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Forum Cinema em Cena

Cineclube Light


Mr. Scofield
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Filmes que voce nao viu.06 se nao viu' date=' azar, segue o trem, talvez de mais sorte na proxima.
[/quote']

Aí que eu me lembro do espinhudo que postava na mãe joana. Não mudou em nada.06

 

Isso vindo de quem, ha poucos dias, travou a discussao semestral a respeito de texto x imagem com o Dook, é bem interessante.06
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Peraí' date=' o Amfibio tá fazendo o mesmo que o Rike ao obrigar o Foras a não apenas ver como também comentar - por algo além do prazer, ou seja, para participar do grupinho "normal" - filmes que a maioria assiste. Que contradição, hã?

Além disso, fingiu que não entendeu o próprio quote que o Forasteiro aplicou, haha. [/quote']

Não é contradição alguma. Eu não me privo de postar sobre qualquer filme. Ele, sim. Não sei como isso não ficou claro ainda?

No filmes vistos, ele posta 4 filmes. 3 que a galera viu (e não necessariamente foram "esgotados") ele coloca a nota. O italiano obscuro ele posta o texto.

Eu sei que vocês são amiguinhos e gostam de se defender, mas fingir que não estão entendendo é bobildo.06

 

Hehe, essa deve ser a terceira vez que entro com o Sapo nessa discussao a respeito das minhas motivaçoes pra ver e escrever a respeito de cinema.06

 

Nao me privo de postar. Isso tudo é porque eu nao escrevi sobre Pressagio?06 Seria ate o contrario, semana passada escrevi dois comentarios sobre italianos que, sabendo que muuuito dificilmente alguem aqui havia visto, eu colei direto no blog (estao la e nao estao aqui, olha so que fato inexplicavel). Agora, sobre dois filmes de 2009, eu fiz questao de escrever e postar aqui. Ou seja, qual a natureza dessa discussao? So vejo e escrevo sobre filmes escolhidos a dedo, que eu sei que ninguem viu, pra me sentir fodão e alternativo? achei que tinhamos superado isso.06 
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Bom, deixa eu me desculpar porquê a discussão nada tinha a ver com o Forasteiro realmente. Eu só o utilizei como exemplo. E sim, ele faz isso pra se sentir fodão, mas isso entre ele e seu psicólogo.06

 

Para focar melhor a parada, vou colocar os dois pontos do gago.

 

1) Pegamos pesado nas discussões, o que pode comprometer a mesma.

2) As discussões geralmente fogem do filme em questão.

 

Sobre o item 1, acho que os pontos de vista ficaram claros. Não sei onde mais se pode evoluir.

 

O item 2 é que me deixa mais desconfortável. Pô, ninguém discute os filmes aqui porque ninguém cria as discussões. Eu adoraria contestar (discutir) o que a galera que posta melhor escreve sobre os filmes mas não vejo esse povo postando tanto sobre os filmes que estão saindo. E não falo só de blockbusters. Acho que poderíamos reviver aquele tópico onde se escolhia um filme, um cara postava o que achava e a galera complementava, discordava, discutia. Fazendo um mea culpa, aquele tópico bobou em uma época que eu tava meio afastado daqui, o que não justifica eu não ter participado.

 

 

 

 

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Sobre isso de as discussões fugirem do filme em si, pô, isso é a melhor parte. Porque restringir a discussão a um universo limitado se ela pode ser muito mais ampla e rica?

 

E além do mais, não tem como ignorar que qualquer opinião de alguém sobre um filme vai ser formada a partir de um processo de várias camadas, não só aquela superficial, diretamente ligada ao filme. E eu não consigo imaginar uma discussão mais interessante do que uma que procure explorar esse processo complexo, que vai além do filme em si.

 

 

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Não vou ficar dando quotes porque a coisa tá acumulando e acumulando e acumulando.

 

Sobre as discussões que fogem do filme em si em boa parte das vezes eu já elucidei o que penso. Elas são realmente boas. E proveitosas. E interessantes. O problema é que elas estão ficando cada vez mais recorrentes. E as conversas a respeito dos filmes propriamente ditos mais escassas. Esse desnivelamento de prioridades, na minha opinião, é ruim.

 

Sobre o fórum acabar virando um blogue é realmente uma questão de ponto de vista. Eu penso que a discussão e o debate em si são ótimos, mas consequências do que eu entendo como finalidade precípua disso aqui. Quando assisto a um filme, venho aqui basicamente para ler outras opiniões e assimilar outras idéias e trocar experiências. Dependendo do interesse das pessoas em dividir e a qualidade do que elas oferecem, já me basta, independentemente se gera ou não debate de qualquer espécie. Não acho que essa configuração necessariamente transforme este lugar num blogue, porque ele ainda propicia interação. Mas tranquilo quem pensa o contrário. Só acho que o erro nisso está quando a gente analisa que o problema de um fórum está na ausência de discussões calorosas. Ainda vejo um defeito anterior a isso: a falta de posts realmente bons a respeito de filmes. E nesse aspecto os fóruns em geral estão um pouco claudicantes. Tem muito usuário por aí que fala fala fala e, no fim das contas, só consegue dizer que o filme "é legal e bem dirigido" (o Schonfelder mandou bem no comentário).

 

 

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Bat e Foras,

 

eu nem estava levando tanto em consideração o Rike nessa história toda. Acho até que a conversa foi de boa, no geral.

 

Mas Bat, olha só o caso de 2001, no tópico dos clássicos: o cara simplesmente disse que o Kubrick não conseguiu dizer nada a ele. Que as imagens do filme não transmitiram emoção alguma. Eu, assim como você e outros, discordo. Mas é suficiente para a coisa toda virar uma aula de como funciona o cinema? Sei lá, é um troço meio tosco.

 

Quanto A Vila, eu acho que ao mesmo tempo em que dificilmente surge alguém realmente para dicuti-lo, há uma certa intransigência reinando por lá. Eu me lembro de quando o Alexei expôs algumas impressões. O clima ficou tenso. E não quero dizer que ele estava certo e quem era contrário estava errado.

 

Mas eu não estou me inclinando a casos específicos para discuti-los assim, a seco. Eles são mais ilustrações de que algumas coisas já estão estabelecidas aqui de um jeito que não sobra muito espaço para reavaliações. Não é uma regra geral, mas acontece. Tem um pouco a ver com a zona de conforto que o Jack colocou algumas páginas atrás.

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Peraí' date=' o Amfibio tá fazendo o mesmo que o Rike ao obrigar o Foras a não apenas ver como também comentar - por algo além do prazer, ou seja, para participar do grupinho "normal" - filmes que a maioria assiste. Que contradição, hã?

 

Além disso, fingiu que não entendeu o próprio quote que o Forasteiro aplicou, haha. [/quote']

 

Não é contradição alguma. Eu não me privo de postar sobre qualquer filme. Ele, sim. Não sei como isso não ficou claro ainda?

 

No filmes vistos, ele posta 4 filmes. 3 que a galera viu (e não necessariamente foram "esgotados") ele coloca a nota. O italiano obscuro ele posta o texto.

 

Eu sei que vocês são amiguinhos e gostam de se defender, mas fingir que não estão entendendo é bobildo.06

 

Hehe, essa deve ser a terceira vez que entro com o Sapo nessa discussao a respeito das minhas motivaçoes pra ver e escrever a respeito de cinema.06

 

Nao me privo de postar. Isso tudo é porque eu nao escrevi sobre Pressagio?06 Seria ate o contrario, semana passada escrevi dois comentarios sobre italianos que, sabendo que muuuito dificilmente alguem aqui havia visto, eu colei direto no blog (estao la e nao estao aqui, olha so que fato inexplicavel). Agora, sobre dois filmes de 2009, eu fiz questao de escrever e postar aqui. Ou seja, qual a natureza dessa discussao? So vejo e escrevo sobre filmes escolhidos a dedo, que eu sei que ninguem viu, pra me sentir fodão e alternativo? achei que tinhamos superado isso.06 

Que discussão boba, sinceramente. Eu anoto quase todos os filmes que o Foras comenta por aqui, praticamente não tenho contato com ele por msn mais por falta de tempo, infelizmente. E veria muito mais se pudesse.

 

Se o Peruca acha que ninguém viu ou vai ver, sinceramente, Peruca, esse não é o objetivo aqui, o Cineclube é um espaço aberto (e fora que E DAÍ se ele resolver ver só filmes italianos e quiser postar para a galera suas experiências? Eu agradeço...e muito). Se não fosse por dica dele eu jamais teria assistido ao magnífico Reazione a Catena, um dos melhores filmes que vi esse ano.

 

Eu sempre vou dar valor aos textos do Foras (CONHECER outras categorias de filmes é um dos meus objetivos aqui, até para variar meus gostos) como ao seus, ou os do Schon, do Lt, do Bat, etc.

 

Exceto quando você posta sobre o áudio maravilhoso do Blue Ray que você assistiu - boring. E olha que faço parte do 1% da população que deve possuir o aparelho (o que torna divertidamente irônica sua colocação, não?) 06

 

Mr. Scofield2009-09-29 06:58:09

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Ironico é você ter um aparelho que reproduz o áudio dos filmes da forma que o diretor queria que ele fosse reproduzido e achar isso uma bobeira.

 

Vende e compra um VCR.06

 

E você não entendeu a discussão, pra variar. Tudo bem de você querer conhecer outros filmes. Só que isso não gera discussão alguma. Aí vira um blog onde um cara posta um texto e os outros vassalos ficam lambendo ele. E tudo bem com isso também, desde que não venham reclamar das discussões.06

 

 

 

Perucatorta2009-09-29 07:25:34

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Pra te dizer a verdade' date=' este tópico e a aula sobre cinema do Dook na conversa sobre 2001 me motivaram mesmo, mas eu estou com algo mais geral na cabeça. E você tem toda razão sobre o que cada busca no cinema. Mas muito do que estou abordando é sobre alguns conceitos e valores que parecem estar previamente estabelecidos no fórum. Quero dizer o seguinte, ó: quais são as chances de uma pessoa entrar no tópico de A Vila e falar mal do filme sem receber uma lição (independentemente dos argumentos)? Ou 2001 mesmo. São praticamente nulas, cara. E essa falta de espaço e posição soberana é muito nociva.[/quote']

 

Eu falava com o Noonan e o Bat ontem sobre isso, o problema é que é dificil encontrar alguem que apareça criticando determinado filme sem recair sobre as mesmas velhas questoes, ai fica quase irresistivel de rebater demonstrando que os valores atraves dos quais ele detrata o tal filme sao absurdos. é preciso que se supere algumas coisas, que se parta de determinado ponto - quando se vai discutir a respeito de algo - onde todas aquelas conclusoes retiradas de roteiro x direçao / bagagem x entretenimento / etc, ja estejam devidamente implicitas.

 

Onde eu assino?
Dr. Calvin2009-09-29 10:42:29
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Mas Bat' date=' olha só o caso de 2001, no tópico dos clássicos: o cara simplesmente disse que o Kubrick não conseguiu dizer nada a ele. Que as imagens do filme não transmitiram emoção alguma. Eu, assim como você e outros, discordo. Mas é suficiente para a coisa toda virar uma aula de como funciona o cinema? Sei lá, é um troço meio tosco.[/quote']

 

Depende... ele não falou só isso... Ele também enfatizou que prefere falatório do que as imagens de 2001. Não sei quanto a você, mas essa mentalidade burocrática (para não dizer páblica) em relação ao cinema é motivo suficiente para uma aula de como funciona o cinema.

 

Se ele tivesse ficado só na questão "o filme não disse nada pra mim", a discussão morreria antes de começar. Não rebato opiniões pessoais. Rebato conceitos que acho equivocados que, por sua vez, levam às opiniões pessoais.

Quanto A Vila, eu acho que ao mesmo tempo em que dificilmente surge alguém realmente para dicuti-lo, há uma certa intransigência reinando por lá. Eu me lembro de quando o Alexei expôs algumas impressões. O clima ficou tenso. E não quero dizer que ele estava certo e quem era contrário estava errado.

 

Não houve intransigência nenhuma ali no tocante ao Alexei... Houve uma resistência da parte dele às discordâncias ao seu ponto de vista. Desta resistência adveio comentários nada lisonjeiros como acusar os fãs do filme de serem um grupo de patrulha pró-Shyamalan entre outros chistes inconvenientes e que nada contribuíram para o tópico... Coisa de criança mesmo.
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Eu não vou discordar do comentário do Foras e do fato de você concordar com ele porque eu também sei que em muitos casos a conversa descamba para esse outro lado, e com justiça. Estou de acordo mesmo que é o inevitável em algumas situações. Mas eu ainda acho que há certos assuntos meio engessados por aqui.

 

E nem vou mergulhar na discussão dos casos em si porque cada um de nós

tirou uma conclusão bem diferente do outro a respeito do ocorrido nessas duas

situações (Nostromo com 2001 e Alexei com A Vila). Então beleza.

 

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Só fiquei ausente por alguns dias e perdi a discussão. :(

 

 

 

Enfim. Acho que foi como o Carioca falou. Eu assumo que estudar cinema

nem sempre é algo tão prazeroso. Aliás, a maneira como você passa a

assistir um filme é totalmente alterada. Depois que eu estudei montagem, por exemplo, é quase impossível assistir a uma produção sem reparar em cortes, planos, plongée's e contra-plongée's. Se torna até um vício. O que eu tento fazer é me desprender e tentar ter discernimento. Em filmes puramente pipocas, tento me abster ao máximo do vício de enxergar além da narrativa. Nem sempre funciona, mas..

 

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O Anjo Exterminador (Buñuel, 1962) - Baita filmaço, e nem sei muito

mais o que dizer. Tem a interpretação óbvia da crítica à alta

sociedade, mas o impressionante mesmo é a atmosfera que se estabelece.

É praticamente o embrião dos filmes de terror em que pessoas ficam

presas e tem que lidar umas com as outras. Genial.

 

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Eu discordo, talvez um estudante de primeiros períodos pode ter aquele momento de deslumbre, quando aprende o mecanismo de construção e acaba vendo um filme querendo destrinchá-lo (tecnicamente falando), mas não acredito que dali pra frente isso seja via de regra - muito menos que a "culpada" seja a faculdade, o estudo.

Acho que a a questão aí é da mentalidade das pessoas mesmo.
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