Jump to content
Forum Cinema em Cena

Cineclube Light


Mr. Scofield
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 

Eu não vejo cinema por puro passatempo. 2001: Uma Odisséia no Espaço é um dos meus filmes favoritos' date=' acho prazeroso, mas não, necessariamente, me entretem.

 

[/quote']

 

Como assim "não necessariamente" te entretem? Ou o filme em questão (2001) te entretem, ou não. Mas supondo que ele não te entretem (acho que foi por isso que vc o usou como exemplo), eu vou também supor você fica todo tempo olhando pro relógio, torcendo pra ele acabar logo. E aí vem a pergunta: isso é uma experiência prazerosa?  Como você pode ficar não entretido e ao mesmo tempo sentir prazer?

 

 

Mas Fulgora... Ficar entretido e entretenimento são coisas diferentes, na minha opinião, claro.

 

Enfim. Não sei até que ponto posso palpitar sobre a função do cinema para cada um de nós porque, como já disse, estudo isso.

 

Só faço a pergunta novamente: O que vocês esperam antes de assistir um filme como Os Incompreendidos? Acossado? Cidadão Kane? Vocês esperam diversão?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

Eu não vejo cinema por puro passatempo. 2001: Uma Odisséia no Espaço é um dos meus filmes favoritos' date=' acho prazeroso, mas não, necessariamente, me entretem.

 

[/quote']

 

Como assim "não necessariamente" te entretem? Ou o filme em questão (2001) te entretem, ou não. Mas supondo que ele não te entretem (acho que foi por isso que vc o usou como exemplo), eu vou também supor você fica todo tempo olhando pro relógio, torcendo pra ele acabar logo. E aí vem a pergunta: isso é uma experiência prazerosa?  Como você pode ficar não entretido e ao mesmo tempo sentir prazer?

 

 

Mas Fulgora... Ficar entretido e entretenimento são coisas diferentes, na minha opinião, claro.

 

Enfim. Não sei até que ponto posso palpitar sobre a função do cinema para cada um de nós porque, como já disse, estudo isso.

 

Só faço a pergunta novamente: O que vocês esperam antes de assistir um filme como Os Incompreendidos? Acossado? Cidadão Kane? Vocês esperam diversão?

 

espero, atrelado a outras coisas, por óbvio. mas se a diversão/entretenimento não vier no pacote, vou achar um saco, maçante, vir no forum e falar que tal clássico é uma merda, porque falha miseravelmente como cinema.

 

até porque se eu não esperar diversão, nem me presto a assistir. enfim, você citou nouvelle vague, e eu citei Pierrot le Fou, claro, foi ignorado. mas é um dos filmes mais divertidos do mundo. e olha que o Godard tem essa aura de chato de plantão.

batgody2009-09-24 15:51:41

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ou seja' date=' se o filme é chato ele não é bom? 

[/quote']

 

Opa, aí fodeu. Quer dizer que quem gosta de cinema deve se SUBMETER à assistir algo chato só para adquirir bagagem, seja lá o que for isso?

 

Pra que, meu Deus? Pra mostrar pros outros? Pra ficar mais inteligente?

 

Afinal, pra que serve a bagagem cultural? É de comer? Faz tu pegar mais minas (I doubt that)?

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ou seja' date=' se o filme é chato ele não é bom? 

[/quote']

 

Opa, aí fodeu. Quer dizer que quem gosta de cinema deve se SUBMETER à assistir algo chato só para adquirir bagagem, seja lá o que for isso?

 

Pra que, meu Deus? Pra mostrar pros outros? Pra ficar mais inteligente?

 

Afinal, pra que serve a bagagem cultural? É de comer? Faz tu pegar mais minas (I doubt that)?

 

 

 

 

 

 

 

serve pra ele ser um ser superior, course. 06 pobre coitado.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa discussão é bem besta, mas este post aqui resume tudo. Pode encerrar.

 


"nossa' date=' que filme entediante, que saco, não aguento mais ficar na frente da tela, mas me disseram que esse filme é o maior tratado audio-visual sobre o comportamento das gazelas paquistanesas em época de acasalamento, preciso me submeter a vê-lo até o fim, senão não saberei nada sobre o assunto." adquiriu uma duper bagagem cultural dormindo em frente à tela. genial.
[/quote']
Link to comment
Share on other sites

  • Members
esse cara entende mais de cinema que o cremildão e o grack juntos. 06


Será?

 

Não cutuca na ferida, bat... Afinal de contas, taí o ponto central da coisa, a tal da "bagagem" nada mais é do que uma forma mais elegante de dizer que "sabe muito" de cinema.

Acho que não precisa falar muito mais do que isso, eu ia quotar alguma coisa que o foras falou, algo do tipo "o conhecimento é só uma consequência etc", mas essa galera acha que tem que aprender na base da chibata, e ficar exibindo sua "bagagem" como se fosse uma medalha...
Link to comment
Share on other sites

 

O melhor exemplo para mim é aquele filme maravilhoso do samba do crioulo doido indicado pelo Foras - com zumbis, criaturas fantásticas, inferno, portões dimensionais, paranormais, etc (me esqueci o nome) - onde o personagem principal tem um número limitado de balas, atira nos zumbis, percebe que eles só morrem instantaneamente quando atingidos na cabeça e CONTINUA insistentemente ATIRANDO EM OUTRAS PARTES DO CORPO deles e gastando as balas inutilmente. Fica explícito que essa peculiaridade do personagem, essa falta de raciocínio simples foi pré-fabricada com intenção explícita e funciona incrivelmente bem, você quase morre querendo entrar na tela, pegar a arma e matar os zumbis você mesmo.

[/quote']

 

Seria Terror nas Trevas, do Fulci? Apesar de que não me lembro de ter te indicado e muito menos de você tê-lo assistido. :P

Acho que me confundi, talvez. Mas creio que seja você quem me indicou, uma vez que adoro ver o que recomenda. Mas o filme é do Fulci, é o maravilhoso The Beyond, acho que você já viu também.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre a questão dos "filmes obrigatórios", eu vejo de uma forma um pouco diferente. Não acredito nisso de filmes que o cara é obrigado a ver "pra ser cinéfilo", "pra entender de cinema", "pra fazer parte da turma" ou qualquer que seja o critério.

 

Mas há alguns filmes que são tão citados como referência, ou que aparecem tanto em debates, listas, tops e por aí vai que é muito difícil que alguém que goste muito de cinema não se sinta tentado a conferir. Ainda mais se quiser participar de um espaço como um fórum. Assim sendo, discordo dessa alcunha de obrigatório, mas entendo o pensamento de que alguns filmes tendem a estar mais "na mira". O que é uma consequência natural da troca de opiniões e do interesse pelo cinema.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...