreender como essas mentes trabalharam para chegar ao resultado final... a mágica. Os problemas, as idéias descartadas... o que poderia ser e o que se tornou. E mesmo que não concorde... que o filme tenha me passado um efeito completamente diferente, acho sempre interessante ver o que o realizador pensa. Se você não for sugestionável... é um "open mind" do caramba...

 

PS: É claro que falo de bons extras. Não aquelas merdas promocionais: "O diretor Fulano é tããããããão genial..."
Lucas2009-07-29 21:41:28
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu também nunca vejo extras, por motivos parecidos com os do PT. Até acho que eles às vezes podem interferir de forma indesejada na visão que tive do filme, tipo uma cena que "li" de um jeito e depois vejo o diretor ou alguém comentar que a mesma cena foi pensada de outra forma ou nem foi pensada de jeito nenhum.

 

Acho que os únicos extras que eu vejo quando encontro são erros de gravaçao, talvz porque o meu senso de humor é igual ao de um criança de 7 anos...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Recentemente eu assisti os extras de A Fantástica Fábrica de Chocolate, e tem um vídeo que eu achei interessante, sobre como foi filmar o Oompa Loompa, copiá-lo várias vezes e lidar com a complexidade dos números musicais. Nos comentários, o diretor fala sobre essas coisas e sobre o que ele queria transmitir. No segundo caso, meu interesse não é que ele me diga o que eu devo sentir ao assistir o filme. E o que eu quero mesmo saber é de onde saiu a inspiração pra determinado cenário, como foi difícil fazer uma cena de ação acontecer, quais problemas surgiram durante das filmagens... Eu fico curiosa pra saber sobre o processo de criação do filme.

 

Fico muito feliz com os extras dos filmes de animação, que me permitiram visualizar a produção das animações, o que enriqueceu minha visão sobre elas. A gente pode apenas se divertir e se emocionar com elas, mas eu gosto de ir além.

 

Prefiro extras de filmes de ação, ficção científica, aventura, animação. Mas também posso assistir extras de outros tipos de filmes.

 

Adoro ver o diretor trabalhando. É lindo demais.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Minduim' date=' não entendi. Conteúdo é muito relativo. Para mim o conteúdo de um filme é o filme e a melhor apresentação é a do filme. [/quote']

 

Ah, quando eu falo em apresentação nesse post me refiro também a embalagem ! Quanto ao conteúdo, além do principal que é o filme, eu gosto dos extras, documentários, etc......

 

Por exemplo o filme ...E o Vento Levou, na edição de 4 discos tem um documentário muito interessante sobre a Guerra Civíl Americana, entre outras coisas muito legais !
Minduim2009-07-29 22:28:45
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Acho que extras estragam um pouco a magia do filme...

 

Para traçar um paralelo, eu não assisti aquela versão "vazada" de X-Men: Origins - Wolverine.

 

Prefiro saber dos detalhes da produção no IMDB, Wikipedia, ler críticas no Allmovies, no RottenTomatoes e dar uma olhada no Box Office Mojo para saber do "din-din" 06

 

Agora entrevistas com diretores, atores, produtores no DVD, tô fora... prefiro muito mais ler ou assistir entrevistas com eles em jornais, revistas, TV, etc. Já que não são "manjadas", ou seja não são perguntas especifícas e respostas idem.

 

A outra coisa que também não curto muito é "trailer". E até porque muitos trailers acabam tendo cenas que acabam não passando na "theatrical release"

 

Para quê vou assistir um trailer, se você vai ver o filme mesmo espere o filme ser totalmente lançado e vá assistir.

 

Agora uma coisa que realmente curto muito são as versões extendidas, director's cut, etc.  03

 

Fucker2009-07-29 22:31:10

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que eu faço questão de ver são as cenas excluídas, o resto depende muito do filme.  Se pinta a vontade eu vejo, senão eu não me forço.

 

Mas de qualquer forma sempre faço questão de ter a versão "mais melhor" dos DVDs de cada filme (Ex.: Se existe uma edição dupla, eu nem passo perto da edição simples).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não gosto de extras técnicos. Pouco me importa quanto tempo durou para fazer tal maquiagem, para construir cenário, como foram feitos os efeitos especiais.

 

Gosto de extras que trazem discussão sobre a obra. Um diretor ou roteirista comentando suas escolhas durante o filme, justificando suas decisões, etc. Por essas e outras que gosto tanto de comentários em áudio, que dão a oportunidade dos envolvidos serem ouvidos.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu adoro extras' date=' simplesmente porque amo o processo de fazer filmes. Acho fascinante tentar compreender como essas mentes trabalharam para chegar ao resultado final... a mágica. Os problemas, as idéias descartadas... o que poderia ser e o que se tornou. E mesmo que não concorde... que o filme tenha me passado um efeito completamente diferente, acho sempre interessante ver o que o realizador pensa. Se você não for sugestionável... é um "open mind" do caramba...

 

PS: É claro que falo de bons extras. Não aquelas merdas promocionais: "O diretor Fulano é tããããããão genial..."
[/quote']

 

Comigo funciona assim também...

 

Mas ultimamente, ando selecionando a versão do filme que compro justamente pelos extras... TDK foi um exemplo claro disto. NENHUM extra no DVD duplo (e penso que o mesmo material conste do BD tb) é digno de atenção, exceto um featurette sobre a trilha sonora e Hans Zimmer. Resultado: comprei o DVD simples.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu adoro extras' date=' simplesmente porque amo o processo de fazer filmes. Acho fascinante tentar compreender como essas mentes trabalharam para chegar ao resultado final... a mágica. Os problemas, as idéias descartadas... o que poderia ser e o que se tornou. E mesmo que não concorde... que o filme tenha me passado um efeito completamente diferente, acho sempre interessante ver o que o realizador pensa. Se você não for sugestionável... é um "open mind" do caramba...

 

PS: É claro que falo de bons extras. Não aquelas merdas promocionais: "O diretor Fulano é tããããããão genial..."
[/quote']

 

Comigo funciona assim também...

 

Mas ultimamente, ando selecionando a versão do filme que compro justamente pelos extras... TDK foi um exemplo claro disto. NENHUM extra no DVD duplo (e penso que o mesmo material conste do BD tb) é digno de atenção, exceto um featurette sobre a trilha sonora e Hans Zimmer. Resultado: comprei o DVD simples.

Eu tenho estado de olho na edição dupla de TDK. Não comprei ainda por causa do preço, mas agora que você falou isso, desanimei. Tenho edição dupla que não vale nada, outras que valem pouca coisa. Fiquei com medo que TDK seja mais uma.

 

Link to comment
Share on other sites

 

Entendo que muitas pessoas compram DVD´s/BD´s levando em conta também os extras que estes possuem. Para mim estas coisas são absolutamente dispensáveis' date=' já que sequer me importo com o que os envolvidos no filme quiseram passar com ele ou como fizeram isso. Para mim o que vale é o que EU "peguei" do mesmo. E para vocês?

[/quote']

-----------------------------------

                                           Mr. Scofield

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

não costumo ver. mas gosto de ter versões fodonas dos filmes, tipo, fiz questão de dar cabo do meu Heat peladão e comprar o duplo, doença mesmo, fiz o mesmo com os Kubrick´s. e sequer assisti aos extras (alguns poucos do 2001 apenas. motivado pela curiosidade de como se deram os efeitos que são excepcionais - ainda mais pela época etc). 

batgody2009-07-30 15:33:49

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas PT, acho que tu tá reduzindo um pouco os extras a "passar a visão do diretor e dos envolvidos" blabla... Não acho que extras sejam apenas making-of ou comentários direcionados.

 

Pegando como exemplo a Criterion : acho que nunca vi um disco, seja dvd ou bd, com extras dispensáveis por eles lançado - e a minha visão do assunto é mais ou menos balizada por isso, considero os extras algo que acrescente à experiência de envolvimento do cinema, uma forma de "estudo" (prazeiroso) do tema. Não acho algo obrigatório, mas pra quem se interessa pela engrenagem que faz o cinema andar, temos coisas valiosas pra ver.

E acho que em termos de "extras" (estou me atendo aqui aos que acrescentam, não às encheções de linguiça), existem basicamente 3 tipos : os mais técnicos (como por exemplo os comentários do Mann em "Miami Vice", onde são passadas informações de realização - desde filmagem a roteiro, etc - do filme), os mais documentais, onde é passada uma visão geral do artista, feita pelo próprio ou não (poderia citar o "Bergman Island", contido no bd de O Sétimo Selo, um documentário de 90 minutos onde o próprio dá uma repassada em sua carreira), e os mais "artísticos", onde um filme é dissecado por um lado mais subjetivo - e quando bem feito, ao contrário do que alguns acham, sobre "influenciar a sua visão do filme", eu acredito que isso possa na verdade acrescentar, nunca substituir ou subtrair. Nesse caso, poderia citar os comentários de "L'Avventura" do Antonioni (feitos por um professor, escritor blabla) : o que foi dito não mudou a forma que eu enxergo/enxergava o filme, mas abriu meus olhos pra certos aspectos (objetivos ou não) que passavam batidos à minha visão leiga - e que não se aplicariam só a esse determinado filme.

Enfim, trocando em miúdos, extras (que funcionam) seriam meio que o equivalente a ir a escola, mas pra estudar algo de seu interesse : o processo de aprendizado é um tanto prazeiroso. Eu curto isso.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

já que tu citou o Mann, eu gostei bastante dos extras de Collateral, não são nada de mais, não "explicam" o filme haha, mas são curiosidades que pra quem curte o Mann, são bacanas saber, tipo os atores comentando o processo de criação das personagens e como isso é importante pro Mann.

 

tem um trecho em que o Cruise a pedido do Mann, tem de entrar em um local lotado de pessoas e fazer uma entrega, mas sem ser reconhecido por ninguém, algo que o Mann queria para o Vincent, essa coisa de passar despercebido. é divertido.

batgody2009-07-30 16:11:58

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Enfim' date=' trocando em miúdos, extras (que funcionam) seriam meio que o equivalente a ir a escola, mas pra estudar algo de seu interesse : o processo de aprendizado é um tanto prazeiroso. Eu curto isso.
[/quote']

 

Mas aí é que está. Eu sou um "consumidor" de cinema. Não quero trabalhar com cinema. Não tenho interesse nenhum em saber como funciona a criação de um filme e, principalmente, não tenho interesse nenhum em saber o que se passou na cabeça de qualquer indivíduo que o fez, antes, durante ou depois do filme pronto.

 

Pra não dizer que não me interesso por nada, vejo a parte de Trivia do imdb.

 

Enfim, adoro meu sofá, adoro estar nele, to nem aí pra como ele foi feito.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...