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Forum Cinema em Cena

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Não, não é assim. Existem filmes feitos sob medida pensando no Oscar, existem filmes alternativos, existem filmes chamados "de arte" e existem blockbusters.

 

As categorias podem se misturar, um filme pode ser mais de uma coisa ao mesmo tempo. Titanic é um blockbuster e um filme para Oscar, por exemplo.

 

No entanto, existe uma separação bem nítida. Filmes como G.I. Joe e Transformers 2 tem um público-alvo bem claro, foram feitos para esse público  e funcionam sob medida para aquilo que foram feitos.Toda crítica a esse tipo de filme tem de partir deste princípio.

 

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O nicho do filme não importa para classificar o filme como bom ou ruim. Deve ser observados os pontos técnicos e artisticos do filme. Um filme com poucos recursos pode ser tecnicamente bom e o milionário pode ser horrivel.

 

Existem otimos filmes blockbusters e horrendos filmes de "arte". O que não suporto é fazerem filmes pipoca de qualquer jeito, sem profissionalismo.  Até filme porno ou video clip pode ser bom ou ruim do ponto de vista tecnico e artistico.

 

 

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No entanto' date=' existe uma separação bem nítida. Filmes como G.I. Joe e Transformers 2 tem um público-alvo bem claro, foram feitos para esse público  e funcionam sob medida para aquilo que foram feitos.Toda crítica a esse tipo de filme tem de partir deste princípio.
[/quote']

 

Se eu for partir desse princípio, então não posso criticar nenhum filme infantil... Ora, esses filmes são feitos para criança e, sendo adulto (e velho já) estou incapacitado de avaliar esses filmes.

 

Ou seja, precisamos de críticos infantes para analisar filmes infantis... Percebe como a idéia é estapafúrdia?

 

Quando é que vocês vão perceber que um filme é bom ou ruim quando ele atende (ou deixa de atender) aquilo à que ele se propõe? Não tem nada a ver com público alvo. Transformers 2 propõe diversão descabida, mas NADA justifica robôs com saco escrotal... O mesmo se aplica a G.I. Joe.
Dr. Calvin2009-08-21 09:46:38
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Ou seja' date=' precisamos de críticos infantes para analisar filmes infantis... Percebe como a idéia é estapafúrdia?[/quote']

 

Estapafúrdio mesmo foi esse teu raciocínio! Você tem que entender que o filme foi feito para crianças e adolescentes e, ao comentar, partir deste princípio!

 

Você é adulto, não quer ter que adaptar a sua "lógica superior" a das crianças, então, porque diabos foi ver TRANSFORMES 2 ou G.I. JOE? Para crianças, um saco escrotal num robô e um robô peidando são coisas muito engraçadas que valem um ingresso para ver, pouco importa a nossa lógica adulta que diz que seres mecânicos não deveriam ter mecanismos biológicos.

 

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Benjamin Button é ruim demais e faturou 13 indicações ao Oscar.

 

Eu gostei muito de Benjamin Button, acho que a única falha do filme foi ele ter sido pensado a todo instante como um filme para ganhar Oscar. Se tivessem esquecido as estatuetas douradas poderiam ter contado a história de outro modo, mais inovador.

 

Sabem o que faltou em Benjamin Button? Jeunet dirigindo o filme como fez em Amélie Poulain. Teria ficado perfeito.

 

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O que faltou para Benjamin Button ser um filme mais genial ainda foi um roteiro mais consistente. Fincher esmaga o Jeunet.

 

A carreira do Fincher não estaria em decadência? De Clube da Luta e Se7en para Quarto do Pânico, Zodiaco e Benjamin Button, me parece uma queda bem grande.

 

Se bem que depois de Amélie Poulain, o Jeunet também fez muito pouco...

 

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Explicando para o Dr. Calvin porque G.I.Joe e Transformers 2 são blockbusters de sucesso.

 

Para entender o presente e o meu argumento de que se deve pensar nesses filmes partindo do ponto de vista infantil, basta voltar os olhos para o passado.

 

 

Eu sou da época de Starwars. Lembro do entusiasmo com o filme, lembro das guerras com espadas de plástico com meus primos, fazendo "zuuuummmm zuuuooooommm" com a boca, imitando o efeito sonoro do filme. Lembro até da propaganda do Nescau e de tomar esse achocolatado justamente por causa do filme. Enfim, eu era fanático por Starwars.

 

Algum tempo atrás, por saudosismo, fui assistir de novo a trilogia original que eu não via desde a infância. Pra quê que fui fazer uma coisa dessas!

 

Tudo o que funcionou perfeitamente para minha mente infantil se revelou um fiasco para o meu eu adulto! Exemplos:

 

 

- Skywalker é avisado por Leia: "Fuja, Luke, é uma armadilha!". Nosso esperto heroi em seguida parte correndo em direção a princesa! A Força pode estar com ele, mas a inteligência... Tenho minhas dúvidas...

 

 

- No início do segundo filme, Skywalker foi promovido a comandante dos rebeldes, mas "saiu como batedor para investigar uma atividade suspeita num canto gelado do planeta...". Que tipo de exército manda o capitão como batedor? Com certeza não um que queria ganhar a guerra.

 

 

- Esse exército só não é pior que o do Império, onde Darth Vader mata cada capitão que lhe traz más notícias. Quanta esperteza, hein? Matar o mensageiro ajuda muito a estimular seu exército a lhe informar sobre o que está ocorrendo...

 

 

- E os personagens? Como eu pude acreditar que um abominável homem das neves de pelo castanho poderia participar de uma guerra? Se o sujeito sequer consegue aprender a falar qualquer idioma (exceto o de seus grunhidos?).

 

 

- E o R2D2? Um robô TRADUTOR de todos os idiomas da galáxia, que não possui um modo vocal para se comunicar! Pior! Ele fala emitindo bip-bips, numa linguagem que Luke Skywalker aprendeu a entender! Seria essa galáxia muito, muito distante uma filial de Portugal? Ao invés do robô ter modo vocal, é o humano que aprende a entender bip-bips?

 

 

E por aí vai... Enfim, hoje Starwars é cult, é um mito sagrado do cinema, mas só é assim porque crianças e adolescentes (do mesmo tipo que hoje assistem Transformers e G.I.Joe) não são tão exigentes quanto nós adultos na hora de ver um filme.

 

 

O que importa hoje é a pancadaria entre robôs gigantes, do mesmo modo que o que interessava no passado eram as lutas com sabres de luz e "zuuuummm, zuuuuuuuooooommmm".

 

 

buldogao2009-08-25 10:12:03

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Quer dizer que vc acha que GI Joe vai ser cultuado como Star Wars?

 

Não, não, usei o exemplo porque é algo que todo mundo conhece. Hoje em dia surgem dezenas de blockbusters todo ano, não tem mais espaço para se formar esse tipo de mito. Na época de Starwars, isso era novidade.

 

Além do mais, Starwars era uma batalha galáctica, algo até então nunca antes pensado. Parte do segredo dos grandes mitos do cinema é que a idéia tem que ser original para despertar curiosidade. Tem um filme adulto, District 9, que eu ainda não vi, mas que parece conter essa característica: uma idéia nova sobre ETs chegando na terra. ESSE filme pode virar um cult como Starwars.

 

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Explicando para o Dr. Calvin porque G.I.Joe e Transformers 2 são blockbusters de sucesso.

Para entender o presente e o meu argumento de que se deve pensar nesses filmes partindo do ponto de vista infantil' date=' basta voltar os olhos para o passado.


Eu sou da época de Starwars. Lembro do entusiasmo com o filme, lembro das guerras com espadas de plástico com meus primos, fazendo "zuuuummmm zuuuooooommm" com a boca, imitando o efeito sonoro do filme. Lembro até da propaganda do Nescau e de tomar esse achocolatado justamente por causa do filme. Enfim, eu era fanático por Starwars.

Algum tempo atrás, por saudosismo, fui assistir de novo a trilogia original que eu não via desde a infância. Pra quê que fui fazer uma coisa dessas!

Tudo o que funcionou perfeitamente para minha mente infantil se revelou um fiasco para o meu eu adulto! Exemplos:


- Skywalker é avisado por Leia: "Fuja, Luke, é uma armadilha!". Nosso esperto heroi em seguida parte correndo em direção a princesa! A Força pode estar com ele, mas a inteligência... Tenho minhas dúvidas...


- No início do segundo filme, Skywalker foi promovido a comandante dos rebeldes, mas "saiu como batedor para investigar uma atividade suspeita num canto gelado do planeta...". Que tipo de exército manda o capitão como batedor? Com certeza não um que queria ganhar a guerra.


- Esse exército só não é pior que o do Império, onde Darth Vader mata cada capitão que lhe traz más notícias. Quanta esperteza, hein? Matar o mensageiro ajuda muito a estimular seu exército a lhe informar sobre o que está ocorrendo...


- E os personagens? Como eu pude acreditar que um abominável homem das neves de pelo castanho poderia participar de uma guerra? Se o sujeito sequer consegue aprender a falar qualquer idioma (exceto o de seus grunhidos?).


- E o R2D2? Um robô TRADUTOR de todos os idiomas da galáxia, que não possui um modo vocal para se comunicar! Pior! Ele fala emitindo bip-bips, numa linguagem que Luke Skywalker aprendeu a entender! Seria essa galáxia muito, muito distante uma filial de Portugal? Ao invés do robô ter modo vocal, é o humano que aprende a entender bip-bips?


E por aí vai... Enfim, hoje Starwars é cult, é um mito sagrado do cinema, mas só é assim porque crianças e adolescentes (do mesmo tipo que hoje assistem Transformers e G.I.Joe) não são tão exigentes quanto nós adultos na hora de ver um filme.


O que importa hoje é a pancadaria entre robôs gigantes, do mesmo modo que o que interessava no passado eram as lutas com sabres de luz e "zuuuummm, zuuuuuuuooooommmm".

[/quote']

 

Esta foi a análise mais estapafúrdia que li neste fórum...

 

Transformers 2 e G.I. Joe são sucesso pq o público sempre procura esse tipo de coisa. Detalhe que TODOS os meus amigos que não são sofisticados como eu sou e gostaram do primeiro Transformers (que tem lá seus méritos), odiaram esta sequência...

 

Um outro comentário se refere à analogia com Star Wars que é tão non-sense que nem sei pq estou perdendo o meu tempo respondendo este post.

 

Em primeiro lugar, você HOJE não gosta mais de Star Wars pq além de ter envelhecido, vc ficou velho (acredite, há diferença entre um e outro) e por essas vicissitudes da vida, os filmes não funcionam mais contigo. Por outro lado, os filmes funcionam comigo hoje melhor do que funcionavam quando eu era moleque (sim, também sou da época). Talvez pq eu ache que racionalizar um filme (qq filme) seja uma estupidez sem tamanho (e, sim, vc racionalizou Star Wars neste seu post). Talvez pq os filmes sejam extremamente bem feitos e BONS, razão única pela qual eles sobreviveram ao tempo e estão aí, superando tranqueiras como Transformers 2 e afins...

 

Em segundo lugar, vc cometeu um erro grosseiro afirmando que o filme fez sucesso pq adolescentes e crianças de ontem são iguais aos de hoje. Não são. As de hoje são mais acéfalas, ignorantes, imbecis e idiotas do que jamais fomos. Fosse assim, os filmes ainda não estariam tão em evidência 30 anos depois, já que, de acordo com sua leitura, todos envelhecemos e ficamos velhos como você e, portanto, adquirimos "discernimento" (aham...)

 

Em terceiro e último lugar, sua argumentação recebe o golpe de misericórdia diante de alguns fatos: a retomada de Star Wars há 10 anos e o sucesso financeiro que se seguiu até 2005 se deve mais aos fãs de outrora (adultos com uma suposta exigência como eu e você) do que os adolescentes que "não são tão exigentes"...  
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Não' date=' não, usei o exemplo porque é algo que todo mundo conhece. Hoje em dia surgem dezenas de blockbusters todo ano, não tem mais espaço para se formar esse tipo de mito. Na época de Starwars, isso era novidade.[/quote']

 

Sim, existe espaço para se formar esse tipo de mito... Matrix e Senhor dos Anéis são exemplos recentes...
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District 9 deve ser um dos grandes filmes do ano' date=' mas nunca vai ser um fenômeno pop como Star Wars. Até porque, dizem, é um filme muito sofisticado para o povão.[/quote']

 

O que me incomoda é que estou e estarei no Brasil até o final do ano e District 9 será lançado aqui somente no dia 30 de outubro! Mas pra quê essa demora toda, meu Deus?

 

O último do Tarantino também só vem para cá dia 23 de outubro! Nesse ponto, dá realmente para ficar revoltado com o fato de blockbusters comerciais como GI Joe e Transformers terem lançamento quase simultâneo no mundo inteiro.

 

Pô! Um filme produzido pelo Peter Jackson e outro dirigido pelo Tarantino! Pra quê a demora?

 

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Sim' date=' existe espaço para se formar esse tipo de mito... Matrix e Senhor dos Anéis são exemplos recentes...

[/quote']

 

Concordo sobre Matrix, que virou mito por dois motivos: roteiro original e efeitos especiais inovadores (para a época). Pena que quase estragaram o mito com duas continuações no mínimo sofríveis.

 

Já Senhor dos Anéis, é um mito formado desde 1954, quando Tolkien começou a publicar a trilogia. Sejamos sinceros, estavam todos esperando a tecnologia permitir uma boa adaptação para o cinema, o mito já estava feito, era só aparecer alguém competente para transcrever o livro para as telas. E isso, Peter Jackson fez com maestria.

 

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Roteiro original? Matrix? A forma como aquilo foi feito é original (bullet time, sobretudos pretos, etc), mas a história, nope... é uma das maiores colchas de retalhos já vistos cujas referências vão até o obscuro e esquecido Halloween III... 

 

Quanto a SDA, mito do livro é diferente do mito do cinema. Eu nunca tinha ouvido falar dos livros até saber que estava sendo feito um filme sobre eles... PJ é responsável pelo mito cinematográfico e todo alvoroço causado em cima dos filmes.
Dr. Calvin2009-08-25 11:06:23
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Estapafúrdio mesmo foi esse teu raciocínio! Você tem que entender que o filme foi feito para crianças e adolescentes e' date=' ao comentar, partir deste princípio!

 

Você é adulto, não quer ter que adaptar a sua "lógica superior" a das crianças, então, porque diabos foi ver TRANSFORMES 2 ou G.I. JOE? Para crianças, um saco escrotal num robô e um robô peidando são coisas muito engraçadas que valem um ingresso para ver, pouco importa a nossa lógica adulta que diz que seres mecânicos não deveriam ter mecanismos biológicos.

[/quote']

 

Você está escrevendo MUITA besteira... 14

 

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Roteiro original? Matrix? A forma como aquilo foi feito é original (bullet time' date=' sobretudos pretos, etc), [...']

 

Nem isso é original ali, Calvin...

 

O bullet time já era usado antes de Matrix, no jogo de computador chamado Max Payne.

 

O figurino de couro preto também já era usado em uma infinidade de obras, dos quadrinhos aos jogos eletrônicos.

 

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